Porquinha grávida com 10 meses

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
lovingcats7
Membro
Registado: segunda ago 22, 2005 3:59 pm
Localização: Cadela, 2 Gatos, Aves, Peixes, 8 Porquinhos da Índia, 13 Hamsters e 1 Coelho Anão

sexta jun 16, 2006 4:04 pm

Olá a todos...

Queria muito saber as vossas opiniões sobre o seguinte assunto

Cruzei á tempos atrás a minha porquinha com um dos mueu porquinhos pois quando fiz as contas o parto ainda estaria para antes dos 9 meses... Mas hoje quando fui conferir reparei que me enganei e que afinal o parto se dará quando já tiver 10 meses... Estou muito preocupado com ela, pois não quero que nada d mal lhe aconteça... E sei que a culpa será minha pois enganei-me nas contas |

Ela já teve um parto quando tinha apenas 3 meses (quando a comprei já vinha grávida)... Será que este facto impedira que os ossos que estão ligados com o parto estarão mais abertos e assim diminuirá as complicações possíveis do parto?

Alguma sugestão? Dieta especial... sei lá qualquer coisa? (

Estou um bocado preocupado (

Obrigado
Última edição por lovingcats7 em sexta jun 16, 2006 8:42 pm, editado 1 vez no total.
Patinhas22
Membro
Registado: sábado jun 10, 2006 2:23 pm

sexta jun 16, 2006 5:32 pm

Olá, penso que se já teve uma ninhada não haverá problemas, o grande problema surge quando a primeira ninhada vem depois dos 9 meses de idade pois os ossos começam a fechar.
De qq modo seria prudente contactar ou um criador ou um veterinário.
Há muitos sites de criadores que se propõem a ajudar em caso de dúvidas.

no site do CAPI têm os contactos e os links aos melhores criadores nacionais.
Acho que é de contactar.

Espero q corra tudo bem
lovingcats7
Membro
Localização: Cadela, 2 Gatos, Aves, Peixes, 8 Porquinhos da Índia, 13 Hamsters e 1 Coelho Anão

sexta jun 16, 2006 8:52 pm

Eu também acho que devido a ela já ter tido um parto não haverá tanto problema, mas não é por isso que fico menos preocupado :?

Obrigado ;)
lovingcats7
Membro

segunda jul 03, 2006 2:58 pm

Novidades :D

A minha porquinha teve bébés hoje á noite :D
Teve três lindos bebés:) Estão todos bem e activos.
São tão bunitos :lol:

Surgiu foi um problema: não sei porque a mãe começou a arrancar pelo dela própria :? E agora tem um pouco das costas sem pêlo nenhum e agora tem akilo tudo vermelho... Eu mesmo vi ela a arrancá-lo :?

Obviamente irei com ela ao veterinário hoje mas até lá se alguém souber do que se trata....

Obrigado ;)
Trucas
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2005 3:58 pm
Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

segunda jul 03, 2006 3:19 pm

Não sei se nos porquinhos isso acontece pelo mesmo motivo (eu nunca tive porquinhos :oops: ) mas nos hamsters a fêmea por vezes faz isso quando ela considera que o material que tem disponível para o ninho não é suficiente... ;)

E parabéns pelos filhotes... E umas fotozinhas não se arranjam??? :D
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Zeca &ldquo;Trucas&rdquo;</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem C&atilde;es!Eu tive a sorte de nascer C&atilde;o..."-Snoopy :lol:</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonif&aacute;cio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

segunda jul 03, 2006 3:28 pm

Trucas, com os porquinhos isso não acontece.
O que poderia ser era os piquenos comerem o pêlo da mãe, mas se tu dizes que viste ela própria a fazer isso...é estranho...

Parabéns pelos pequeninos.:)
lovingcats7
Membro

segunda jul 03, 2006 8:58 pm

Boa noite....

Já fui ao vet com ela.... E a médica foi no minimo exemplar :)
Explicou tudinho... Vo tentar descrever o que se passou segundo a veterinária, apesar d a minha explicação ser bem menos técnica..

Ela teve uma coisa xamada toxemia do parto (ou qualquer coisa do género) e é uma situação mesmo própria do parto em que o corpo produz substâncias que provocam comixões, irritações...
E isso levou a minha porquinha a fazer aquele estrago :|

A médica disse que não queria dar-lhe nenhum antibiótico nem nada do género pois o que fosse dado á mãe iria ser passado aos bébés... Por isso axou melhor dar-me uma pomada´natural á base de calendula para lhe por de manha e á noite..

