chinchila.. perdeu pêlo..

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Affernandes
Registado: terça set 12, 2006 11:35 pm

sábado dez 01, 2007 6:18 pm

boas..
tenho 2 chinchilas há lá algum tempo, e a femea sempre teve alguns problemas neste aspecto, mas agora decidi separa la do macho.

o que acontece é que estão juntas á mais de 1 ano, e nunca fizeram criação, e esta é já a 2a vez que ela perde pêlo, não tem qualquer tipo de feridas, de lutas etc.. não cheguei a entender se aquilo é causado por ela, ou se é o macho que lhe arranca o pêlo, ou será alguma doença?? houve uma fase em que ela teve bastante tempo com o pêlo bom, mas sempre foi muito mais magra que o macho, que é grandito, e o pêlo muito bonito, dou lhe sempre banho, e a gaiola tem cerca de 1,60m de altura e 1.10 de comprimento, com muitos ramos, poleiros etc.. a minha ideia era ter mais chinchilas nesta gaiola gigante, porque foi feita toda em pedra e azulejo mesmo a pensar nelas..

gostaria de opiniões sobre isto.. obrigado
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

sábado dez 01, 2007 9:17 pm

Alguma vez a levou ao vet??
Ervilipa
Membro Júnior
Registado: sexta nov 23, 2007 8:58 pm

quarta dez 05, 2007 10:15 pm

A minha tb perde pelo, mas é devido a umas crostas que ela ganha. os veterinários nao sabem do que é, mas o pelo tem estado a crescer.
ana_marisa
Membro Veterano
Registado: sábado jan 20, 2007 7:36 pm

sexta dez 07, 2007 10:23 pm

o melhor e levar a um vet entendido em chinchilas.....
o facto de perder pelo nao tem a ver com ter ou nao criaçao, isto por ter referido que estavam juntas a um ano e nunca tiveram ninhadas.....as minhas ja tiveram algumas ninhadas e nunca perderam pelo.....

isto nao e nenhum consultorio, logo nao tente arranjar soluçoes aqui.....pode ser pior.....
la porque a chinchila de sicrano tem perda de pelo e é tratada com um certo medicamento nao quer dizer que o problema da sua seja igual......

tenha cuidado com o que faz.....leve a um vet competente......
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

sexta dez 07, 2007 11:35 pm

Sempre o mesmo mau modo mas enfim...passando ao que interessa e já que o que foi pedido foi OPINIÕES e não consultas de vets pois certamente o/a forista sabe que se for algum problema o deverá consultar, a opinião que lhe dou é que pode ser o macho a arrancar-lhe o pelo como pode ser algum problema de saúde.
Digo isto porque quando a minha chinchila prendeu a pata, as restantantes arrancaram-lhe bastante pelo das costas. Se a sua intenção é juntar mais chinchilas, lembre-se que elas podem brigar e chegar a ser fatal.
Experimente falar com um vet sobre o assunto a ver o que ele acha. Em relação a não ter tido ninhadas ainda, não quer dizer que não venha a ter mais tarde e cuidado porque nem sempre a gravidez corre bem. Tem a certeza que é casal???
<p>Animais para adop&ccedil;&atilde;o: <a href="http://www.flickr.com/photos/aicuuo/set ... ts/</a></p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
ana_marisa
Membro Veterano

sábado dez 08, 2007 5:37 pm

desculpe, mas que mau modo???????
so pode ser uma perseguiçao....
o que e que eu disse de mal?????
ja agora gostava de saber......
mas enfim......pelos vistos nao posso dizer nada porque para si e tudo ma educaçao......
ana_marisa
Membro Veterano

sábado dez 08, 2007 5:43 pm

ana_marisa Escreveu:o melhor e levar a um vet entendido em chinchilas.....
o facto de perder pelo nao tem a ver com ter ou nao criaçao, isto por ter referido que estavam juntas a um ano e nunca tiveram ninhadas.....as minhas ja tiveram algumas ninhadas e nunca perderam pelo.....

isto nao e nenhum consultorio, logo nao tente arranjar soluçoes aqui.....pode ser pior.....
la porque a chinchila de sicrano tem perda de pelo e é tratada com um certo medicamento nao quer dizer que o problema da sua seja igual......

