Olá
Adquiri há alguns dias um esquilo de richardson , e vou tentar arranjar-lhe uma companhia. Será que me podem dar umas dicas? Já sei que gostam de frutos secos, alface, cenoura, fruta. Mas como é que eles gostam de brincar?
Obrigada.
esquilos de richardson
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
- Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes
Vou sitar o que encontrei no site da aprome.
Podes soltá-lo em casa, longe de fio electricos, sobre a tua supervisão e podes inteargir com o esquilo.
Encontrei mais isto:
http://www.mundodosanimais.com/portal/m ... rdson.html
http://www.aprome.com.pt/nesquilos.htmTerrestres
Os esquilos terrestres são diurnos e fazem labirintos de túneis de baixo do solo onde constróem os seus ninhos, estando para isso fisicamente adaptados. São animais com patas desenvolvidas para escavar, orelhas pequenas que permitem maior liberdade de movimento nos túneis, e como não necessitam de se equilibrar, a cauda é mais curta. A grande maioria das espécies de esquilos terrestres vivem em colónias e cada membro do grupo tem um papel a desempenhar, o que faz desta família a mais inteligente de todos os esquilos.
Como espécies terrestres pode-se encontrar o cão da pradaria (Cynomys Ludovicianus), esquilo terrestre de richardson (Spermophilus Richardsonii), esquilo coreano (Eutamias Sibiricus), marmota (Marmota Marmota), etc...
Alimentaçao:
Para os esquilos terrestres, devido á sua constituição física, e á facilidade com que armazenam gordura, a ração não pode ser a mesma que para os restantes esquilos. A ração mais indicada para os esquilos terrestres que se encontra no mercado português, é a comida própria para Chinchila, devendo-se dar apenas um prato de ração por dia. Os esquilos terrestres necessitam também de ter sempre á disposição feno (nunca Alfafa), servindo-lhes como ninho e também como refeição. Os suplementos para os esquilos terrestres, tendo em conta que são animais que apenas têm acesso a alimentos que se encontrem no solo, é aconselhado a dar-lhes vegetais (brócolos e cenoura) para alem da fruta.
Alojamento:
Para os esquilos terrestres, as gaiolas deverão de ser baixas, para não dar assim a possibilidade para subirem a grandes alturas evitando quedas que podem resultar em patas partidas e problemas bem mais graves.
A gaiola poderá ser de interior ou de exterior, devendo de se ter sempre em conta que se deve cimentar o fundo da gaiola de exterior, pois os esquilos (principalmente os coreanos) podem fugir facilmente escavando um buraco no chão. Quando a gaiola não tem as dimensões necessárias pode provocar stress nos esquilos, o que os leva facilmente à morte.
Para além dos “entreténs”, a gaiola deverá de ter também um ninho com um pouco de feno. O ninho tem várias funções, uma delas é proporcionar um local de abrigo para descansar, funcionará também como esconderijo em caso de “perigo” o que é muito importante para evitar o stress. Por ultimo, serve-lhes como armazém onde guardarão alimento no Outono como reserva para o Inverno. Em caso de ter mais de um esquilo, é aconselhável colocar mais de um ninho, evitando assim brigas por disputa de território.
Higiene
Os esquilos são animais muito asseados fazendo as suas necessidades sempre no mesmo local, normalmente no canto oposto ao do ninho e da comida. Isso facilita bastante a manutenção da gaiola sendo apenas necessário limpá-la, uma vez por semana. No entanto, convém ir limpando o local das necessidades com mais brevidade evitando maus cheiros principalmente no Verão. Como forro absorvente do fundo, pode ser colocado aparas de madeira, milho triturado (Korn Cobs), ou madeira prensada (Top Fresh).
Podes soltá-lo em casa, longe de fio electricos, sobre a tua supervisão e podes inteargir com o esquilo.
Encontrei mais isto:
http://www.mundodosanimais.com/portal/m ... rdson.html
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Em 1º. Lugar parabéns ABB, comprou um animal fascinante. Eu tenho 2 meninas lindas, muito dóceis que adoram colo e festas (pode ver a foto delas no 2º. link colocado pelo Silly_Bublle
)
Quanto à alimentação eu dou-lhes uma mistura de ração de chinchila com ração de porquinho, nunca dei alface nem cenoura (não são vegetais que cresçam no clima original) adoram toda a espécie de fruta e em especial frutos secos (Tâmaras, nozes, amendoas ou passas de uva) mas não se dev abusar dos frutos secos, são realmente animais que tendem a engordar e os frutos secos são demasiado oleosos.
Quanto a brincar, dê-lhes feno para fazer o ninho e bocados de madeira bem seca para roer, de resto não conheço outro tipo de brinquedos para eles. Adoram dormir, que lhes façamos e reconhecem-nos perfeitamente. As minhas assim que nos sentem começam de imediato a gritar.
Não force de inicio o contacto, meta a mão dentro da gaiola e deixe-o cheirar, nunca o alimente através das grades (é meio caminho para a dentada), coloque a mão aberta no funda da gaiola e espere que ele suba para ela e se puder dê-lhe uma companheira ou companheiro, são animais sociais que vivem em grupos familiares.
Boa sorte

Quanto à alimentação eu dou-lhes uma mistura de ração de chinchila com ração de porquinho, nunca dei alface nem cenoura (não são vegetais que cresçam no clima original) adoram toda a espécie de fruta e em especial frutos secos (Tâmaras, nozes, amendoas ou passas de uva) mas não se dev abusar dos frutos secos, são realmente animais que tendem a engordar e os frutos secos são demasiado oleosos.
Quanto a brincar, dê-lhes feno para fazer o ninho e bocados de madeira bem seca para roer, de resto não conheço outro tipo de brinquedos para eles. Adoram dormir, que lhes façamos e reconhecem-nos perfeitamente. As minhas assim que nos sentem começam de imediato a gritar.
Não force de inicio o contacto, meta a mão dentro da gaiola e deixe-o cheirar, nunca o alimente através das grades (é meio caminho para a dentada), coloque a mão aberta no funda da gaiola e espere que ele suba para ela e se puder dê-lhe uma companheira ou companheiro, são animais sociais que vivem em grupos familiares.
Boa sorte
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Madalena Marques
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta out 18, 2006 11:21 am
- Localização: Esquilo de Richardson,Chinchila,Porquinho da India,Gatinho.
Nem de preposito, consegui encontrar o topico com a foto dos teus eskilos Kittene com as procuras que ja tinha feito por acaso ate ja tinha visto varias vezes akela foto com os dois juntinhos, mas ainda bem encontrei isto para assim te poder fazer ver em como tenho razao kuando te disse que o esquilo terrestre nao é um esqueilo noturno mas sim ums equilo com habitos diurnos.
Basta ver o que o Silly_Bublle meteu la no sugundo topico onde confirma o que eu disse, como ves eu esto bem informado sobre o que vou adquirir, tive pena de teres sido tao arrogante comio na sala de chat pk tu ke ja tens experiencia com eles ate me podias dar umas dicas, mas ja vi que preferes mostrar que so tu é que sabes e kiseste me passar um atestado de estupidez.
Basta ver o que o Silly_Bublle meteu la no sugundo topico onde confirma o que eu disse, como ves eu esto bem informado sobre o que vou adquirir, tive pena de teres sido tao arrogante comio na sala de chat pk tu ke ja tens experiencia com eles ate me podias dar umas dicas, mas ja vi que preferes mostrar que so tu é que sabes e kiseste me passar um atestado de estupidez.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Reportado claro.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
Madalena Marques
Madalena Marques