Chinchila agressiva
Adquiri uma chinchila em Setembro. Qd veio para minha casa tinha 2 meses. Sempre foi muito sociável brincava connosco, gostava de passear nos braços e apesar de nao gostar de receber festa sempre foi uma chinchila doce.
De á um mes para cá demonstrou-se mais agressiva fazendo sons de proteção e defesa, pondo-se nas 2 patas traseiras para atacar. De há uma semana para cá qd se poem em pé nas patas traseiras manda esquichos de urina, mas isto passasse frequentemente.
Ninguem lhe fez mal, pelo contrario, tb sempre areia, comida, agua, e uma casa para domir. No meu perfil podem ver fotos.
Gostaria que me explicassem pq é q ela faz isto, se é normal e o que posso fazer para contrariar este comportamento.
Obrigado
De á um mes para cá demonstrou-se mais agressiva fazendo sons de proteção e defesa, pondo-se nas 2 patas traseiras para atacar. De há uma semana para cá qd se poem em pé nas patas traseiras manda esquichos de urina, mas isto passasse frequentemente.
Ninguem lhe fez mal, pelo contrario, tb sempre areia, comida, agua, e uma casa para domir. No meu perfil podem ver fotos.
Gostaria que me explicassem pq é q ela faz isto, se é normal e o que posso fazer para contrariar este comportamento.
Obrigado
Boa noite
Não sei o que se possa parssar com a sua chinchila
Eu não estou bem dentro do assunto,pois não tenho nenhuma ... Mas como vou comprar uma tenho-me informado sobre elas,em sites e também em algumas lojas de animais , onde me dizem sempre que as chinchilas são muito meigas e raramente são agressivas principalmente quando estão habituadas aos donos
Será que ela não se assustou com alguma coisa?
Tente dedicar-lhe mais tempo,tenha calma e paciencia para ganhar a confiança dela
Não sei o que se possa parssar com a sua chinchila

Eu não estou bem dentro do assunto,pois não tenho nenhuma ... Mas como vou comprar uma tenho-me informado sobre elas,em sites e também em algumas lojas de animais , onde me dizem sempre que as chinchilas são muito meigas e raramente são agressivas principalmente quando estão habituadas aos donos

Será que ela não se assustou com alguma coisa?

Tente dedicar-lhe mais tempo,tenha calma e paciencia para ganhar a confiança dela

Ervilipa Escreveu:Adquiri uma chinchila em Setembro. Qd veio para minha casa tinha 2 meses. Sempre foi muito sociável brincava connosco, gostava de passear nos braços e apesar de nao gostar de receber festa sempre foi uma chinchila doce.
Obrigado
realmente ela sente se ameaçada...não há criancas em casa?não poderá ter havido um..."acidente"em que ela possa ter apanhado um susto?...a entrada de um novo membro...?
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta out 24, 2007 1:08 pm
Aí está a resposta, a sua irmã... agora deve estar com receio que as outras pessoas façam o mesmo que a sua irmã e então afasta todas as pessoas que vê com urina...vai custar a passar o trauma...boa sorte...
Cumprimentos...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 31, 2007 4:10 pm
pois..vai ter de ter alguma paciencia com ela visto que ela tem de ganhar novamente confiança em si. Boa sorte 

-
- Registado: terça ago 21, 2007 4:56 pm
Ola!
As xinxas odeiam sons altos e fortes, tenta retirar todos os sons em seu redor antes de te aproximares, e dar 1 doce que ela goste e esperar q o vá buscar, e dar outro 1 pouco mais perto.... e sempre assim ate ela se habituar de novo.
As xinxas odeiam sons altos e fortes, tenta retirar todos os sons em seu redor antes de te aproximares, e dar 1 doce que ela goste e esperar q o vá buscar, e dar outro 1 pouco mais perto.... e sempre assim ate ela se habituar de novo.
Ervilipa Escreveu:N há crianças em casa, e todos são mt meigos com ela. Pode ser pelo facto da minha irma gostar mt de se meter com ela e tentar irrita-la, já tinha pensado nesse facto. Vou tentar fazer com que ela volte ao normal.
e tente explicar a sua irmã k elas são tipo bebes...tem que ser tudo com muita calma nada de movimentos bruscos nem gritos nem nada desse genero...boa sorte...

