Aracnídeo
Olá!
Ao que parece há uma grande confusão entre "lycosas" e "hognas" e até entre "lycosas" , depois há os sites que se contradizem na classificação (é por isso que prefiro os livros) . Por exemplo neste link http://www.insctariumvirtual.com/galeri ... at_id=1030 apareçem fotos contraditórias em relação aos nomes , umas são "hognas" e parecem "lycosas" umas são "isto" outras são "aquilo", umas são iguais a "isto" e diferentes "daquilo" isto faz uma pessoa ficar ás "aranhas". Mas , madpeter , digo-te com grande certeza que as aranhas da foto 1 e 2 são da espécie Lycosa tarentula.
Ao que parece há uma grande confusão entre "lycosas" e "hognas" e até entre "lycosas" , depois há os sites que se contradizem na classificação (é por isso que prefiro os livros) . Por exemplo neste link http://www.insctariumvirtual.com/galeri ... at_id=1030 apareçem fotos contraditórias em relação aos nomes , umas são "hognas" e parecem "lycosas" umas são "isto" outras são "aquilo", umas são iguais a "isto" e diferentes "daquilo" isto faz uma pessoa ficar ás "aranhas". Mas , madpeter , digo-te com grande certeza que as aranhas da foto 1 e 2 são da espécie Lycosa tarentula.
rita! eu não tenho medo, mas tenho bastante respeito.. há os adeptos de aranhas que com bastante facilidade metem aranhas nas mãos, eu o máximo que já fiz foi pegar numa com luvas e ela já estava meio adoentada e também meti uma vez uma nas calças, não havia o perigo de subir rapidamente porque numa determinada altura passamos a conhecer a atitude delas e saberemos que não podem ser imprevisiveis. Esta das calças por exemplo apesar de ter aderência decidiu que havia de se deixar cair e foi a rebolar calças abaixo..ritagameiro Escreveu:Compreendo perfeitamente quem goste destes "bichinhos", mas se ha animal que me aterroriza é este!
Se eu visse uma dessas na minha garagem, provavelmente seria a ultima vez que la entraria!
Ponham-me o que quiserem á frente, mas aracnideos, é ver-me bater o recorde dos 100 metros! Não consigo explicar, é algo sem fundamento, mas enfim...
É por isso que eu vos admiro, por perceberem e tentarem saber o maximo sobre estes... haja alguem que goste deles!
E pode ser que ao ler mais sobre o asunto, me faça perder a fobia, o que eu duvido!
Bom Domingo para todos!!
Eu gosto sim, e admiro o animal em si, a sua capacidade, a sua diferença, a sua caça, a versatilidade e agilidade, etc..
Mas tudo isto com um vidro entre mim e elas!
Porque quando é para as apanhar como não as conheço se eventualmente lhe der para saltar para a minha mão provavelmente vou ter 1 treco ou desato a fugir como tu..
De resto há que ter alguma firmeza para não a magoar (menos uma pata não lhe faz diferença mas não fica tão bonita) e respeita-la não a obrigando a tomar atitudes de mordeduras..
ainda sobre previsibilidade, hoje de manhã ia a passar pelo aquário, tava a olhar para ela e de repente salta-me para o vidro como quem me achou com cara (e tamanho) de presa.. O que me leva a crer que elas dominam é na escuridão, porque durante o dia parecem reagir só a vibrações e deslocações minimas de ar, porque por mais que eu passe a mão ao pé dela perto do vidro ela não reage, e hoje quase no escuro atira-se ao ver-me passar.. para quem tinha dúvidas que elas viam.. eheh
Há quem ache estranho eu comparar aranhas a qq outro bixo de estimação, certo são duas coisas:
1-Não se pode fazer o mesmo com uma aranha do que se faz com um cão tal como não se pode fazer o mesmo que se faz com um gato.. Animais diferentes, acções diferentes.
