SOS- Ouriço Cacheiro
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
- Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
- Contacto:
Olá a todos, especialmente a quem de direito, pois não quero ferir quaisquer susceptibilidades.
Na verdade, desde que eu e a Ana abrimos a Loja, nunca mais tivemos tempo nem condições para dar a nossa ajuda em casos como este...
... lamentamos, mas sabem que podem contar connosco.
Agora e, relativamente a esta questão, há meia-dúzia de coisas que se impõem e que me obrigam a comentar. Não levem a mal se me repetir em relação a algumas respostas já dadas, ou se contrariar outras, mas é a minha posição:
Comecemos pelo lado legal da história.
Infelizmente, os Ouriços portugueses são espécie protegida, por isso, a sua captura, detenção, manutenção, venda, etc, etc., caiem no campo da Proibição.
Como tal, não era permitido apanhar esse Ouriço bébé... mas e então onde fica o lado humano? Onde fica o: Ajudem os Animais! ?
Que fazer?
Segundo as autoridades, dever-se-ia tê-lo apanhado e entregue às autoridades competentes: GNR (SEPNA) ou ICN, ou ao Departamento de Veterinária Municipal da Câmara regional...
Qual seria o futuro desse pobre animal? Nem Deus sabe, por isso, coloquemos as regras de lado e actuemos como seres sensíveis e, tal como o médico que trata o inimigo, primeiro a função principal de salvar mais uma vida...
Depois, vem a outra questão: e o que fazer se ele sobreviver? Quando for adulto e puder ser libertado no Selvagem de novo, estará preparado para enfrentar os perigos da Liberdade? Sobreviverá? Provavelmente, não.
Por isso mesmo, agora que o mal já está feito, vamos tentar salvar a vida do bichinho e dar-lhe a melhor vida possível...
Há que ter vários aspectos em conta:
Primeiro, sendo uma cria, há que lhe arranjar uma madrasta. Se não houver ninguém por perto que tenha uma Ouriça (pode ser um Ouriço) para o ajudar nas suas necessidades mais comuns, terá que ser a pessoa a sua madrasta e tratar dele.
Não vale a pena procurar uma Ouriça com crias e abandoná-lo com ela, pois esta não o aceitará, podendo até tratá-lo mal.
As Ouriças rejeitam as crias só porque lhes mexemos, quanto mais se não forem suas... é para esquecer.
Se não estivessemos tão longe (pressuponho que estejamos) proporia que o incluissemos no nosso viveiro, pois poderiamos tratar dele com atenção, enquanto os nossos outros três ouriços (2 meninas e 1 menino), o encaminhariam nas suas necessidades diárias.
Se a ideia anterior for válida, basta levá-lo à nossa Loja que o integraremos com os outros e acompanharemos o seu desenvolvimento. Mais do que isto, também não podemos oferecer. E já vamos ter que mexer alguns cordelinhos para a sua aceitação legal...
Continuando ele com quem está, alerto para o facto do Leite de Vaca estar completamente fora de questão. A lactose do leite de vaca é quase fatal para ele, por isso... há que parar já.
Leite para gatinho, caso o pequeno seja muito pequeno mesmo, ou então é melhor pensarmos em alimento sólido...
Comida para Gatinho bébé, mergulhada em leite para gatinho, fazendo uma papa ligeira é uma hipótese...
Iogurte magro, sem aromas, misturado com papa de insectos, é outra hipótese boa...
(Cuidado com a papa para insectívoros. É verdade que os Ouriços são Insectívoros, mas não estamos perante a necessidade de um complemento alimentar, mas sim de um alimento).
A papa que referi é Papa de Insectos e não Papa para Insectívoros, pois deve ter pelo menos 25% de insectos...
Pode-se juntar esta papa no iogurte magro, ou em ovo de codorniz, cru...
A papa de maçã, ou pêro (que é melhor, para quem distingue a diferença), misturando papa de insectos com maçã, pêro ou pêra esmagada, é muito bom também...
Depois, é dar-lhe cada vez menos a papa e mais a ração para gatinho, mesmo que ainda tenhamos que partir um pouco os granulados da ração...
Água sempre à discrição e limpa, fresca e sem aditivos.
Isto deve permitir-lhe crescer saudável e forte.
Após ter começado a comer sólidos em segurança, há que juntar umas vitaminas AD3EC que se encontram em lojas da especialidade, para que a água lhe forneça algumas resistências ao nível da epiderme e dos seus maravilhosos espetos afiados...
Quanto ao aquecimento, vem aí o Verão e não é preocupante se o mantivermos em casa. Podemos (caso haja frio ou fresco por perto) juntar uma lâmpada vermelha (daquelas que se usam nas chocadeiras), mas apenas durante umas cinco horas por dia e (ATENÇÃO!!!) a mais de 40 ou 50 cm de altura do pequeno animal.
Numa casa quente, nem é preciso tanto, basta manter o lar dele aconchegador...
