Ola fmmpes.
Se tens um cão da pradaria macho provavelmente ele está a passar pelo cio (que ocorre nos machos e não nas fêmeas). É normal nesta altura do ano.
Em geral os cães da pradaria machos neste período tornam-se muito agressivos o que se pode notar pela cauda sempre espetada (fica a parecer um piaçá) e pelos guinchos quase constantes.
É preciso muito cuidado com eles nesta altura.
Eu como só tenho uma fêmea não sei na prática exactamente o que se passa (só a teoria) por isso não te sei dizer se o facto de ele não comer ou beber é "normal" ou não.
Eu tenho um cão em casa (cão cão mesmo, rafeiro) que quando anda alguma cadela por perto com o cio também não come de tão excitado que está.
Se realmente o vais levar a um veterinário certifica-te que é um que perceba de animais exóticos senão vais perder tempo e dinheiro e vais receber teorias da treta (desculpem-me a sinceridade).
Cuidado também quando o levares porque estando ele no cio provavelmente quando o agarrares ele vai-se tornar mesmo muito agressivo e uma dentada de cão da pradaria não é brincadeira. Avisa também o veterinário dessa situação senão são duas pessoas com dentadas
Por muito meigo que seja o teu bichinho não te esqueças que nesta altura eles tornam-se meio "loucos" e as regras normais não se aplicam.
Boa sorte e dá noticias!