cito-m a mim mesma porque julgo que nao dixe nada d mal......apenas adverti para uma coisa k acontece frequentement aqui na arca e com a qual as pessoas devem ter cuidado........
Ophi
Membro Veterano

sábado dez 08, 2007 8:57 pm

Affernandes Escreveu:boas..
tenho 2 chinchilas há lá algum tempo, e a femea sempre teve alguns problemas neste aspecto, mas agora decidi separa la do macho.
o que acontece é que estão juntas á mais de 1 ano, e nunca fizeram criação, e esta é já a 2a vez que ela perde pêlo, não tem qualquer tipo de feridas, de lutas etc.. não cheguei a entender se aquilo é causado por ela, ou se é o macho que lhe arranca o pêlo, ou será alguma doença?? houve uma fase em que ela teve bastante tempo com o pêlo bom, mas sempre foi muito mais magra que o macho, que é grandito, e o pêlo muito bonito, dou lhe sempre banho, e a gaiola tem cerca de 1,60m de altura e 1.10 de comprimento, com muitos ramos, poleiros etc.. a minha ideia era ter mais chinchilas nesta gaiola gigante, porque foi feita toda em pedra e azulejo mesmo a pensar nelas..

gostaria de opiniões sobre isto.. obrigado

ana_marisa Escreveu:o melhor e levar a um vet entendido em chinchilas.....
(....)isto nao e nenhum consultorio, logo nao tente arranjar soluçoes aqui.....pode ser pior.....

Ophi Escreveu:Alguma vez a levou ao vet??
Leio acima o mesmo que em baixo apenas por outras palavras, maus modos????
Peleve Escreveu: Sempre o mesmo mau modo mas enfim...passando ao que interessa e já que o que foi pedido foi OPINIÕES e não consultas de vets pois certamente o/a forista sabe que se for algum problema o deverá consultar, a opinião que lhe dou é que pode ser o macho a arrancar-lhe o pelo como pode ser algum problema de saúde.
Digo isto porque quando a minha chinchila prendeu a pata, as restantantes arrancaram-lhe bastante pelo das costas. Se a sua intenção é juntar mais chinchilas, lembre-se que elas podem brigar e chegar a ser fatal.
Experimente falar com um vet sobre o assunto a ver o que ele acha. (...)
Não sei se realmente seria só opiniões, porque alguem que tem um animal á mais de um ano, e se passa duas vezes o mesmo problema e ainda continua sem saber se é doença, é porque não tem grande intenção em levar ao vet, ou já o teria feito quando aconteceu a primeira vez.

Mas se realmente era opiniões que queria, são unanimes, leve ao Vet.
ana_marisa
Membro Veterano

sábado dez 08, 2007 9:04 pm

Ophi Escreveu:
Não sei se realmente seria só opiniões, porque alguem que tem um animal á mais de um ano, e se passa duas vezes o mesmo problema e ainda continua sem saber se é doença, é porque não tem grande intenção em levar ao vet, ou já o teria feito quando aconteceu a primeira vez.

Mas se realmente era opiniões que queria, são unanimes, leve ao Vet.

foi baseado nisto que eu respondi daquela forma.....mas sem ser mal educada.....no entanto ja nao e a primeira vez que a peleve e outra pessoa que nao refiro por nao estar aqui neste topico, fazem isto....
talvez s os foristas s s explicaxem em condixoes nao havia mal entendidos peleve....
mas como kando dicidem emplicar com uma pessoa qualquer coisa serve....
Peleve
Membro Veterano

sábado dez 08, 2007 9:43 pm

E eu volto a dizer que se os foristas se explicam mal e se tem alguma dúvida, pergunte antes de atirar pedras pois há maneiras para se dizer a uma pessoa para consultar um vet, com bons modos a pessoa aceita e secalhar até vai mas se for dito de forma arrogante como se lê tantas vezes, secalhar as pessoas irritadas pensam 2 vezes se vão ou não. Tal como aconteceu comigo mandou pedras porque não quis entender o que escrevi, estava lá tudo escrito e explicadinho. Não tenho nada contra si só mesmo contra o modo arrogante com que escreve as respostas. E ponto final.
O assunto é a perda de pelo da chinchila.
Até se pode dar o caso do forista já ter ido pedir uma opinião do vet e por acaso não ter vindo dizer ainda.
Bom fim-de-semana.
<p>Animais para adop&ccedil;&atilde;o: <a href="http://www.flickr.com/photos/aicuuo/set ... ts/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
Ophi
Membro Veterano

sábado dez 08, 2007 10:03 pm

Peleve Escreveu:(...)Não tenho nada contra si só mesmo contra o modo arrogante com que escreve as respostas. E ponto final.
(...)
Bom fim-de-semana.
Se realmente acha que foram maus modos, apenas tem de reportar á moderação, que depois tomará a posição mais correcta, decerto que não lhe compete a si nem fica bem julgar o modo como cada um escreve, até porque muitas vezes se escreve com uma intenção ou entoação é depois lido e interpretado doutra maneira....