Uma caixa de plástico grande, forrada com feno, rolinhos de madeira prensada, aparas e papelotes é uma boa cama para ele...
(Depois é só ter o cuidado de a manter muito limpa, retirando as partes sujas com frequência, evitando o máximo de parasitas, moscas e ácaros)
Uma curva de cortiça, umas pedras em formato de anta (cuidado que não podem cair em cima do animal), ou qualquer outro tipo de toca improvisada, é fundamental para ele se abrigar...
Um comedouro baixinho, mas largo, um bebedouro de esfera tipo biberão, mas também um pratinho de plantas com água para ele beber caso não vá ao biberão... e muita paciência e atenção...
Nada de correntes de ar... Nada de banhos até ser maiorzinho... Nada de stresses... Usar sempre luvas para evitar possíveis quedas, provocadas por picadas surpresa... Muito carinho...
Desculpem a longa mensagem, mas essa vida depende de alguns cuidados. Relembro:
- Ou se entrega o Ouricito às autoridades ?competentes?, ou se trata dele com o máximo de carinho até ao fim dos seus dias. Devolvê-lo à Natureza é matá-lo.
- Um aparte: Os três ouriços que temos na Loja em exposição, são da espécie Atelerix albiventris, ou seja, Ouriço Pigmeu Africano de ventre branco e legalmente permitidos para exposição, manutenção, venda ou cativeiro.
Espero ter ajudado, mas se houver algo que pretendam ver esclarecido, contactem-nos na Loja ou nos nossos fóruns...
Continuamos o trabalho do Ninho, por isso, só não ajudamos se não pudermos.
Salvem esse Ouriço!
Na verdade, desde que eu e a Ana abrimos a Loja, nunca mais tivemos tempo nem condições para dar a nossa ajuda em casos como este...
... lamentamos, mas sabem que podem contar connosco.
Agora e, relativamente a esta questão, há meia-dúzia de coisas que se impõem e que me obrigam a comentar. Não levem a mal se me repetir em relação a algumas respostas já dadas, ou se contrariar outras, mas é a minha posição:
Comecemos pelo lado legal da história.
Infelizmente, os Ouriços portugueses são espécie protegida, por isso, a sua captura, detenção, manutenção, venda, etc, etc., caiem no campo da Proibição.
Como tal, não era permitido apanhar esse Ouriço bébé... mas e então onde fica o lado humano? Onde fica o: Ajudem os Animais! ?
Que fazer?
Segundo as autoridades, dever-se-ia tê-lo apanhado e entregue às autoridades competentes: GNR (SEPNA) ou ICN, ou ao Departamento de Veterinária Municipal da Câmara regional...
Qual seria o futuro desse pobre animal? Nem Deus sabe, por isso, coloquemos as regras de lado e actuemos como seres sensíveis e, tal como o médico que trata o inimigo, primeiro a função principal de salvar mais uma vida...
Depois, vem a outra questão: e o que fazer se ele sobreviver? Quando for adulto e puder ser libertado no Selvagem de novo, estará preparado para enfrentar os perigos da Liberdade? Sobreviverá? Provavelmente, não.
Por isso mesmo, agora que o mal já está feito, vamos tentar salvar a vida do bichinho e dar-lhe a melhor vida possível...
Há que ter vários aspectos em conta:
Primeiro, sendo uma cria, há que lhe arranjar uma madrasta. Se não houver ninguém por perto que tenha uma Ouriça (pode ser um Ouriço) para o ajudar nas suas necessidades mais comuns, terá que ser a pessoa a sua madrasta e tratar dele.
Não vale a pena procurar uma Ouriça com crias e abandoná-lo com ela, pois esta não o aceitará, podendo até tratá-lo mal.
As Ouriças rejeitam as crias só porque lhes mexemos, quanto mais se não forem suas... é para esquecer.
Se não estivessemos tão longe (pressuponho que estejamos) proporia que o incluissemos no nosso viveiro, pois poderiamos tratar dele com atenção, enquanto os nossos outros três ouriços (2 meninas e 1 menino), o encaminhariam nas suas necessidades diárias.
Se a ideia anterior for válida, basta levá-lo à nossa Loja que o integraremos com os outros e acompanharemos o seu desenvolvimento. Mais do que isto, também não podemos oferecer. E já vamos ter que mexer alguns cordelinhos para a sua aceitação legal...
Continuando ele com quem está, alerto para o facto do Leite de Vaca estar completamente fora de questão. A lactose do leite de vaca é quase fatal para ele, por isso... há que parar já.
Leite para gatinho, caso o pequeno seja muito pequeno mesmo, ou então é melhor pensarmos em alimento sólido...
Comida para Gatinho bébé, mergulhada em leite para gatinho, fazendo uma papa ligeira é uma hipótese...
Iogurte magro, sem aromas, misturado com papa de insectos, é outra hipótese boa...
(Cuidado com a papa para insectívoros. É verdade que os Ouriços são Insectívoros, mas não estamos perante a necessidade de um complemento alimentar, mas sim de um alimento).
