Gerbos - tenho muitas duvidas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Tayga
Membro Júnior
Registado: quarta fev 25, 2004 5:18 pm

terça set 18, 2007 2:07 pm

Ola a todos

Antes de começar, apresento-me, sou uma pessoa k adora animais e também tenho alguns em casa, fora os k cuido na rua... :( infelizmente.
Bom mas preciso que me esclareçam muitas duvidas que tenho, preparem-se porque são mesmo muitas.

Tenho um casal de gerbos k a minha filha trouxe p casa, como não percebo nada da raça andei na net a pesquisar mas tenho perguntas sem resposta.

dia 14 de agosto nasceram 6 filhotes, e estou a ver-me a rasca p saber quais sao os machos e as femeas... pelo k me disseram os machos têm a dita mais afastada do rabo que as femeas... é verdade?é k ja andei a ver os filhotes e aquilo parece-me td igual.
Pelas minhas contas a femea ficou gravida qd os filhotes nasceram... o k quer dizer k a nova ninhada deve estar a nascer. Posso separar os k nasceram em agosto da mae p ela poder ter osb filhos descansada? tiro tb o pai p n haver risco de ela ficar novamente gravida?

Mete-me pena ela ficar sozinha coitadinha...

Obrigada pela ajuda
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

terça set 18, 2007 2:25 pm

Adultos:

Macho Imagem

Femea Imagem

7 semanas

Macho Imagem

Femea Imagem

4 Semanas

Macho Imagem

Femea Imagem

Isto é a sexagem, se reparares bem... o Macho tem o outro Ponto mesmo no meio do começo das patas e a femea mais perto do anus, nao tao ao meio das patas um pouco mais "acima/baixo" depende do ponto de vista.

Quando fizerem 4semanas ou reparares que ja andam a ir buscar comida a taça de comida estão prontos para serem separados. E sim, tira o pai e junta-o com outro macho dos que nasceram, nao é lá muito recomendado ou melhor... não têm uma vida tao "feliz" sós :p e junta a femea com outra femea filha.
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
Tayga
Membro Júnior

quarta set 19, 2007 8:29 am

Muito obrigada... assim é mais facil k eu pensava.
quando comprei a femea na loja o sr andou la a mexer e a apertar e mostrou-me k nos machos saía um genero de piquinho... n me estava a a ver fazer aquilo, estava c medo de magoa-los.
estive a ver e a compara-los e têm realmente distancias diferente.
Sendo assim tenho 3 macho e 3 femeas... fica a conta certa... um casal hj ja vai p a escola da minha filha...
Hj separo os outros 4 k faltam e deixo a mae e o pai sossegados a espera da proxima ninhada k deve nascer esta semana....
Disseram-me ontem na loja k no inverno eles n pocriam... é verdade?

Comprei areia branca, m assustei-me c o preço... 4€ e tal.... Meu Deus. N ha nada mais barato? a areia da praia n da?
TMSurfer
Membro Veterano

quarta set 19, 2007 10:09 am

Existe sim, por exemplo, no carrefour vendem 2Kg de areia de passaro a 1,80€, atenção, a areia tem de ser mudada de 2 em 2dias, pois eles têm tendência a depois se habituar a fazer as necessidades na areia tipo... casa de banho. :)

Quanto a reprodução... se tiver frio é normal nao estarem tão activos, pois eles são desérticos, e claro que procriam, se estiverem num sítio quente... no inverno, tal como... a nossa casa. Eu tenho ninhadas todo o ano :p
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quarta set 19, 2007 11:42 am

Tayga, para a escola da tua filha dava ou dois machos ou duas fêmeas. O problema que estás a ter agora, pode acontecer na escola...ninhadas atrás de ninhadas, consanguinidade.
Tayga
Membro Júnior

quinta set 20, 2007 9:42 am

p a escola da minha filha ja foram dois... um casal m p dar a miudos diferentes, o meu macho foi a minha filha k trouxe da escola, pk a professora dela tem um casal k vai tendo ninhadas e a professora sorteia as crias pelos meninos, isto pk sao muitos meninos a quererem por isso o mais justo é mesmo sortea-los.
o casal k foi p a escoa vai ser sorteado por 12 meninos.... eheheh
a mim n me custa nada da-los la, a minha filha +e k n acha piada nenhuma pk acha sempre k n vao saber cuidar deles ehehe
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta set 20, 2007 9:57 am

Já agora para que é a areia? para litter? ou para os banhos? É que se for para os banhos a areia de chin não é esse preço, além de que basta uma pequena quantidade. Se for para litter é de todo desaconselhavel esse tipo de litter, ponha aparas de madeira, corn cobs ou cast best.

No inverno também procriar tal como em todas as outras estações do ano, podem é devido ao frio abrandar a criação.

Essa ideia de rifas para animais é que não me entra na cabeça, resumindo a Srª. Profª. não tem esperteza suficiente para separar machos de fêmeas e as ninhadas devem ser consecutivas e aí toca de fazer rifas, sinceramente se a minha filha me aparecesse em casa com um animal que lhe saiu numa rifa eu não iria achar graça nenhuma e eu adoro gerbos.

