dúvidas urgentes!!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
inest
Membro Júnior
Registado: domingo mar 06, 2005 2:54 pm
Localização: iguana: lizard, tartarugas: stimpy, baby, vários peixes de água quente, gatos: princesa, handy

segunda ago 21, 2006 11:26 pm

Olá a todos!

Estou a pensar comprar umas chinchilas, mas preciso de esclarecer umas dúvidas, será que me podem ajudar?

1- Qual o preço normal de uma chinchila branca, e de uma creme?

2- Há algum problema em ter o macho junto com a fêmea durante a gravidez?

3- Posso juntar mais do que uma fêmea com um macho?

Tenho alguma urgência nas respostas, o meu namorado quer-me trazer um casal para a semana e acho que lhe estão a pedir dinheiro a mais.

Muito Obrigado
Chinchilita
Membro
Registado: sexta set 17, 2004 1:32 pm

terça ago 22, 2006 12:40 am

O preço das chinchilas varia mas aqui pela zona da Moita, as brancas são cerca de 100€ cada. As cremes n sei :x

Pode-se juntar varias femeas com um macho mas varios machos com uma femea nunca. Dá guerra :)

E sim podes deixar o macho com a femea durante a gravidez e quando nascerem os filhotes. Normalmente são excelentes pais :)

Espero ter ajudado
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

terça ago 22, 2006 8:05 am

Concordo com a chinchilita em tudo o que ela disse, mas discordo no pormenor de deixar os machos com as fêmeas quando nascerem os filhotes (durante a gravidez não há problema nenhum)! E discordo não é por os machos maltratarem os filhos, que isso muito raramente acontece(aliás as chins são, regra geral, óptimos pais), mas sim, porque assim que a fêmea tiver os filhotes, engravidará quase que imediatamente e não é nada saudável para a fêmea estar grávida e a amamentar crias, é muito exaustivo para ela! O aconselhável é manter (se possível) macho na mesma gaiola que a fêmea e que as crias, mas separados por uma rede por exemplo, para que o macho possa ver e cheirar os filhos! Penso que passado 15 dias (um valor assim do género) poderá voltar a juntar o macho "à mulher e aos filhos".

Realmente uma chinchila branco rosa, como é uma mutação mais ou menos rara, é um bocado cara (não sei ao certo o preço)! Eu por exemplo nas minhas zonas, nunca encontrei à venda! Mas as cremes penso que tá entre os 25 e os 50 €!

Também gostava muito de ter um casal de chins (exactamente com as mesmas cores que você deseja) mas saem muito caras, não só os próprios animais em si, como as gaiolas/utensílios, alimentação e ainda futuras idas ao veterinário! Eu nunca tive chinchilas e se já percebo qualquer coisita sobre elas e porque comprei um livro (que já li todo) sobre elas e porque falo regularmente com uma pessoa que percebe MUITO de chins (membro patinhas22, que é uma expert em chins!)

Bem desculpe lá o "testamento"!!! Boa Sorte!!!! ;)
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

terça ago 22, 2006 12:51 pm

Também há que ter em atenção que não se podem cruzar algumas cores de chinchila, devido ao gene letal.

Retirei isto de um outro forum, que retirou do site da aprome.
Imagem
A parte a cinza são as especies que não se pode cruzar, devido ao gene letal.
Legenda das cores:

Cinza Standard - cc
Veludo Preto - Vc
Veludo Castanho - VB
Beje Heterozigótico - Bc
Beje Homozigotico - BB
Branco Wilson, Mosaico ou Prateado - Wc
Branco Rosa ou Mosaico Dourado - WB

Existe ainda a opção WV - Mosaico Veludo que está reconhecida como um Mosaico.
inest
Membro Júnior
Localização: iguana: lizard, tartarugas: stimpy, baby, vários peixes de água quente, gatos: princesa, handy

terça ago 22, 2006 9:24 pm

Realmente já tinha lido que as chins podem engravidar logo após o parto, mas penso que o perigo é apenas nas primeiras horas, mas posso estar enganada. javascript:emoticon(':|')
Neutral

