Olá a todos,
tenho um casal de chinchilas e a fémea teve durante a madrugada passada, uma ninhada de 3 chinchilinhas, tão lindas e fofas...bom...
Já separei o macho, o Chico, que está orgulhoso e não deixava ninguém se aproximar dos filhotes e nem da companheira... foi uma carga dos trabalhos, para o retirar, pois a fémea teve os filhotes antes do tempo...
Segundo os meus cáculos, só devia dar á luz, daqui a semana e meia, para completar os 111 dias de gestação.
Está a ser uma experiência nova para mim, pois nunca lidei com criação de chinchilas, nem pretendo ser criadora, pois doi a separação.
Tenho uma ligação tão forte com os meus animais, que de véspera, sonhei com o parto da Chica, durante o qual ela dava á luz 3 crias.
Qual não foi a minha surpresa hoje de manhã, ou ver grande reboliço no espaço das chinchilas... bébés chinchilas!!! Nascidas antes do tempo.
Quando vi que eram 3 filhotes, quase entrei em choque, pelo sonho que tinha tido... foi estranho, tipo 5ª dimensão!
Agora, estou sempre a ver se está tudo bem com eles e com a mãe, não descurando o pai...
Quando ficarem maiores, não vou poder ficar com os filhotes...5 chinchilas no total... vou ter que me mentalizar que um dia............
Bom...se alguém tiver dicas para me dar sobre cuidados a ter com as crias e como lidar com a situação, agradeço.
Atentamente,
CBatista
A Chica já é mãe de 3 lindas chinchilinhas...
-
- Membro
- Registado: sábado dez 17, 2005 6:15 pm
Bianca e Faquir (gateza)
Chico e Chica (chins)
Parabéns à família

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem."
-
- Membro
Bianca e Faquir (gateza)
Chico e Chica (chins)
Obrigado, obrigado a todos.
De facto, andamos todos muito animados com os filhotes... já estão uns malandrinhos, pois já correm, pulam e trepam...a Chica já nem tem mãos a medir com eles, ralha com eles e tudo.
De facto, andamos todos muito animados com os filhotes... já estão uns malandrinhos, pois já correm, pulam e trepam...a Chica já nem tem mãos a medir com eles, ralha com eles e tudo.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 20, 2007 7:36 pm
os 111dias nao sao regra.... podem nascer 10 dias antes(que foi o que aconteceu) ou 10 dias depois....
so uma pergunta como e que pode ter tanta a certeza que era so para daqui a semana e meia???so pode ter essa certeza se os tivesse juntado apenas naquela altura.....e que eles podem ter varias vezes relaçoes durante o cio da femea....
nao leve a mal mas e apenas uma questao....
eu tenho imensas....cerca de 12....4 sao minhas e as restantes para venda....
ja agora se por acaso nao separou o macho da femea e bem possivel que daqui a algum tenpo tenha mais uma ninhada a passear pela gaiola....
para acabar desejo-lhe muita sorte e é claro parabens....
so uma pergunta como e que pode ter tanta a certeza que era so para daqui a semana e meia???so pode ter essa certeza se os tivesse juntado apenas naquela altura.....e que eles podem ter varias vezes relaçoes durante o cio da femea....
nao leve a mal mas e apenas uma questao....
eu tenho imensas....cerca de 12....4 sao minhas e as restantes para venda....
ja agora se por acaso nao separou o macho da femea e bem possivel que daqui a algum tenpo tenha mais uma ninhada a passear pela gaiola....
para acabar desejo-lhe muita sorte e é claro parabens....
-
- Membro
Bianca e Faquir (gateza)
Chico e Chica (chins)
O macho foi logo retirado do viveiro para não haver problemas.
Quanto a ter calculado os dias de gestação, guiei-me pelo facto dos animais só terem ficado juntos, quando os levei para casa. Nessa noite, eles acasalaram... aconteceu depois de ter arrumado o espaço delas.