Há gente que tem fobia de ratos e o gerbo é parecido com um rato, logo se eu estivesse no seu lugar estaria preocupada tal como a sua filha está. É que impôr a uma pessoa um animal, enfim ...

E já agora o que fazem quando os pais da criança a quem saiu a rifa não querem o animal?

Sinceramente, isto é mesmo uma ideia de jerico.:evil:

Quanto ao dar gerbos 1 a 1, bem, o gerbo é um animal social, não deve viver sozinho, e visto que são irmãos poderia ter mandado dois pares, é que introduzir depois um novo gerbo, principalmente com as fêmeas é muito complicado.

Se quer um conselho, antes de nascer a próxima ninhada separe logo o macho da fêmea, deixe a fêmea com os bébés senão vai acontecer-lhe novamente a mesma coisa. Quando os bébés estiverem desmamados separe os machos e junte com o pai para ele não ficar sozinho e deixe ficar as fêmeas com a mãe. Só assim poderá travar a explosão demográfica.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Tayga
Membro Júnior

quinta set 20, 2007 10:39 am

Bom... eu devo ter-me explicado mal, porque com a sua resposta ate me fez sentir mal.
Entao é assim
a professora da minha filha tem um casal de gerbo na sala de aula, e tds as crianças cuidam, deram nomes, dao comer, dao mimos... etc.
qd o casal teve a 1 ninhada todos os meninos da sala queriam ficar com um gerbo, visto k todos cuidam e entao os bebes sao um pouco resultado do bom trabalho deles.
a questao de sortear é k quase tds os meninos da sala queriam um e n havia gerbos suficientes para tds os meninos, entao a professora falou c os pais dos meninos que queriam e perguntou-nos se queriamos e concordavamos c o novo membro na familia que n podia ficar sozinho, e cabia-nos a nos comprar a companhia, se quisessemos fazer criaçao compravamos um de sexo diferente, se n quisessemos fazer criação compravamos um do mesmo sexo.
todos nos concordamos, e para n ser injusto pensamos no sorteio, a minha filha trouxe o setenta para casa, e eu comprei a femea.
Como houve meninos que ficaram tristes por n terem ficado c nenhum bebe, a professora deixou os gerbos terem nova ninhada e os meus tb tiveram. Ninguem esta aqui a ter ninhadas desenfreadas, tiveram ninhadas para k os meninos levassem para casa o gerbo que queriam.
E acredite que eles ficaram mesmo mt felizes.
E n se trata de rifar um anoimal, trata-se de ter muitos meninos para poucos bebes, e foi o mais justo.

A areia k falo é p o banho.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta set 20, 2007 11:19 am

Pois, é que a maneira como inicialmente explicou dava a sensação de andarem a fazer rifas, ainda bem que assim não é e que todos os pais querem os animais.

Se é areia para banhos, há areia excelente de chin e não é desse preço já agora diga-me os 4€ eram que quantidade? É que a quantidae que utiliza para os gerbos é tão pouco que não sei se valerá a pena estar a utilizar areia de pássaro.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

quinta set 20, 2007 11:23 am

E tente começar a dar sempre pares do mesmo sexo em vez de 1 por criança...que eles sem companhia não saõ felizes, eles gostam de cuidar e trocar carinhos uns com os outros...
TMSurfer
Membro Veterano

quinta set 20, 2007 11:25 am

kitten, as chins sao conhecidas pela "fragilidade" do pelo, os gerbos não, por isso nao há mal usar areia de passaro (que é mais grossa que as de chins), primeiro é mais barato, segundo para o pele deles não irá fazer diferença :p
Tayga
Membro Júnior

quinta set 20, 2007 11:51 am

A que comprei é de 2kg. e troco de 2 em 2 dias pk eles ate caganitas la fazem...
Eu por acaso tive sorte, o setenta deu-se lindamente com a menina k trouxe da loja.
Mas ja li por aí k as femeas é mais dificil darem-se umas com as outras.
os outros 4 ja têm donos 2 femeas p uma amiga e dois machos para outra amiga.
Tayga
Membro Júnior

quinta set 20, 2007 12:00 pm

Tenho mais uma pergunta.
Deito fora dia sim dia não pacotes de leite, sera que lavando as embalagens, pondo a secar, posso po-las p eles as roerem e se esconderem nelas? aquilo é cartao, m dentro tem um genero de prateado k n sei se lhe fara mal, e as tintas da embalagem tb tenho receio k lhes faça mal. Acham k posso dar ou é melhor não? é k nem sempre tenho rolos de cozinha ou de papel higienico p lhes dar e eles gostam tanto...
TMSurfer
Membro Veterano

quinta set 20, 2007 12:22 pm

Eu nao recomendo, dá caixas de ovos, rolos de cartao, dá pão duro (de vez em quando), dá madeiras (nao tratadas).
Tayga
Membro Júnior

quinta set 20, 2007 1:22 pm

Obrigada :wink:
Isso eu ja dou td, mas vai-se num instante :?
vou passar a pedir a familia p guardarem p mim.
Responder

Voltar para “Exóticos”