Tarantulas.Lampada infrared?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Davidkko
Registado: sexta out 26, 2007 6:16 am

sexta out 26, 2007 7:12 am

Boas a todos.desde ja' quero agradecer a oportunidade que estou a ter em partilhar com todos vos o "vosso" forum.

Desde ja, e como membro novato que sou, tenho uma duvida (para n variar muito :D ), em relaçao ao tipo de aquecimento que deva ser utilizado no auecimento do terrario de tarantulas.
A minha duvida e' a seguinte:

Neste momento possuo 2 tarantulas, 1a Grammostola Rosea (chilean rose) e uma Sericopelma Rubronitens (panama red rump).No caso da 1a tarantula, possuo uma manta de aquecimento para terrarios deserticos, da exoterra ("terrarium Substrate heater - desert") isto uma vez que a humidade necessaria para uma G.rosea ronda os 70% +- e a temperatura oscila entre um minimo de 15ºC e um maximo de 28º.No caso da S.rubronitens, ja utilizo uma manta de aquecimento para florestas chuvosas ("Terrarium substrate heater - Rainforest") isto uma vez que a humidade necessaria para esta tarantula ja ronda os 80% e a temperatura oscila entre os 16ºC minimos e os 29ºC maximos.
Uma vez que estamos a entrar numa epoca de ausencia de calor, as mantas de aquecimento nao me estavam a dar o rendimento desejado, nao passando os terrarios de uma temperatura superior a 20ºC durante o dia, baixando consequentemente durante a noite.Com medo que estas 2s"senhoras" estivessem a passar mal, comprei hoje uma lampada de infravermelhos (deixo aqui o link do produto, NAO PERTENDENDO FAZER QUALQUER TIPO DE PUBLICIDADE AO SITE, OU MESMO A MARCA,http://www.exo-terra.com/en/products/he ... ghting.php) e, mesmo estando a aquecer 2 terrarios com uma so lampada (esta foi aplicada exteriormente), apos 1 hora de utilizaçao a temperatura subiu para os 25ºC na G rosea e 27ºC na S Robrunitens.Estou satisfeito com o resultado, mas sera' que esta lampada afecta o animal de alguma forma?o tecnico disse-me que nao, mas vale sempre a pena pedir uma segunda opiniao.ja agora, 'a algum defeito a apontar no tipo de auquecimento por mim utilizado?e ja' agora,; a minha G rosea fez uma ecdise a uns 4 meses atras, e ja n come ha' 2.sera k poderia ser pela temperatura n adquada?e' que a sericopelma esta ca em casa a uma semana e ainda n comeu!

peço desculpa pelo testamento :D , mas estas duvidas tem que ser esclarecidas para n afectar os meus animais com a minha falta e conhecimentos :wink: agradeço ajuda

Cumprimentos a todos, e mais uma vez obrigado
<p>0.1.0 Grammostola Rosea</p>
<p>0.1.0 Sericopelma Rubronitens</p>
colubridae
Membro Veterano
Registado: sexta mar 23, 2007 4:31 pm

sexta out 26, 2007 12:39 pm

quanto ao tipo de aquecimento acho que fizeste bem, e nao ha problema em teres lampada de ceramica e um dos modos de aquecimento utilizados por muitos, quanto a ela nao comer isso ja nao te posso ajudar nao tenho qualquer experiencia no que toca a tarantulas!
<p>1.0.0 Elaphe Obsoleta Rossalleni</p>
<p>1.0.0 Pantherophis Gutattus </p>
<p>0.0.3 Trachemys Scripta Elegans </p>
1.1.0 Rattus Norvegicus
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

sexta out 26, 2007 4:44 pm

Nao ha qualquer prob em aplicar a lampada exteriormente!

Quando aos tapetes, devem ser colocados na lateral do terrario e nao no fundo. Os tapetes podem nao te estar a dar o devido rendimento porque deves ter uma camada muito espessa de substracto.

Quando ao facto de elas nao comerem, pode ser devido á temperatura estar um pouco baixa mas, o que lhes estas a dar?
Davidkko

sexta out 26, 2007 6:05 pm

O substrato, mesmo assim n esta' com a profundidade devida.para a chilean rose, o substrato deve rondar os 5/6 cm, uma vez k elas fazem tocas, ou escavam debaixo de pedaços de madeira, ate uma profundidade de apenas 4 cm.A panama red rump e' que e' mais complicado.devido as suas dimensoes, 8'' (20 cm +-) necessitam de um substrato com uma profundida entre 10 a 15 cm. uma vez k os meus terrarios n ultrapassam os 20 cm de altura, esta profundidade de substrato e' me impossivel de alcançar. Ambas possuem um substrato de 5 cm, mas ambas possuem esconderijos e opçoes para efctuarem a termoregulaçao.

