Juntar duas chinchilas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
CatiaCarniv
Membro
Registado: sábado ago 12, 2006 1:54 pm

domingo out 28, 2007 7:20 am

Bom dia!
Eu tenho um macho veludo preto que faz hoje 4 meses :) E quero juntar-lhe uma fêmea beje que me dizem ter +- 2 meses! O que eu pretendo saber com este tópico é como o fazer! Alguém em sugestões? Já li sobre tentar juntá-los logo para ver se se dão bem...já li sobre colocá-los em gaiolas separadas mas perto para se irem habituando... Que me dizem?
Cumps e obrigada a quem puder ajudar ***
Dyskrasia
Membro
Registado: quarta jul 18, 2007 8:35 am

domingo out 28, 2007 12:04 pm

oi,
eu tb já tive esse problema,o que eu fiz foi ter os 2 em gaiolas separadas,mas perto uma da outra pra se irem habituando aos cheiros um do outro.

O que podes tb fazer é soltar 1 de cada de vez,pra ver se eles têm curiosidade em ir ter com o outro que estiver ainda dentro da gaiola.

Dentro do que eu sei,não é aconselhavel juntar os 2,visto que ainda são pequenos.se o fizeres,o macho vai entrar na idade de maturidade sexual primeiro,enquanto que a fêmea ainda é pequenina,o que pode vir a trazer problemas.Contudo podes deixar que eles brinquem juntos,o meu Gizmo logo no primeiro dia k teve contacto com a Anouk quis logo saltar-lhe à espinha.É uma questão de observares os comportamentos.

Não sei se te ajudei,mas espero que sim.

Mtos bjs
CatiaCarniv
Membro

domingo out 28, 2007 12:51 pm

Olá!
Uma resposta é sempre uma ajuda :)
Eu tinha lido que para os juntar devia ser enquano novinhos porque era mais fácil! Será que se vão dar mal por não serem da mesma idade? Tou a pensar arranjar uma gaiola nova maior...colocando os dois ao mesmo tempo, num local novo para ambos e sem cheiros não ajudaria?
Cumps e obrigada*
LwFlashPt
Membro Veterano
Registado: terça out 02, 2007 6:28 pm

domingo out 28, 2007 1:24 pm

Como são de sexo oposto penso que não vai haver problemas para o casal :wink:

Mas para ti... começa a pensar em arranjar mais instalações para as crias que virão :lol:

Cumprimentos 8)
CatiaCarniv
Membro

domingo out 28, 2007 2:00 pm

Lol! Esse será o menor dos problemas! Desde que eles se deem bem, o resto resolve-se:p

Obrigada :D
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo out 28, 2007 2:36 pm

o meu Gizmo logo no primeiro dia k teve contacto com a Anouk quis logo saltar-lhe à espinha
pois, resposta bastante gráfica sem dúvida 8)

Tanto o macho como a fêmnea são muito novinhos, não deve ter grande problema em juntá-los, no entanto e por via das dúvidas mais vale soltar os dois em território neutro e ver como se irão entender. Eu pessoalmente nunca tive grandes problemas em juntar chinchilas.

Quanto à questão do acasalamento, não é assim tão simples é que as fêmeas depois de parirem entram de imediato em cio, a não ser que esteja preparada para 2 crias de 111 em 111 dias. É que além de ficar rápidamente com gaiola cheia vai dar conta da fêmea em pouco tempo por causa das ninhadas sucessivas. O mesmo se aplica se deixar bébés de sexos diferentes juntos, assim que atingirem a maturidade sexual vão cruzar entre eles independentemente de serem familiares ou não.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
carme
Membro Júnior
Registado: terça abr 12, 2005 10:02 pm

domingo out 28, 2007 11:10 pm

Boa noite Catia,

Não tenho muita experiencia neste campo, mas o que te posso dizer passa pelo que me aconteceu ontem. Tenho um macho com cerca de 9 meses e uma gaiola enorme, achei que ele precisava de uma companhia. Ontem arranjei-lhe uma "namorada", uma fêmea mais ou menos da mesma idade. Li algumas coisas sobre como juntar duas chinchilas, mas na loja disseram-me que não havia problema em juntar os dois. Coloquei a fêmea na gaiola e quando o macho deu pela presença dela, tentou aproximar-se, resultado: passaram o dia a brigar, nem podiam olhar um pro outro. Pensei que durante a noite, como estavam mais activos, que o caso se agravasse, levantei me uma serie de vezes para os ver, a gaiola estava toda revoltada, mas não havia sinais de lutas em nenhum deles. Hoje nem pareciam os mesmos, muito amigos, ate dormiam na mesma casota e ela ate o deixava mexer nas orelhas. Não sei se no teu caso resulta assim tao bem, por serem mais novos.