A papa que referi é Papa de Insectos e não Papa para Insectívoros, pois deve ter pelo menos 25% de insectos...
Pode-se juntar esta papa no iogurte magro, ou em ovo de codorniz, cru...
A papa de maçã, ou pêro (que é melhor, para quem distingue a diferença), misturando papa de insectos com maçã, pêro ou pêra esmagada, é muito bom também...
Depois, é dar-lhe cada vez menos a papa e mais a ração para gatinho, mesmo que ainda tenhamos que partir um pouco os granulados da ração...
Água sempre à discrição e limpa, fresca e sem aditivos.
Isto deve permitir-lhe crescer saudável e forte.
Após ter começado a comer sólidos em segurança, há que juntar umas vitaminas AD3EC que se encontram em lojas da especialidade, para que a água lhe forneça algumas resistências ao nível da epiderme e dos seus maravilhosos espetos afiados...
Quanto ao aquecimento, vem aí o Verão e não é preocupante se o mantivermos em casa. Podemos (caso haja frio ou fresco por perto) juntar uma lâmpada vermelha (daquelas que se usam nas chocadeiras), mas apenas durante umas cinco horas por dia e (ATENÇÃO!!!) a mais de 40 ou 50 cm de altura do pequeno animal.
Numa casa quente, nem é preciso tanto, basta manter o lar dele aconchegador...
Uma caixa de plástico grande, forrada com feno, rolinhos de madeira prensada, aparas e papelotes é uma boa cama para ele...
(Depois é só ter o cuidado de a manter muito limpa, retirando as partes sujas com frequência, evitando o máximo de parasitas, moscas e ácaros)
Uma curva de cortiça, umas pedras em formato de anta (cuidado que não podem cair em cima do animal), ou qualquer outro tipo de toca improvisada, é fundamental para ele se abrigar...
Um comedouro baixinho, mas largo, um bebedouro de esfera tipo biberão, mas também um pratinho de plantas com água para ele beber caso não vá ao biberão... e muita paciência e atenção...
Nada de correntes de ar... Nada de banhos até ser maiorzinho... Nada de stresses... Usar sempre luvas para evitar possíveis quedas, provocadas por picadas surpresa... Muito carinho...
Desculpem a longa mensagem, mas essa vida depende de alguns cuidados. Relembro:
- Ou se entrega o Ouricito às autoridades ?competentes?, ou se trata dele com o máximo de carinho até ao fim dos seus dias. Devolvê-lo à Natureza é matá-lo.
- Um aparte: Os três ouriços que temos na Loja em exposição, são da espécie Atelerix albiventris, ou seja, Ouriço Pigmeu Africano de ventre branco e legalmente permitidos para exposição, manutenção, venda ou cativeiro.
Espero ter ajudado, mas se houver algo que pretendam ver esclarecido, contactem-nos na Loja ou nos nossos fóruns...
Continuamos o trabalho do Ninho, por isso, só não ajudamos se não pudermos.
Salvem esse Ouriço!
O Ninho-Centro de Estudos e Investigação de Mamíferos Exóticos
O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta out 06, 2005 3:58 pm
- Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...
Paulo:
Excelente a sua exposição... Bem haja...
Eu tentei ajudar da melhor forma que sabia, uma vez que a minha experiência com ouriços cacheiros data de à mais de 25 anos atrás, e nessa altura não havia tantos recursos como há agora e as possibilidades financeiras na altura também não permitiam melhor...
Mas é sempre bom ficar com o vosso contacto, e quando fôr necessário pelo menos já ficamos a saber a quem podemos recorrer.
Cumprimentos
Excelente a sua exposição... Bem haja...
Eu tentei ajudar da melhor forma que sabia, uma vez que a minha experiência com ouriços cacheiros data de à mais de 25 anos atrás, e nessa altura não havia tantos recursos como há agora e as possibilidades financeiras na altura também não permitiam melhor...
Mas é sempre bom ficar com o vosso contacto, e quando fôr necessário pelo menos já ficamos a saber a quem podemos recorrer.
Cumprimentos

<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Zeca “Trucas”</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem Cães!Eu tive a sorte de nascer Cão..."-Snoopy
</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonifácio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem Cães!Eu tive a sorte de nascer Cão..."-Snoopy

<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonifácio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
-
- Membro Veterano
- Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
- Contacto:
Se o Tópico em causa não fosse a Vida de um Ouriço e estes fóruns não tivessem (ainda bem que têm) as suas Regras, muito mais poderia dizer em termos de recursos comerciais, mas mesmo assim, tentei dar uma ajudinha.
Lembro e agradeço a todos os que antes de mim responderam ao alerta de SOS, pois é sempre mais fácil ficar parado a ver a novela...
Quem lançou o alerta precisa da ajuda de todos, por isso apelo:
- Se houver alguém que tenha algo a acrescentar, por favor, ajude!