Pelas fotos que vi num site (http://www.geocities.com/Petsburgh/Farm ... hins2.html) a branca é uma branca mosaico pq tem um pouco de preto nas orelhas (pediram-me 100€), a creme deve ser uma beje recessiva, parece ser muito escura para ser uma creme normal (pediram 80€), são ambas fêmeas. O macho é um cinza normal, que vende a 40€. javascript:emoticon(':o')
Shock

Se comprar a branca e o macho faz 130€. Para mim isto é tudo muito caro, pelo menos na minha opinião. O macho consigo comprar a 30€ nas caldas da Rainha, onde vivo, mas as outras cores, já não sei.

Quero muito ter um casalinho de chinchilas, mas acho que não sou capaz de dar tanto dinheiro por elas. javascript:emoticon(':(')
Sad
Nadeshda
Membro
Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)

quarta ago 23, 2006 12:01 am

Estou completamente de acordo com tudo o que os outros membros disseram nos posts anteriores, mas é necessário ter em consideração que, quando tiveres um casal junto há já algum tempo, não deves nunca introduzir outro macho ou outra fêmea. Se quiseres ter um trio, apresenta-as, se possível, ainda em pequenas. Apresentá-las depois poderá criar grandes problemas de rivalidade.

Em relação ao tempo que macho e fêmea têm de permanecer separados depois do nascimento das crias, penso serem 10 dias, mas não estou inteiramente certa.

Em relação à chinchila branca, depende. Pode não ser uma mosaico, mas sim uma branca wilson, que é toda branca, excepto as orelhinhas (cinzas ou pretas) e os olhitos, também pretos. Regra geral, as mutações são caras e as brancas parece-me ser complicado arranjá-las a menos de 100€, independentemente se é rosa, wilson ou mosaico. Terás também de ter em conta o preço da gaiola, que regra geral, aquelas que têm um tamanho decente são muito dispendiosas. Talvez o melhor fosse primeiro juntar dinheiro para uma gaiola (ou até talvez construir uma, que é o que eu e o meu namorado estamos a fazer -- e se quiseres indicações de materiais seguros e ideias, posso ajudar-te ;) ), e depois juntar dinheiro para adquirir as chinchilas. Elas não são animais muito dispendiosos de manter, mas o investimento inicial é brutal ?
Chinchilita
Membro
Registado: sexta set 17, 2004 1:32 pm

quarta ago 23, 2006 1:15 am

Eu costumo deixar as minhas juntas mm após o nascimento e ela nunca engravidou logo na altura, normalmente so volto a ter ninhadas quase 1 ano depois mas faz como os outros membros disseram, vale mais prevenir que remediar, a minha chin fica agressiva para o macho quando ele tenta saltar-lhe para cima após o parto mas podes vir a adquirir uma fêmea mais mansinha e que se deixe engravidar rapidamente

Cumps
inest
Membro Júnior

quarta ago 23, 2006 12:43 pm

A gaiola não é problema, eu e o meu namorado já fizemos uma com 3 andares. E se chegar a comprar 2 fêmeas e um macho posso fazer ainda mais um andar.

Espaço não é problema, mas inda não estou convencida a dar 100€ por uma chin, por muito que goste delas.

Mas o meu namorado adorou a branca, por isso vamos lá ver...

beijos
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quarta ago 23, 2006 1:19 pm

Geralmente são a esse preço.
Eu uma vez gostei muito de uma Veludo Preto, quando vi o preço também me engasguei, era 175euros.
Algumas mutação são mais caras por não serem muito faceis de encontrar.
Tenta saber preços de outros criadores, pode ser que sejam mais baratos.
Dá uma vista de olhos aqui:
http://www.aprome.com.pt/criadores.htm
Responder

Voltar para “Exóticos”