Olá, tenho duas chins muito grávidas, quase triangulares e com mais 250gr cada uma desde abril.
Estão visivelmente muito grávidas e já por duas vezes achei que ia ser avó!
mas, como não presenciei o casalamento, não tenho a certeza das datas dos partos, tenho uma ideia pelo início do aumento do peso que foi em princípios de abril.
Contudo, hoje quando tratava delas depois de dois dias fora, reparei que os bebés se mexem imenso dentro das barrigas delas e até me lembrei com ternura das minhas gravidezes em que os meus bebés saltavam dentro de mim.
Alguém me pode dizer se este pormenor se dá já só a partir do fim da gestação, ou se a meio tb já se vê os bebés a mexerem?
Eu notei que estavam grávidas por apalpação em finais de Maio, mas sei que os primeiro tempos podem passar despercebidos, e queria ter uma noção se já estão na fase final da gravidez...
se me puderem ajudar....
obrigada
Chins muito grávidas
-
- Membro
- Registado: sábado jun 10, 2006 2:23 pm
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
- Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes
Pelas contas deve nascer ou principios de Setembro ou finais de Agosto.O periodo de gestação de uma chinchila é de 111 dias e as crias, em número de 1 a 3 por ninhada, nascem já cobertas de pêlo e com os olhos abertos. Podem haver ninhadas de 4 ou mais crias, mas raramente sobrevivem mais de 3.
Uma chinchila adulta pode ter 2 a 3 ninhadas por ano. Se tiver bastantes crias aumente-lhe o tempo de descanso sem o macho entre ninhadas. Se as ninhadas forem de 1 ou 2 crias, não necessita de retirar o macho, basta que lhe dê um bom suplemento de cálcio e vitaminas.
As crias devem ser separadas dos pais às 8 semanas.
Espero ter ajudado.

-
- Membro
- Registado: segunda fev 06, 2006 3:11 pm
- Localização: 2 Furões, 1 Iguana, 9 Chinchilas, 4 Tartarugas, 2 Cadelas, 1 Cão, 1 Gato
- Contacto:
Pelo que falou ao ter já notado a gravidez em finais de maio e o aumento do peso muito significativo leva-me a pensar que durante este mês ou principios de Agosto talvez já seja avó.
Com três meses custumam aumentar geralmente 200g.
No ultimo mês de gravidez já se podem sentir os bebés.
De todas as vezes que nasceram bebés em minha casa nunca se cumpriram os 111 dias, normalmente 10 dias antes nasceram.
Mas foi a minha experiência e já tive 9 nascimentos em minha casa.
Boa Sorte,
Cumprimentos,
Tânia
Com três meses custumam aumentar geralmente 200g.
No ultimo mês de gravidez já se podem sentir os bebés.
De todas as vezes que nasceram bebés em minha casa nunca se cumpriram os 111 dias, normalmente 10 dias antes nasceram.
Mas foi a minha experiência e já tive 9 nascimentos em minha casa.
Boa Sorte,
Cumprimentos,
Tânia
-
- Membro
Obrigada pelas experiências trocadas,
de facto também penso que deve estar para breve pois elas estão juntas com os machos desde janeiro e em março fizeram oito meses, que é o timing NORMAl para acasalarem. Em maio senti as barriguinhas bem redondas e neste mês de Julho os bebes dançam freneticamente dentro das barriguinhas delas. Elas já aumentaram, uma 200 e outra 250gr e estão muito tempo deitadas.
Vou esperar...
de facto também penso que deve estar para breve pois elas estão juntas com os machos desde janeiro e em março fizeram oito meses, que é o timing NORMAl para acasalarem. Em maio senti as barriguinhas bem redondas e neste mês de Julho os bebes dançam freneticamente dentro das barriguinhas delas. Elas já aumentaram, uma 200 e outra 250gr e estão muito tempo deitadas.
Vou esperar...
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm
A minha chinchila também estava grávida e pela segunda vez aconteceu algo esquisito. Tanto da primeira vez como desta (ontem) teve duas crias e só uma sobrevive, não sei se nasceram mortas ou se morreram já depois. Da 1ª vez era mesmo só pele e osso a que estava morta e desta vez foi a maior mas tinha um enorme buraco na barriga.
A que sobrevive tem sempre uma jenica enorme. A sua, com o calor que tem estado, acho que mesmo que falte algum tempo deve de ter mais cedo.

-
- Membro
As minhas futuras mamãs começaram a perder peso, penso que será um sinal de que o parto está iminente, pois até aqui tinham ganho peso de dois em dois dias.
Estou muito ansiosa... só espero que não nasçam na noite de terça p quarta pois vou estar no hospital com o meu filho!!!
Estou muito ansiosa... só espero que não nasçam na noite de terça p quarta pois vou estar no hospital com o meu filho!!!