Gerbos - tenho muitas duvidas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Tayga
Membro Júnior
Registado: quarta fev 25, 2004 5:18 pm

quarta out 10, 2007 4:25 pm

Boa tarde

A 2ª ninhada ja nasceu, 6 tao fofos todos eles, já tenho donos para todos menos um, a minha duvida é... podem ficar na mesma gaiola um filhote a mae e o pai ou não convem? Não devem poder por causa do filhote não acasalar com a mãe não é.
Deram-me um aquario e estou a pensar po-los lá por causa do espaço k é mt maior, precisava de ideias para arranjar o aquario de aneira a que eles tenham varias actividades ou um patamar, mas n sei como hei-de fazer.
Posso la por uma pedra para eles subirem nela por exemplo?
Vera_Carlos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2006 4:43 pm
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

quarta out 10, 2007 5:55 pm

Tayga Escreveu:Boa tarde

A 2ª ninhada ja nasceu, 6 tao fofos todos eles, já tenho donos para todos menos um, a minha duvida é... podem ficar na mesma gaiola um filhote a mae e o pai ou não convem? Não devem poder por causa do filhote não acasalar com a mãe não é.
Pelo o que sei, e me disseram (corrijam-se se estiver em erro), pode haver um trio de gerbos numa gaiola desde que seja formado por 2 fémeas e 1 macho.
Dois machos com uma fémea têm tendência a lutar.

Aqui vão alguns sites, podem vir a ser util:

http://www.geocities.com/Petsburgh/Have ... cipal.html

http://odia.terra.com.br/especial/cienc ... gerbil.asp

http://www.saudeanimal.com.br/gerbil.htm

http://www.tolemar.com.br/hamsters/roedores/gerbil.php

Existem muito mais, basta pesquisar como "gerbo"; "gerbil"; "esquilo da mongólia"... é sempre bom saber uma pouco mais...
Fiquem bem, Vera
Tayga
Membro Júnior

quinta out 11, 2007 9:49 am

Obrigada Vera vou ver esses sites que me enviou.
Talvez tambem o problema seja o filho acasalar com a mãe e isso acho k não pode acontecer. Vou la tirar as minhas duvidas.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta out 11, 2007 10:06 am

2 machos e 1 fêmea é uma mistura explosiva, vão tentar os 2 cruzar a fêmea.
O que pode fazer é deixar 1 fêmea com a mãe e um macho com o pai, Os gerbos são animais sociais não devem por isso ficar sozinhos. Se os deixa aos casais vão começar a cruzar entre si, sejam eles mãe e filho, pai e filha ou entre irmãos. Se não quer mais bébés a unica solução é separar aos pares, não deixe é um deles sozinho.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Tayga
Membro Júnior

quinta out 11, 2007 10:29 am

Não vou deixar, por isso como tenho um que não ainda tem dono pensei deixar os 3 mas realmente não é a melhor opcção. estive a ver os sites que me deixou e eles comentam la k a areia do gatos pode ser opção para por no fundo do aquario mais a palha... sera que não ha problema? a areia da minha gata qd a coloco deita mt po... a questao é, eles andam sempre a cavar, vao levantar mt po, n sera prejudicial para eles?

Ando a ver se encontro ideias para utilizar o aquario para por os meus meninos la :)

Outra questão: posso entao colocar 3 machos por exemplo numa gaiola e 3 femeas noutra? a mae com duas filhas e o pai com 2 filhos?
kitten
Membro Veterano

quinta out 11, 2007 11:01 am

A areia de gato é pessima para os gerbos, deve usar corncobs ou cats best, ou então comprar aparas esterilizadas e não é palha que se usa, é feno, a palha também tem pó.

Pode perfeitamente deixar 3 ou mais gerbos do mesmo sexo juntos, não tem qualquer problema.
Madalena Marques
Tayga
Membro Júnior

quinta out 11, 2007 11:33 am

Sim nao me lembrava do nome é feno mesmo.
Obrigada Madalena
kitten
Membro Veterano

quinta out 11, 2007 11:53 am

De nada :D
Madalena Marques
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sábado out 27, 2007 10:59 pm

também tenho de meter a minha colherada.

Tm - a areia de passaros não é muito boa para gerbos essencialmente devido ao perfume de anis que costumam ter.

A gerba já fez 2 ninhadas seguidas, não acha que está na altura de lhe dar um período de descanso? muitas ninhadas seguidas acabam com a saúde da mesma... eu sotumo dividir com rede, para que não percam o contacto e não criem...

Dar casais, filhos dos mesmo pais e que se comprados no mesmo sitio provavelmente serão irmãos. bem, nem teço comentários.

outra coisa, falou-se na agressividade entre machos, no entanto, nos caso dos gerbos, as fêmeas são mais agressivas entre si que o machos.
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

domingo out 28, 2007 11:59 am

Buzio,
A areia de passaro (nao sei qual usas mas a que eu uso) sao 100% naturais e sem odores, ja me confrotaram várias vezes com essa mesma situaçao, e continuo a garantir que não há necessidade de usar areia de chinchila, o problema da areia de passaros para as chinchilas tem a ver com o seu pelo mt macio e "frágil", ao contrário dos gerbos, podes perguntar a criadores de gerbos, foruns internacionais, entre outros que areia de passaro (conchas trituradas e nao só) não são prejudiciais para os Gerbos nem nunca serão.
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

segunda out 29, 2007 2:17 pm

Já perguntei tm. quanto tinha cerca de 250 e não meia dúzia.
O problema de estares a falar em areia de aves, é que não explicas que deve ser sem perfume, já que a anizada é prejudicial sim. Não podemos falar por meias palavras porque o que é óbvio para uns não é para outros.
O problema do perfume é a sua acidez e pode provocar alergias.
Quanto à casca de ostra e areia de aves sem cheiros, tb n a acho muito má, embora ache que a de chin faça um melhor trabalho.
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

segunda out 29, 2007 2:33 pm

Ok Ok, esqueci-me que eles vao logo a areia que tem perfume porque fica a cheirar bem :p

Quanto a diferença entre a de chinchila e de ostras... sem duvida que prefiro a de Chinchila, mas tabém nao tens resultados muitoooooooooooo superiores com a de Chinchila comparado com a de passaros, ja testei em 2casais um com cada qual e... nao via grandes diferenças, so reparei grandes diferenças nos gerbos de pelo clarinho, de resto... nao vi nada
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
Responder

Voltar para “Exóticos”