Lembro e agradeço a todos os que antes de mim responderam ao alerta de SOS, pois é sempre mais fácil ficar parado a ver a novela...
Quem lançou o alerta precisa da ajuda de todos, por isso apelo:
- Se houver alguém que tenha algo a acrescentar, por favor, ajude!
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Já agora onde é a sua loja?? Dessa forma quando chegasse a casa poderia levar o bichito para pelo menos avaliar o seu estado, era uma grande ajuda
Os cuidados já estão a ser tomados (menos a parte da casota). Por enquanto ele está num caixotinho de papelão, na minha cama, com ervas do coelho e a botija.

Os cuidados já estão a ser tomados (menos a parte da casota). Por enquanto ele está num caixotinho de papelão, na minha cama, com ervas do coelho e a botija.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Com muito gosto veremos o "menino" e temos muito gosto também em receber-te na Loja...leoa_nova_ Escreveu: Já agora onde é a sua loja?? Dessa forma quando chegasse a casa poderia levar o bichito para pelo menos avaliar o seu estado, era uma grande ajuda
... quanto ao onde fica, bem, não seria muito correcto estar aqui a fazer publicidade, mas... ... observa bem a minha assinatura.

Há novidades do bébé??? 

<p>Tartaruga Aquática Fórum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os animais para adopção!
</p>
<p> </p>
<p>Vejam os animais para adopção!

<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 14, 2006 11:41 am
Olá eu não percebo muito de ouriços a unica experiencia que tive com um foi um lindinho que me entrou pela casa dentro na altura em que eu ainda vivia em Londres e devolvemo-lo à natureza como nos foi aconselhado pelo RSPCA.
Mas tambem gostaria muito de saber como é que vai o bébé por isso Leo
_nova dá noticias do pequerrucho
Mas tambem gostaria muito de saber como é que vai o bébé por isso Leo
_nova dá noticias do pequerrucho

E desculpe lá que lhe diga, mas os seus comentários apenas instigam a captura e detenção de Ouriços-cacheiros em cativeiro.
Infelizmente, os Ouriços portugueses são espécie protegida

<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
- Contacto:
Penso que seja o Paulo Monteiro do site "Mundo dos Petauros". Folgo em saber que sempre conseguiu levar o seu projecto avante e desejo felicidades.
Quanto às reticências apresentadas ao ICN e ao SEPNA tudo que posso dizer é que fazem sem nenhuns meios um trabalho extraordinário. E sugiro que quando encontrarem animais contactem o ICN ou SEPNA para saber o que fazer.È que ser amigo dos animais significa preocupar-se com eles e não apanhá-los e condená-los ao sofrimento e cativeiro só porque são giros. Refiro-me aqui aos ouriços que são vitimas muitas vezes de quem nada sabe. Contacte o ICN para saber a quem recorrer.
Quanto às reticências apresentadas ao ICN e ao SEPNA tudo que posso dizer é que fazem sem nenhuns meios um trabalho extraordinário. E sugiro que quando encontrarem animais contactem o ICN ou SEPNA para saber o que fazer.È que ser amigo dos animais significa preocupar-se com eles e não apanhá-los e condená-los ao sofrimento e cativeiro só porque são giros. Refiro-me aqui aos ouriços que são vitimas muitas vezes de quem nada sabe. Contacte o ICN para saber a quem recorrer.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Normalmente, nem me justifico, nem me explico. Sou demasiado crescidinho e autónomo para saber o que digo. Falo português para portugueses e, mesmo que não seja de fácil leitura, não é a mim que compete ensinar a ler...
No entanto, para que não ocorram más interpretações, eu explico:
Parece-me fácil. Terão as devidas autoridades competentes, competência para tratar do assunto?
A resposta de alguns membros do ICN (em conversas que já tivémos antes) foi sempre: Infelizmente, NÃO!
O SEPNA, conforme se sabe, não tem quaisquer meios para tratamento dos animais capturados ou resgatados, portanto, não tenhamos ilusões!
Os veterinários responsáveis pelo saneamento público, são quase sempre veterinários de papel, de caderno de encargos e projecto de obras. Se a sua vocação fosse o tratamento dos animais, possivelmente não estariam no Saneamento Público.
Além disso, que competência têm as autoridades em termos clínicos? Lembremo-nos do Furão Doméstico e temos um exemplo flagrante:
NEM DIGO MAIS NADA. A LEI EUROPEIA ESTÁ A SER USURPADA!
Cumpram a Lei e façam-na cumprir. Isso não é motivo para não ter pena de não poder ter uma raposa, um lobo, um ouriço...
Uma coisa são as penas que temos, outra as penas com que temos de voar...
Tá percebido??? Tenho feito demasiado pelos animais em Portugal, tanto em Cativeiro como no Selvagem, para ser objecto de tão agudas acusações. Se não conhecesse a realidade portuguesa, também eu tinha manias...
