Pequeno desabafo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Nadeshda
Membro
Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)

quinta mai 03, 2007 6:27 pm

Eu espero que ninguém se sinta ofendido ou que levem isto pessoalmente, mas esta é uma situação que vejo acontecer muito frequentemente, e sinceramente, não percebo porquê.

Porque é que praticamente toda a gente que tem uma chinchila e quer arranjar outra arranja uma chinchila do sexo oposto para ter um casal? Porque é que tanta gente que tem chinchilas se quer meter na criação destes animais, mesmo que não saiba grande coisa sobre estes, não saiba os básicos da alimentação, da linguagem destes animais, de sinais de doenças frequentes, ou o que fazer caso as coisas corram mal com a mãe das crias... Porque tão pouca gente escolhe uma chinchila do mesmo sexo para fazer companhia? Elas não são menos felizes partilhando a gaiola com uma amiga do mesmo sexo... eles são animais sociais por natureza, querem é companhia, agora se é do mesmo sexo ou não, é irrelevante. Não entendo porque é que, quando sabem que eu tenho chinchilas, me perguntam o que vou fazer com as crias, como se fosse esperado que eu tivesse um macho e uma fêmea (tenho duas fêmeas), e não entendo porque é que algumas pessoas com chinchilas me perguntaram, meio chocadas "Mas porque é que não fazes criação?!?!?!".

Não entendo esta expectativa que muitas pessoas parecem ter de que o que é bom é ter um macho e uma fêmea e que só assim é que os animais são felizes. Não sei quanto a outros animais, mas as chinchilas podem ser perfeitamente felizes nunca partilhando uma gaiola com uma chinchila do sexo oposto. Peço apenas para pensarem nisto quando forem buscar companhia para a vossa chinchila, não pensem de imediato de que a melhor opção é a de uma chinchila do sexo oposto, porque isso não é necessarimente verdade.

De novo, peço para ninguém se sentir ofendido, isto não é dirigido a ninguém em particular, é apenas o meu desabafo perante uma situação que não entendo e que gostava que alguém me ajudasse a perceber. Se alguém se sentiu ofendido, peço desde já as minhas mais sinceras desculpas, uma vez que essa nunca foi a intenção.
naomapanhas
Membro Júnior
Registado: domingo abr 01, 2007 6:31 pm

quinta mai 03, 2007 11:59 pm

Por acaso é muito bom que hajam comentários como o teu e não acho que possa ser uma ofensa, mas sim um alerta. Eu por acaso adquiri um casal de chinchilas há pouco tempo e posso dizer que sou uma iniciante no que respeita a estes animais. Tudo o que sei foi por pesquisa ou informação dada nas lojas que tenho visitado. Se tivesse lido o teu comentário antes se calhar até teria comprado outra fêmea. posso te dizer k comprei um macho porque:
- Pensei k a aceitação fosse mais facil (o que ñ tem acontecido)
- Porque nas lojas nunca me poseram essa impotese
- Porque antes de comprar o macho o senhor garantiu-me que no maximo iria ter 4 crias por ano (eu não kero ganhar dinheiro com as chinchilas e não tenho tantos amigos como isso)
-porque há poucos comentários como o teu que possam ajudar os novos donos destes animais.

É que sempre tive outros animais de estimação e em nenhum as opniões divergiam tanto como nas chinchilas.
Responder

Voltar para “Exóticos”