Esquilos, informações s.f.f. ?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
HumanKind
Membro Júnior
Registado: domingo jan 12, 2003 8:11 pm

quarta jan 15, 2003 3:09 pm

[b]Boas[/b] :D

Eu queria ter um exotico e estou indeciso entre o coelho e o esquilo, preferindo o esquilo, so que tenho pouca informação sobre este animal. Assim, para não fazer asneira, gostava de ter mais informações sobre esquilos, so que nao ha no site e pensei que alguem aki me podese dizer alguma coisa sobre os esquilos.

Gostaria de saber sobre alguns topicos:
- Alimentação
- Reprodução
- "casa"
- se é possivel domesticar
- ...

Quanta mais info me poderem dar melhor.
Obrigado :D
André S. Rodrigues
MariaFaustino
Membro
Registado: terça jan 07, 2003 5:59 pm

quarta jan 15, 2003 4:00 pm

Olá,

E se for uma mistura entre ambos?
Eu explico. E porque não uma chinchila? É um roedor magnífico, que não dá trabalho nenhum e ainda para mais não desprende odores.
Eu tenho uma e daqui a uma semana vou ter mais uma. É um animal simplesmente espectacular que tem reunidos em si os dois animais pelos quais está indeciso (na verdade é um três em um: coelho, esquilo e rato).
Escolha bem, porque é um animal (independentemente da escolha) que vai ser um novel "elemento" da sua família.
Cleo
Membro
Registado: segunda dez 16, 2002 7:16 pm
Localização: 1 gata, 10 chinchilas, 1 papagaio, 1 tartaruga,peixes, 1 chihuahua
Contacto:

sexta jan 17, 2003 1:50 am

Se pretende ter um animal que venha facilmente à sua mão o esquilo não é a melhor opção. Embora possa ser domesticado nunca o é totalmente e se tiver um casal é muito mais difícil. A melhor página de esquilos siberianos que conheço é http://esquilos.no.sapo.pt .Não tenho coelhos mas ao que sei são bastante amistosos. Quanto às chinchilas, são fantásticas, um animal perfeito, são activas e brincalhonas durante a noite e dormem todo o dia, não dão muito trabalho mas requerem alguns cuidados. Se procurar na net facilmente descobre se terá condições para ter uma chinchila.
Boa sorte! :D
W4R_M4ST3R
Membro
Registado: quinta jun 13, 2002 1:48 am

quinta jan 23, 2003 11:36 am

O esquilo é 1 animal muito bonito (coreano ou listado). Eu tive 1 casal durante muitos meses e toquei lhes 1 ou 2 vezes.. São muito selvagens e difíceis de domesticar. Se quer 1 para lhe vir á mão e tirar da gaiola terá de ter muita paciência e muito tempo de dedicação, ou então compra-lo bébé, o q tornas as coisas mais fáceis.
Eu pessoalmente tive 1 casal mas desisti pois 1 dos animais fugiu me para a rua e o outro virava se a mim. São capazes de ser os roedores mais rapidos q há.
Portanto o meu conselho é: se quer 1 roedor bonito, fácil de alimentar mas que dificilmente venha a ser minimamente domesticado, vá pelo esquilo. Se pretende 1 roedor para o poder tirar da gaiola, fazer festas, etc, escolha outro como a já falada Chinchila ou o coelho (acho a Chinchila mais interessante) ou entao o Cão da Pradaria (se quiser ter nesse roedor 1 amigo inseparável).

Now that's ur choice

Good Luck :p
Tinoco
Membro Júnior
Registado: segunda mai 06, 2002 11:07 am

domingo fev 02, 2003 6:33 pm

Eu tenho um esquilo há já cinco anos.
Quando mo deram não sabia nada de esquilos e o que sei hoje, aprendi
com a convivência com ele e um pouco pela net, mas muito pouco.
Em relação à alimentação, há mistura mesmo para esquilo à venda.
Além de lhe dar a mistura para esquilo, dou-lhe também uns biscoitos de
yogurte (que por acaso são para coelhos anões, mas que ele adora) da
mesma marca da comida, dou-lhe frutos secos (amendoins - que também
traz na mistura dele - amêndoas, avelãs, nozes, passas - que também
traz na mistura dele e pinhões - que também traz na mistura dele),
dou-lhe ainda alguns legumes e fruta de vez em quando. Tem água sempre disponível e uma pedra de cálcio (da mesma marca da mistura, já experimentei outra marca e não gosta) porque os esquilos têm tendência a morrer com falta de cálcio nos ossos.
Em relação à reprodução não te posso ajudar, mas sei que não é facil em
cativeiro.
Em relação à "casa", eu tenho uma gaiola com as seguintes medidas: 77cm altura, 65cm comprimento e 33cm de profundidade. Esta gaiola é blindada e tem os ferros até baixo, antes tive uma em que os ferros não ia até baixo e ele começou a roer o plástico.
Tem 3 andares sendo o primeiro com pedras (usadas no caixote dos gatos) para as necessidades.
Tem uma casa de plástico onde dorme com um "cobertor", também usado nos hamsters, tem uma roda de metal para brincar e um tronco oco com buracos em que ele entra e sai, roí, etc. Estou a pensar neste momento em comprar-lhe umas cordas.
Atenção que ele é um roedor, logo roí tudo!
Em relação à possibilidade de domesticar, ele não passa de um animal
selvagem, eu costumo soltá-lo de vez em quando no verão, mas tenho que o vigiar. Posso dizer que ele conhece-me bem, (estranha os estranhos) mas que respeito por mim ele não tem!
Conhece muito bem o nome dele e dificilmente acata as minhas ordens.
Tal como o J. Castro disse o esquilo não é um animal que venha à nossa
mão, deixa fazer festas e até brinca connosco, o meu por exemplo quando lhe faço festas na barriga agarra-se ao meu dedo para morder, mas sempre sem aleijar. Em relação a agarrá-lo é coisa que ele não gosta, não se importa de estar em cima de ti, mas não gosta de se sentir preso.
Em relação a vira-se a ti, o meu faz isso todos os anos de setembro a
março, porque é a altura que está com o cio, é prórpio dele, não sei se
as fêmeas também reagem assim, por isso é que só o solto no verão, é
que uma dentada dele, doí bastante.
Espero ter ajudado.
:D
BdM
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos, Chinchilas, Furões, Petauros do Açucar, Degus, Hamsters ( vários tipos), Psitacídeos e peixes
Contacto:

