Eu tenho um esquilo há já cinco anos.
Quando mo deram não sabia nada de esquilos e o que sei hoje, aprendi
com a convivência com ele e um pouco pela net, mas muito pouco.
Em relação à alimentação, há mistura mesmo para esquilo à venda.
Além de lhe dar a mistura para esquilo, dou-lhe também uns biscoitos de
yogurte (que por acaso são para coelhos anões, mas que ele adora) da
mesma marca da comida, dou-lhe frutos secos (amendoins - que também
traz na mistura dele - amêndoas, avelãs, nozes, passas - que também
traz na mistura dele e pinhões - que também traz na mistura dele),
dou-lhe ainda alguns legumes e fruta de vez em quando. Tem água sempre disponível e uma pedra de cálcio (da mesma marca da mistura, já experimentei outra marca e não gosta) porque os esquilos têm tendência a morrer com falta de cálcio nos ossos.
Em relação à reprodução não te posso ajudar, mas sei que não é facil em
cativeiro.
Em relação à "casa", eu tenho uma gaiola com as seguintes medidas: 77cm altura, 65cm comprimento e 33cm de profundidade. Esta gaiola é blindada e tem os ferros até baixo, antes tive uma em que os ferros não ia até baixo e ele começou a roer o plástico.
Tem 3 andares sendo o primeiro com pedras (usadas no caixote dos gatos) para as necessidades.
Tem uma casa de plástico onde dorme com um "cobertor", também usado nos hamsters, tem uma roda de metal para brincar e um tronco oco com buracos em que ele entra e sai, roí, etc. Estou a pensar neste momento em comprar-lhe umas cordas.
Atenção que ele é um roedor, logo roí tudo!
Em relação à possibilidade de domesticar, ele não passa de um animal
selvagem, eu costumo soltá-lo de vez em quando no verão, mas tenho que o vigiar. Posso dizer que ele conhece-me bem, (estranha os estranhos) mas que respeito por mim ele não tem!
Conhece muito bem o nome dele e dificilmente acata as minhas ordens.
Tal como o J. Castro disse o esquilo não é um animal que venha à nossa
mão, deixa fazer festas e até brinca connosco, o meu por exemplo quando lhe faço festas na barriga agarra-se ao meu dedo para morder, mas sempre sem aleijar. Em relação a agarrá-lo é coisa que ele não gosta, não se importa de estar em cima de ti, mas não gosta de se sentir preso.
Em relação a vira-se a ti, o meu faz isso todos os anos de setembro a
março, porque é a altura que está com o cio, é prórpio dele, não sei se
as fêmeas também reagem assim, por isso é que só o solto no verão, é
que uma dentada dele, doí bastante.
Espero ter ajudado.