Chinchila prenha (ajuda)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Rafa19
Membro Júnior
Registado: quarta ago 30, 2006 10:49 pm

segunda set 18, 2006 9:19 am

Oi!
Tenho uma chinchila que parece estar prenha, alguem sabe como posso ter a certeza de que ela esta mesmo prenha ?
Rodrigues_18
Membro
Registado: quarta ago 30, 2006 5:20 pm

terça set 19, 2006 9:13 am

Oi!

Com um pouco de pesquisa, era certo que encontravas muito sobre a gestação das chinchilas. 8)

Não te quero ofender, mas é assim que na maioria das vezes se cometem erros que podem prejudicar a vida destes animais, como por exemplo apalpar o abdomen com muita força para ver se existem crias pode mata-las e ainda prejudicar a saúde da fémia.

Para te ajudar tenho este texto retirado de um site sobre chinchilas.
"(...) será difícil notá-la no início. No decorrer dos meses a fêmea vai ganhar pêso, mas mesmo isso poderá ser difícil de notar. Se a fêmea for pequena e houver somente um filhote, provavelmente você não irá perceber. Em fêmeas maiores ou em casos de gestações múltiplas, a gravidez é mais facilmente percebida.

No último mês de gestação pode-se notar que o abdomen da fêmea fica mais rígido e pode-se inclusive sentir os filhotes, apalpando-se a barriga gentilmente (mas evite apalpar). Nos últimos dias que precedem o parto pode-se ver os mamilos mais salientes, para isso é só assoprar os pêlos nas regiões laterais. Também nos últimos dias da gestação a fêmea vai ficar mais quieta, mais sonolenta, procurando dormir mais que o normal, buscando posições mais confortáveis, geralmente de lado. Na verdade, as fêmeas gestantes tendem a dormir de lado cada vez mais conforme a gravidez evolui, mas às vezes você só irá perceber isso nos últimos dias. Vai querer interagir menos com você e com outras chinchilas também. Por volta de um a dois dias antes do parto, a chinchila pode não querer comer muito e também apresentar leve amolecimento das fezes. Não se preocupe, isso é comum e voltará ao normal, mas caso não volte após o parto, dê a ela um pedaço pequeno de maçã por dia até se normalizar.

Se você notar que sua chinchila está grávida, você deverá tomar alguns cuidados para permitir que ela tenha uma gestação saudável. Aumente um pouco sua alimentação, forneça bastante alfafa e um suplemento de cálcio e vitaminas."

Aconselho-te a fazer uma visita a este site (http://www.chinchila.org/reproducao.php).

Cumprimentos. ;)
Responder

Voltar para “Exóticos”