O meu Gaspar também teve pasteurela mas não morreu dela

Depois de diagnosticado teve uns bons e felizes 4 anos comigo (adoptei-o numa associação, nunca se soube a idade).
Antes esta doença era praticamente mortal, agora já não é bem assim. Vai haver meses em que a tua coelha vai estar bem, outros em que não. Só vais ter de ter mais atenção com ela, porque ela fica fisicamente mais sensível.
Em relação a dar o medicamento, eu faço assim:
Coloca o medicamento na seringa, pronto a usar.
Agarra numa toalha de mãos (ou maior) e põe a tua coelha "a jeito".
Senta-te no chão com as costas contra uma parede.
Depois, agarras na toalha e "embrulhas" a tua coelha nela, de forma a prenderes as suas patas. Encosta-a ao teu peito e flecte as tuas pernas, ficando parte do corpo dela no teu peito mas o resto entre as tuas pernas para conseguires controlar melhor as patas e os movimentos. Aperta o corpo dela entre as tuas pernas (sem a magoar, claro!)
Se fores dextra, agarras na cabeça dela com a mão esquerda e colocas a seringa na mão direita. Coloca a seringa entre os dentes dela e o canto da boca. Ela vai abrir a boca, porque não acha piada à seringa.
Aproveita quando ela abre a boca, enfias a seringa um pouco mais para dentro e começa a carregar.
Não hesites muito porque senão ela muda de posição. Tens de ir carregando porque assim ela concentra-se no líquido que está a entrar na boca em vez da seringa que está a chatear.
Tens de lhe dar tempo para engolir (não carregues tudo de uma vez, excepto se for pouco e couber na boca dela). Então, voltas a colocar a seringa na boca e assim sucessivamente.
Vai falando com ela num tom doce, acalmado-a, faz-lhe festinhas...
No final, dá-lhe uma guloseima
Se estiveres na zona de Lisboa, posso mostrar mesmo como se faz. Se tiveres webcam, também.
Já agora, qual é o antibiótico?
Qualquer coisa manda-me um email:
[email protected]
Outros conselhos:
Respeita MESMO os horários do antibiótico. Isso faz diferença. Tem atenção à higiene da gaiola. Tem de estar limpa e arejada (pasteurela desenvolve-se melhor em meios húmidos).
A tua coelha está numa fase mais sensível. Repara se come, se as bolinhas que ela faz são normais (tamanho habitual), se come aquelas parecidas com os "rins" que são mais moles...repara se tem altos no corpo (tipo abcessos)...
Outra coisa, em relação aos olhos, não toques com a "pepita" ou a ponta do tubo do medicamento no olho...se fizeres desinfecta.
Se tiveres outro coelho em casa tens de o isolar, senão ele também vai apanhar.
Desculpa isto ser um pouco desorganizado...qualquer coisa DIZ! MESMO, tá?
Ao princípio vais achar que não está a correr bem, que tu é que és trapalhona, depois ganhas o hábito (assim como ela) e já fazes isso bem e rapidamente.
Que ela fique boa!!!
maria