Preciso de informações sobre Gerbos.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Adonaide
Membro Júnior
Registado: quarta jun 14, 2006 6:09 pm

sexta jun 16, 2006 10:49 am

;) Já pedi informações sobre Hamsters, mas agora preciso de informações sobre Gerbos.Estou em dúvida se adquiro uma Gerbo ou um Hamster.Já pesquisei na internet,mas encontrei algumas informações contraditórias e por isso queria a vossa opinião.

:D Obrigada.
sahara
Membro Veterano
Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes

sexta jun 16, 2006 11:30 am

Puseram-me num dilema complicado: ou arranjo dono para alguns dos meus animais ou vou desta para melhor. Parece q os meus pulmoes funcionam a menos de 30%... :?

Enfim, nunca gostei que me impusessem nada, mas pronto lá vai: Tenho cerca de 20 porquinhos e 20 chinchilas, outros tantos gerbos, 3 hamsters russos, e um gato bébé q encontrámos num motor de um carro há uns 15 dias. Claro que nao os vou dar todos, nao há médico que consiga essa proeza!
Nao consigo colocar anuncios por isso mandem mensagens (pm) ou contactem-me para [email protected].
Provem-me que possuem condiçoes e que moram perto ( Palmela ou Moita ).
Dão-se gerbos da Mongólia. lilases, siameses...
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sábado jun 17, 2006 11:59 am

Que tipo de informações pretende sobre gerbos?
Eu sou uma entusiaste de gerbos neste momento devo ter cerca de 60 adultos, pergunte que eu respondo
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Adonaide
Membro Júnior

sábado jun 17, 2006 2:48 pm

Gostava de saber informações sobre alimentação,tipo de gaiola que se deve escolher,cuidados de saúde,que tipo de areia se deve usar,longevidade,o comportamento deles(disseram-me que eram mais docéis que os hamsters),é verdade que devem viver com companhia?,se podemos andar com eles ao colo e fazer-lhes festinhas,reprodução.
Qual é a idade adequada para se adoptar um Gerbo?
Com 7 meses já são muito crescidos para se adaptarem a um novo dono?

Li que eles não deitam um cheiro tão forte como os hamsters, é verdade?

:D Obrigada.
sonitakruz
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 5:49 pm
Localização: Pinscher Anã, Coelha Anã, Gerbos, Beta e Hamsters russos

segunda jun 19, 2006 10:31 am

ola Adonaide!

eu gosto muito de gerbos, tenho um macho preto com mais de 3 anos que tinha a companhia de outro macho agouti que faleceu recentemente... tambem ja tive hamsters sirios e ratos marinheiros e tenho hamsters russos... penso poder dar uma ajuda!

ora vamos lá!

alimentação é a tipica mistura de hamsters (sementes de girasol e cia.), serve perfeitamente. eu costumo dar uma "papa de frutos" que é indicada para pássaros, mas todos os roedores gostam! pode dar algumas goluseimas como os sticks de frutos e sementes para roerem e drops de iogurte com aromas... tambem gostam de uma pedrita de calcio e ou de sais minerais, como os coelhos e as chinchilas para irem roendo de vez em quando.

a gaiola quanto maior melhor, pode tambem ser um aquario (terrário). convem ter locais de esconderijo, rodinha e troncos ou paus para treparem e roerem.

cuidados de saude nao é necessário nada de especial, no que diz respeito aos meus gerbilhos, apenas tinha de ter cuidado com o tipo de fundo que colocava na gaiola pois algumas aparas de madeira faziam alergia nos narizinhos... sangravam!

o fundo podem ser aparas de madeira, areia de chinchilas pois eles gostam de "banhos de areia", e algodão para a caminha e feno que eles gostam de usar para o ninho ou pra roer um pouco. AH! adoram roer rolos de cartao de papel higienico!!!!!

longevidade, podem viver até aos 5 anos, penso eu... o meu Psinter faleceu com pouco mais de 3 anos e o meu MOJO que ainda tenho tem quase 4 anos.

comportamento... estao acordados quando são requesitados! os hamsters sao nocturnos. Os gerbos tem um senao, escavam compulsivamente! Sao extremamente energicos e muito rapidos, correm e saltam muito. Sao deveras mais agitados e eletricos do que um hamster sirio. ASSIM, Se deseja acção e diversao total compre um gerbo, se deseja fazer festinhas numa coisita mais calma compre um hamster sirio!

SIM, um gerbo tem de ter companhia, aconselho dois machos ou mais, pois as femeas sao dominantes e tendem a lutar muito! Mas se quiser ter muitos gerbinhos, pode ter um casal... mas é mais complicado!