Quanto ao alimento, estou a dar-lhs gafanhotos que me surgem perto de casa, dakeles castanhos grandes.sera que e' por isso k nao comem?eu li sobre a panama que ela ate' ratos e sapos come.por isso n deve ser pelos gafanhotos, digo eu.de qualquer maneira, antes da panama chegar a casa, a minha chilean rose tinha uma alimentaçao k variava entre grilos, tene'brios e gafanhotos.e ja nessa altura n comia nenhum dos tres.

ps-Reparei k estao mais activas, principalmente a chilean rose, que anda a passear pelo terrario. a red rump tb esta numa regiao aquecida.

cumprimentos a todos e obrigado pela ajuda
P_R
Membro Veterano

sexta out 26, 2007 6:19 pm

COntinuas sem mes responder á questao... tens o tapete por baixo do terrario ou na lateral?

Nao metas de baixo pois as tarantulas podem refugiar-se debaixo do substracto para se abrigarem do calor e se o tapete se encontrar de baixo, elas á medida que escavam têm exactamente o efeito contrario e entram em stress!

Epaaa, nao des gafanhotos apanhados assim!! :x Os gafanhotos sao autenticas maquinas de enfardar clorofila e comem todo o tipo de ervas. O que acontece é que juntamente engolem inumeros pesticidas que podem afectar os teus animais por bioacumulação e/ou bioampliação!
Compra grilos ou baratas criados propriamente para alimentação e tenta da-los agora que as temps estao mais elevadas!
Davidkko

sexta out 26, 2007 6:32 pm

Realmente o tapete esta debeixo do terrario.mas e' como t digo, elas tem opcoes de termorreluçao.axo k estar a descolar agora o tapete do fundo vai danificalo, uma vez k ele esta colado.ou estou errado?quanto ao alimento, vou seguir o conselho.mas o problema e k so la devo ir para a semana uma vez k deixei um candeeiro (aquele que aparece no link que deixei acima) encomendado, candeeiro esse que sendo forrado interiormente a um material fluorescente, apos desligada a lampada a luz desaparece de uma forma gradualmente, como na natureza.
Isso dos gafanhotos desconhecia por completo, mesmo assim os gafanhotos n devem ter "doenças" uma vez k eles sao apanhados e mantidos em minha casa com uma alimentaçao 'a base de fruta.Nao sao apanhados e dados de 1 dia para o outro.foi um cuidado que sempre tive antes de os dar as tarantulas, e alem disso, n existem cultivos num raio de 1 km (+-) ou pelo menos cultivos k aparentem levar pesticidas.

Mas agradeço muito a juda que me estao a dar.e ja agora respondam-me 'a duvida dos tapetes, se danifica ou n.

abraço
P_R
Membro Veterano

sexta out 26, 2007 7:05 pm

Eu nao sei o modo como o tens colado, mas com jeitinho nao danificas isso!! ;)

Alias, até nem sei porque esta realmente tao colado!!

quando fica por baixo basta pousar o terrario em cima!!

o tapete ainda é uma coisa resistente, nao é como uma folha de papel ;)
Davidkko

sexta out 26, 2007 7:12 pm

sim, eu sei que e' resistente, mas o problema e' que ja mudei 1 uma vez, e ficou cola no fundo do terrario.os terrarios que possuo sao da exoterra e ambos ja veem com uma pelicula colante para o fixar ao fundo e ao mesmo tempo traz 4 pes de goma para distanciar o terrario da superficie k o esta a suportar.
A manta de aquecimento, quando aplicada de lado, destribui o calor uniformemente?e k diz na embalagem para n usar sem substrato uma vez k o animal se pode queimar, e de lado, nas paredes, n ha substrato.
Alem disso sera k me vai proporcionar o ambiente quente/humido necessario?

abraço
P_R
Membro Veterano

sexta out 26, 2007 7:54 pm

Davidkko Escreveu:sim, eu sei que e' resistente, mas o problema e' que ja mudei 1 uma vez, e ficou cola no fundo do terrario.os terrarios que possuo sao da exoterra e ambos ja veem com uma pelicula colante para o fixar ao fundo e ao mesmo tempo traz 4 pes de goma para distanciar o terrario da superficie k o esta a suportar.
A manta de aquecimento, quando aplicada de lado, destribui o calor uniformemente?e k diz na embalagem para n usar sem substrato uma vez k o animal se pode queimar, e de lado, nas paredes, n ha substrato.
Alem disso sera k me vai proporcionar o ambiente quente/humido necessario?

abraço
NAo, nao queima, desde que tenhas a sonda do termoestato em contacto com o tapete!

