ola!
eu queria saber, se durante o periodo de gestaçao o coelho pode estar na giaola com a femea?
se é preciso por alguma coisa para o ninho?
se se pode pegar na coelha?
se se pode lavar a gaiola durante a gravidez?
se se pode lavar a gaiola qnd os filhotes ja nascidos?
estas duas perguntas do fim, quero saber por causa do ninho q elas fzem, pq eu ao lavar vou desfazer...
beijo**
Gravidez de coelha ana
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
- Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes
As coelhas quando ficam grávidas podem tornar-se um pouco agressivas, por isso o meu conselho será separar os dois.
Quanto ao ninho podes fornecer feno.
Estas perguntas que fizeste estão respondidas aqui:
Quanto ao ninho podes fornecer feno.
Estas perguntas que fizeste estão respondidas aqui:
http://www.aprome.com.pt/ncoelhosft.htmReprodução – A idade ideal para cruzar os coelhos anões é por volta dos 8 meses.
Os coelhos anões estão quase sempre aptos a acasalar durante todo o ano.
O acto da cobrição dura no máximo 15 segundos, depois do macho cobrir a fêmea este solta um pequeno grito e cai para o lado, esgotado.
Se o acasalamento for feito numa gaiola, coloque sempre a fêmea na gaiola do macho e nunca o inverso.
As coelhas anãs mudam um pouco o seu comportamento durante a gestação. Ao 6º dia de gestação coloque dentro da gaiola um ninho em madeira e palha (ela irá levar a palha para dentro do ninho). Quando se aproxima do fim da gestação as coelhas arrancam os pêlos da barriga e forram o ninho com estes.
Evite pegar na coelha durante a gestação.
As coelhas dão à luz sozinhas.
Os coelhinhos nascem carecas, surdos e com os olhos fechados. Dormem todos juntos de modo a se manterem quentes. As mães dão de mamar 2 vezes por dia.
Entre a 7º e o 11º dias as crias começam a abrir os olhos e no corpo começam a aparecer os primeiros pêlos.
Aos 15 dias começam a tentar sair do ninho no entanto continuam a mamar. Ao fim dum mês de vida estes começam a comer comida sólida.
Muito movimento na infância é essencial para fortalecer os músculos, coração e pulmões.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm
Para a coelha fazer o ninho aconselho que forneça palha (aconselharam-me a da Versele-Laga e realmente é muito boa) e feno! Ela depois arrancará pelos de si próprio para aconchegar o ninho! Há quem deixe o macho junto com a fêmea até às três semanas e depois o separe! Eu não consegui fazer isso, pois a minha fêmea tornou-se agressiva e começou a mordê-lo ao fim de uma semana e meia! Quanto a lavar a gaiola, pode e deve fazê-lo, mas sem mexer na zona onde estão os bébés, e também não deve mexer neles! Quando a fêmea começar a arrancar os pelos para colocar no ninho, significa que o parto estará para breve e, limpe a gaiola, nessa altura, para depois ser só necessário limpar algum tempo depois do parto.
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
-
- Membro
- Registado: segunda jul 24, 2006 11:56 pm
hmmm...
Muito obrigado fiquei muito mais esclarecida so n percebi uma coisa:
quando vir a coelha a fazer o ninho, devo limpar, mas o pelo que ela tira deito tb fora ou ponho d lado para depois voltar a colocar?
e mais uma coisa, depois de os ter, ao limpar, o crazyboy estava a dizer que eu devo e posso lavar mas tinha dito:'' Quanto a lavar a gaiola, pode e deve fazê-lo, mas sem mexer na zona onde estão os bébés, e também não deve mexer neles! ''
como assim?
nao percebi esta frase...
mais uma vez muito obrigado e desculpem-me a ignorancia!
beijo**
Muito obrigado fiquei muito mais esclarecida so n percebi uma coisa:
quando vir a coelha a fazer o ninho, devo limpar, mas o pelo que ela tira deito tb fora ou ponho d lado para depois voltar a colocar?
e mais uma coisa, depois de os ter, ao limpar, o crazyboy estava a dizer que eu devo e posso lavar mas tinha dito:'' Quanto a lavar a gaiola, pode e deve fazê-lo, mas sem mexer na zona onde estão os bébés, e também não deve mexer neles! ''
como assim?
nao percebi esta frase...
mais uma vez muito obrigado e desculpem-me a ignorancia!
beijo**
-
- Membro Veterano
Desde que ela começa a fazer o ninho(tirar os pêlos), não mexas, não retiras nada.
