Informações sobre Hamster......

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Adonaide
Membro Júnior
Registado: quarta jun 14, 2006 6:09 pm

quarta jun 14, 2006 6:25 pm

;) Olá a todos:

Gostaria de saber informações sobre hamsters. Estou a pensar adquirir um, mas antes de o fazer preciso de informações. Já fui a várias lojas e falei com os funcionários mas a impressão que fico é que eles só querem vender e acabam por não nos informar em condições.
Por isso queria ter a opinião de quem já tem experiência com estes animais e tem uma bagagem de conhecimentos maior.

Aqui vão algumas perguntas:

1)Qual é a espécie mais meiga?Disseram-me que eram os anões.
2)Posso juntar dois animais do mesmo sexo ou convém ser de sexo oposto?
3)É verdade que há espécies que não gostam de viver sós?E que podem entrar em stress?
4)Eles deitam mau cheiro?Manter uma gaiola diariamente limpa evita os cheiros desagradáveis?
5)Eles afeiçoam-se aos donos?Podemos brincar com eles e pegar-lhes ao colo?Fazer festinhas?
6)Comem mais alguma coisa além da ração?
7)Eles são saudáveis por natureza?Visto que têm um tempo de vida muito curto.
8)O que dizem sobre este animal no geral? Estão satisfeitos por terem?Recomendam a sua aquisição?

Se me puderem ajudar agradecia. :lol: ;)
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quarta jun 14, 2006 9:01 pm

Vou falar pela minha experiência, não quer dizer que as minhas respostas sejam verdades absolutas.

1)Qual é a espécie mais meiga?Disseram-me que eram os anões.
Um hasmter sociável, independentemente da espécie, é aquele que foi manuseado desde pequeno.

das espécies que já tive de hamster, os que ficam mais meigos são os hamsters sírios (os machos, não sei porquê) e os que têm menos tendência a morder são os roborovsky

2)Posso juntar dois animais do mesmo sexo ou convém ser de sexo oposto?

Depende da raça. Quando junto hamsters do mesmo sexo, em algumas espécies costumo optar por juntar machos, que normalmente são menos agressivos ( mordem-se mais vezes mas normalmente com menos gravidade)

3)É verdade que há espécies que não gostam de viver sós?E que podem entrar em stress?

Não vejo as coisas com stress dos animais: salvo raras excepções mantenho animais de natureza gregária em grupo e solitários, como os sírios, mantenho sozinhos.

4)Eles deitam mau cheiro?Manter uma gaiola diariamente limpa evita os cheiros desagradáveis?

Depende da sensibilidade de cada um. Os hamsters possuem um cheiro característico, mas se limpos, não incomoda a maioria das pessoas.

5)Eles afeiçoam-se aos donos?Podemos brincar com eles e pegar-lhes ao colo?Fazer festinhas?

eu faço isso ao meus. Acredito que se afeiçoam aos donos, no entanto podem ver-me apenas como um dispensador de sementes enooorme.
Mas acredito que se afeiçoam sim ;)

6)Comem mais alguma coisa além da ração?

Depende da espécie, é conveniente pesquisar antes de adquirir.

7)Eles são saudáveis por natureza?Visto que têm um tempo de vida muito curto.

Existem algumas doenças mais frequentes nos hamsters. mas se todos os cuidados forem tomados, normalmente não há problemas.

O que dizem sobre este animal no geral? Estão satisfeitos por terem?Recomendam a sua aquisição?