2-A denominação "de estimação" é gostar-se de se ter um outro ser vivo em casa, cada um tem os seus gostos, e predisposição de tratar de um animal.. seja qual for nenhum deveria ser mal tratado e não falo apenas de porrada a animais de 4 patas (apesar de eu conhecer 1 gato que merecia ser espancado todos os dias) falo tb da ausencia de cuidados relativos a alimentação e atenção que os animais precisam.
cumps

Pois, dá para ficar mesmo às aranhas..JCFM Escreveu:Olá!
Tive a trocar ideias com o criador do aranhas.info e ele diz-me o seguinte:
"Quanto à tua aranha, não é de todo uma Lycosa tarentula. Trata-se de uma Hogna radiata ou de uma Lycosa ambigua. (...) ambigua encontrada em Portugal por mim, no Algarve mas por ser praticamente
impossivel de distinguir da Hogna radiata no campo, é quase certo que
muitas das identificações de Hogna estarão erradas.
Quanto a Lycosa tarentula, nem sequer existe em Portugal. Como poderás ver no aranhas.info, na Família Lycosidae, apenas existe no continente, Lycosa ambigua e Lycosa fasciiventris."
cumps
ps-o link n funciona cmg
Última edição por madpeter em quarta set 26, 2007 9:57 am, editado 1 vez no total.

A esta altura do campeonato já estou mesmo confuso. Então conclusão, a aranha da garagem não é uma Lycosa tarentula, certo ?

<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
A esta altura do campeonato nem eu sei o que tenho mas suspeito do que não tenho em casa!miklos Escreveu:![]()
A esta altura do campeonato já estou mesmo confuso. Então conclusão, a aranha da garagem não é uma Lycosa tarentula, certo ?
Olhando para esta secção:
http://www.aranhas.info/index.php?optio ... &Itemid=43
Encontram-se todas as lycosidae em Portugal e delas, clica nas seguintes e vê se os desenhos no corpo e coloração não são tal e qual a da tua garagem:
Lycosa fasciiventris
Lycosa ambigua (só uma foto mas parece mto cinzenta)
Hogna Radiata (as faces ventrais coincidem bastante bem com a minha)
Nesta foto entao Foto parece mesmo a minha fêmea e o macho parece mesmo o macho que acasalou com ela no outro dia..
Pelo menos com este tópico aprendi alguma coisa sobre aranhas.
Se tivesse que apostar, dizia que a da garagem era uma Lycosa fasciiventris, é a que acho mais parecida.
Se tivesse que apostar, dizia que a da garagem era uma Lycosa fasciiventris, é a que acho mais parecida.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 06, 2007 6:40 am
Madpeter, pois eu era incapaz!!
Eu costumo dizer que a minha unica fobia disparatada e sem razao de ser sao as aranhinhas! Passa mesmo por um quadro fisico completamente incontrolado por mim: taquicardia, hiperventilaçao, sudorese em pleno mes de Janeiro... lol
Por mais que eu diga, esse bicho tam mais medo de ti do que tu dele,nao consigo, e daquelas coisas!
Ja cheguei a acordar a minha mae para tirar uma aranha do meu quarto as 4h da manha, porque senao eu emigrava para longe!!
Nao sei explicar,mas agora ja consigo olhar para ALGUMAS fotos...eheh!
A Arca e os vossos conhecimentos estao-me a ajudar. Obrigada por isso, sempre me poupam no psicologo!
Eu costumo dizer que a minha unica fobia disparatada e sem razao de ser sao as aranhinhas! Passa mesmo por um quadro fisico completamente incontrolado por mim: taquicardia, hiperventilaçao, sudorese em pleno mes de Janeiro... lol
Por mais que eu diga, esse bicho tam mais medo de ti do que tu dele,nao consigo, e daquelas coisas!
Ja cheguei a acordar a minha mae para tirar uma aranha do meu quarto as 4h da manha, porque senao eu emigrava para longe!!
A Arca e os vossos conhecimentos estao-me a ajudar. Obrigada por isso, sempre me poupam no psicologo!