É assim que eu faço com a escorpionada e é assim que a maioria aconselha fazer, e faz, nos seus artropodes! ;)

Quanto ao resto, nao te posso ajudar, tens de ser tu a ver isso ;) Mas de qualquer das formas, como tens agora a lampada, pode ser que elas se dêm bem assim e, se for esse o caso, nao mexe! ;)
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

sábado out 27, 2007 12:55 am

Mentira Mentira.... Eu nalguns escorpioes uso o tapete por baixo (o caso dos arboricolas lol)

Realmente Davidkko, todas as tuas configuraçoes estao erradas, como digo sempre, antes de se adquirir um animal deve-se estudar o que vai precisar e o que precisa.

A unica coisa que ainda me preocupa realmente é dares gafanhotos as tuas tarantulas apanhados no campo, pois se nao sabes, se um gafanhoto conseguir fazer um corte nalguma das tuas tarantulas... ela rapidamente passa de tarantula que nao come, a tarantula dentro de um frasco. E acredita que nao tou a dizer isto por dizer.

Quanto a nao comer... simples, pode ser mta coisa, outra muda (atençao que nao é certo o tempo de muda, mas sim depende do que aconteceu entretanto), pode ser doença, pode ser entre isso muitas outras coisas, como a termoregulaçao nao estar correcta, pois o tapete deve obrigatoriamente estar na lateral em caso de tarantulas terrestres e escavadoras, pois o refugio de calor delas é a terra e é aí que elas vao buscar os elevados niveis de humidades quando necessário.
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
Davidkko

sábado out 27, 2007 5:35 pm

Entao devo mudar o tapete para a lateral do terrario correcto?eu posso fazer isso ja, mas o problema e' k nao tenho termostato...o que me aconselham?se eu meto a sonda do termostato no vidro, e' para esta controlar a temperatura certO?logo vai baixala, e voltamos ao inicio.alem disso eu n posso ter nada na lateral aquecida, ou posso?(plantas artificiais,termometro,hidrometro)quantos ao gafanhotos, eu desconhecia isso, e ja referi atras k vou mudar isso.agora vejam se percebem o meu ponto de vista...na loja onde eu compro os grilos elas estao a 30 centimos cada 1!!a menos que os passe a reproduzir em cativeiro...ou entao tenho sempre os tenebrios.

abraço

ps- TM SURFER, as minhas configuraçoes n estao todas erradas, a unica coisa que esta errada e' o lugar onde meti o tapate.nao vamos generalizar.
Última edição por Davidkko em sábado out 27, 2007 5:39 pm, editado 1 vez no total.
TMSurfer
Membro Veterano

sábado out 27, 2007 5:39 pm

Bem, quanto a 30cent cada um... elas comem 2 por semana cada uma, 1,20 por semana.... não é assim tanto...

o tapete na lateral serve nao para aquecer o geral mas o ponto onde ela se vai aquecer, se precisar de se aquecer mais descansa que ela vai para perto do vidro que ta quente, desde que a temperatura nao suba até aos 38º no vidro não há mal, o que nao pode passar é mesmo os 29º de ambiente, descansa que elas nao se queimam, antes de se queimarem já sentiram no pelo que é perigo essa zona :)
Davidkko

sábado out 27, 2007 5:46 pm

O meu problema tambem nao e propriamente o dinheiro.mas kuando uma pessoa ve preços destes e a empregada me diz k e' a inflaçao pela subida dos combustiveis...eu compreendo, mas....!!!

Quanto ao lado aquecido do terrario, n posso la ter nem termometros nem nada correcto?ou posso?

abraço
TMSurfer
Membro Veterano

sábado out 27, 2007 5:52 pm

Podes ter o termometro e deves ter, o higrometro mete rente ao chao, para saberes as humidades ai!
Davidkko

sábado out 27, 2007 6:00 pm

Entao mas o termometro colado nessa parte do vidro, vai-me dar a temperatura do vidro e nao a ambiente...correcto?(desculpem eu estar a tornar-me xato) :lol:
Responder

Voltar para “Exóticos”