segunda jun 19, 2006 10:31 am
ola Adonaide!
eu gosto muito de gerbos, tenho um macho preto com mais de 3 anos que tinha a companhia de outro macho agouti que faleceu recentemente... tambem ja tive hamsters sirios e ratos marinheiros e tenho hamsters russos... penso poder dar uma ajuda!
ora vamos lá!
alimentação é a tipica mistura de hamsters (sementes de girasol e cia.), serve perfeitamente. eu costumo dar uma "papa de frutos" que é indicada para pássaros, mas todos os roedores gostam! pode dar algumas goluseimas como os sticks de frutos e sementes para roerem e drops de iogurte com aromas... tambem gostam de uma pedrita de calcio e ou de sais minerais, como os coelhos e as chinchilas para irem roendo de vez em quando.
a gaiola quanto maior melhor, pode tambem ser um aquario (terrário). convem ter locais de esconderijo, rodinha e troncos ou paus para treparem e roerem.
cuidados de saude nao é necessário nada de especial, no que diz respeito aos meus gerbilhos, apenas tinha de ter cuidado com o tipo de fundo que colocava na gaiola pois algumas aparas de madeira faziam alergia nos narizinhos... sangravam!
o fundo podem ser aparas de madeira, areia de chinchilas pois eles gostam de "banhos de areia", e algodão para a caminha e feno que eles gostam de usar para o ninho ou pra roer um pouco. AH! adoram roer rolos de cartao de papel higienico!!!!!
longevidade, podem viver até aos 5 anos, penso eu... o meu Psinter faleceu com pouco mais de 3 anos e o meu MOJO que ainda tenho tem quase 4 anos.
comportamento... estao acordados quando são requesitados! os hamsters sao nocturnos. Os gerbos tem um senao, escavam compulsivamente! Sao extremamente energicos e muito rapidos, correm e saltam muito. Sao deveras mais agitados e eletricos do que um hamster sirio. ASSIM, Se deseja acção e diversao total compre um gerbo, se deseja fazer festinhas numa coisita mais calma compre um hamster sirio!
SIM, um gerbo tem de ter companhia, aconselho dois machos ou mais, pois as femeas sao dominantes e tendem a lutar muito! Mas se quiser ter muitos gerbinhos, pode ter um casal... mas é mais complicado!
Penso que com 7 mesitos ja sao muito velhos pra ir pra um novo lar, eu aconselharia mais novinho! logo com 2 ou 3 mesitos!
espero ter ajudado
cumps.
SonitaKruz