No entanto, para que não ocorram más interpretações, eu explico:
Quem não conhece as autoridades competentes? Sim, falava do ICN e do SEPNA, entre outras, pois ainda temos a Divisão de Saneamento Público da Câmara local. Mas porquê os pontos de interrogação?O que querem dizer esses pontos de interrogação?
Parece-me fácil. Terão as devidas autoridades competentes, competência para tratar do assunto?
A resposta de alguns membros do ICN (em conversas que já tivémos antes) foi sempre: Infelizmente, NÃO!
O SEPNA, conforme se sabe, não tem quaisquer meios para tratamento dos animais capturados ou resgatados, portanto, não tenhamos ilusões!
Os veterinários responsáveis pelo saneamento público, são quase sempre veterinários de papel, de caderno de encargos e projecto de obras. Se a sua vocação fosse o tratamento dos animais, possivelmente não estariam no Saneamento Público.
Além disso, que competência têm as autoridades em termos clínicos? Lembremo-nos do Furão Doméstico e temos um exemplo flagrante:
Peço desculpa, mas é má leitura. Tenho pena que o tenha feito. Eu digo e repito: NÃO APANHEM ANIMAIS DO SELVAGEM PORTUGUES.E desculpe lá que lhe diga, mas os seus comentários apenas instigam a captura e detenção de Ouriços-cacheiros em cativeiro.
Cumpram a Lei e façam-na cumprir. Isso não é motivo para não ter pena de não poder ter uma raposa, um lobo, um ouriço...
Uma coisa são as penas que temos, outra as penas com que temos de voar...
Tá percebido??? Tenho feito demasiado pelos animais em Portugal, tanto em Cativeiro como no Selvagem, para ser objecto de tão agudas acusações. Se não conhecesse a realidade portuguesa, também eu tinha manias...
Assim sendo, acho bem que se justifique, uma vez que está num fórum público a colocar em causa instituições públicas que representam o estado português.PauloMonteiro Escreveu: Normalmente, nem me justifico, nem me explico. Sou demasiado crescidinho e autónomo para saber o que digo. Falo português para portugueses e, mesmo que não seja de fácil leitura, não é a mim que compete ensinar a ler...
Não sei com que "membros" do ICN falou (comigo não foi de certeza), mas o amigo está a confundir 2 conceitos. Meios e competencia.PauloMonteiro Escreveu: No entanto, para que não ocorram más interpretações, eu explico:
Quem não conhece as autoridades competentes? Sim, falava do ICN e do SEPNA, entre outras, pois ainda temos a Divisão de Saneamento Público da Câmara local. Mas porquê os pontos de interrogação?O que querem dizer esses pontos de interrogação?
Leia a legislação em vigor para saber quais as competencias do ICN.
Já ouviu falar em Centros de Recuperação (do ICN ou de ONGAS)?
Já ouviu falar em protocolos com zoos e parques zoológicos??
Sabe quantos animais selvagens sinistrados ou doentes são recolhidos pelo ICN através das suas áreas protegidas??
Sabe como funciona o sistema integrado de recolha e recuperação de fauna selvagem, desde a recolha por um particular até á posterior libertação pelo estado??
O amigo deveria saber que a competencia do SEPNA é apenas fiscalização e encaminhamento de animais.PauloMonteiro Escreveu: O SEPNA, conforme se sabe, não tem quaisquer meios para tratamento dos animais capturados ou resgatados, portanto, não tenhamos ilusões!
Aqui em parte concordo consigo. E até á data, daquilo que tenho conhecimento, todos os animais entregues a veterinários municipais (e particulares) são encaminhados para o ICN (momeadamente a nível regional).PauloMonteiro Escreveu: Os veterinários responsáveis pelo saneamento público, são quase sempre veterinários de papel, de caderno de encargos e projecto de obras. Se a sua vocação fosse o tratamento dos animais, possivelmente não estariam no Saneamento Público.
Onde estão os vets especializados em fauna selvagem? Devem andar aí nas clínicas privadas a tratar de pets, não?PauloMonteiro Escreveu: Além disso, que competência têm as autoridades em termos clínicos?
Sabe com que vets trabalha o ICN??
O amigo também deveria saber que os países membros têm a sua própria legislação para alem da ratificação das directivas comunitárias. Por isso não existe qualquer usurpação.PauloMonteiro Escreveu: Lembremo-nos do Furão Doméstico e temos um exemplo flagrante:
Quanto ao caso do Furão, que tal chatear os senhores da DGRF que é quem tem o "pelouro" da legislação da caça??
Para este "peditório" o ICN já deu e continua a dar. Não vejo motivos para se insurgir.
Pois... se não houvesse legislação, muuuitaaa gente não se ficava pela pena e tinha mesmo. Já pensou o que era haver milhões de pessoas a deter animais cujas populações nalguns casos não excedem a centena?PauloMonteiro Escreveu:Peço desculpa, mas é má leitura. Tenho pena que o tenha feito. Eu digo e repito: NÃO APANHEM ANIMAIS DO SELVAGEM PORTUGUES.E desculpe lá que lhe diga, mas os seus comentários apenas instigam a captura e detenção de Ouriços-cacheiros em cativeiro.
