Coelha gravida?! AJUDA!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
XANAKIKA
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 7:05 pm

domingo set 09, 2007 2:38 pm

:) olá mimzy,

eu não tenho coelhos, mas a minha mãe sempre fez criação de coelhos e o que tenho a dizer é que pelo que me lembro, o papel do macho termina a partir do momento em que a coelha fica prenhe, e começa a rejeita-lo. mesmo depois do nascimento o pai provavelmentenão se interessará pelos filhotes, ao contrário da mãe que os defenderá com unhas e dentes (literalmente). fizeste bem em separa-los, e deverás colocar um pouco de palha na gaiola da coelha, para que esta fique mais confortavel e não tenha que arrancar tanto pelo. depois de nascerem, não lhes mexas, sob o risco de a mãe os rejeitar, (pelo menos era o que a minha mãe me dizia).
quando começarem a querer sair do ninho e se a mãe te deixar poderás então pegar neles, é fantástico :D
se vires que avança sobre ti, não insistas, já fui mordida por uma coelha e não é nada agradavel.
saberás que eles nasceram se atentamente olhares para o ninho e vires muito de leve o pelo do ninho a mover-se. :wink:
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo set 09, 2007 2:46 pm

mimzy Escreveu:Ena tantas respostas! Obrigada! A informaçao existe muita, na net, em livros, mas tambem acho que a experiencia e o mais importante. Por nao ser propriamente o meu caso e que tenho tantas duvidas! :?
Pois e acabei mesmo por separa-los esta tudo um pouco mais calmo agora, excepto que tao um pouco confusos ainda quanto a qual das gaiolas e que pertencem. Como nao sabia acabei por comprar uma caixa de madeira para o possivel ninho. pelo que dizem nao e necessario?! ela podera fazer o ninho dela e parir sem ser num local coberto? :?:
Por enquanto estou a espera para ver se ha alguma evoluçao e alteraçao, ainda nao esta nada confirmado!lol
Mas tenho uma questao...qual e o papel do pai das crias no meio disto tudo?! :roll:
sera que reconhece as crias como suas? tem algum papel activo no desenrolar da gravidez, parto e criaçao das crias?
O pai das crias é simplesmente o pai das crias. Não tem qualquer influência no tratamento da ninhada senão perturbar a coelha.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
isnf
Membro Veterano
Registado: quinta set 14, 2006 4:22 pm

domingo set 09, 2007 3:22 pm

Kitten podes responder a pergunta que te fiz?
isnf
Membro Veterano

domingo set 09, 2007 3:26 pm

Eu nao tenho muita experiencia so tenho o meu coelho ha 5 meses :lol:. Mas a minha tia faz criaçao de coelhos :wink: .
isnf
Membro Veterano

domingo set 09, 2007 3:28 pm

Kitten: Se tem alguma experiencia diga-me uma coisa: Porque e que os coelhos arranham com as patinhas da frente no peito (ou sem ser nele) as pessoas quando estao no colo ? Sera que querem ir para o chao e nao gostam de colo :roll: ?
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo set 09, 2007 11:29 pm

isnf se tiveres o cuidado quando agarras um coelho ao colo de apoiares as 4 patas dele, não há nenhuma que te arranhe.
Quando agarras um coelho deves ter o cuidado de verificar se ele tem as 4 patas encostadas, sejam elas ao teu peito seja à palma da tua mão. Se o fizeres não há nenhum que te arranhe
:wink:

respondendo à tua pergunta, não, não sou, neste momento criadora de coelhos anões.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
isnf
Membro Veterano

segunda set 10, 2007 10:44 am

Nao ele (e todos os coelhos) faz mesmo com as patinhas (parace que esta a escovar :roll:). Ok eu vou pegar nele com mais cuidado para ver se resulta. Mas as vezes quando eu o ponho no sofa ele arranha ele com as patinhas da frente :roll:. Obrigado pela ajuda :wink:
mimzy
Registado: segunda set 03, 2007 8:02 am

segunda out 22, 2007 9:58 pm

Olá a todos!Estou de volta com grandes novidades!Andei 1 mês a pensar que ela tava grávida e a espera que as crias nascessem...e nada! n se passava nada...ela ia esgravatando o chão mas nada mais!Cheguei a pensar que sofresse de "gravidez psicológica" se é que isso existe nos coelhos... :o
Até que ha 2 semanas começou mesmo a fazer o ninho, tal e qual como tinham dito, pegava em grandes molhos de feno com a boca e depositava-os num canto a fazer um molhinho. HOJE...quando cheguei a casa tava a arrancar pêlos do corpo e a colocar no sitio onde tinha posto o feno!coloquei-lhe a mão na barriga e pela 1.ª vez consegui sentir as crias a mexer, mas a mexer mesmo a sério dentro da barriga dela! Ao final do dia 20:45, para ser mais precisa, estava tudo muito silencioso e decidi ir espreitá-la...ESTAVAM A NASCER!!! Pelo canto da gaiola consegui vê-la deitada de lado no meio de todo o feno e pêlos, e vi-os a nascer um a um...FOI LINDO!!! :lol: Penso que são 5 ou 6 mas ainda não sei ao certo! Assim que nasceram todos ela lambeu-os e pareceu-me comer os restos de membranas e sangue que sairam também a mistura. Limpou tudo muito bem. Por esta altura as crias já se mexiam imenso e faziam uns sons. Passado 1 minuto tavam debaixo dela a mamar! Desculpem o tamanho do texto mas é realmente emocionante assistir a isto tudo! Quando puder ponho fotos! :D

Agora só para terminar, se me puderem ajudar novamente ... como se cuida das crias, que cuidados especiais se deve ter?! Até breve! :P
suzisabel
Membro
Registado: quinta nov 02, 2006 6:32 pm

segunda out 22, 2007 10:56 pm

OLA GRANDES NOVIDADES E PARABENS! :D
NAO DEVES TOCAR NOS BEBES NUNCA! PELO MENOS ATE ELES SAIREM DO NINHO PODES LIMPAR A GAIOLA MAS NAO TOQUES NO NINHO! E SE SENTIRES QUE A COELHA NAO TEM MUITO LEITE PARA OS BEBES DA-LHE (A COELHA) PAO MOLHADO EM LEITE A MINHA ADORAVA! BOA SORTE JA FUI CRIADORA DE COELHOS QUALQUER DUVIDA AS ORDENS :D :wink:
mimzy
Registado: segunda set 03, 2007 8:02 am

sábado nov 03, 2007 9:50 pm

Os bebés estao hoje com 12 dias. Por incrível que pareça ainda não sei ao certo quantos são (6? 7?) estao sempre todos enroscados uns nos outros e torna-se dificil conta-los com precisão. A natureza e o instinto animal é realmente um fenómeno. 8) Apesar do meu receio de que os bebés estivessem a ser mal alimentados por parte da mãe, resisti a tentação de mexer nos bebés e no ninho. Deixei o destino nas mãos da natureza e até agora tudo corre bem! Os bebés têm uma grande vitalidade estão com mais do dobro do tamanho, já têm uma penugem no corpo e abrem os olhos, são perfeitinhos!! :P A mimi está a portar-se muito bem no papel de mãe! Quando conseguir ponho fotos dos babies! São uma fofura :lol:
Responder

Voltar para “Exóticos”