Olá !madpeter Escreveu:
Pois, dá para ficar mesmo às aranhas..
"Quanto à tua aranha, não é de todo uma Lycosa tarentula. Trata-se de uma Hogna radiata ou de uma Lycosa ambigua. (...) ambigua encontrada em Portugal por mim, no Algarve mas por ser praticamente
Quanto a Lycosa tarentula, nem sequer existe em Portugal. Como poderás ver no aranhas.info, na Família Lycosidae, apenas existe no continente, Lycosa ambigua e Lycosa fasciiventris."
cumps
ps-o link n funciona cmg
Madpeter se o criador do site aranhas.info estiver certo ao dizer que não existem tarentulas em Portugal , isso significa que o link do Naturlink está errado ao afirmar que esta é uma aranha muito comum em Portugal . Então nesse caso as aranhas das fotos serão Hogna radiata e não Lycosa tarentula , Lycosa ambigua é que não são , pois estas têm um padrão muito distinto no corpo . O que é estranho , caso as aranhas das fotos e as minhas sejam Hogna radiata, é que elas tem um tamanho muito grande e um aspecto massivo que não lembra nada a descrição das Hogna radiata ; bem o que é certo é que ainda tenho dúvidas em relação ao nome destas aranhas , ás quais sempre dei o nome de Lycosa tarentula mas muito provavelmente eu estava errado e tu é que estavas certo ao afirmar que elas eram Hogna radiata.
Eu não tenho esse tipo de panico mas compreendo-o perfeitamente..ritagameiro Escreveu:Madpeter, pois eu era incapaz!!
Ha bocado enquanto tirava algumas fotos para mandar ao rapaz do aranhas.info consegui passa-la do aquário para uma caixinha mais pequena, entretanto desafiei-me a mim mesmo e abri a tampa naquela de já a conhecer bastante bem ao ponto de saber que ela não me ia saltar para a mão, se isso acontecesse a máquina ia pelos ares com certeza..
Repara na inteligencia dela, com a tampa mantinha-se junta ao fundo sem grandes levantamentos de patas, mal eu abri a tampa esticou-se ao máximo e conseguiu alcancar a borda da caixa de plastico e trepou e pos-se em fuga.. Eu sabia (desejava) que ela n ia longe.. só na natureza em que existe o sório risco de a perdermos de vista durante a captura é que convem ir com o fraco ao encontro dela, neste caso não havia no meio da minha sala muitas possibilidades nem de fuga de de esconderijo, aqui o ideal é não assusta-la com caixa nem frasco nenhum, meter perto dela num canto e esperar que ela entre.. Ora ela entrou, mas quando ia a meter a tampa ela mexeu-se um bocado rápido e o instinto foi mesmo de largar a tampa de repente :S
Eu conscientemente sabia que era uma estupidez porque a dada altura por mais que ela se mexesse o máximo que podia sair era uma pata, nunca a possibilidade de mordedura! Mas olha, a caixa era daquelas de ferrero rochê.. completamente transparente.. o instinto qd ela se mexeu rapidamente falou mais alto.. acho q ainda estou mto longe de poder tocar numa, porque tenho mais medo do meu instinto que o delas.. Porque se ela começar a trepar por mim a cima deixo de responder conscientemente.. e depois posso mata-la ou feri-la no desespero, isso nao é bom!
O meu primo agora nao sei mas quando eramos putos tinha o maior pavor de aranhas e de qq bixo não identificavel..
Ainda me lembro la no norte quando tavamos agarrados às sacholas a limpar 1 caminho de silvas, ele estava à minha frente de repente algo se mexeu mesmo ao pé de nós de baixo da vegetação seca, não me lembro de grandes detalhes mas lembro-me que quando ele saiu disparado passou por cima de mim e eu fiquei de costas no chão a olhar para o céu, parecia um desenho animado depois de ser cilindrado..

