Ouriço

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Nitrous
Registado: quarta jul 04, 2007 9:12 am

quarta jul 04, 2007 9:30 am

Boas! sou novo neste fórum e só o descobri porque ando doido á procura de quem me possa tirar umas dúvidas acerca do comportamento de um ouriço que me apareceu no quintal um dia destes.
Acontece que um ouriço ainda jovem apareceu no meu quintal na madrugada de 6ª feira e eu e a minha esposa resolvemos ficar com ele.
Construimos um abrigo para ele passar a noite e logo nesse fim de semana parecia estar a afeiçoar-se a nós, ao ponto de já andar em cima do nosso corpo e até beber água do bebedouro na mão da minha mulher.
Até aqui tudo bem não fosse o facto de a partir de 2ª feira cada vez que nos aproximamos enrolar-se todo e já não querer socializar conosco.

Será que alguém me pode dizer a razão deste comportamento e já agora se será melhor ir com ele ao vet?
CoolMaster
Membro
Registado: sábado mai 06, 2006 2:12 pm

quarta jul 04, 2007 9:58 am

O que deves fazer é voltar a solta-lo. Não deves apanhar animais do seu habitat, mesmo que um tenha ido parar ao teu jardim. É mau para o animal e além do mais é ilegal!
Nitrous

quarta jul 04, 2007 10:52 am

Custa-me um bocado apegar-me aos animais e saber que posso proporcionar-lhe um pouco de conforto e atenção dando-lhe o espaço que minimamente necessita. Pelo menos sei que este não o vou ver atropelado na estrada perto de minha casa como todas as semanas infelizmente vejo um.
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

quarta jul 04, 2007 10:59 am

Nitrous Escreveu:Custa-me um bocado apegar-me aos animais e saber que posso proporcionar-lhe um pouco de conforto e atenção dando-lhe o espaço que minimamente necessita. Pelo menos sei que este não o vou ver atropelado na estrada perto de minha casa como todas as semanas infelizmente vejo um.
Vê por outro prisma, ao proporcionar-lhe um pouco de "conforto" em cativeiro, estás a impedi-lo da função dele a aumentar o numero da especie, esse é um sobrevivente já passou muitas etapas a que muitos da sua especie não sobreviveram, isso chama-se selecção natural, agora que está grandinho e pronto para criar ao não deixares, não estás a salvar um mas a impedir que talves algumas dezenas não nasçam, eu tb vejo muitos animais mortos na estrada, que é realmente de lastimar, mas tirando um individuo não ajuda a especie ;)
Nitrous

quarta jul 04, 2007 11:26 am

Já vi que o melhor a fazer será deixa-lo á solta no quintal e assim se ele entender poderá ir embora tal como entrou, no entanto não irei deixar de colocar comer e água na esperança que fique ou pelo menos que faça umas visitas.
Espero que por aqui fique já que tem cerca de 500m2 de jardim com bastante vegetação só para ele.
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quarta jul 04, 2007 2:18 pm

Podes colocar comida e água, mas deixa-o à solta, para o caso de ele quiser ir embora.
Mas não o podes capturar.

Se tiveres interesse em ouriços, já existem no mercado algumas espécies.
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

quarta jul 04, 2007 11:44 pm

Se se habituar a ter sempre comida e agua aí, vais ver que não vai para longe e na volta daqui a uns tempos leva a ninhada aí para se alimentar ;) eu tinha uma familia deles no passado que todas as noites me vinha "visitar" e deixar muitos presentinhos mal cheirosos ;)
PauloMonteiro
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

domingo jul 08, 2007 11:29 am

Exactamente. Parabéns a todos. Fico muito satisfeito por ver o andamento que este tópico levou, pois há uns tempos atrás tivemos aqui uma polémica enorme e descabida por causa de um assunto parecido.

Os Ouriços são insectívoros e isso torna dificil a nossa colaboração, pois eles enquanto andam de um lado para o outro vão-se alimentando de gorgulhos, carochas, escaravelhos, besouros, formigas e outros animais que lhes enriquecem as proteínas...
Podemos dar-lhes fruta e rações próprias como nós fazemos aos nossos (Ouriços Pigmeus Africanos), mas o lugar do Ouriço Caxeiro "Europaeus" é em liberdade, mesmo que a sua liberdade seja a de andar no nosso quintal.

Se o pusermos na rua estamos a interferir com a sua merecida Liberdade, por isso, sim, deixemo-lo andar pelo jardim, pelo terreno, pelo quintal, pela casa, mas sempre com um mesmo objectivo em mente, a sua saida voluntária, sempre e quando o desejar. Se quiser voltar para vir às maçãs picadas que metemos num pratinho ao pé da porta não faz mal nenhum, mas não vale ir mudando o prato de sítio todos os dias para o habituar a viver dentro de casa.

Para isso, compra-se um Atelerix albiventris, por exemplo, que além de pequeno, meigo, giro, engraçado e anão... é um Ouriço e é Legal...

O Ninho-Centro de Estudos e Investigação de Mamíferos Exóticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
Responder

Voltar para “Exóticos”