Penso que com 7 mesitos ja sao muito velhos pra ir pra um novo lar, eu aconselharia mais novinho! logo com 2 ou 3 mesitos!

espero ter ajudado

cumps.
SonitaKruz
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

segunda jun 19, 2006 12:52 pm

Gaiolas e acessórios - Para um Gerbo, que no habitat natural vive em galerias subterrâneas a mais de um metro de profundidade, é necessário algum espaço pois eles são animais muito activos. Para um casal de Gerbos é suficiente uma pequena gaiola de arame de 30X50cm mas para um grupo (1 macho e duas fêmeas e algumas crias) já é necessário um pouco mais do que isso. Na natureza é normal que os Gerbos tenham diferentes locais para dormir, limpar o pêlo, comer, fazer as necessidades e outras actividades. Podemos recriar um habitat ideal para o Gerbo ligando 2 ou mais gaiolas através de tubos de pvc criando várias áreas diferentes. Outra maneira de aumentar o espaço numa gaiola é dividi-la em vários níveis, sempre apreciados por estes animais muito enérgicos.

Coloque na gaiola material para roer, caixas e tubos, rodas ou outras brincadeiras para se exercitarem. Dê-lhes material para fazerem o ninho e coloque um recipiente com areia fina de banho de chinchila pois também se rebolam na areia para limpar o pêlo.

Alimentação - Existem já no mercado variadíssimas misturas de sementes de roedores e até algumas já específicas para Gerbos. Dê preferência ás misturas próprias para Gerbos pois são pensadas para o seu animal. Complemente a sua dieta com pedacitos de fruta e vegetais. Pode também dar-lhes algumas larvas de tenébrio (geralmente á venda nas lojas de répteis). Tenha sempre na gaiola um bebedouro de cifão com água limpa e fresca que deve substituir diariamente.
Cuidados de saude, tem cuidado com correntes de ar.
Para o funco aconselho-te o cat's best.

Podes colocar uns tubos de pvc por baixo do fundo, para fazer um pequeno tunelzinho, que eles adoram.
Adonaide
Membro Júnior

segunda jun 19, 2006 3:35 pm

Obrigada pela vossa ajuda,assim podemos sempre aprender mais coisas.
;)

Queria perguntar o seguinte:se for passar o fds fora posso levá-los comigo na gaiola deles?É sempre uma preocupação deixar os animais com outras pessoas.
E se quiser fazer uma viagem de avião, eles podem ir?Será que é preciso algum documento?

Pergunto isto, porque antes de os comprar tenho de estar bem informada e ainda por cima não tenho ninguém perto de mim que possa ficar com eles e numa emergência teria de os levar comigo. :!: Mas só se for possível.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta jun 23, 2006 5:11 pm

Bom, comecemos

Comida - não se dá comida de hamster aos gerbos, há comida especifica para gerbos.
Camas - eu não uso algodão, uso feno e tiras de papel de cozinha ou papel higiénico.

O Silly_Bublle já disse tudo quanto à instalação.

Os gerbos são animais sociais que vivem em grupos familiares, pode fazer grupos de vários machos ou várias fêmeas, no caso de não estar interessado em fazer criação. Se pelo contrário quiser fazer criação pode optar por casais ou trios (2 fêmeas e 1 macho). Só terá que ter cuidado com as apresentações das fêmeas com o macho se já forem gerbos quase adultos. Se forem bébés pode juntar sem problemas as fêmeas com o macho.
Todos os grupos, sejam eles de machos ou de fêmeas devem ser feitos sempre com os gerbos bébés. Em adultos é sempre um processo dificil e nem sempre se consegue.
Se pensar em fazer criação verá que o macho ajuda a(s) fêmea(s) com as crias, são animais muito interessantes os gerbos.

Se for passar o fim de semana fora não vejo porque há-de levra consigo a gaiola dos gerbos, pode perfeitamente deixar-lhes comida na 6ª. feira à noite e voltar a alimentá-los só no domingo por exemplo. O que não pode deixar é que fiquem sem água, essencialmente no verão, mas esse é um problema fácil de contornar também, basta utilizar um biberão grande para a água.

Quanto a viagens de avião, isso terá que se informar com as companhias de aviação, mas se forem devidamente acondicionados em caixa de transporte, deve ser como transportar qualquer mamífero.

E já agora, boa sorte na sua aquisição e parabéns pela escolha verá que são uns companheiros magnificos os gerbos.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Adonaide
Membro Júnior

sexta jun 23, 2006 6:40 pm

Obrigada a todos pela ajuda que deram, agora só falta arranjar os pequeninos. :D ;)
iguedes
Membro
Registado: quinta ago 21, 2003 9:33 am

sexta jun 23, 2006 7:56 pm

Eu depois se quizeres posso dar-te uns pequeninos. Nasceram á 3 dias.
Eu já te enviei um PM...
Responder

Voltar para “Exóticos”