A evolução das coisas nao foram grande coisa. Agora n deixo a minhar iram aproximar-se dela. Mas ela agora nao faz os guingos simplesmente ataca com os esguichos de urina, sem nos fazermos nada. Basta fazermos uma festa qd ela n quer que lá vem esguicho. Estou a tentar dar-lhe comida que ela gosta qd está na cama. mas acho q ela nunca vai perder o vicio
tente pegar nela...mante-la um pouco ao seu colo e mostrar que não lhe quer fazer mal...Ervilipa Escreveu:A evolução das coisas nao foram grande coisa. Agora n deixo a minhar iram aproximar-se dela. Mas ela agora nao faz os guingos simplesmente ataca com os esguichos de urina, sem nos fazermos nada. Basta fazermos uma festa qd ela n quer que lá vem esguicho. Estou a tentar dar-lhe comida que ela gosta qd está na cama. mas acho q ela nunca vai perder o vicio

continue...boa sorteErvilipa Escreveu:Eu já fiz isso e ela deixa fazer festas. Qd esta na gaiola as fezes deixa fazer outras vezes mostra-se agressiva. ontem á noite fiz-lhe festas na cabeça e aquela acabou por adormecer.

Qd é que as chinchilas tem o primeiro cio? A minha teoria é que ela poderá estar com o cio e está com mau feitio por causa disso. Por ela n tem razão para fazer o q faz. As vezes esta mt bem a brincar e de repente mete-se em pé e esguicha urina. Se ela tivesse medo n se vinha meter connosco a brincar e a roer os dedos, a andar por cima de nós sem ser obrigada
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am
A pergunta que coloca não é de fácil resposta, pois nem todos os "individuos" são iguais.
Uma chinchila pode ter o primeiro cio a partir dos 4 meses de idade, embora não seja muito comum.
Tal como nas adolescentes( desculpem-me a comparação), umas são mais precoces que outras.
Já tive chinchilas que engravidaram com 4 meses e outras em que isso só aconteceu já depois de terem 1 ano.
Portanto, não há regra!
Apenas lhe posso dizer que o cio se repete mensalmente (mais ou menos a cada 28 dias) e que pode durar de 2 a 5 dias. Como as chinchilas não têm sangramento, uma das formas físicas visíveis é o inchaço considerável da vulva.
Fora isto, não estou a lembrar-me de mais nada que possa ajudar.
Quanto ao esguichar urina, é algo que acontece com alguma frequência. Eu tive uma fêmea que o fazia sempre que eu "invadia" o seu território, quer fosse para colocar a comida, o feno, ou mesmo limpar a gaiola.
Todas as filhas (fêmeas) que teve, faziam exactamente a mesma coisa, o que me leva a pensar que "herdaram o feitiozinho religioso" da mãe.
Umas apenas o fazem quando se sentem ameaçadas, outras fazem-no para nos lembrarmos que nos estamos a aproximar demais.
Boa sorte.
Uma chinchila pode ter o primeiro cio a partir dos 4 meses de idade, embora não seja muito comum.
Tal como nas adolescentes( desculpem-me a comparação), umas são mais precoces que outras.
Já tive chinchilas que engravidaram com 4 meses e outras em que isso só aconteceu já depois de terem 1 ano.
Portanto, não há regra!
Apenas lhe posso dizer que o cio se repete mensalmente (mais ou menos a cada 28 dias) e que pode durar de 2 a 5 dias. Como as chinchilas não têm sangramento, uma das formas físicas visíveis é o inchaço considerável da vulva.
Fora isto, não estou a lembrar-me de mais nada que possa ajudar.
Quanto ao esguichar urina, é algo que acontece com alguma frequência. Eu tive uma fêmea que o fazia sempre que eu "invadia" o seu território, quer fosse para colocar a comida, o feno, ou mesmo limpar a gaiola.
Todas as filhas (fêmeas) que teve, faziam exactamente a mesma coisa, o que me leva a pensar que "herdaram o feitiozinho religioso" da mãe.
Umas apenas o fazem quando se sentem ameaçadas, outras fazem-no para nos lembrarmos que nos estamos a aproximar demais.
Boa sorte.