Entretanto a forista que tanto estava preocupada com a chinchila, desde o primeiro post que não diz mais nada, e duvido que seja pelos modos como lhe responderam....
Peleve
Membro Veterano

sábado dez 08, 2007 11:27 pm

A forista que veio falar do assunto e não disse mais nada, deve ter os seus motivos. Até pode estar sem net...são coisas que acontecem.
Em relação á outra forista, já uma vez lhe tinha dito que as respostas dela muitas vezes eram interpretadas de forma arrogante e aconselhei-a para não haver tanta gente a dizer o mesmo, antes de responder pensar duas vezes em como o vai fazer e que se tem alguma dúvida antes de dar a resposta, pergunte á qual respondeu que se perguntasse primeiro já não tinha lógica a resposta. Enfim...
Também a mim já me aconteceu e pode verificá-lo num tópico mais abaixo em que perguntei a quem tivesse passado pelo mesmo, qual a esperança média de vida de uma chinchila de pata amputada, perguntei sobre o futuro de um animal, não pedi consultas via net e nota-se bem na pergunta que fiz ao qual a forista me respondeu depois de 2 posts meus e mais outros foristas que devia tê-la levado logo ao vet quando reparei e que a devia ter separado dos outros.
Podia ter perguntado o que tinha feito quando vi e se tinha sido o vet a falar em amputação. É lógico que não ia ser eu a amputar uma pata á chinchila nem seria eu a pessoa indicada para dizer que era para o fazer. Se fiz a pergunta e falei em amputar é porque já tinha ido ao vet e claro que logo na hora fiz a dita separação. Mas há foristas que acham que estão a ajudar só em dizer vá ao vet, já devia ter ido ao vet. Há coisas que nem importa o conteúdo que a dita frase sai logo. Cansa lê-la sempre da mesma meneira quase sempre de forma arrogante e não é só desta forista e se uma pessoa quer ajudar e já que insiste tanto em falar no vet, acho que não custa nada por exemplo perguntar á pessoa que cria o tópico se por acaso já falou com o vet e se sim o que ele achou. Acaba por ficar a saber se foi ao vet ou não e se for não, dizer que há casos e casos e que só o vet lhe poderá dar uma certeza da situação, que aqui podem dar várias hipóteses mas certezas só o vet terá depois de ver o animal. É simples, não ofende ninguém e não se cria mau clima no forúm que últimamente é o que se vê mais. Não é perseguição só acho que se querem realmente ajudar as pessoas e fazer com que procurem um vet, não é dizendo directamente VÁ AO VET que o conseguem. Pelo que tenho visto, funciona ao contrário porque ou as pessoas no fim do post colocam logo não precisam dizer para ir ao vet porque já fui ou então é certeiro. Lá está a frase a seguir.
ana_marisa
Membro Veterano

segunda dez 10, 2007 3:18 pm

nao escrevi de forma arrogante, nem da essa entoaçao, mas para certas pessoas pode ser que sim....depende da forma que se le.....

e uma coisa e certa, pelo menos falo por mim, mal vejo que algum dos meus animais tem algum problema levo-o imediatamente ao vet e nao espero que se repita.....nao penso do genero: se calhar foi alguma coisa passageira, deixa ver se se repete mais algumas vezes......

pela forma que o forista escreveu deu a entender que queria saber o que e que se passava com a chinchila......

se viesse apenas perguntar: tenho uma chinchila com perdas de pelo....levei-a ao vet e ele disse que nao sabia o que era.....por acaso nao sabem de nenhum vet competente(a nivel de chinchilas) que m possa ajudar aqui na minha zona?????
ou
tenho uma chinchila com perdas de pelo....por acaso nao sabem de nenhum vet competente(a nivel de chinchilas) que m possa ajudar aqui na minha zona?????