Os adeptos de aranhas não te pedem que as adores

Bem, hoje ja escrevi um molho aqui na arca..JCFM Escreveu:Olá !madpeter Escreveu:
Pois, dá para ficar mesmo às aranhas..
cumps
ps-o link n funciona cmg
Madpeter se o criador do site aranhas.info estiver certo ao dizer que não existem tarentulas em Portugal , isso significa que o link do Naturlink está errado ao afirmar que esta é uma aranha muito comum em Portugal . Então nesse caso as aranhas das fotos serão Hogna radiata e não Lycosa tarentula , Lycosa ambigua é que não são , pois estas têm um padrão muito distinto no corpo . O que é estranho , caso as aranhas das fotos e as minhas sejam Hogna radiata, é que elas tem um tamanho muito grande e um aspecto massivo que não lembra nada a descrição das Hogna radiata ; bem o que é certo é que ainda tenho dúvidas em relação ao nome destas aranhas , ás quais sempre dei o nome de Lycosa tarentula mas muito provavelmente eu estava errado e tu é que estavas certo ao afirmar que elas eram Hogna radiata.
Para quem quiser ver, como se sentiriam se dissessem que as vossas fotos que tiraram nas férias de agosto não eram vossas e sim de alguma organização alemã? e se vos acusassem de terem plagiado essas fotos dessa organização? No minimo frustrante não?
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 982#616982
Bem, passando às aranhas novamente, JCFM, não tive muito tempo desde o meu ultimo post aqui mas fiquei de mandar a parte inferior fotografada ao autor do site e até tenho mails novos dele, que ainda não li..
Vou tratar de tudo e depois dou noticias.. O que me fez chamar às minhas aranhas desde sempre hogna radiata foi mesmo para já querer saber para além da "aranha-lobo" e tambem nao me esforcei muito nas subespecies, fiquei pelos primeiros resultados que já eram bastante semelhantes às minhas aranhas.. certo é que a coloração muda, o macho normalmente é mais pequeno e tem as pontas dos pedipalpos com uma especie de bolas mais grossas que o restante destes.
Se o site está errado ou não, não sei, antes vou tentar saber que curso tem o criador do site, de forma a podermos obter certezas maiores quanto às atribuições de espécies.. Na minha opinião pessoal existindo já tanta espécie de aranhas pelo mundo, basta uma ser trazida para cá e fugir do cativeiro e conseguir acasalar com uma lusitana para haver um cruzamento que poderá dar origem a uma troca de caracteristicas e a várias novas gerações de aranhas diferentes..
Já que estamos a a falar de aranhas madpeter e já que és a única pessoa que eu "conheço ", que gosta de aranhas sem ser de tarântulas , seria uma boa ideia se utilizá-se-mos este tópico para falar de aranhas em geral . Começo eu por falar então .
Para além de licosídeos , gosto também de arenídeos , principalmente os do género Argiope e na minha casa todos os anos via uma ou duas fêmeas com teias no bacelo que tenho no terreno que sobrou da construção da minha casa e uma vez lembro-me que quando fui visitar uma fêmea dessas , encontrei um minúsculo macho na teia a dirigir-se para a fêmea para ver se conseguia acasalar com ela ; foi um momento curioso.
Para além de licosídeos , gosto também de arenídeos , principalmente os do género Argiope e na minha casa todos os anos via uma ou duas fêmeas com teias no bacelo que tenho no terreno que sobrou da construção da minha casa e uma vez lembro-me que quando fui visitar uma fêmea dessas , encontrei um minúsculo macho na teia a dirigir-se para a fêmea para ver se conseguia acasalar com ela ; foi um momento curioso.
eu costumo ter preferencia pelas aranhas que não se servem de teia, salvo a minha grandinha que capturei no alentejo que antes de aparecer com o saco de ovos e depois encheu o aquario cheio de teias.. provavelmente para se sentir mais aconchegada..JCFM Escreveu:Já que estamos a a falar de aranhas madpeter e já que és a única pessoa que eu "conheço ", que gosta de aranhas sem ser de tarântulas , seria uma boa ideia se utilizá-se-mos este tópico para falar de aranhas em geral . Começo eu por falar então .
