Sinceramente, eu acho que esta rã, é uma rã, e não um sapo Xenopus laevis. Penso que seja uma rã, daquelas rãs, que não atingem um maior tamanho, rãs essas de que eu desconheço nome científico, e por isso mesmo, demorei mais tempo a dar um parecer ( não é que tenha que dar um parecer em tudo, mas nestas identificações gosto sempre de expressar a minha opinião) Vulgarmente são conhecidas, por rãs anãs brasileiras ou africanas ( não me lembro do nome comum e não conheço o cíentifico).
Porque é que digo que não é um Xenopus laevis:
- As porporções corporéas não são a de um Xenopus laevis
-As patas posteriores possuem uma membrana interdigital e um tamanho superior ás de um Xenpus laevis
Estas rãs tal como o Xenopus laevis são inteiramente aquáticas.
Agora fica a questão, é ou não é?
Rã - dúvidas
Na loja de animais onde vi rãs iguais, eram chamadas rãs africanas. A minha sobrinha no auge da curiosidade perguntou o que comiam e a empregada da loja de animais disse que era comida de peixe
PrincesaEmmaJules, como vai a rã?

PrincesaEmmaJules, como vai a rã?
Olá novamente! ão sei confirmar se é essa espécie...desconheço esse campo ainda! mas obrigada a todos que estao tambem a tentar resolver o misterio hehe..é assim que aprendemos todos=) é muito mau as lojas não saberem o que vendem..enfim...ce la vie..nem todas as lojas podem ser boas...eu não era capaz de ter uma loja sem ter o nome cientifico de tudo e a manutençao toda muito bem explicadinha..e entregava juntamente com o animal que vendia um guia da sua manutençao..infelizmente isto dá muito trabalho e vender e mais interessante...pena...
em relação ao morrerem coladas ao filtro como disse a buzio...bem..uma meia de vidro de senhora a protege ro filtro pode dar..ou entao um filtro de menor potencia=)
em relação ao morrerem coladas ao filtro como disse a buzio...bem..uma meia de vidro de senhora a protege ro filtro pode dar..ou entao um filtro de menor potencia=)
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 21, 2006 3:40 pm
kim_haha, a rã parece-me bem.. anda no fundo nas pedrinhas e vem à superficie qd lhe apetece..., mas infelizmente na loja tb me disseram k ela comia alimento em flocos pra peixes, pelo k ainda não tenho as larvas de insecto!
<p><strong><a id="ctl00_ContentPlaceHolder1_WidgetList_ctl17_thumb_link" href="http://www.bigoo.ws/Images/dogs-gif/181 ... strong></p>
<p><strong><strong> «Virá o dia em que a matança de um animal será considerada um crime tanto quanto o assassinato de um Homem!»</strong></strong></p>
<p><strong><strong> «Virá o dia em que a matança de um animal será considerada um crime tanto quanto o assassinato de um Homem!»</strong></strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
- Contacto:
Não quererás dizer anterirores (mãos)?JCFM Escreveu:As patas posteriores possuem uma membrana interdigital e um tamanho superior ás de um Xenpus laevis
Ora repara...
Esta é uma Xenopus laevis e como podes ver nãs "mãos" não há sequer membrana interdigital.

Na Hymenochirus boetgeri vêem-se claramente as membranas interdigitais nas "mãos". pelo que falei posteriormente com ela, são Hymenochirus.
Pois, desculpa jpmf, não vi o comentário a referir que ela era uma Hymenochirus boetgeri , por isso, peço desculpa, porque o erro foi meu.jpmf Escreveu:Não quererás dizer anterirores (mãos)?JCFM Escreveu:As patas posteriores possuem uma membrana interdigital e um tamanho superior ás de um Xenpus laevis
Ora repara...
Esta é uma Xenopus laevis e como podes ver nãs "mãos" não há sequer membrana interdigital.
Na Hymenochirus boetgeri vêem-se claramente as membranas interdigitais nas "mãos". pelo que falei posteriormente com ela, são Hymenochirus.
Quanto às patas, eu pretendia dizer patas anteriores e não posteriores mas só agora vi o erro. Se as patas anteriores são conhecidas por mãos, isso desconhecia.
Eu próprio tenho dois Xenopus laevis e de facto não há menbranas interdigitais.
<p>"Da madeira torta da humanidade, nada de direito jamais foi foi feito."- Kant</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 21, 2006 3:40 pm
olá, já arranjei mais uma rã pra fazer companhia à 1ª e comprei o tubifex, agora só faltam as larvas! Tirei uma foto às duas, mas mais uma vez ficou mt mal
Mt obrigada a tds pela ajuda!

Mt obrigada a tds pela ajuda!

<p><strong><a id="ctl00_ContentPlaceHolder1_WidgetList_ctl17_thumb_link" href="http://www.bigoo.ws/Images/dogs-gif/181 ... strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
- Contacto:
Não tens de pedir desculpa... Estamos cá é para isto. para discutir ideias e esclarecer dúvidas...JCFM Escreveu:Pois, desculpa jpmf, não vi o comentário a referir que ela era uma Hymenochirus boetgeri , por isso, peço desculpa, porque o erro foi meu.
Quanto às patas, eu pretendia dizer patas anteriores e não posteriores mas só agora vi o erro. Se as patas anteriores são conhecidas por mãos, isso desconhecia.
Eu próprio tenho dois Xenopus laevis e de facto não há menbranas interdigitais.