domingo fev 02, 2003 9:33 pm

Pois parece que está tudo dito...

Aqui ficam 2 ou 3 pontos que te poderão ajudar a decidir:

- Os coelhos são mais baratos mas cheiram um bocado pior que os esquilos. Podem andar soltos em casa o que é mais dificil com os esquilos pois podias nunca mais o ver. Os esquilos que ficam mansos tem que ser comprados muito novos. Os próximos que vão aparecer nas lojas devem ser as crias deste ano e aí encontram-se esquilos que, com tempo e dedicação podem ser "amansados". Os coelhos quando vão ficando mais velhos vão ficando resingões e muitas vezes atacam os seus donos...

Eu também escolhia a Chinchila. Sou um bocado suspeito mas até mesmo um Degu pode ser uma opção melhor do que um esquilo. Pelo menos o Degu é mais interactivo. Muito esperto e divertido de observar sem fugir, morder, etc...

O Cão da Pradaria é um animal espectacular e mesmo um "amigalhaço"... O meu é uma personagem muito cómica.

Pelo preço barato eu escolhia um Degu se tiveres uns Eurositos para gastar compra uma Chinchila ou um cão da Pradaria.

Mas espera pela Primavera e compra um animal novo para que se habitue a ti e tu a ele...

Boa sorte!!!

E depois diz-nos o que escolheste!
HumanKind
Membro Júnior
Registado: domingo jan 12, 2003 8:11 pm

sábado fev 08, 2003 1:20 am

Boas :D
Queria agradecer a todos pelas vossas contribuiçoes, mas depois do k me foi dito por voces e do k eu vi na net, axo k vou optar por chinchila em vez do esquilo. Parece-me ser uma melhor opção.

Obrigado :D
André S. Rodrigues
mmcoelho
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 10:21 pm

domingo fev 09, 2003 1:27 am

É verdade que os coelhos são mais baratos mas só cheiram mal se os donos forem negligentes e/ou preguiçosos para limpar a gaiola e/ou tabuleiro. É que dá um bocado de trabalho...

O Zacarias dormia comigo antes de ficar incontinente...dentro dos lençóis, na minha cama.

E não ficam maus nem mordem os donos quando ficam velhos...O Zacarias tem 7 anos e quase que anda de bengala LOL A fase do ataque é na puberdade, correm atrás dos tornozelos que é uma maravilha...na velhice é mais "come e dorme" ou "apaga a luz e deixa-me em paz".

Sobre os outros não me posso pronunciar, mas parece-me que os cães da pradaria e as chinchilas andam a precisar de uma ajuda...

Ah, antes que me esqueça, em vez de comprares, vê se há o que queres para adoptar... e dás uma pequena contribuição à associação. Assim, a associação fica com espaço para mais um animal e um dinheirito para a comida.

Se comprares...leva-o ao veterinário logo que possas, para ver se está tudo bem. Às vezes vêm doentes :-( Fiquei sem o Chiquinho (porquinho da índia) assim :-( em menos de três dias. Nunca mais pensei em ter outro, fiquei com trauma!

jocas

maria

PS- se tiveres dúvidas sobre coelhos consulta www.rabbit.org em inglês
Cleo
Membro
Registado: segunda dez 16, 2002 7:16 pm
Localização: 1 gata, 10 chinchilas, 1 papagaio, 1 tartaruga,peixes, 1 chihuahua
Contacto:

domingo fev 09, 2003 12:54 pm

Olá André:

Acho que fizeste uma excelente escolha, a chinchila é um animal surpreendente. Se puderes compra duas, nem que sejam duas fêmeas. Elas gostam da companhia, mesmo quando não são adquiridas ao mesmo tempo e se tornam agressivas com a outra, tornam-se amigas inseparáveis quando se habituam à presença da companheira! Se tiveres algum problema e precisares de ajuda é só dizer!
Boa sorte! :D
Responder

Voltar para “Exóticos”