Chinchila habitação

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
PatriciA_
Membro
Registado: terça jun 14, 2005 4:05 pm

quarta jan 23, 2008 12:19 am

Boa Noite a todos

O que costumam pôr no fundo da gaiola das vossas chinchilas? Como já disse antes , vou comprar uma brevemente , e ando a informar-me sobre tudo o que precisam , e tenho ainda algumas dúvidas , li também que há um produto em pó que serve para elas tomarem banho , posso encontrar esse tipo de produtos facilmente em lojas de animais ?

E a gaiola ? que tipo de gaiola devo comprar ? Vou ter apenas uma chinchila , mas quero que ela tenha espaço.

Desculpem tanta pergunta , mas quero mesmo informar-me bem antes de a comprar porque não quero que lhe falte nada .

Quanto a chinchila continuo a procurar em lojas de animais , onde me dizem que é preferível comprar uma adulta porque uma chinchila com 2 ou 3 meses morre facilmente :o :o já por duas vezes que me dizem isto , mas não é verdade pois não ? :? pelo menos o criador com que falei disse-me que a partir dos dois meses elas estão prontas para sair de perto da mãe ...

Desde já , obrigado :wink:
furanita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 9:16 pm

quarta jan 23, 2008 4:15 am

PatriciA_ Escreveu:Boa Noite a todos

O que costumam pôr no fundo da gaiola das vossas chinchilas? Como já disse antes , vou comprar uma brevemente , e ando a informar-me sobre tudo o que precisam , e tenho ainda algumas dúvidas , li também que há um produto em pó que serve para elas tomarem banho , posso encontrar esse tipo de produtos facilmente em lojas de animais ?

E a gaiola ? que tipo de gaiola devo comprar ? Vou ter apenas uma chinchila , mas quero que ela tenha espaço.

Desculpem tanta pergunta , mas quero mesmo informar-me bem antes de a comprar porque não quero que lhe falte nada .

Quanto a chinchila continuo a procurar em lojas de animais , onde me dizem que é preferível comprar uma adulta porque uma chinchila com 2 ou 3 meses morre facilmente :o :o já por duas vezes que me dizem isto , mas não é verdade pois não ? :? pelo menos o criador com que falei disse-me que a partir dos dois meses elas estão prontas para sair de perto da mãe ...

Desde já , obrigado :wink:
sim aos 2 meses é completamente seguro...então começando pelo inicio e a ver se não me esqueço de nada precisa de uma gaiola alta onde possa por uma prateleiras...ou uns troncos..(são animais activos e adoram saltar)um bebedouro de pipeta nestes animais(especialmente)é importante que haja o menos contacto possivel com a humidade para não desenvolverem fungus,o fundo da gaiola deve ser coberto com aparas de pinho uma areia propria para roedores ou uns rolinhos de madeira prensada...que deve ser trocado uma vez por semana,por motivos de higiene tanto o comedouro como o bebedouro devem ser presos na grade da gaiola sem contacto com o chão,para desgaste dos dentes(como deve ter conhecimento qualquer roedor tem um crescimento constante dos dentes o qual tem que ser desgastado)deve ter uma pedra mineral tambem presa na gaiola e pode fornecer troncos de pinheiro faia salgueiro macieira ulmeiro vinha pereira...ATENÇÃO:nunca madeira tratada!!! deve ter uma casota (esconderijo)onde possa dormir sossegadinha...nunca expo las directamente ao sol!!nem a correntes de ar...não devem ser expostas a temperaturas abaixo dos 8 nem acima dos 25 graus...como não podem tomar banho deve fornecer lhes banhocas diarias de areia vulcanica esta vai servir para arrancar o pelo morto e para secar a gordura da pele pode tambem acrescentar á areia uma colher de po anti-fungico...para prevenir...se quiser pode soltá-la e deixa la dar uns passeios mas sempre com a sua supervisão para ela não roes fios eletricos...plantas toxicas...mobilias...lol tudo!!!são terriveis nesse aspecto!!!...pode se tentar ensinar a urinar numa caixa de litter para roedores no entanto o mesmo não pode fazer se em relação as fezes :twisted: a base da alimentação delas pode consistir em granulado(que na minha opinião é bem mais saudavel)ou mistura...e feno(este sempre a disposicao)alfafa também é importante mas já mais dificil de encontrar...podem roer tostas de vez em quando e como guloseima um pinhão ou uma noz...uma amendoa...sementes de girassol...etc...tudo em
pequenas quantidades!!!

resumindo:

