
Descrição
Um tritão robusto de pele granulosa e protuberâncias ósseas proeminentes na cabeça e no dorso. Possuem uma fileira de "verrugas" cada lado. As superfícies dorsolateral destes tritões são de um laranja vivo, incluindo as cristas cranial, dorsal e as "verrugas" laterais. Os lados, os membros, a cauda, e o ventre variam entre o laranja e o amarelo.O resto do corpo do animal é castanho escuro. A cor pode variar entre indivíduos.
Ocorrência:
Encontra-se na China na província de Yunnan. Vive em zonas ribeirinhas e montanhosas entre os rios Nu, Yuan e Lancang.

Manutenção:
Esta espécie requer uma pequena quantidade de água. Apesar de raramente entrarem na água fora da época de procriação, é sempre preferível haver ´gua presente para quando o paludario fique relativamente mais seco. Completamente terrestres, deve dar-se-lhes uma zona ampla de terrero, onde se possam esconder. É conveniente que o terrenos tenha um gradiente de humidade, ou seja, deverá haver desde zonas humidas a zonas secas de terreno. Para fazer isto, basta que se ponha a parte humida em apenas uma das estremidades do terrario aque ira ensopar gradualmente o terreno, dando origem ao efeito desejado. Isto permite que assim o animal escolha a parte que mais lhe agrade.Não se deve permitir que o solo fique muito empapado, pois preferem condições mais secas.

Alimentação:
Se saudavel, comerão uma grande variedade de alimentos, desde larvas de mel, minhocas, tenebrio e grilos. Alimentar com bastante variedade para garantir uma nutrição balanceada.

Criação:
Na Natureza, criam de Maio a Agosto. Depositam os ovos em pedras e plantas em zonas com água calma. Em catividade, a criação pode ser induzida imitando a mudança de estações. Uma forma de o fazer é deixar secar o animal em terrenos secos durante o inverno. No Verão, aumenta-se a humidade do solo e a temperatura. Se ocorrer criação, o volume de água deverá ser suficiente para que o animal possa fazer a corte e depositar os ovos mantendo na mesma uma grande área emersa.

Cloaca do macho

Cloaca da fêmea
Traduzido de Caudata.org
Imagens de Caudata.org
Publicado in Amphibio.org