Eu pessoalmente adoro roedores.
iguedes
Membro
Registado: quinta ago 21, 2003 9:33 am

quinta jun 15, 2006 12:11 am

Oi
Eu tenho alguns hamsters, gerbos e uma Ratazana domestica.
Concordo com o que diz a Búzio, mas se queres um animal mansinho, para fazeres festas e andar ao colo, eu aconselho os gerbitos ou as ratazanas domesticas. Ambas as especies são meigas e as ratazanas são muito inteligêntes e conhecem muito bem o dono!
Os hamsters...nem sempre são meigos!! Os meus ( os campbelli ) em pequenos eram mansos e agora são umas feras! Os Roborovskis ( tenho 2 meninas ) não mordem mas quando pego ao colo não param quietas !
Sem dúvida, meiginhos são os gerbitos e as ratazanas!
petiti
Membro
Registado: segunda mar 20, 2006 12:50 pm

quinta jun 15, 2006 3:11 pm

Eu tenho uma "manada! de anões :lol: , um casal de sírios e um sírio angorá, e cada um deles tem a sua personalidade independentemente da espécie. Um macho dos anões vive sozinho porque a mãe mordia-lhe muito, então foi o que levou mais miminhos, realmente ficou manso, deixa-se apanhar, não morde, mas não passa disso. Os sírios estão separados, a menina é uma mau feitio de primeira e o macho, como disse a búzio, é molengão, dorminhoco, e não morde, mas temos de seguir as regras deles: não os acordar quando estão a dormir (caso contrário, trincada certa), e quanto às festas, só lhes faço no colo, porque na gaiola sentem-se mais à vontade e têm tendência a "experimentar" um dedito ou outro, assim, no colo, "baixam a bolinha". Os sírios têm um cheiro muito mais intenso do que os anões, podendo a estes últimos limpar-se a gaiola num maior espaço de tempo, eu no máximo, mudo uma vez por semana, mas há quem deixe mais tempo..
Já tive um ratinho do campo (roubei-o á minha gata ainda vivo), cuidei dele e rapidamente se afeiçoou a mim, chegando a levantar o queixo para lhe coçar, ou deitar-se de lado para lhe coçar a barriga...acredito que as ratazanas sejam mais fáceis de domesticar.
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quinta jun 15, 2006 3:18 pm

Já tive hamsters, um sirio e o outro não me recordo, mas eram os dois mansinhos.
O Sirio era mais.
Não mordia, deixava-se apanhar com muita facilidade, só quando o acordava para limpar a gaiola é que resmungava, mas como via que ia passear pela sala, nem se importava muito.:)

Acho que um hamster só é mansinho, dependendo da personalidade e dos mimos que lhe damos.
De resto acho que já foi tudo respondido.

Mas se queres um animal que possa interagir mais, então o melhor é teres um Degu, uma ratazana doméstica ou um porquinho da india.:)
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quinta jun 15, 2006 4:11 pm

Como perguntou sobre hamster, fi sobre hamsters que respondi ;) quantos aos sírios há muitos que nãoo necessitam regras, tenho alguns assim. Ao meu sirio angorá mais velho, posso fazer tudo quanto quero ( será que ele pensa "boa, a dona vai por-me na gaiola da femea de novo!")

No caso de ratitos em geral, os mais sociáveis são sem duvida os gerbos e em segundo lugar os topolinos ( os mini-murganhos), tendo estes ultimos a desvantagem de ter cheiro.
Adonaide
Membro Júnior
Registado: quarta jun 14, 2006 6:09 pm

sexta jun 16, 2006 10:45 am

Obrigada a todos que responderam as minhas questões.Fiquei a saber mais sobre estes pequeninos.
Agora estou em dúvida se não será melhor optar por um Gerbo,visto que é mais dócil e meigo. :D
petiti
Membro
Registado: segunda mar 20, 2006 12:50 pm

segunda jun 19, 2006 10:03 am

POis isso agora depende de si, eu, tal como a búzio, também tenho um sírio angorá que me deixa fazer de tudo (desde que não o acorde!). O sono dele é sagrado, mas no colo, passeia por cima dos meus ombros, anda pela casa e deixa-se apanhar, só há que conhecer a personalidade dele e saber quando é que ele não está a gostar da brincadeira, mas o meu é mesmo muito pacholento...mas tem o senão da urina dele ter um odor um pouco forte, o que exigirá mais cuidado com a limpeza da gaiola, já os gerbos, parecem-me mais assiaditos...corrijam-me se estiver errada :D
Responder

Voltar para “Exóticos”