Pode ser que resulte ;)

Os bébés são tão engraçados :D Há lá um mesmo castiço :lol:
Kuanto ás fotos venho cá por assim que tirar.... Fica prometido ;)
porkinha
Registado: terça jul 04, 2006 1:30 pm

terça jul 04, 2006 3:44 pm

Boa tarde,

A toxémia em porquinhos resulta normalmente na morte do animal porque há um disfuncionamento do metabolismo que intoxica o animal internamente, por isso não deverá ser esse o problema no caso da sua porquinha.

Normalmente nestes casos existe um aborto, ou os bébés nascem mortos e fracos, dado que é um processo que não acontece só no momento do nascimento.

Em alguns porquinhos de pêlo comprido é natural que exista queda de pêlos na região dos ombros e pescoço, devido às mudanças hormonais durante a gravidez e na altura de dar à luz, mas a mãe arrancar os pêlos por si só não é um acontecimento normal.

O creme de calêndula serve apenas para colocar na pele e evitar que esta se irrite, mas não é nenhum tratamento contra uma toxémia.

Deve verificar o peso dos bébés diariamente e ver se estes não estão a perder peso e confirmar que a mãe está a comer bem, já que uma porquinha com toxémia deixa de comer.
lovingcats7
Membro

terça jul 04, 2006 5:05 pm

Pois, a médica falou na toxémia em geral que penso que foi isso que explicou, ou seja o corpo intoxica-se a ele mesmo...

Agora, pelo que percebi, trata-se de um caso mais especifico: toxémia do parto. Ela dsse que as ovelhas também costumam ter este problema...
Agora se é este ou não o caso não sei. Resta-m confiar na médica...

A médica também esplicou que a pomada era apenas para evitar mais irritamento e para ver se a pele cicatrizava, ela explicou que não podia dar químicos á mãe por causa dos bébés.

Ela até agora tem comido bem, ainda á bocado comeu pimento verde, couve e ração com vit C.

Mas vou vigiala constantemente ;)
lovingcats7
Membro

terça jul 04, 2006 5:37 pm

Já tenho fotos :D

Ainda não tenho fotos individuais, e as k tenho não são grande coisa, mas ainda não quis xateá-los muito..

Aki vão:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

:D
Trucas
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2005 3:58 pm
Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

quarta jul 05, 2006 8:15 am

Pedro:

Parabéns pelos bebés!!! :D São tão lindos... (Se a minha filha vê isto estou tramadex... :lol: :lol: :lol: )

Muito boa sorte para os criar e as melhoras da mamã!!! ;)
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Zeca &ldquo;Trucas&rdquo;</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem C&atilde;es!Eu tive a sorte de nascer C&atilde;o..."-Snoopy :lol:</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonif&aacute;cio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
lovingcats7
Membro

quarta jul 05, 2006 5:44 pm

Obrigado :D

São tão engraçados.... E sempre a correr de um lado para o outro :D

A mãe continua saudável como sempre.... Come os vegetais todos, a ração (que agora dou-lhe uma que me custa os olhos da cara, mas como tem estado grávida e a amamentar axo mais indicada), come o feno.... Enfim, está tudo bem :D

Tenho posto a pomada mas por agora ainda não houve melhoras....
Vamos esperar para ver ;)
Patinhas22
Membro

sexta jul 14, 2006 7:11 pm

São lindos!

Parabéns.

Quanto à ração ser cara, se comprar directamente à fábrica sai muito mais barato.

É só pesquisar um bocadinho nas páginas amarelas, até entregam em casa...

boa sorte
lovingcats7
Membro

domingo jul 16, 2006 12:54 pm

Será que isso se pode fazer?

È que só para ter uma ideia eu costumo comprar um kilo de ração versele-laga com vitamina C a 1 euro e 20 + ou -.
Agora esta, compro um kilo a 5 euros e qualquer coisa....
Apesar de comprar este só para quando as porquinhas estão grávidas ou a amamentar pois axo que esta é melhor....

Cumps ;)
Patinhas22
Membro

segunda jul 17, 2006 11:30 pm

Pode e deve. É só telefonar p a fábrica.

Eu já vi a crispy a 4.50 o kilo!

E assim não há quem possa suportar animais...

boa sorte...
Responder

Voltar para “Exóticos”