ana_marisa: não há razão para pedir desculpas, normalmente o termo é esse, mas eu também não sei se é aplicável numa situação de aborto.
Quanto à informação que foi dada, ninguém disse que estava errada,eu apenas referi que não é necessário os 15 dias e que 10 bastam

é o que faço há cerca de 7 anos

e nunca tive qualquer problema, nem com as mães, nem com as crias.
Quando referi que não valia a pena sermos alarmistas só queria dizer que não podemos ter esse tipo de comentários, pois há pessoas que ficam muito assustadas e nem sabem como agir. É isso que me diz a experiência de muitos anos.
Quanto a raramente as chins terem abortos... acredite que não é assim tão raro... basta haver um motivo para stress e lá vem aborto. É por isso que todas as minhas chinchilas vivem numa sala só para elas, onde não há grandes mudanças que as perturbem e até à data nunca tiveram abortos.
Há dias recebi um casal de chinchilas em casa, vindas de Leiria, de casa de uma amiga que já não tinha condições para ficar com elas. Quatro dias depois, tinha crias nascidas com metade do peso normal e uma outra ainda mais pequenina e morta.
Quase posso garantir que nasceram cerca de um mês antes do tempo. A causa provável, foi stress causado pela viagem e pela mudança.
Felizmente, com a minha experiência, e com a fundamental colaboração da mãe chinchila, todas se encontram bem

Foi um parto bem premeturo, mas não foi um aborto. Para meu contentamento, estão todos a aguentar-se muito bem e a recuperar!
Gosto de partilhar experiência, pois o conhecimento é válido para todos.
Fiquem bem!