O que o crazyboy quis dizer, é que podes limpar só parte da gaiola, não deves limpar a zona do ninho onde estão os bebés e não deves mexer nos bebés quando nascem.Quanto a lavar a gaiola, pode e deve fazê-lo, mas sem mexer na zona onde estão os bébés, e também não deve mexer neles!
-
- Membro
ah ok!
obrigada!
eu uso serradura é bom para os bebes ?
beijo**
obrigada!
eu uso serradura é bom para os bebes ?
beijo**
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm
Quando eles começarem a abrir os olhos (ao fim de aproximadamente 12 dias), aconselho a utilizar corn cobs ou cat´s best, que são os que possuem menos pó (eu utilizei cat´s best, pois aqui na minha zona não encontro corn cobs à venda). Há quem utilize sempre serradura, e não tenha problemas, mas aconselharam-me a proceder desta forma, pois os coelhos quando abrem os olhos, ficam com estes muito sensíveis, podendo ficar cegos (em contacto com pó ou sujidade), claro que terá que ter sempre a gaiola limpa, ao mesmo tempo que deve evitar mexer no local onde tão os filhotes recém-nascidos, para não haver risco de a mãe os rejeitar 

<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
-
- Membro
como vou limpar a gaiola sem lhes tocar?
é isto que me ta a dar cabo da cabeca.
tipo.. nao percebo mesmo desculpem la se estou a ser chata ou mesmo burra mas é que nao tou a perceber.
beijo
é isto que me ta a dar cabo da cabeca.
tipo.. nao percebo mesmo desculpem la se estou a ser chata ou mesmo burra mas é que nao tou a perceber.
beijo
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Fácil, abres a gaiola, de modo a ficar só o tabuleiro, pões a coelha a dar uma voltinha (que só lhe faz bem) e limpas tudo menos o local do ninho, tendo cuidado para não mexer nos láparos.
Como disse o crazyboy a serradura não presta mesmo para os coelhos, deves estar a referir-te a aparas de madeira.
Cuidado com todos os litters que tenham pó são péssimos para os coelhos, tanto para os adultos porque inspiram o pó, como para os bébés que além de inspirarem o pó lhes pode trazer consequencias graves a nível ocular. Cá em casa uso corn cobs e cats best como litter para todos os roedores, não têm pó e se eles roerem não faz grande mal
Como disse o crazyboy a serradura não presta mesmo para os coelhos, deves estar a referir-te a aparas de madeira.
Cuidado com todos os litters que tenham pó são péssimos para os coelhos, tanto para os adultos porque inspiram o pó, como para os bébés que além de inspirarem o pó lhes pode trazer consequencias graves a nível ocular. Cá em casa uso corn cobs e cats best como litter para todos os roedores, não têm pó e se eles roerem não faz grande mal
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
Vou tentar explicar outra vez.
Quando os bebés nascerem a gaiola vai ficar dividida em 2, uma zona em que está o ninho com os bebés, na outra parte é onde dás a comida e a coelha faz as suas necessidades.
A parte que limpas é onde dás de comer e onde a coelha faz as necessidades, a outra, nem sequer tocas.
Se mexeres no ninho ou nos bebés, o que pode acontecer é que a coelha rejeita do bebés e estes acabam por morrer por falta de alimento da parte da mãe.
Quando os bebés nascerem a gaiola vai ficar dividida em 2, uma zona em que está o ninho com os bebés, na outra parte é onde dás a comida e a coelha faz as suas necessidades.
A parte que limpas é onde dás de comer e onde a coelha faz as necessidades, a outra, nem sequer tocas.
Se mexeres no ninho ou nos bebés, o que pode acontecer é que a coelha rejeita do bebés e estes acabam por morrer por falta de alimento da parte da mãe.