Tenho no entanto uma outra aranha que é totalmente à base de teias e sinceramente não sei o nome dela, ela é timida, ainda não mostrou o BI sequer

A diferença entre nós é que tu dominas bastante mais e a nvel global as denominações técnicas delas, eu só sei o que vejo relativamente a atitudes e alimentos e formas de caçar..
posso é por aqui uma foto da que tenho com teias porque foi 1 colega de trabalho que me arranjou e eu nunca tinha visto tal coisa, o abdomen dela parece uma figura geométrica.. e tanto pode apanhar a presa com teia enrolando-a como pode simplesmente chegar lá com as suas enormes queliceras e apanha-la directamente..
Podemos também criar 1 tópico novo

Vou tratar de reduzir e postar algumas fotos das minhas aranhas.. Porque recordar é viver e já agora com a tua ajuda talvez passe a conhecer os nomes delas

Antes de por as fotos, deixo aqui alguma informação que temos estado a trocar onde se percebe pelo palavreado quando é que sou eu e quando é ele 
> Eu sabia que eram os pedipalpos do macho que transportavam o esperma, o que eu não sabia foi o que vi quando ele parecia soprar uns balões semi-brancos dos pedipalpos na base do abdómen da fêmea, ajeitando-o e fazendo isso tanto de um lado como do outro. Sempre pensei que ele teria contacto com a extremidade do abdómen para fazer o depósito.
na verdade, é mais ao contrário, ele não "sopra" mas "suga". O que
sucede é que os tarsos palpais dos machos, têm, entre outras estruturas,
o bolbo copulatório que é muito variável de espécie para espécie. No
caso dos licosídeos, os machos têm uns "sacos" chamados hematodocas para
onde carregam o espermatóforo. A abertura genital é situada exactamente
no mesmo sítio em machos e fêmeas, imediatamente abaixo do sulco
epigástrico que no caso dos licosídeos é aproximadamente no terço
anterior da face ventral entre as duas placas pulmonares.
O macho quando produz o esperma, envolve-o numa massa gelatinosa e
consistente que deposita numa pequena teia. Depois suga os
espermatófocos com o êmbolo dos pedopalpos para as tais hematodocas e
depois de cortejar a fêmea, no caso dos licosídeos, insere os palpos,
um de cada vez, no epigíneo da fêmea que, por sua vez tem outros
"sacos", as espermatecas que guardam o espermatóforo até que seja a
altura ideal para fazer descer os ovos pelos oviductos e inseminá-los.
Nos licosídeos, o que se situa na extremidade do abdómen, são as 6
fieiras, curtas, com que fazem a seda.
--------------------------
> Morre em Novembro/Dezembro porquê? Causa natural? Velhice? Frio? É normal elas morrerem nesses meses independentemente da idade delas?
> Estou chocado porque agora me apercebo se calhar o porquê das minhas aranhas morrerem! Uma pessoa até pode saber a esperança média de vida de uma espécie mas também nunca sabe exactamente quanto tempo tem quando a captura.
>
> A genitália não é a área reprodutora dela? Só por aí é possível ter a certeza da espécie?
> E quanto aos relatos da existência de certas aranhas em Portugal, uma vez que a maioria das aranhas têm uma excelente capacidade de adaptação não é possível na Natureza haver cruzamentos de espécies ou mesmo pessoas capturarem espécies não oficializadas e nunca vir a oficializar-se por essas pessoas não exporem a sua captura aos olhos ciêntificos? Eu se trouxer uma migala dos EUA e a soltar em Portugal é provavel que não exista adaptação por diversas alterações climáticas, etc, mas uma tarentula trazida de espanha ou até mesmo uma proliferação natural e progressiva da fronteira até território nacional, não é possível?
sim, geralmente as Hogna e Lycosa, depois de adultas morrem antes do
final do Inverno. No caso dos machos morrem muito antes, as fêmeas
geralmente em Novembro/Dezembro morrem embora algumas possam, em
condições fora do normal, viver mais uma época.
