:D A minha hamster´está grávida

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Balaa
Membro Júnior
Registado: terça fev 12, 2008 6:14 pm

sexta fev 15, 2008 6:19 pm

:D A minha estrelinha está grávida.
Hoje fui a casa de uma amiga minha que faz criação de hamster's e ela tem a certezinha que a minha hamster está gravida...

Estou muito ansiosa... mas tou tão confusa como ansiosa...

O que faço ?

Se precisarem da espécie de hamster é "sirio"

ESPERO QUE ME AJUDEM...

obrigado...

P.S.: adoro-vos mt mt mt mtão...
tugaAC
Membro Veterano
Registado: segunda fev 04, 2008 2:28 pm
Localização: 4 gerbos , 3 hamsters, 1 gato, 1 betta (peixe), uma caturra e um caracol marinho

sexta fev 15, 2008 6:48 pm

oi .... eu psso-lhe dar umas dicas ... eu tambem faço criação de hamsters sírios .... se eles ainda não nascerem tem de limpar MUITO bem a gaiola pois durante a próxima semana ( 9-10 dias) voçe não pode mexer muito na gaiola só trocar a comida e a água ... no dia de o parto ela vai estar muito activa MUITO ACTIVA MESMO e pode deixar os filhos em várias partes da gaiola (elas normalmente têm os filhos á noite) e tens de separar o macho da femea pois os macho ppode considerar os filhos como uma ameaça e matá-los ... hum não me lembro de mais nada que a possa ajudar .... há já sei passado 1 mês após o parto separe os filhos da mãe pois eles já estão desmamados e já são autosuficientes pode ser um mes um mes e dois dias depende bem adiante ... passado um mês voÇe já pode vende-los dálos ou até ficar com eles ... mas atenção se não quiser ter mais filhos tem de separar os machops das femeas e de preferencia não junte dois machos e muito menos duas femeas .... eles são solitários e não costumam ficar com parceiros do mesmo sexo ( mas há excepções) claro

BEM BOA SORTE COM A BICHARADA e desculpe lá o testamento xD

cumps

AC
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sexta fev 15, 2008 9:31 pm

Olá...

A minha síria teve crias à pouco mais de um mês... 10 crias que ela teve :D Eu tenho a ligeira sensação que eles ao todo seriam 11, mas só sobreviveram 10 :!:

Bem...
Quando ficou prenha ficou muito muito agressiva com o macho e algo agressiva comigo... Eu tinha de ter sempre alguma cautela ao pegar-lhe pois ela mordia assim do nada... :|

Tive de a separar do macho pois, como disse anteriormente, ela ficou muito agressiva com ele e chegou a magoá-lo na barriga :|
Depois, ela começou a ficar muito muito muito barriguda e, como eu tinha mais ou menos uma ideia do dia em que o macho a tinha coberto, mais ou menos na altura dela ter as crias (a gravidez dura 16/18 dias) limpei a gaiola e deixei-a estar...
No dia seguinte a ter limpo a gaiola ela estava muito muito muito activa, corria tudo, trepava às grades, mordia as grades, enfim, estava muito esquisita... No dia seguinte, de manhã, fui dar com uns ratinhos muito pequenininhos no ninho :D

Enfim...
Basicamente a mãe faz tudo... Nós limitamo-nos a vê-los crescer... :lol:

É preciso ter em atenção que não se deve pegar na mãe quando ela andar para ter as crias, quando ela estiver muito barriguda... E depois dela as ter, durante as 2 semanas seguintes, não se deve mexer no ninho e muito menos nas crias (sob o risco dela as rejeitar), mas pode-se pegar na mãe :!:

Mais uma coisa...
Eu às 3/4 semanas tive de separar as crias da mãe... Os machos eram atacados pelas fêmeas e além disso ficaram sexualmente activos bastante cedo e começaram a tentar cobrir as mais pequenas... A mãe começou a atacar as fêmeas pois estas também entraram no cio :|
Enfim... Como eles começam a comer sólidos e a beber sozinhos antes das 3 semanas, não houve grandes problemas e todos se safaram bem... :D Ainda tenho 3 dos pequenos comigo, embora um deles já tenha dono :wink:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Orelhase3
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 6:22 pm
Localização: Muitos hamsters, 2 cães, 1 ring neck , 2 gold fish, 3 bettas, 2 gerbos, 4 porquinhos

sexta fev 15, 2008 9:31 pm

bem ja está tudo dito...só gostaria de realçar para limpar a gaiola se ainda nao nasceram e de nunca mas nunca tocar no ninho da hamster porque provoca que o seu cheiro fique lá e isso pode ser fatal para os bebés, e até mesmo na gaiola....não se esqueça de dar material para ninho á hamster (convinha)
SoniaCM
Membro
Registado: sexta nov 30, 2007 3:09 pm

sábado fev 16, 2008 11:20 am

Aproveito o tópico para esclarecer uma duvida.

se a gaiola for de três andares, covem tirar esses andares ou não ha perigo para as crias?
mOreirinha01
Membro Veterano

sábado fev 16, 2008 11:31 am

a minha mãe tirou a ligação do primeiro andar, porque a fêmea levava os pequeninos para cima e eles depois caíam cá a baixo :|
Vera_Carlos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2006 4:43 pm
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

sábado fev 16, 2008 12:14 pm

Convém ter uma alimentação rica em nutrientes e proteínas... Ou seja, dá-lhes uns complementos vitaminicos (acho que é isso, se não for, alguém que me corrija, se faz favor...). E como é primeirissa muita coisa pode acontecer...

