Mau cheiro

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
AAR
Registado: segunda mai 22, 2006 1:31 pm

quinta jun 01, 2006 9:56 am

Olá,

Tenho um coelhinho anão, que durante o dia fica preso na gaiola.
Solto-o uma horinha de manhã e outra horinha quando chego a casa.

Dentro da gaiola tenho uma caixinha de plástico com pedras de gato para ele fazer as necessidades, uma caixinha com ração, um bebedouro com água, um azulejo por causa do calor, e o feno (espalhado pela gaiola).

Limpo a gaiola dia sim, dia não, mudando sempre tudo o que lá se encontra dentro. Limpo a gaiola com lixivia e enxaguo muito bem para não afectar o coelhinho.

Acontece que, ele ainda não está em minha casa à uma semana, e o mau cheiro já se nota!

Ele tem as patas sujas - já tentei limpar com dodots mas não teve resultado.
Vou começar a lavar a gaiola todos os dias, e já pensei em lavar-lhe as patas.

Como é que vocês fazem para minimizar o mau cheiro?

Ana
zoorpresa
Membro Júnior
Registado: domingo mai 28, 2006 1:41 pm

quinta jun 01, 2006 10:16 am

olá...

o ideal seria deixares o coelho á solta po todo o dia ou parcialmente isto porque se o fizeres ele acabará por se habituar a ir á caiola ou caixa apenas como utencilio de WC.
Nessa caixa poderas colocar jornal na base e trocar smp que este tiver sujo (pelo menos 1 x por dia)... o jornal irá sair mais económico que a aneia de gato ( suponho que seja esta areia que aplicas na gaila).
Digo isto porque se o coelho está parte do dia numa gaiola ele fará nela cócós e xixis ou seja suja o seu próprio lar e será quase impossivel manteres as patinhas do bixinho limpas.
uma outra sujestao é.... não coloques o feno sobre a aneia ou jornal...pois o feno agrega muito facilmente esses odores e não será mt higienico para o teu bichinho....sendo quase de certeza essa a razão pelo qual existem maus cheiros ....de qualquer forma não sei onde colocas o feno ;)
Se sempre deixares o bicharouco á solta pela acasa lembra-te de manteres os fios de corrente eletrica fora do seu alcance (ex. extenções, cabos de televisão, etc..)
Vais ver que não será dificil o bixinho habituar-se a ir ao seu novo WC ;)
Espero ter ajudado...

Beijos :D
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quinta jun 01, 2006 11:18 am

Como o membro Zoorpresa disse, o feno não absorve nada.
Existe em muitas lojas de animais uns rolinhos chamados cat's best, ou corn cobs que absorvem mais e o cheiro não é tão intenso.

Devias soltar mais tempo o coelho, 2 horas por dia não é nada.
Poderias começar a habitua-lo a andar pela casa mais umas horas, com a tua supervisão que é para mais tarde ele poder ficar solto em casa.
Eles gostam muito de explorar tudo e de correr. Tens que ter cuidado com os fios dos electrodomesticos e também com alguns moveis de madeira.:)

É a minha opinião.:)
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sexta jun 02, 2006 10:02 am

Dependendo do tamanho da gaiola, duas horas são suficientes para exercicio diário ( tenta soltar mais um bocadinho aos fins de semana e tempos livres)
Cheira mal, porque não tendo litter sem ser no wc, e como os coelhos não se habituam às primeiras a ir ao wc, deve estar a fazer xixi no fundo da gaiola, e consequentemente a ensopar as patas. patas molhadas nos coelhos é muito perigoso para a sua saude. além do que tem no wc ( eu não concordo com o uso da areia de gato) deve cobrir a gaiola com material absorvente - aparas de madeira, de cartão, biolitter, rolinhos de seradura prensada ( o tal granulado), corn cobs... etc existem inumeros materiais no mercado. Não aconselho a serradura prensada para coelhos de pelo comprido, porque empapa. de todos prefiro os corn cobs e as aparas de cartão.o xixi em cima do feno emite um cheiro a "estábulo" bastante desagradável, por isso eu costumo ir colocando feno apenas para alimentação. Pode lavar as patas e barriga do coelho com água tépida e champoo proprio para roedores ( à falta deste, usar champoo de gatinhos bebes), secar bem com um secador. Quando dá banho não deve deixar o coelho apanhar correntes de ar frio. Com a continuação, em vez do banho pode usar toalhitas humidas para bebes, no entanto eu prefiro as proprias para animais. não se devem dar muitos banhos aos coelhos, até porque não é necessário ( só em casos criticos ou complicados), se escovar, limpar com toalhitas e mantiver a higiene na gaiola, o cheiro é diminuto. Não deve também usar a lixivia na limpeza, opte por desinfectantes proprios para gaiolas de roedores, ou por sal e agua, que limpa e desinfecta. Boa sorte com os cheiros ;)
Responder

Voltar para “Exóticos”