Coelhos anões

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
sararp
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 11:01 pm
Localização: 1 cão Serra da Estrela, 1 gata, 3 tartarugas, 3 coelhos anões

domingo ago 18, 2002 1:38 am

Olá!

Tenho 2 coelhos anões, um deles é macho e o outro não sei bem!... Onde o comprei disseram-me que era um macho mas tudo se complicou quando juntei os dois, é que o outro ficou muito "excitado" e a tentar ter relações com o novo coelho. Como ele era muito novo e não dava para ver ao certo o sexo resolvi separá-los. Agora voltei a juntá-los e voltou a acontecer a mesma coisa. Será que é normal isto acontecer se forem 2 machos?! É de notar que o segundo coelho foge muito do primeiro quando este se aproxima... Gostaria de saber qual a vossa opinião sobre o assunto pois estou completamente perdida!...
Obrigada pela ajuda! ;)
mmcoelho
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 10:21 pm

segunda ago 19, 2002 12:10 am

Sim, sendo dois machos é normal. Aconteceu-me a mim com o Zacarias e com o Gaspar. Como o Gaspar apanhou Pasteurella (fui buscá-lo a um abrigo) não podia castrá-lo. O Zacarias, por sua vez, já com 5/6 anos, tem um problema no dente e não convinha dar anestesia...

Solução que eu arranjei: separá-los MESMO! Algumas vezes eles escapavam das gaiolas e encontravam-se...marcavam-se com urina, montavam-se e mordiam-se...é que a tendência é para eles tentarem castrar-se mutuamente.

Pior do que tudo isso, é que a casa ficou um caos, tive de mantê-los em zonas distantes, sem deixar que um fosse à zona do outro (senão marcava TUDO com urina). Tanto um como outro deixaram de usar o tabuleiro como antes, o que foi muito mau.

Solução no teu caso: castração. Sem os testículos, eles ficam mais calmos e as hormonas deixam de "mandar" nelas....há alguns casos em o libido deles não muda.

Consulta www.rabbit.org Em inglês castração/esterilização chama-se "neuter" ou spaying . Não os entregues a um VET qualquer!

Vai dizendo qualquer coisa. Se não perceberes alguma coisa ou tiveres dúvias diz!!! 'jocas

Maria
sararp
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 11:01 pm
Localização: 1 cão Serra da Estrela, 1 gata, 3 tartarugas, 3 coelhos anões

segunda ago 19, 2002 11:02 pm

Oi!
Antes de mais nada 1000 Obrigadas pela tua resposta!
Aproveitando-me um pouco da tua generosidade vou-te colocar mais algumas questões.
Os meus coelhos não têm um comportamento muito agressivo um com o outro. O mais novo (que de momento não tem nome pois estava convencida que era uma fêmea e por isso agora tenho de trocar o nome :oops: ) nem sequer liga a minima ao mais velho (Tu-Tu). Li algures que nestes casos era possível torná-los "amigos" juntando-os aos poucos num local chamado "neutro" por não pertencer a um nem a outro. Quando eu os coloco num local deste género (numa das divisões da casa) eles não marcam nada com urina nem se marcam um ao outro, apenas o Tu-Tu corre atrás do outro.
Quanto será que custa fazer uma castração? Tenho ainda outro problema: não conheço nenhum vet que perceba de coelhos... Moro perto de Coimbra, vou tentar procurar algum aqui perto mas se souberes de algum diz-me.
Ah! Também não sei ao certo as idades dos coelhos pois nas lojas não tinham essa informação. O Tu-Tu deve ter à volta de 7/8 meses, o outro 3/4 meses. Será que por já não serem muito novos (principalmente o Tu-Tu) haverá esse problema que falas de, por vezes, a líbido deles não mudar?
Desculpa o testamento :D
mmcoelho
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 10:21 pm

terça ago 20, 2002 4:01 pm

Podes falar à vontade...eu leio e respondo ;-)

Sinceramente, eu acho que, sem castração, é impossível juntá-los. Por enquanto, os teus coelhitos são bebés, mas quando forem adolescentes, vais ver as hormonas a saltitar neles!

Eu tentei juntar (bond) o Gaspar e o Zacarias na banheira. Não resultou. Ambos já eram adultos, portanto só queria montar-se.

Em relação à castração, não sei quanto será, mas posso tentar informar-me assim como tentar descobrir um vet com experiência em coelhos na tua zona. Percebes inglês? Se sim, vai ao www.rabbit.org e tens lá diversas informações sobre castração (neutering), inclusivé as pergutnas que deves fazer a um vet, para ver se é de confiança ou não.

Quando tiver novidades escrevo-te. Por enquanto, não sei se não será melhor deixá-los separados, por causa do mais velho...não vá ele começar a urinar fora do tabuleiro como aconteceu com o Zacarias e Gaspar.

qualquer coisa, tens o meu email pessoal: [email protected]

Ah, para castrar tem de ser quando são novos! Depois passa o "prazo" (é mais arriscado)

Jocas para ti e os teus filhotes

Maria
juh02
Registado: segunda abr 21, 2008 10:06 pm

segunda abr 21, 2008 10:17 pm

Eu queria saber quando é que se dá biberão aos coelhos anões e a que horas!!!!

Será que alguem me pode dizer???
juh02

segunda abr 21, 2008 10:20 pm

A minha coelha rejeitou os bébés e eu n sei bem como os alimentar!!!!

Preciso mesmo que me ajudem
saravasco
Membro Veterano
Registado: sexta out 19, 2007 10:51 pm

terça abr 22, 2008 12:25 am

http://www.coelhoanao.com/forum/viewtop ... 67&start=0

tens este link que vai dar a um site de coelhos anoes onde explicam tudo.

Cuidado porque é muito dificil conseguir manter vivos os filhos, como sabes que ela os abandonou??
juh02

terça abr 22, 2008 7:13 pm

Ela n os alimenta e n quer saber + deles!!!
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

terça abr 22, 2008 7:29 pm

Isso pode não querer dizer nada! As fêmeas costumam alimentar durante a noite e não costumam estar com os filhos durante o dia. A minha, por exemplo, nunca a vi alimentar os filhos, e durante o dia limitava-se a ir ocasionalmente inspeccionar o ninho para ver se tava tudo seguro. Retirou os filhos à mãe? A criação de coelhos à mão é extremamente complicado e se calhar a fêmea não os tinha abandonado. Provavelmente devia ter-se informado um bocado melhor antes de ter a ninhada. Boa sorte :wink:
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
saravasco
Membro Veterano
Registado: sexta out 19, 2007 10:51 pm

terça abr 22, 2008 9:54 pm

exactamente, eu só vi os meus coelhos bebes a mamar porque tive a sorte de ás 2h30 da manhã estar acordada e ter os coelhos no meu quarto. doutra forma nunca conseguiria ter visto e ouvido eles a mamar.

Os coelhos mesmo os selvagens ficam sempre longe do ninho (metodo de defesa dos predadores) mas estão sempre atenta ao ninho...

Normalmente a mae coelha amamenta no amanhecer e já a noitinha.
Responder

Voltar para “Exóticos”