Boa sorte.
CatiaCarniv
Membro

segunda out 29, 2007 6:28 pm

Boas!
Que bom :) Era óptimo que comigo fosse assim! Vou buscar a menina esta semana! Depois dou noticias! Durante um dia ou dois vou deixá-los em gaiolas separadas mas pertinho uma da outra! Quando os juntar coloco-as na gaiola grande (nova para os dois)! Depois conto! Obrigada pela partilha**
CatiaCarniv
Membro

segunda out 29, 2007 6:30 pm

Já agora...uma dúvida parva! Mas eu nunca vi duas chinchilas juntas! O que chamam brigar?
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

segunda out 29, 2007 9:03 pm

:o :o :o :o :o :o

Quando as juntar se elas resolverem brigar, garanto-lhe que fica logo a saber
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
CatiaCarniv
Membro

segunda out 29, 2007 9:17 pm

lol. Ok, obrigada na mesma :? :D
ana_marisa
Membro Veterano
Registado: sábado jan 20, 2007 7:36 pm

quarta out 31, 2007 2:36 pm

quanto mais novos melhor....
neste momento eles querem e brincadeira....
so apartir dos 5/6 meses e que começam a querer acasalar.....
tente 1ºjunta-los num espaço amplo e sempre com alguem a vigiar para o caso de haver alguma briga os poder separar.....
a ideia de uma gaiola maior e boa: 1º porque nao tem o cheiro de nenhum deles logo nao ha brigas por causa do territorio,
2º de certeza que vao haver crias e vai precisar de espaço...convem ter uma casotinha para que eles se possam esconder e onde a femea podera ter os bebes...
ana_marisa
Membro Veterano
Registado: sábado jan 20, 2007 7:36 pm

quarta out 31, 2007 2:42 pm

LwFlashPt Escreveu:Como são de sexo oposto penso que não vai haver problemas para o casal :wink:

nao tem nada a ver....
eles "pegam-se" para defenderem o seu territorio quer sejam do mesmo sexo ou de sexos opostos....
caso nao os junte agora, depois a maneira mais facil e quando a femea estiver no cio e tem mesmo que ser numa gaiola que nao tenha o cheiro nem de um nem do outro....

para eu juntar o meu 1ºcasal estive mais de 6 meses a assistir semanalmente a sessoes de matrix no meu hall de entrada....era so pelo no ar....
o 2ºcasal foi mais facil porque ainda eram novinhos...cerca de 3meses cada um.....
CatiaCarniv
Membro

quarta out 31, 2007 6:38 pm

Boas! Já tenho a pequenina comigo em casa! Ela tem 2 meses e ele 4meses! Ela é bem mais pequenina! Neste momento estão em gaiolas separadas perto uma da outra! Vou juntá-las 6º ou 2º feira quando tiver a gaiola maior! Ele assim que a viu não parou de pular de prateleira em prateleira! :)
Tou a pensar soltá-los aos dois num espaço neutro a ver o que acontece! Acham bem ou mal?

Obrigada por todas as respostas!

Cumps**
CatiaCarniv
Membro

sexta nov 02, 2007 10:13 pm

Boas!
Em forma de agradecimento a todos os que responderam, venho dar a conhecer como resultou juntar o meu veludo preto com uma beje pequenina! E resultou muito bem! Na 1º vez que se viram ele achou que devia defender o que é seu, mas depois de deixá-los sozinhos deram-se bem...mesmo sendo na gaiola dele! Agora já estão numa gaiola maior e felizes da vida! Obrigada por todos os conselhos! Cumps*
Responder

Voltar para “Exóticos”