O facto de neste fórum aconselhar a não entregar um animal para recuperação e reinserção ás autoridades competentes, apenas fomenta a captura desses mesmos animais, sobretudo quando pôe em causa a competencia dessas mesmas autoridades. Não me parece má leitura.
Acho bem que voem apenas com as penas que têm para voar. Quanto mais alto o voo, maior será a queda.PauloMonteiro Escreveu: Uma coisa são as penas que temos, outra as penas com que temos de voar...
Em catveiro não duvido, em estado selvagem ponho muitas dúvidas.PauloMonteiro Escreveu: Tá percebido??? Tenho feito demasiado pelos animais em Portugal, tanto em Cativeiro como no Selvagem,
A fauna selvagem protege-se nos seus hatitats e não em cativeiro. A reprodução em cativeiro apenas é realizada em casos pontuais inserida em projectos de recuperação específico e não serão decerto particulares a faze-lo.
Já agora, não me lembro de estar presente nesta catástrofe (e felizmente acorreram lá muitos voluntários). E porque será que foi contratado pelo ICN o melhor vet especialista em aves selvagens para este caso??
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... de&start=0
As acusações que fiz são exatamente as mesmas que continuo a fazer.PauloMonteiro Escreveu: para ser objecto de tão agudas acusações.
Se eu não conhecesse a realidade portuguesa, também diria que o pessoal das lojas de animais era todo certinho, mas infelizmente já tive chatices que chegem (e continuarei a ter mais decerto) com infracções graves por parte dos donos das mesmas.PauloMonteiro Escreveu: Se não conhecesse a realidade portuguesa, também eu tinha manias...
O que me chateou verdadeiramente nesta conversa foi estar a chamar incompetente ao ICN. Chamar incompetente ao ICN é chamar incompetentes aos seus funcionários. Para mim, o pior insulto que me podem dirigir é chamar-me incompetente!!!
Mesmo sem quase meios nenhuns, muitos funcionários continuam a fazer o seu trabalho (onde se insere a fauna selvagem...) o melhor que podem.
Devido aos sucessivos cortes orçamentais feitos pelo estado, quantas vezes não são usadas viaturas particulares, compra de medicamentos, gastos com telefone para os tais vets (que não são os das clínicas), tempo perdido fora de horário de serviço (muitas vezes de noite), etc., tudo do nosso bolso, para tentar salvar um espécimem ferido/doente/debelitado?
E depois ser chamado de incompetente?
Portanto "tá" mais que percebido!!
<p>Francisco Barros</p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Chi... que mal entendido anda no ar.
Vamos lá então fazer as pazes e pôr os pontos nos iiis...
Começo por dizer que, embora pareça, não chamei incompetente a ninguém, muito menos a quem trabalha...
Nós, cá em casa, somos muito amigos de instituições como o ICN e temos exemplos disso na nossa Loja, pois não só exibimos Posters do ICN, como temos disponível toda a Biblioteca do ICN (aos mesmos preços do ICN, não ganhando mais com isso)... respeitamos quem trabalha e o ICN trabalha, tal como o fazem os seus funcionários, sendo eu amigo pessoal de alguns, a quem muito estimo e tiro o chapéu pelo trabalho de campo que têm feito...
Estou consciente dos cortes orçamentais e da falta de recursos do ICN, mas isso não lhe atribui mais competência, é tudo uma questão de interpretação e pretendo explicar:
Há dois tipos e níveis de competência. Um que é atribuído e dou como exemplo a divisão de trânsito que tem competência para autuar e aplicar multas ou coimas perante as transgressões, mas não tem competência para manter esse trabalho em dia. Existem milhares de viaturas mal estacionadas em cima do passeio e a culpa não é da incompetência das autoridades que não têm competência para executar aquilo para o qual lhe foi conferida competência... dá para perceber?
Incompetentes, são os que não fazem. Os que não podem fazer, apenas estão desprovidos de competência, daí os pontos de interrogação...
... que não se interprete mal o meu juízo, pois não o fiz, nem pretendo fazer. Conheço a realidade do nosso País, as suas limitações e as suas dificuldades.
Não defendo, nem defenderia a captura de animais autóctones, pois o Selvagem português é lindo e merece ser defendido.
Trabalhei bastante pelo Selvagem nacional, não no sentido que pressupôe, mas na condenação da sua captura. Sou contra a caça e a pesca desportiva... não defendo circos nem touradas e desde criança que lido com animais.
Não tenho, não tive, nem espero vir a ter espécies da nossa fauna selvagem. Toda a vida chamei a atenção das pessoas em relação aos Morcegos de Sesimbra e aos Camaleões do Algarve...