ja por varias vezes que vi aqui na arca pessoas a escreverem nomes de medicamentos que foram receitados para os seus animais e que aconselham a outros foristas.....claro que por vezes os foristas optam por seguir o conselho d outros membros em vez de levar o animal ao vet e depois vem para aqui dizer que o animal morreu por estar doente.....e se for por lhe ter sido administrado um medicamento sem previa observaçao medica???????

falando agora do topico da peleve:

nunca disse que seria voce a amputar a pata da chinchila, mas como a si lhe parece que sou arrogante por, se calhar, se escrever com um objectivo mas ao ler-s dar a entender outra coisa, tambem a mim m pareceu que nao teria levado o animal a um vet competente mas sim a um curioso que diz que tem d amputar so para nao estar a perder muito mais tempo....

isto nao quer dizer que sejam todos os vet´s iguais.....
xuxurita
Membro
Registado: sexta nov 28, 2003 5:37 pm

sábado dez 22, 2007 11:20 pm

Olá! =) Gostava de partilhar esta informação que achei:

"Comepelo" ou Tricogia: Ocorre quando a chinchila arranca e come o próprio pêlo. Vários são os fatores que podem levar a este sério problema: alimentação insuficiente, falta de nutrientes, stress, falta de banho de carbonato, gaiola inadequada, falta de atenção, de brincadeiras, morte na família da chinchila, medo, barulho em excesso, prenhez, parto, aborto, mudança de ambiente, de gaiola. Alguns criadores cogitam até mesmo do fator hereditário, mas este ainda não está 100% comprovado.

Caso a chinchila comece a comer o próprio pêlo é bom fazer uma avaliação de todos os fatores que as estão levando a este comportamento:
Cheque a alimentação, se tem sido adequada, em quantidade suficiente etc. É recomendável uma suplementação de vitaminas e principalmente ferro para os comepelos.

Observe se a chinchila está num ambiente adequado, arejado, tranqüilo, em uma gaiola de tamanho ideal para o número de animais nela mantidos, fresco etc. O meio ambiente atua diretamente sobre as chinchilas. Verifique a incidência de barulhos estridentes, cães latindo, presença de gatos e outros animais que possam estressar a chinchila. Mudanças de ambiente, de gaiola e de parceiros, sem a devida ambientação podem desencadear o stress.

Verifique se está fornecendo diariamente o banho à chinchila. O banho só deve ser interrompido em casos excepcionais.

Algumas fêmeas começam a comer pêlo durante a gestação, ou logo após o parto e durante o período de lactação. Convém dar-lhes uma dose a mais de ração, bastante alfafa e suplementação de vitaminas e cálcio, principalmente.

Por fim, a incidência de tricofagia também pode ocorrer após um aborto, um parto mal sucedido, após a morte de um membro da família. Nestes casos, um calmante natural indicado para aliviar o stress é o vinagre de maçã. Pode ser fornecida uma colher de chá no bebedouro durante cerca de 10 dias. Consulte, contudo, um profissional, a fim de averiguar se não existem outras causas.

fonte:http://www.ilovemypets.com.br/ilovemype ... r%EDsticas

O que é que acham? =o
Affernandes
Registado: terça set 12, 2006 11:35 pm

quarta dez 26, 2007 1:54 am

boas..
realmente tardei em responder, mas aqui estou..
ja li as várias opiniões, e agradeço todas as respostas possiveis.. só não quero que discutam desnecessariamente, por vezes a escrita pode parecer agressiva, e nem ser essa a intenção das pessoas.. adiante..

o pêlo da fêmea, parece que é mesmo cortado, não chega sequer á pele, nem tem feridas, ja a separei do macho á algum tempo, e continua na mesma, houve uma altura em que lhe comecei a dar vitaminas , que se juntavam na agua, e ela melhorou, talvez seja o tal suplemento de ferro a que se referia, a gaiola é adequada, pois li muito antes de me dar ao trabalho de a fazer, vou tentar postar aqui uma foto da gaiola, é muito espaçosa e arejada.. creio que seja mesmo problema com a femea, hereditário ou mesmo o problema de comer o próprio pêlo, vou esperar para ver se tem melhoras com as tais vitaminas que vou voltar a dar lhe..
abraços..
Responder

Voltar para “Exóticos”