Vivem ao todo, 2 a 3 anos. Têm o que se chama ciclo bianual e é das
estratégias mais comuns nas nossas espécies.
A genitália é a parte copulatória do sistema reprodutor. Na maioria das
espécies, é a única forma de ter a certeza da espécie (se não contarmos
com a análise a ADN).
Elas demoram apenas um, mais raramente dois anos a atingir esse tamanho.
E sim, as fêmeas vivem mais tempo.
Como ja referi, a idade não varia muito, o que sucede é que como
imaturos, suportam bem as condições de Inverno. Como adultos, algumas
hibernam, mas a maioria morre. Não existem dados precisos sobre a
percentagem que sobrevive ao Inverno, mas calcula-se que seja baixa.
O hibridismo nas aranhas é muito raro. Raramente existem cruzamentos de
espécies embora possa ocorrer. No entanto, na maioria das espécies
conhecidas, à excepção talvez do género Tegenaria, os híbridos têm muito
menor capacidade de sobrevivência que os restantes. Este mecanismo não é
por acaso, é que a maioria dos araneomorfos, dispersa-se através do
vento e muitas espécies sobrevoam, literalmente, todo o globo. No
entanto, mesmo que alguns individuos surjam em determinada área, o que
se verifica é que não têm capacidade de se impor às restantes espécies
autóctones. Em relação a espanha e áfrica, não é necessario que ninguem
as traga, pois elas chegam a voar através do balooning. Portanto, regra
geral (há excepções e sao imprevisiveis), se uma espécie não existe cá,
é porque nõ se consegue impor. Certamente tem inimigos naturais, outras
espécies mais comuns que ocupam o mesmo nicho e condições fora do seu
optimo. Mas essas situações são relativamente simples de seguir hoje em
dia. Já ocorreram diversas introduções, especialmente nas épocas em que
se importavam plantas, frutos, etc das colónias e conhecem-se apenas
duas que tenham estabelecido populações em Portugal: Steatoda nobilis e
a mais recente Macrothele calpeiana.
Na ficha de Lycosa fasciiventris sao todas da mesma espécie, pois claro
O padrão nem varia, o que varia são as tonalidades. No caso de Lycosa (e
tb Hogna), a cor é dada essencialmente pelos pêlos. ter mais pelos
escuros, ou mais claros, pode fazer variar o aspecto de cada exemplar,
mas as características estão lá todas. Não deixa de ser curioso que um
animal tão variável como um ser humano reconheça ser da mesma espécie
uma pessoa alta, baixa, clara, escura, gorda, magra, com pelos, sem
pelos, etc. (ou os cães em que um são bernardo dificilmente se parece
com um poodle) e depois assuma que tal não deve ocorrer nos restantes
animais. Não é verdade, algumas aranhas variam pouco mas outras espécies
são extremamente variáveis em cores, tamanhos, comportamentos, etc.
Quanto mais as conhecemos mais variação encontramos. Posso-te dizer que
as populações de serra e litoral de Lycosa fasciiventris tendem a ser
menos copulentas e mais escuras que as do sul e de zonas secas. O pq? é
uma boa questão para um trabalho. De inicio achei que fossem duas
espécies, fiz recolhas em vários pontos do País e tenho todas as formas
intermédias e elas reconhecem-se perfeitamente como pares além de que
não existem diferenças nas genitálias. Pode ter a ver com clima,
alimentação, genética, etc.
Como curiosidade, na FOTO 5 da 3ª linha da ficha de lycosa
fasciiventris, podes ver uma fêmea cm crias em que estas possivelmente
lhe arrancaram os pêlos da carapaça. Só por isto, a aranha parece ter um
aspecto totalmente diferente e no entanto, é apenas "careca"
----------
Os ovos demoram cerca de um mês a eclodir, depende muito das condições.
