Adoptei o Framboesa!!! Precisa de alguns cuidados ....

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
AnitaN
Registado: quinta out 04, 2007 1:48 pm

segunda out 29, 2007 11:20 am

:D Olá a todos, já devem imaginar o que aconteceu.. estava á procura de um amigo para o Bolinhas e encontrei este menino sozinho e rejeitado pela dona ao fim de uns meses.. num canto, numa gaiola pequena e muito sozinho...não resisti...agora preciso de ajuda!!! Ele dá-se bem com o Bolinhas para já esta tudo bem ou seja quase... Ele é um peruano ou um sheltie ainda tenho duvidas pois esta todo tosquiado :cry: estava cheio de nós tem o pelo seco, aspero, sem brilho, ... :cry:
O que devo fazer alem de penteá-lo dar-lhe uma boa alimentação e variedade de vegetais?
É verdade a antiga dona dava-lhe banhos frequentemente talvez isso tambem não tenha feito muito bem... que cuidados especiais devo ter com este porquinho de pelo comprido?
Eu vou por fotos assim que ele tiver melhor. Mesmo assim eu adoro-o é mesmo mto fofinho!!!
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

segunda out 29, 2007 5:16 pm

Primeiro que tudo, parabéns pela tua atitude para com um animal que está, de certeza, muito melhor contigo agora...
Agora, em relação aos banhos excessivos... não deverá fazer muito bem. E como devia dar muito trabalho à antiga dona a manutenção do pêlo, toca de tosquiar! Tenho dois peruanos e são escovados regularmente, não chega a criar nós :!:
Bom, em relação a cuidados, acho que disseste tudo: cuidar bem, boa alimentação (feno sempre, ração adequada e variedade de legumes e fruta - nunca alface). Depois... podes sempre levar ao Vet para te certificares que está tudo bem mesmo.
Para verificares a raça: se for peruano tem que ter 2 rosetas simétricas nas ancas. Só 2. Mais que 2 será Angorá.
Boa sorte com ele e muitas felicidades. Qualquer coisa, diz ;)

Nota - Alimentação: Fundamental - ração própria e feno (indispensável aos dentes) - isto sempre. Há quem não dê mais nada mas quem gostar muito deles - e isto é o que eu faço diariamente - pode dar sempre, intercalando para não enjoarem: salsa (adoram), folhas VERDES ESCURAS do lombardo e da couve portuguesa, cenoura, maçã, bróculos (mais o talo, Vit. C), pepino, casca de melão e de melancia, feijão verde. Há os que comem pimentos e tb laranja mas os meus não tocam, não gostam... Os meus comem muito folhas verdes da couve, salsa, maçã e cenoura. Mas varia muito de animal para animal. Quando estão fartos compro outros legumes. Alfafa de vez em quando, 2 ou 3 vzs por semana, não deve ser dada diariamente.
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem."
AnitaN
Registado: quinta out 04, 2007 1:48 pm

segunda out 29, 2007 10:25 pm

Já coloquei fotos...espero que não se impressionem... o pior é mesmo o aspecto... de resto tem um comportamento normal.
Agora falta a visita ao veterinário para ver se esta tudo bem com ele... :oops:

Obrigado pela dica ...só nos resta esperar.... para ver se melhora... esta noite estive a ver melhor o pelo acho que tem muita falta de pelo..muitos sitios vê-se a pele...mas não tem qualquer ferida deve ter caido muito pelo..

Vou dando noticias.
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

terça out 30, 2007 10:29 pm

AnitaN Escreveu:Já coloquei fotos...espero que não se impressionem... o pior é mesmo o aspecto... de resto tem um comportamento normal.
Claro que vai ficar tudo bem, sejamos positivos :)
O aspecto que tem agora será uma situação temporária. Vai melhorar. É bom sempre ir verificando se as peladas não criam ferida e, claro, vet seria óptimo ;)
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem."
Responder

Voltar para “Exóticos”