Como te disseram, limpa a gaiola, "prepara" o ninho e deixa a natureza fazer o seu trabalho. E não te esqueças duma coisa muito IMPORTANTE, não mexas no ninho nem nas crias, pelo menos na 1ª semana ou mais... pois pode haver rejeição por parte da mãe.
Fiquem bem, Vera
tugaAC
Membro Veterano
Localização: 4 gerbos , 3 hamsters, 1 gato, 1 betta (peixe), uma caturra e um caracol marinho

sábado fev 16, 2008 1:02 pm

muito bem posto vera_carla tambem é necessário um suplemento vitaminico (pode comprar nas lojas ) ou pode dar a eles aquelas croquetes que os cÂes e os gatos comem (mas eu aconselho a comprar mesmo um suplemento para hamsters )
tugaAC
Membro Veterano

sábado fev 16, 2008 1:10 pm

SoniaCM depende ........ se a gaiola for muito alta e ele ao caírem não se eleijaram pode deixar tar por que eles sabem o que é alto ou não ( não me perguntem como sei isto ) falo por experiência .... se eles caírem e magoarem-se então é melhor tirar os pisos ou plataformas ... eu tambem faço criação e que eu saiba nenhum caío dos pisos para baixo .... ´

BOA SORTE

cumps

AC
Vera_Carlos
Membro Veterano
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

sábado fev 16, 2008 1:53 pm

tugaAC Escreveu:SoniaCM depende ........ se a gaiola for muito alta e ele ao caírem não se eleijaram pode deixar tar por que eles sabem o que é alto ou não ( não me perguntem como sei isto ) falo por experiência .... se eles caírem e magoarem-se então é melhor tirar os pisos ou plataformas ... eu tambem faço criação e que eu saiba nenhum caío dos pisos para baixo .... ´

BOA SORTE

cumps

AC
Os sirios são conhecidos por vesgos... Pelo menos foi o que li algures num site. A visão deles não é 100% nítida. A minha hamster "jogou-se" duma altura de quase um metro... Se não tinha mesmo 1m ou mais... Se eles soubessem, não se "jogavam" sem paraquedas...

O melhor mesmo é retirar o acesso ou mesmo as prateleiras mais altas, mesmo que a mãe "distinga" alturas, as crias de certeza com os olhos ainda fechados não vão de certeza "saber" que tão num 1º ou 2º andar... (isto se ela der à luz numa das prateleiras), Só mesmo quando estiverem cá embaixo... Há algum tempo que não tenho hamsters bebés (anos para ser mais exacta), mas se bem me lembro, as crias mesmo com os olhos fechados têm tendência a explorar... Apesar de não irem muito longe...
Fiquem bem, Vera
mOreirinha01
Membro Veterano

sábado fev 16, 2008 2:17 pm

Vera_Carlos Escreveu:as crias mesmo com os olhos fechados têm tendência a explorar... Apesar de não irem muito longe...
é bem verdade... os bebés corriam tudo, ainda com os olhinhos fechados... e tropeçavam bastante :!:
Vera_Carlos
Membro Veterano

sábado fev 16, 2008 2:19 pm

mOreirinha01 Escreveu:
Vera_Carlos Escreveu:as crias mesmo com os olhos fechados têm tendência a explorar... Apesar de não irem muito longe...
é bem verdade... os bebés corriam tudo, ainda com os olhinhos fechados... e tropeçavam bastante :!:
então imagina, se a fémea lembra-se em parir num dos andares de cima...

Atenção, mesmo que tiveres os tubos de acesso, ela vai encontrar maneira de subir, mais não seja pelas grades. A minha faz isso, tirei-lhe o tubo que dá acesso ao "sotão" volta a meia vejo-a lá...
Fiquem bem, Vera
tugaAC
Membro Veterano

sábado fev 16, 2008 6:26 pm

eu sei que eles não são vesgos .... mas olhem lá se por exemplo um hamster tiver um bebe no segundo andar .... e o dono dos hamsters tira-re as escadas ou os tubos ( os acessos aos niveis inferiores) como eles são muito exploradores .... é claro que eles se atiram .... mas se por exemplo deixarem tar as escadas ou os tubos eles dexem por aí e não se atiram .... corrigam-me se tiver errado ... mas eu acho que é assim ...

cumps

AC
SoniaCM
Membro
Registado: sexta nov 30, 2007 3:09 pm

domingo fev 17, 2008 11:59 am

o acesso as plataformas é mesmo por escadas. é melhor retirar se algum dia acontecer ter uma femea gravida.

so perguntei não va um dia voltar a ter hamster e vir uma femea ja com brinde assim ja sei o que esperar. obrigada :wink: nada melhor do que estar informada :D
gloss
Registado: sábado mar 22, 2008 3:35 am

sábado mar 22, 2008 3:38 am

pessoal atao como é k eu posso saber se ela ta gravida pois eu tanho o macho e a femia na mm gaiola e nao é ela a agreciva sim o macho nao intendo se é akasalar se é a guerra pois ela poen as patas pa cima e guicha

sera que alguem me pode dizer

como se ve se ta gravida ?
e como é o acasalamento?
porque que o macho a ataka? :(

nao intendo isso :? :( :(
Responder

Voltar para “Exóticos”