Chinchila bebé que não abre um olhinho

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
rosa_tony
Membro Júnior
Registado: segunda nov 14, 2005 5:17 pm

domingo dez 30, 2007 7:07 pm

Boa tarde,

A minha chinchila foi mãe na passada sexta feira de duas chinchilas.

Mas reparei hoje que uma delas não abre um olhinho. Será que alguem me pode dar uma ajuda, para o que será melhor fazer?

Obrigada,

Cristina
Aymara
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am

domingo dez 30, 2007 8:01 pm

Olá! :)

Em primeiro lugar parabéns pelos bébés. :D

Em relação ao olhito que não abre, aconselho o seguinte:
- Massagear suavemente o olhinho do bébé em causa com lágrima artificial, previamente morna (não aquecer demais), pois estamos no Inverno e a temperatura ambiente é um pouco agressiva para o globo ocular. Caso não tenha este produto consigo e que se compra na farmácia, para já pode tentar o mesmo com soro fisiológico até conseguir arranjar a Lágrima artificial.
Este processo deve ser feito 3 a 4 vezes por dia e se ao fim de 4 a 5 dias o olhito ainda não tiver aberto, o melhor é levar a um veterinário para que ele se encarregue do que tem de ser feito (geralmente o olhinho é aberto cirurgicamente).

Espero ter ajudado, pois já usei este processo em chinchilas minhas (aconselhada por um vet) e o resultado foi 5 estrelas. :lol:
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo dez 30, 2007 8:05 pm

Faça o que lhe foi aconselhado e já agora uma pergunta, tem areia dentro da gaiola?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
rosa_tony
Membro Júnior

domingo dez 30, 2007 8:10 pm

Muito Obrigada,

vou já tratar disso, porque eu uso lagrimas artificiais por causa das lentes de contacto.

Muito Obrigda e FELIZ ANO NOVO
rosa_tony
Membro Júnior

domingo dez 30, 2007 8:13 pm

Não a áreia foi retirada no dia que eles nasceram...porque tinha lido que a mãe não deveria tomar banho de areia nos proximos 5\6 dias depois do parto.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo dez 30, 2007 9:13 pm

Isso mesmo, além de que também pode ser prejudicial para os olhos dos bébés :wink:
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
rosa_tony
Membro Júnior

segunda dez 31, 2007 11:10 am

Olá bom dia,

hoje detectei outro problema, esta cria em questão nasceu muito mais pequenina que a outra. E hoje vi que a maior está a atacar a mais pequenina e esta hoje até tinha uma ferida na patinha, que já desinfectei.

Mas parece-me que a pequenina não está a ganhar peso, estou a ficar preocupada com a sua sobrevivência.

Preciso de uns conselhos para a poder ajudar.

Muito Obrigada
Responder

Voltar para “Exóticos”