Estou a pensar em construir uma gaiola de madeira (tipo esta http://esquilos.no.sapo.pt/gaiola.html ) para as minhas chinchilas mas tenho medo que elas acabem por roe-la toda.. nao ha alguma soluçao para isto?
Ouvi falar em passar manteiga com um bocado de pimenta nas esquinas... nao será perigoso?
Ajuda para impedir chinchilas de roer a gaiola
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
A melhor maneira de impedir um chin de roer madeira é não lha dar para roer. As minhas até as prateleiras de madeira da gaiola roeram.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
-
- Membro
- Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
- Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)
Eu tenho uma gaiola feita toda em madeira e melamina nos lados. Elas afiam os dentes nas esquinas de madeira, mas como usámos barrotes, ainda têm muito que roer antes de comprometerem a estabilidade da gaiola
O que pode fazer é cobrir as esquinas com uns L's de metal que há em lojas de bricolage, e martelá-los... elas normalmente começam a roer pelas esquinas, mas se as tapar, muito dificilmente elas começam a fazer um buraco do nada 

-
- Membro
- Registado: sábado dez 17, 2005 6:15 pm
Bianca e Faquir (gateza)
Chico e Chica (chins)
Eu fiz uma gaiola enorme de madeira de pinho para as minhas chins, arranjei troncos grandes para treparem e saltarem e uma prateleira em pinho que deram cabo dela...
Pelas fotos podem ver um pouco dos estragos que fizeram ao longo da borda da prateleira:

Mas estes bichinhos peludos são assim... são roedores e como tal roem tudo o que podem. A solução é ir fazendo manutenção á medida que vão destruindo, tal como eu tenho vindo a fazer... mas como as adoro, não me importo.
Pelas fotos podem ver um pouco dos estragos que fizeram ao longo da borda da prateleira:

Mas estes bichinhos peludos são assim... são roedores e como tal roem tudo o que podem. A solução é ir fazendo manutenção á medida que vão destruindo, tal como eu tenho vindo a fazer... mas como as adoro, não me importo.
-
- Membro
- Registado: sábado dez 17, 2005 6:15 pm
Bianca e Faquir (gateza)
Chico e Chica (chins)
Peço desculpa de só responder agora, mas a disponibilidade não tem sido muita últimamente... lol
A gaiola que construi, não é uma "chin maravilha". Ainda lhe faltam uns acabamentos e decoração que quero aplicar quando tiver mais tempo.
Tal como me pediram, aqui ficam umas fotos da gaiola:
Na foto parece mais pequena, mas é devido ao angulo em que a tirei... não tinha mais espaço para me chegar a trás... os bebedouros são dos maiores.

O andar de baixo, onde está a Chica

Pilar mestre central, que dá apoio de sustentação á placa que divide os dois andares

O andar de cima, onde está o Chico

Outro angulo da placa que divide os dois andares, com o Chico a ver o que estava eu a fazer ao espaço deles.

Apliquei camarões nos quatro cantos, em vez das peças normais, porque por vezes penduro neles coisas para eles roerem, proprias para os dentes de roedores... eles adoram.
Cada um tem casota, banheira e comedouro próprio, que não aparecem nas fotos, pois não achei necessário.
Ambas as chin têm espaço suficiente para pularem e treparem, Claro que cada vez que eu posso, as solto e ando com elas a passear pela casa.
Espero que tenham gostado.

A gaiola que construi, não é uma "chin maravilha". Ainda lhe faltam uns acabamentos e decoração que quero aplicar quando tiver mais tempo.
Tal como me pediram, aqui ficam umas fotos da gaiola:
Na foto parece mais pequena, mas é devido ao angulo em que a tirei... não tinha mais espaço para me chegar a trás... os bebedouros são dos maiores.

O andar de baixo, onde está a Chica

Pilar mestre central, que dá apoio de sustentação á placa que divide os dois andares

O andar de cima, onde está o Chico

Outro angulo da placa que divide os dois andares, com o Chico a ver o que estava eu a fazer ao espaço deles.

Apliquei camarões nos quatro cantos, em vez das peças normais, porque por vezes penduro neles coisas para eles roerem, proprias para os dentes de roedores... eles adoram.
Cada um tem casota, banheira e comedouro próprio, que não aparecem nas fotos, pois não achei necessário.
Ambas as chin têm espaço suficiente para pularem e treparem, Claro que cada vez que eu posso, as solto e ando com elas a passear pela casa.
Espero que tenham gostado.