Se retirart os ovos à fêmea, ela irá fazer outra postura. As ootecas sem
a fêmea não são bem sucedidas pois são atacadas por fungos, bacterias e
predadores além da exposição aos elementos naturais.
Essa aranha poderá ser uma Hogna radiata ou uma Lycosa ambigua.
Recentemente descobri uma fêmea de Lycosa ambigua em Portugal e não
detectei nenhuma diferença de aspecto em relação a Hogna radiata.

> Eu sabia que eram os pedipalpos do macho que transportavam o esperma, o que eu não sabia foi o que vi quando ele parecia soprar uns balões semi-brancos dos pedipalpos na base do abdómen da fêmea, ajeitando-o e fazendo isso tanto de um lado como do outro. Sempre pensei que ele teria contacto com a extremidade do abdómen para fazer o depósito.
na verdade, é mais ao contrário, ele não "sopra" mas "suga". O que
sucede é que os tarsos palpais dos machos, têm, entre outras estruturas,
o bolbo copulatório que é muito variável de espécie para espécie. No
caso dos licosídeos, os machos têm uns "sacos" chamados hematodocas para
onde carregam o espermatóforo. A abertura genital é situada exactamente
no mesmo sítio em machos e fêmeas, imediatamente abaixo do sulco
epigástrico que no caso dos licosídeos é aproximadamente no terço
anterior da face ventral entre as duas placas pulmonares.
O macho quando produz o esperma, envolve-o numa massa gelatinosa e
consistente que deposita numa pequena teia. Depois suga os
espermatófocos com o êmbolo dos pedopalpos para as tais hematodocas e
depois de cortejar a fêmea, no caso dos licosídeos, insere os palpos,
um de cada vez, no epigíneo da fêmea que, por sua vez tem outros
"sacos", as espermatecas que guardam o espermatóforo até que seja a
altura ideal para fazer descer os ovos pelos oviductos e inseminá-los.
Nos licosídeos, o que se situa na extremidade do abdómen, são as 6
fieiras, curtas, com que fazem a seda.
--------------------------
> Morre em Novembro/Dezembro porquê? Causa natural? Velhice? Frio? É normal elas morrerem nesses meses independentemente da idade delas?
> Estou chocado porque agora me apercebo se calhar o porquê das minhas aranhas morrerem! Uma pessoa até pode saber a esperança média de vida de uma espécie mas também nunca sabe exactamente quanto tempo tem quando a captura.
>
> A genitália não é a área reprodutora dela? Só por aí é possível ter a certeza da espécie?
> E quanto aos relatos da existência de certas aranhas em Portugal, uma vez que a maioria das aranhas têm uma excelente capacidade de adaptação não é possível na Natureza haver cruzamentos de espécies ou mesmo pessoas capturarem espécies não oficializadas e nunca vir a oficializar-se por essas pessoas não exporem a sua captura aos olhos ciêntificos? Eu se trouxer uma migala dos EUA e a soltar em Portugal é provavel que não exista adaptação por diversas alterações climáticas, etc, mas uma tarentula trazida de espanha ou até mesmo uma proliferação natural e progressiva da fronteira até território nacional, não é possível?
sim, geralmente as Hogna e Lycosa, depois de adultas morrem antes do
final do Inverno. No caso dos machos morrem muito antes, as fêmeas
geralmente em Novembro/Dezembro morrem embora algumas possam, em
condições fora do normal, viver mais uma época.
Vivem ao todo, 2 a 3 anos. Têm o que se chama ciclo bianual e é das
estratégias mais comuns nas nossas espécies.
A genitália é a parte copulatória do sistema reprodutor. Na maioria das
espécies, é a única forma de ter a certeza da espécie (se não contarmos
com a análise a ADN).
