Aranha-Lobo+foto+sites especializados?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
madpeter
Membro
Registado: sexta ago 18, 2006 8:38 pm

domingo set 09, 2007 11:34 am

Boa tarde!

Eu já fui utilizador assiduo do aranhas.info ha uns meses atrás e cheguei a participar imenso no fórum, mas agora o fórum parece não estar utilizavel, ou mal configurado ou de tal forma estranho que não me parece ter utilidade postar lá uma mensagem no meio de tantos caracteres e códigos desconhecidos..

Não sei se esta via será a certa para obter ajuda, mas vou tentar.

Algures em Junho trouxe uma Hogna Radiata do Alentejo, maior que os tamanhos que já tinha encontrado anteriormente, fiquei logo fascinado!

Entretanto há não mais que um mês coloquei perto dela uma outra hogna, mais pequena e de patas mais finas, mas que pelos pedipalpos me pareceu ser um macho, como ela já tinha rapidamente eliminado e consumido outras aranhas pensei que seria isso o que iria acontecer.

No entanto a Alentejana ficou completamente imovel enquanto o macho lhe massajou e avançou lentamente pelo corpo, as duas frente a frente, o macho servia-se dos pedipalpos para ajeitar o abdomen da fémea e parecia enxer um balão de ar em cada pedipalpo na zona inferior do abdómen da minha aranha, fenómeno que eu nunca tinha assistido antes!O que eu pensei por esta altura foi que se tratava de uma tentativa de acasalmento falhada porque o que eu pensava que sabia era que os pedipalpos transportavam o esperma do macho, mas para o acasalamento culminar tinham de entrar em contacto com o extremo do abdómen da fémea onde se encontra o orificio e não perto da divisão do corpo dela!

Certo é que há menos de uma semana ela começou a fazer o saco de ovos e tem-no atrelado neste momento.

O que eu preciso de saber agora é quanto tempo demoram os ovos depois de serem postos, a eclodirem (já tive há uns anos uma que morreu e os ovos eclodiram sozinhos talvez 1 mês depois) e se existe alguma consequência grave na separação dos ovos da mãe porque obviamente ter umas centenas de mini-aranhas espalhadas pela casa não será agradável.

Por outro lado tenho dúvidas da sobrevivência das crias sem o dorso da mãe, e se na Natureza no meio da vegetação terão alguma hipotese de crescer..

Muito obrigado, cumprimentos.

Aqui está uma foto dela a começar a consumir um gafanhoto dos enormes..

Imagem

Se por acaso estiver a colocar a minha dúvida no local errado peço esclarecimento neste sentido.
Muito obrigado.

Cumprimentos
aranhasinfo
Registado: domingo dez 02, 2007 1:18 pm

domingo dez 02, 2007 1:22 pm

O forum do aranhas.info já está a funcionar mas requer registo para que não hajam abusos.

Podem registar-se em www.aranhas.info

quanto ao resto das questões, acho que já resolvemos tudo por mail :wink:
Responder

Voltar para “Exóticos”