Alimentação de hamster anão - ajuda

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Apneia
Membro
Registado: segunda jun 25, 2007 1:38 pm

segunda jun 25, 2007 2:44 pm

Alô alô, sou nova aqui no fórum e cá vai o meu primeiro post em pedido de alguma ajuda:

Tenho um hamster anão, que só gosta de sementes de girassol e dos biscoitos rijos. Come maçã também, mas que alimentação hei-de eu fazer ao bicho?
Quando lhe ponho comida, apenas ataca as semenetes de girassol e aquele suplemento vitamínico (que na caixa diz para colecao uma colher de café por dia), suponho eu, por serem as coisas mais doces... Já experimentei deixar lá ficar as outras coisas que ele não come, 3 ou 4 dias, e se não tiver sementes de girassol não toca em mais comida nenhuma e nem sai muito da casita dele, nem anda na roda nem nada... Parece que amua ou que fica deprimido :roll:

Não sei porque ele faz isto, nunca o habituei só a sementes de girassol, obviamente, e sempre lhe dei da mistura das lojas e vegetais de vez em quando.

Há algum modo de o habituar à comida que se recusa comer?

Obrigada :)
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

segunda jun 25, 2007 3:00 pm

Olá. Bem-vinda.:)

Dá uma vista de olhos neste tópico.
http://pt.vivapets.com/forum/viewtopic. ... 06&start=0
Apneia
Membro

segunda jun 25, 2007 3:06 pm

Silly_Bublle Escreveu:Olá. Bem-vinda.:)

Dá uma vista de olhos neste tópico.
http://pt.vivapets.com/forum/viewtopic. ... 06&start=0
O meu também é um campbell...
Ele exercita-se bastante e não está gordo. as sementes de girassol que come por dias são as que vêm na ração, 2 ou 3 praí... Ao início ainda comia mais umas coisitas que lá vinham, principalmente a alfarroba, ams agora depois de comer as sementes de girassol não come mais nada da ração, sem ser aqueles biscoitos rijos para desgastar os dentes!

Obrigada!
Última edição por Apneia em quarta jun 27, 2007 10:18 pm, editado 1 vez no total.
Apneia
Membro

quarta jun 27, 2007 10:17 pm

Olá Silly_Bublle

Comprei uma ração sem sementes de girassol e parece que assim ele resolveu comer :D Não tinha muita escolha

Obrigada.
PauloMonteiro
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

domingo jul 08, 2007 1:16 pm

Exactamente. Este é um caso comum e frequente, quase sempre resolvido com a troca de rações, mas tenho que chamar a atenção para um ponto muito importante, pois tenho várias assistências mensais ligadas a isso e que acabam sempre em pequenas intervenções cirurgicas: o crescimento dos dentes.

Aproveito este tópico para chamar a atenção para esse facto. Quando os Hamsters deixarem de comer uma determinada ração, ou passarem a comer apenas frescos, sementes macias como é o caso do girassol, etc., então vejam primeiro se os seus dentes não estão grandes demais (quase sempre os incisivos inferiores), pois eles deixam de roer e passam a comer apenas o que for mais fácil. Depois pode ser tarde, por isso alerto!

Quanto à comida, há que escolher uma boa alimentação, pois por muito que nos custe (a maior parte das pessoas tem apenas um, ou dois hamsters) é muito mais barato dar-lhes uma boa ração do que inventar soluções para causas perdidas.

Um animal bem alimentado pode custar muito menos do que se imagina e tem a vantagem de poder viver muito mais...

O Ninho-Centro de Estudos e Investigação de Mamíferos Exóticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
Apneia
Membro

domingo jul 08, 2007 1:27 pm

Pos acaso não sei a marca desta ração, deitei a embalagem fora e não me lembro do nome... Em relação aos dentes, este gosta bastante dos biscoitos rijos e da casa de madeira :roll: Espero que ele viva tanto como os outros, já tive uns que viveram até aos 4 anos, outros até aos 6.
PauloMonteiro
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

domingo jul 08, 2007 1:35 pm

Agora fiquei zangado... eheheh...

Então depois do problema que tiveste com a alimentação, descobriste uma ração que funcionou bem com ele e deitas a caixa fora sem sequer apontar o que era? Ai, ai, ai...

Espero muito sinceramente que lhe dediques um pouco mais de atenção, pois tal como disseste, tiveste um que viveu 6 anos (algo para lá do risco da Vida), por isso acredito que possas repetir a proeza!

O Ninho-Centro de Estudos e Investigação de Mamíferos Exóticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
Apneia
Membro

domingo jul 08, 2007 2:18 pm

se vir a embalagem sei qual é, claro. só não me recordo do nome agora :) só que normalmente mudo a ração para uma sítio que dê para fechar, os sacos/caixas onde vêm as rações quase nunca dão para fechar em condições e o plástico acaba por rasgar (foi o caso).
Responder

Voltar para “Exóticos”