Elas demoram apenas um, mais raramente dois anos a atingir esse tamanho.
E sim, as fêmeas vivem mais tempo.
Como ja referi, a idade não varia muito, o que sucede é que como
imaturos, suportam bem as condições de Inverno. Como adultos, algumas
hibernam, mas a maioria morre. Não existem dados precisos sobre a
percentagem que sobrevive ao Inverno, mas calcula-se que seja baixa.
O hibridismo nas aranhas é muito raro. Raramente existem cruzamentos de
espécies embora possa ocorrer. No entanto, na maioria das espécies
conhecidas, à excepção talvez do género Tegenaria, os híbridos têm muito
menor capacidade de sobrevivência que os restantes. Este mecanismo não é
por acaso, é que a maioria dos araneomorfos, dispersa-se através do
vento e muitas espécies sobrevoam, literalmente, todo o globo. No
entanto, mesmo que alguns individuos surjam em determinada área, o que
se verifica é que não têm capacidade de se impor às restantes espécies
autóctones. Em relação a espanha e áfrica, não é necessario que ninguem
as traga, pois elas chegam a voar através do balooning. Portanto, regra
geral (há excepções e sao imprevisiveis), se uma espécie não existe cá,
é porque nõ se consegue impor. Certamente tem inimigos naturais, outras
espécies mais comuns que ocupam o mesmo nicho e condições fora do seu
optimo. Mas essas situações são relativamente simples de seguir hoje em
dia. Já ocorreram diversas introduções, especialmente nas épocas em que
se importavam plantas, frutos, etc das colónias e conhecem-se apenas
duas que tenham estabelecido populações em Portugal: Steatoda nobilis e
a mais recente Macrothele calpeiana.
Na ficha de Lycosa fasciiventris sao todas da mesma espécie, pois claro

O padrão nem varia, o que varia são as tonalidades. No caso de Lycosa (e
tb Hogna), a cor é dada essencialmente pelos pêlos. ter mais pelos
escuros, ou mais claros, pode fazer variar o aspecto de cada exemplar,
mas as características estão lá todas. Não deixa de ser curioso que um
animal tão variável como um ser humano reconheça ser da mesma espécie
uma pessoa alta, baixa, clara, escura, gorda, magra, com pelos, sem
pelos, etc. (ou os cães em que um são bernardo dificilmente se parece
com um poodle) e depois assuma que tal não deve ocorrer nos restantes
animais. Não é verdade, algumas aranhas variam pouco mas outras espécies
são extremamente variáveis em cores, tamanhos, comportamentos, etc.
Quanto mais as conhecemos mais variação encontramos. Posso-te dizer que
as populações de serra e litoral de Lycosa fasciiventris tendem a ser
menos copulentas e mais escuras que as do sul e de zonas secas. O pq? é
uma boa questão para um trabalho. De inicio achei que fossem duas
espécies, fiz recolhas em vários pontos do País e tenho todas as formas
intermédias e elas reconhecem-se perfeitamente como pares além de que
não existem diferenças nas genitálias. Pode ter a ver com clima,
alimentação, genética, etc.
Como curiosidade, na FOTO 5 da 3ª linha da ficha de lycosa
fasciiventris, podes ver uma fêmea cm crias em que estas possivelmente
lhe arrancaram os pêlos da carapaça. Só por isto, a aranha parece ter um
aspecto totalmente diferente e no entanto, é apenas "careca"

----------
Os ovos demoram cerca de um mês a eclodir, depende muito das condições.
Se retirart os ovos à fêmea, ela irá fazer outra postura. As ootecas sem
a fêmea não são bem sucedidas pois são atacadas por fungos, bacterias e
predadores além da exposição aos elementos naturais.
Essa aranha poderá ser uma Hogna radiata ou uma Lycosa ambigua.
Recentemente descobri uma fêmea de Lycosa ambigua em Portugal e não
detectei nenhuma diferença de aspecto em relação a Hogna radiata.