Pônei Brasileiro

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
sara__sfmr
Membro Veterano
Mensagens: 1425
Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am

domingo dez 17, 2006 2:49 pm

Olá,

Eu andei a pesquisar na net sobre póneis 8) , então encontrei uma raça principalmente lindaaaaa, e pequena, medem só 1,12m são dóceis e servem normalmente para equitação de crianças e para tracção leve.. :D :)
Este Pônei, tão pequeno que pode ser criado até em um quintal, evoluiu muito nos últimos anos graças ao bom trabalho dos nossos criadores.

Ele exerce uma atração muito forte tanto nas crianças quanto nos adultos. Seu porte diminuto desperta ternura e um grande fascínio, motivos pelos quais tem lugar garantido como animal de estimação. Sua docilidade e pequena estatura (no máximo chega a 1,12m) facilita a lida pelas crianças, que o aceitam de imediato, e para tê-lo não é preciso muito espaço, nem muito dinheiro para sua manutenção. Resistente e rústico, pode ser criado até em um quintal de 10 por 10m, dormindo ao relento e sem necessidades de vacinas, pois dificilmente adoece. O gasto mensal com ele geralmente não ultrapassa 25 dólares (o feno é em conta e a ração eqüina, 3 vezes mais barato do que as caninas de boa qualidade).

Originário de outras raças de Pôneis, a Shetland da Escócia e a Falabella da Argentina, dos quais herdou respectivamente a força e baixa estatura, o Pônei Brasileiro consegue levar na sela uma pessoa de até 70 k e puxar uma charrete com outras 4 de 60 k cada, sem esforço. É proporcionalmente bem mais forte que o cavalo. Estima-se que viva cerca de 25 anos, sendo que há casos de éguas e garanhões que procriaram além desta idade.

Esta raça genuinamente nacional, que ainda está em processo de formação, progrediu muito nos últimos 10 anos, graças ao trabalho de seleção rigorosa dos criadores nos acasalamentos, o que permitiu que hoje tenhamos exemplares menores e proporcionalmente perfeitos, de acordo com Miguel Frederico Coatti, do Horas Sete Praias - SP. "nosso plantel hoje é bem mais homogêneo que no passado quando eram mais comuns exemplares cabeçudos, de conformação pesada, troncudos etc, com aparência de cavalinho atarracado e deformado".

Segundo José Bastos Cruz Sobrinho, vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Pônei, até 1993 havia 10.123 Pôneis Brasileiros registrados, espalhados pelo Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná, que representam cerca de 49% do nosso plantel considerando-se todas as raças de Pônei. O mercado brasileiro prefere os exemplares de menor altura (com cerca de 85 a 90 cm) que tenham cores exóticas, como a apaloosa (parcialmente com fundo branco e pintas pretas ou marrons), persa (totalmente branco com pintas pretas ou marrons), pampa ( malhado de 2 cores) e tordilho (cinza), que chegam a valer até 30 mil dólares. Exemplares mais altos com cerca de 1 m de altura, geralmente de cor única e com conformação não tão perfeita, podem custar a partir de apenas 500 dólares os adultos e atingir preços ainda menores para os potros desmamados.

FICHA
Como escolher: adquira exemplares com cabeça e pescoço proporcionais ao tamanho do corpo. A altura (medida na cernelha) e o comprimento do corpo devem ser preferencialmente próximos. Aos 36 meses devem ter, no máximo, 1,10m os machos e 1,12m as fêmeas.
Defeitos: prognatismo, pelagem albina ( a pele e o focinho são rosados), olhos azuis. Tais exemplares não podem ter registro.
Finalidade: para montaria e tração (charrete etc) prefira as fêmeas e os machos castrados (são mais dóceis), a partir de 2 anos. Para sela, os com cerca de 1 m podem ser aproveitados por mais tempo pela criança. Potros só estão mansos após os 6 meses, quando forem desmamados e acostumados ao cabresto.
Cuidados: limpar e aparar as cascas a cada 60 dias, vermifugá-lo trimestralmente, dar-lhe banho quando preciso e escová-lo se possível diariamente.
Reprodução:a partir de 24 meses. Gestão de 11 meses, nascendo 1 filhote.
Instalações: basta uma simples cobertura, sendo uma lateral fechada para evitar chuvas fortes e ventos. Chão forrado com capim seco ou maravalha para evitar umidade.

Associação: Brasileira dos Criadores do Cavalo Pônei, Av. Amazonas, 6.020, Gameleira, Pq. de Exposições Bolivar de Andrade, 305l0-000, tel. (031) 334-9877, Belo Horizonte, MG.
Reportagem e texto: Carmen Olivieri


Mini-Horse
Imagem

Mini-Pônei
Imagem

Retirado de:http://www.petbrazil.com.br/bicho/outros/380.htm


Cumprimentos,
Sara


P.S: espero que o moderador me desculpe pela pub.! :roll:
Eis a questão..
ArturJ
Mensagens: 8
Registado: sexta dez 22, 2006 11:04 am
Localização: Gatos

segunda abr 30, 2007 7:59 pm

oh!!! são lindos. Se um dia arranjar uma enorme quinta irei comprar dois (macho e femea) para, talvez, quem sabe, fazer criação.

Seriu...apaixonei-me! :P
Responder

Voltar para “Exóticos”