Dentro das minhas possibilidades, tenho apoiado a manutenção de espécies exóticas em cativeiro e condenado e criticado a captura de animais selvagens. Não fiz mais, porque não tenho competência para tal, não por ser incompetente (agora já se percebe?)...
Conheço os Centros de que fala e já colaborei com alguns, mas também sei que entre a captura de um animal, a sua entrega às autoridades e o sucesso da operação vai uma longa história e uma grande incógnita... mas é a vida. Eu próprio digo: ou se entrega às autoridades competentes, ou, ou, ou, ou... a decisão final está nas mãos de cada um.
... tal como no exemplo anterior, eu NUNCA estaciono o carro em lugares proibidos. Se todos fizessem o mesmo, talvez as autoridades tivessem meios, tempo e condições para completarem as suas competências!
Não estou contra as entidades responsáveis, mas (acerca da usurpação da Legislação Europeia) não fui eu que assinei o Passaporte Europeu...
Concordo que cada País tem a sua legislação própria e interna, mas então, nesse caso, não assinava um Acordo Europeu que inclui um direito que Portugal não vai cumprir. Isto sim, é INCOMPETÊNCIA!
... mas não foi o SEPNA, nem o ICN, nem a DGV, nem, nem, nem... quem assinou um Passaporte que não pretende cumprir foi o Governo Português.
Desde o Direito à Liberdade de Expressão e à Liberdade Política que me sinto no pleno uso dos meus direitos e deveres de cidadão português quando chamo incompetente a quem cometeu tal acto...
Não está em causa se são furões, ou ouriços, ou pessoas... Assinar um documento que depois não se cumpre, com a desculpa que se pretender inventar (mesmo que justificada)... ... ...
Lamento ter sido mal interpretado...
... e peço desculpa aos profissionais que se tenham sentido ofendidos pelas palavras que não usei, que não queria usar, ou que pareceu ter usado.
Os meus votos de respeito e agradecimento a todos aqueles que lutam diariamente pela Conservação da Natureza e do seu Instituto. Faz-me confusão que o Governo não apoie decentemente os organismos adequados, mas quem sou eu?
Vamos lá então fazer as pazes e pôr os pontos nos iiis...
Começo por dizer que, embora pareça, não chamei incompetente a ninguém, muito menos a quem trabalha...
Nós, cá em casa, somos muito amigos de instituições como o ICN e temos exemplos disso na nossa Loja, pois não só exibimos Posters do ICN, como temos disponível toda a Biblioteca do ICN (aos mesmos preços do ICN, não ganhando mais com isso)... respeitamos quem trabalha e o ICN trabalha, tal como o fazem os seus funcionários, sendo eu amigo pessoal de alguns, a quem muito estimo e tiro o chapéu pelo trabalho de campo que têm feito...
Estou consciente dos cortes orçamentais e da falta de recursos do ICN, mas isso não lhe atribui mais competência, é tudo uma questão de interpretação e pretendo explicar:
Há dois tipos e níveis de competência. Um que é atribuído e dou como exemplo a divisão de trânsito que tem competência para autuar e aplicar multas ou coimas perante as transgressões, mas não tem competência para manter esse trabalho em dia. Existem milhares de viaturas mal estacionadas em cima do passeio e a culpa não é da incompetência das autoridades que não têm competência para executar aquilo para o qual lhe foi conferida competência... dá para perceber?
Incompetentes, são os que não fazem. Os que não podem fazer, apenas estão desprovidos de competência, daí os pontos de interrogação...
... que não se interprete mal o meu juízo, pois não o fiz, nem pretendo fazer. Conheço a realidade do nosso País, as suas limitações e as suas dificuldades.
Não defendo, nem defenderia a captura de animais autóctones, pois o Selvagem português é lindo e merece ser defendido.
Trabalhei bastante pelo Selvagem nacional, não no sentido que pressupôe, mas na condenação da sua captura. Sou contra a caça e a pesca desportiva... não defendo circos nem touradas e desde criança que lido com animais.
Não tenho, não tive, nem espero vir a ter espécies da nossa fauna selvagem. Toda a vida chamei a atenção das pessoas em relação aos Morcegos de Sesimbra e aos Camaleões do Algarve...
Dentro das minhas possibilidades, tenho apoiado a manutenção de espécies exóticas em cativeiro e condenado e criticado a captura de animais selvagens. Não fiz mais, porque não tenho competência para tal, não por ser incompetente (agora já se percebe?)...
Conheço os Centros de que fala e já colaborei com alguns, mas também sei que entre a captura de um animal, a sua entrega às autoridades e o sucesso da operação vai uma longa história e uma grande incógnita... mas é a vida. Eu próprio digo: ou se entrega às autoridades competentes, ou, ou, ou, ou... a decisão final está nas mãos de cada um.
... tal como no exemplo anterior, eu NUNCA estaciono o carro em lugares proibidos. Se todos fizessem o mesmo, talvez as autoridades tivessem meios, tempo e condições para completarem as suas competências!
