A Chica já é mãe de 3 lindas chinchilinhas...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
carlabatista
Membro
Registado: sábado dez 17, 2005 6:15 pm
Bianca e Faquir (gateza)
Chico e Chica (chins)

domingo out 28, 2007 8:16 pm

Olá a todos,

tenho um casal de chinchilas e a fémea teve durante a madrugada passada, uma ninhada de 3 chinchilinhas, tão lindas e fofas...bom...

Já separei o macho, o Chico, que está orgulhoso e não deixava ninguém se aproximar dos filhotes e nem da companheira... foi uma carga dos trabalhos, para o retirar, pois a fémea teve os filhotes antes do tempo...

Segundo os meus cáculos, só devia dar á luz, daqui a semana e meia, para completar os 111 dias de gestação.

Está a ser uma experiência nova para mim, pois nunca lidei com criação de chinchilas, nem pretendo ser criadora, pois doi a separação.

Tenho uma ligação tão forte com os meus animais, que de véspera, sonhei com o parto da Chica, durante o qual ela dava á luz 3 crias.

Qual não foi a minha surpresa hoje de manhã, ou ver grande reboliço no espaço das chinchilas... bébés chinchilas!!! Nascidas antes do tempo.

Quando vi que eram 3 filhotes, quase entrei em choque, pelo sonho que tinha tido... foi estranho, tipo 5ª dimensão!

Agora, estou sempre a ver se está tudo bem com eles e com a mãe, não descurando o pai...

Quando ficarem maiores, não vou poder ficar com os filhotes...5 chinchilas no total... vou ter que me mentalizar que um dia............

Bom...se alguém tiver dicas para me dar sobre cuidados a ter com as crias e como lidar com a situação, agradeço.

Atentamente,
CBatista
carme
Membro Júnior
Registado: terça abr 12, 2005 10:02 pm

domingo out 28, 2007 10:30 pm

Parabéns pelos bebes... :)
LwFlashPt
Membro Veterano
Registado: terça out 02, 2007 6:28 pm

domingo out 28, 2007 11:54 pm

Parabéns pelos novos bébés, aos páis e donos :D
Felicidades para todos/as :wink:
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

segunda out 29, 2007 5:13 pm

Parabéns à família :!: :D
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem."
CatiaCarniv
Membro
Registado: sábado ago 12, 2006 1:54 pm

segunda out 29, 2007 6:31 pm

Parabéns :D
carlabatista
Membro
Bianca e Faquir (gateza)
Chico e Chica (chins)

segunda out 29, 2007 8:21 pm

Obrigado, obrigado a todos.

De facto, andamos todos muito animados com os filhotes... já estão uns malandrinhos, pois já correm, pulam e trepam...a Chica já nem tem mãos a medir com eles, ralha com eles e tudo.
ana_marisa
Membro Veterano
Registado: sábado jan 20, 2007 7:36 pm

quarta out 31, 2007 2:27 pm

os 111dias nao sao regra.... podem nascer 10 dias antes(que foi o que aconteceu) ou 10 dias depois....

so uma pergunta como e que pode ter tanta a certeza que era so para daqui a semana e meia???so pode ter essa certeza se os tivesse juntado apenas naquela altura.....e que eles podem ter varias vezes relaçoes durante o cio da femea....

nao leve a mal mas e apenas uma questao....

eu tenho imensas....cerca de 12....4 sao minhas e as restantes para venda....

ja agora se por acaso nao separou o macho da femea e bem possivel que daqui a algum tenpo tenha mais uma ninhada a passear pela gaiola....

para acabar desejo-lhe muita sorte e é claro parabens....
carlabatista
Membro
Bianca e Faquir (gateza)
Chico e Chica (chins)

quinta nov 01, 2007 2:11 pm

O macho foi logo retirado do viveiro para não haver problemas.

Quanto a ter calculado os dias de gestação, guiei-me pelo facto dos animais só terem ficado juntos, quando os levei para casa. Nessa noite, eles acasalaram... aconteceu depois de ter arrumado o espaço delas.

Claro que não ponho de lado a hipótese de terem acasalado na loja, num dia em que tivessem estado juntos, mas desconfio que não tenha sido o caso, pois naquela loja, tudo o que seja roedores, estão divididos.

Também não ponho em causa que os 111 dias sejam rigorosos, pois um organismo, é um organismo... tal como nas humanas, a gestação nem sempre dura 9 meses.

Os bichinhos estão bem, a mãe está sempre em cuidados com eles, o macho está mais calmo no outro espaço e eu estou contente por este nascimento e por todos estarem bem de saúde.
ana_marisa
Membro Veterano
Registado: sábado jan 20, 2007 7:36 pm

domingo nov 04, 2007 11:28 am

fico contente com isso....
ja agora quando os tentar juntar novamente talvez tenha um pouco de problemas.....pelo menos falo por experiencia propria....tenho um casal que separei quando nasceram as crias e agora a femea nao aceita o macho.....bate-lhe e arranca-lhe pelo.....vou ter que continuar a tentar.....claro que isto nao e regra....

ja agora, se nao for perguntar muito, quantos nasceram e que cores????

ponha fotos, se nao for pedir muito :lol:
carlabatista
Membro
Bianca e Faquir (gateza)
Chico e Chica (chins)

quarta nov 07, 2007 2:32 pm

A Chica deu á luz 3 filhotes vivaços e malandros... a cor deles é igual á cor dos pais, acho que se designa como cinzento standart...um deles é de um cinzento mais claro...uma fofura.

Ando a ver se encontro pessoas responsáveis e que amem verdadeiramente os animais, pois nãoposso ter tanta chinchila em casa...vou ter pena de não ficar com eles, mas de facto não posso mesmo e mete-los em gaiolas, também não quero... os pais estão num viveiro grande com troncos e tudo...mas torna-se pequeno para 5 animais estarem bem á vontade.

Se alguém tiver interessado... as chinchilas são de Lisboa e só estarão disponiveis daqui a 3 meses... pois é a idade ideal para irem para uma casa nova (segundo pesquisa realizada).
carlabatista
Membro
Bianca e Faquir (gateza)
Chico e Chica (chins)

quarta nov 07, 2007 2:37 pm

Para quem quiser ver fotos das minhas chinchilas, podem consultar o petsite delas do arca de noé em:

http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=13693

Eu ainda não sei postar fotos no fórum...ehehehehe, desculpem lá... :oops:
Responder

Voltar para “Exóticos”