Claro que não ponho de lado a hipótese de terem acasalado na loja, num dia em que tivessem estado juntos, mas desconfio que não tenha sido o caso, pois naquela loja, tudo o que seja roedores, estão divididos.
Também não ponho em causa que os 111 dias sejam rigorosos, pois um organismo, é um organismo... tal como nas humanas, a gestação nem sempre dura 9 meses.
Os bichinhos estão bem, a mãe está sempre em cuidados com eles, o macho está mais calmo no outro espaço e eu estou contente por este nascimento e por todos estarem bem de saúde.
Quanto a ter calculado os dias de gestação, guiei-me pelo facto dos animais só terem ficado juntos, quando os levei para casa. Nessa noite, eles acasalaram... aconteceu depois de ter arrumado o espaço delas.
Claro que não ponho de lado a hipótese de terem acasalado na loja, num dia em que tivessem estado juntos, mas desconfio que não tenha sido o caso, pois naquela loja, tudo o que seja roedores, estão divididos.
Também não ponho em causa que os 111 dias sejam rigorosos, pois um organismo, é um organismo... tal como nas humanas, a gestação nem sempre dura 9 meses.
Os bichinhos estão bem, a mãe está sempre em cuidados com eles, o macho está mais calmo no outro espaço e eu estou contente por este nascimento e por todos estarem bem de saúde.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 20, 2007 7:36 pm
fico contente com isso....
ja agora quando os tentar juntar novamente talvez tenha um pouco de problemas.....pelo menos falo por experiencia propria....tenho um casal que separei quando nasceram as crias e agora a femea nao aceita o macho.....bate-lhe e arranca-lhe pelo.....vou ter que continuar a tentar.....claro que isto nao e regra....
ja agora, se nao for perguntar muito, quantos nasceram e que cores????
ponha fotos, se nao for pedir muito
ja agora quando os tentar juntar novamente talvez tenha um pouco de problemas.....pelo menos falo por experiencia propria....tenho um casal que separei quando nasceram as crias e agora a femea nao aceita o macho.....bate-lhe e arranca-lhe pelo.....vou ter que continuar a tentar.....claro que isto nao e regra....
ja agora, se nao for perguntar muito, quantos nasceram e que cores????
ponha fotos, se nao for pedir muito

-
- Membro
Bianca e Faquir (gateza)
Chico e Chica (chins)
A Chica deu á luz 3 filhotes vivaços e malandros... a cor deles é igual á cor dos pais, acho que se designa como cinzento standart...um deles é de um cinzento mais claro...uma fofura.
Ando a ver se encontro pessoas responsáveis e que amem verdadeiramente os animais, pois nãoposso ter tanta chinchila em casa...vou ter pena de não ficar com eles, mas de facto não posso mesmo e mete-los em gaiolas, também não quero... os pais estão num viveiro grande com troncos e tudo...mas torna-se pequeno para 5 animais estarem bem á vontade.
Se alguém tiver interessado... as chinchilas são de Lisboa e só estarão disponiveis daqui a 3 meses... pois é a idade ideal para irem para uma casa nova (segundo pesquisa realizada).
Ando a ver se encontro pessoas responsáveis e que amem verdadeiramente os animais, pois nãoposso ter tanta chinchila em casa...vou ter pena de não ficar com eles, mas de facto não posso mesmo e mete-los em gaiolas, também não quero... os pais estão num viveiro grande com troncos e tudo...mas torna-se pequeno para 5 animais estarem bem á vontade.
Se alguém tiver interessado... as chinchilas são de Lisboa e só estarão disponiveis daqui a 3 meses... pois é a idade ideal para irem para uma casa nova (segundo pesquisa realizada).
-
- Membro
Bianca e Faquir (gateza)
Chico e Chica (chins)
Para quem quiser ver fotos das minhas chinchilas, podem consultar o petsite delas do arca de noé em:
http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=13693
Eu ainda não sei postar fotos no fórum...ehehehehe, desculpem lá...
http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=13693
Eu ainda não sei postar fotos no fórum...ehehehehe, desculpem lá...