-gaiola
-alimento
-feno e/ou alfafa
-suporte de feno(para este não estar no chão)
-bebedouro
-comedouro
-areia
-recipiente para a areia
-absorvente
-anti-fungus
-casota
-pedra de desgaste/ou osso de choco(contem mais calcio)

acho que não me esqueci de nada...a esta hora já estou mais a dormir que acordada se surgir alguma duvida...já sabe :wink: :wink:
tenho que fazer um petsite as minhas que tambem já merecem!!!...LoOoL
Ervilipa
Membro Júnior
Registado: sexta nov 23, 2007 8:58 pm

quarta jan 23, 2008 5:30 pm

Acho q o principal já foi dito. Mas acho q é de realçar que deves sempre ter troncos n tratados para eles roerem pq eles divertem-se imenso e faz-lhes bem aos dentes. Em relação á comida tb podes dar maça, pera, ... mas em pequenas quantidades porque o intestino deles é mt fragil o que faz com que cause diarreia. Em relação á comida cada chinchila tem o seu gosto, eu compor para a minha mistura que tem alfafa, sementes de girasol, trigo, cevada, baga de espinheiro e mt outrs coisas. Dessa comida ela n gosta da comida prensada que parece comida para coelhos só a come qd tem mesmo q ser.

Consegui com que a minha fizesse sempre a urina no mesmo sitio, o que é bom por uma questão de higiene. Tive a atar o comer, a banheira, a casa dela pq ela tira tudo do sitio e a casa estava sempre toda desarrumada.
PatriciA_
Membro

quarta jan 23, 2008 5:57 pm

Muito obrigado pelas respostas :wink:

Assim torna-se mais facil ter tudo pronto para quando a comprar :)
TiagoGrilo
Membro Veterano
Registado: segunda dez 31, 2007 4:10 pm

quarta jan 23, 2008 6:38 pm

Estás a pensar comprar um macho ou uma fêmea? :P
PatriciA_
Membro

quarta jan 23, 2008 6:59 pm

uma fêmea , até já tem nome :oops: Só falta mesmo a chinchila ...
furanita
Membro Veterano

quinta jan 24, 2008 2:33 pm

looooooooool...boa sorte :wink: :wink:

ah outra coisa mt importante que elas precisam mesmo mesmo mesmo...é....MIMINHOS!!!!! :twisted: :twisted:
dido6
Membro Júnior
Registado: terça mar 07, 2006 6:01 pm

quinta jan 24, 2008 6:54 pm

pois elas gostam mesmo de miminhos. e são tão fofas
mas axo k as femeas são mais agressivas do k os machos
kuanto mais novas melhores pois não tem habitos feitos
furanita
Membro Veterano

quinta jan 24, 2008 7:32 pm

dido6 Escreveu:pois elas gostam mesmo de miminhos. e são tão fofas

será que querias dizer independente??? :twisted: :twisted: :twisted:
macho ou femea so se tornam agressivas se não lhes dermos a devida atenção...e condiçoes... :wink:
PatriciA_
Membro

quinta jan 24, 2008 7:39 pm

Boa noite :wink:

Eu acho que não tem muito a ver com o sexo e sim com a personalidade de cada uma , não sei se estou enganada ...

Quanto á chinchila , hoje falei com a dona de uma loja de animais da minha confiança,por acaso ainda não tinha ido lá,pois procurei primeiro nas lojas perto de onde moro ... A sennhora disse-me que basta eu lhe dizer a data para que quero a chin que ela arranja a qualquer altura,com 2 ou 3 meses como eu quiser ... Informei-me também na loja se tinha tudo o que voces me disseram que ela vai precisar,e encontrei la tudo :)

Esta semana estou a trabalhar,mas para a próxima semana já devo estar em casa,e nessa altura irei busca-la pois quero estar em casa nos primeiros tempos dela aqui , porque quero cuidar dela o melhor possível :wink:
dido6
Membro Júnior
Registado: terça mar 07, 2006 6:01 pm

quinta jan 24, 2008 8:20 pm

furanita Escreveu:
dido6 Escreveu:pois elas gostam mesmo de miminhos. e são tão fofas

será que querias dizer independente??? :twisted: :twisted: :twisted:
macho ou femea so se tornam agressivas se não lhes dermos a devida atenção...e condiçoes... :wink:

pois,expliquei-me mal. Queria dizer que os machos são mais meigos e isso por sistema, pelo menos, é a minha experiência e a de algumas pessoas que conheço que também tem chins
Ervilipa
Membro Júnior
Registado: sexta nov 23, 2007 8:58 pm

quinta jan 24, 2008 10:09 pm

Eu concordo, nas chinchilas tenho ouvido dizer q as femeas sao mais ariscas. mas com certeza ela vai se habituar a ti.
furanita
Membro Veterano

sexta jan 25, 2008 12:10 pm

eu não concordo nada pk eu tenho o casal...e...a femea simplesmente não gosta tanto de colo e festinhas como o macho...mas se lhe pegar ela tambem não se importa nada..é independente como eu digo...nos mulheres....somos assim...lol :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
furanita
Membro Veterano

sexta jan 25, 2008 12:44 pm

vai ver quem está no meu petsite novo vai lá.... :wink:
PatriciA_
Membro

sexta jan 25, 2008 6:01 pm

São lindas as tuas chins :D
Parabéns! :)
Responder