Não estou contra as entidades responsáveis, mas (acerca da usurpação da Legislação Europeia) não fui eu que assinei o Passaporte Europeu...
Concordo que cada País tem a sua legislação própria e interna, mas então, nesse caso, não assinava um Acordo Europeu que inclui um direito que Portugal não vai cumprir. Isto sim, é INCOMPETÊNCIA!
... mas não foi o SEPNA, nem o ICN, nem a DGV, nem, nem, nem... quem assinou um Passaporte que não pretende cumprir foi o Governo Português.
Desde o Direito à Liberdade de Expressão e à Liberdade Política que me sinto no pleno uso dos meus direitos e deveres de cidadão português quando chamo incompetente a quem cometeu tal acto...
Não está em causa se são furões, ou ouriços, ou pessoas... Assinar um documento que depois não se cumpre, com a desculpa que se pretender inventar (mesmo que justificada)... ... ...
Lamento ter sido mal interpretado...
... e peço desculpa aos profissionais que se tenham sentido ofendidos pelas palavras que não usei, que não queria usar, ou que pareceu ter usado.
Os meus votos de respeito e agradecimento a todos aqueles que lutam diariamente pela Conservação da Natureza e do seu Instituto. Faz-me confusão que o Governo não apoie decentemente os organismos adequados, mas quem sou eu?
Bastava ter utilizado a palavra nº2, para não ter havido este mal entendido.competência
substantivo feminino
1. conhecimento aprofundado e reconhecido que confere a uma pessoa o direito de julgar e decidir em certas matérias ou de exercer determinadas funções;
2. capacidade;
3. coloquial pessoa competente;
4. DIREITO capacidade legal que um juiz tem de tomar conhecimento de uma causa e de a julgar;
5. LINGUÍSTICA interiorização pelo sujeito falante do sistema de regras e elementos a que estas regras se aplicam que possibilitam a formação e a compreensão de um número infinito de frases inéditas;
competência legislativa poder de fazer leis;
(Do lat. competentìa-, «proporção», pelo fr. compétence, «competência»)
© Copyright 2003-2006, Porto Editora.
Neste caso o ICN é uma autoridade competente em determinada matéria ( competências atribuidas por via legislativa) mas pode não ter a desejada capacidade de resposta (pelo menos em certos locais ou situações) por falta de meios.
Não pode generalizar a partir de alguns casos.Conheço os Centros de que fala e já colaborei com alguns, mas também sei que entre a captura de um animal, a sua entrega às autoridades e o sucesso da operação vai uma longa história e uma grande incógnita... mas é a vida. Eu próprio digo: ou se entrega às autoridades competentes, ou, ou, ou, ou... a decisão final está nas mãos de cada um.
E a decisão final de cada um deveria estar de acordo com a lei. Não são por norma particulares que estão habilitados a recuperar animais selvagens.
Se fosse possível fazer estatisticas, estou convencido que morrem muito, mas muito mais animais que as pessoas tentam tratar em casa, do que se estes fossem entregues ás autoridades (mesmo com as faltas de meios, incompetencia e descoordenação por vezes verificados).
Por ultimo, continuo a achar muito perigoso aconselhar as pessoas a tratar de animais em casa e ficar com eles até ao fim da vida (é estimular a ilegalidade). Ou pior, falar em "mexer cordelinhos"... as pessoas irão pensar que existe corrupção.
Ainda se lembram quando começou a aparecer um milhafre com um adepto no estádio da luz?
Pois é, já lá vai mais de 10 anos e foi uma escalada na pilhagem de ninhos de aves de rapina para obter animais com fins "decorativos".
E quando apreendiamos animais desses em cativeiro, os infractores ficavam revoltadas dizendo que eramos anti-benfiquistas.
Não se esqueçam que este fórum é publico e nem só cá aparece gente bem intencionada. E muitos são apenas mirones que nem sequer estão registados.
<p>Francisco Barros</p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
E não é que sou obrigado a concordar com tudo o que diz?
... ou pelo menos quase tudo, pois há uma ou outra coisa em que não estamos de acordo (felizmente para a humanidade, não é?)...
Agora no que respeita ao cerne da questão, apesar de parecer, não era minha intenção promover a captura de espécies selvagens... NEM PENSAR!!!
E... agora que podemos reflectir sobre a forma como as coisas podem ser lidas e interpretadas... há que ter muito mais cuidado com o que se diz, precisamente porque há quem leia e quem não leia.
Obrigado pelas oportunas chamadas de atenção!
... ou pelo menos quase tudo, pois há uma ou outra coisa em que não estamos de acordo (felizmente para a humanidade, não é?)...
Agora no que respeita ao cerne da questão, apesar de parecer, não era minha intenção promover a captura de espécies selvagens... NEM PENSAR!!!
E... agora que podemos reflectir sobre a forma como as coisas podem ser lidas e interpretadas... há que ter muito mais cuidado com o que se diz, precisamente porque há quem leia e quem não leia.
Obrigado pelas oportunas chamadas de atenção!