Ajuda sobre chinchilas!!!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
caqlopsita
Registado: terça jun 13, 2006 5:32 pm

quarta jun 21, 2006 1:29 am

Olá,eu gostaria de saber se uma gaiola de 40cm de altura 50 cm de comprimento e 30 de largura dá para uma chinchila,e qual a raçao que elas comem?Conheço pessoas que dizem que a raçao de coelho e a de hamster servem é verdade? :roll: :roll: :roll:
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quarta jun 21, 2006 2:06 am

Essas medidas não são adequadas para um chinchila.
2. Manutenção em Cativeiro

Alojamento - A Chinchila necessita de uma gaiola espaçosa. A base deve ter um mínimo de 70cm de comprimento. Uma das características da gaiola da chinchila é que deve ser grande especialmente em altura. Não existem limites, quanto mais alta melhor. A rede da gaiola deve ser forte e com bons acabamentos. A parte inferior não deve ter rede. A chinchila deverá poder andar sobre o chão plano. Um tabuleiro facilita a limpeza.

Acessórios - Existem dezenas de acessórios que pode utilizar para tornar a gaiola da sua chinchila mais interessante e apelativa. Troncos, prateleiras, casotas, tubos, bolas de exercício, bolas com buracos, rodas, baloiços, banheiras, caixas WC de canto, etc etc etc As chinchilas necessitam de fazer exercício e uma gaiola que tenha novidades é sempre um motivo para se exercitar. A chinchila dorme durante o dia e precisa de um local escuro onde possa descansar e evitar ser incomodada. Uma casinha, de madeira ou plástico é essencial. Os acessórios de madeira são também necessários para a chinchila poder roer. Os dentes dos roedores crescem continuamente e elas precisam de os gastar para evitar problemas na boca. Não se importe se a sua chinchila destrói os acessórios que lhe vai oferecendo. É preferível do que perder a sua chinchila ou ter que andar constantemente no veterinário a cortar os dentes.
As chinchilas aprendem a fazer o seu xixi sempre no mesmo canto. Aí coloque uma caixa WC de canto para que seja mais prático fazer a limpeza da gaiola.
Outra necessidade das chinchilas é a limpeza do pêlo. Três a quatro vezes por semana coloque uma banheira com areia própria para o banho das chinchilas durante 15 minutos. Ao rolarem na areia elas retiram a gordura em excesso e os pêlos mortos mantendo a sua pelagem em condições.

Alimentação - A alimentação das chinchilas é muito simples. Uma boa ração granulada e feno como alimentos diários e esporadicamente um pouco de alfafa e uma ou outra guloseima. Nunca dê mais do que uma guloseima por dia para evitar as diarreias que lhes podem ser fatais. Pode dar como guloseima um pedacito de maçã ou cenoura, uma passa, uma semente de girasol ou qualquer outra guloseima das várias que se podem encontrar nas lojas de animais. Compre sempre guloseimas e alimento que diga especificamente que são para chinchila. Nunca lhes dê ração para coelho, porquinho da índia ou simplesmente para roedores.

A composição ideal de uma ração para chinchila é de:18-20% de proteínas, 15-18% de Fibras, 3-5% de Gorduras e uma baixa percentagem de Cinzas brutas. A ração deve ser rica em vitamina A, E e D3. As guloseimas não devem ser dadas misturadas com a ração mas sim à parte (se possível à mão), tanto para nosso controle, como para evitar que as chinchilas só comam as guloseimas o que seria bastante prejudicial para elas.
Encontras estas informações, se fizeres umas pesquisa pelo forum e na pagina da aprome.
http://www.aprome.com.pt/nchinft.htm

Convém também solta-las de vez enquando.
Última edição por Silly_Bublle em quinta jun 22, 2006 11:55 am, editado 2 vezes no total.
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

quinta jun 22, 2006 9:09 am

caqlopsita, nao sei se precisas de gaiola pra chins ou nao, vou apenas informarte (que nao sei se ja leste no topico da patinhas22) ela arranjou uma marca chinesa importadora dessas gaiolas (pois ca em Portugal, uma gaiola melhorzita para chins e um balurdio) e essas gaiolas custam 140 €, mas sao gigantes completamente (90X53X123h)! Nao sei se te interessa ou nao, mas realmente as gaiolas sao fantasticas, e obvio que nela poderas ter acho que ate 4 chins! Toute so a informar, po caso de eventualmente ate tares interessada! Se tiveres contacta a patinhas22!!!
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
TaniaFilipa
Membro
Registado: segunda fev 06, 2006 3:11 pm
Localização: 2 Furões, 1 Iguana, 9 Chinchilas, 4 Tartarugas, 2 Cadelas, 1 Cão, 1 Gato
Contacto:

quinta jun 22, 2006 10:29 am

caqlopsita o meu conselho é antes de teres uma chinchila informares-te bem das necessidades expecificas deste animal.
Uma gaiola desse tamanho é um crime são animais que gostam de saltar e correr e nesse espaço é simplesmente uma prisão e tb muito grave é dar alimento de coelho e de hamster que em mt pode prejudicar gravemente a saúde de um animal que necessita de alimento expecifico para as suas necessidades.
Cada um é que sabe o que fazer, mas ter um animal lindo só por ter e não saber cuidar dele para mim não é uma boa atitude.
Para além da gaiola, da ração, do feno, da alfafa dos suplementos de cálcio ainda temos de lhe proporcionar um banho com areia especifica ou como eu recomendo carbonato de cálcio que só existe na farmácia, mas que torna o pêlo muito mais fôfo e saudável que a areia.

Boa sorte,
Cumprimentos,
Tânia
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

quinta jun 22, 2006 10:35 am

Tambem acho, penso que uma pessoa se quer um animal, deve pensar bem se tem condiçoes para o ter, para isso deve-se informar primeiro na internet/livros/com experientes no assunto quais as necessidades do animal em questao! Tambem acho a gaiola muito pequenina pa uma chin, mas eu tambem ainda sou amador, e ainda nao tenho nenhuma chin, apesar de ir ter brevemente, mas pelo que me informei elas precisam de gaiolas muito espaçosas, e preferencialmente muito altas! Tens que ver o dinheiro que podes ou nao gastar, isso ja e contigo! Se quiseres realmente uma boa gaiola aconselho-te aquelas da patinhas22! sao realmente mt boas! Mas nem toda a gente pode tar a dar 140 € por uma gaiola, apesar de, face ao tamanho, este preço ser optimo para a gaiola em questao!
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
Responder

Voltar para “Exóticos”