cinchilas bebes

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
maryIc
Membro Júnior
Registado: quarta abr 02, 2008 7:24 pm

domingo jun 08, 2008 12:01 pm

Boas, as minhas chins bebes têm 1mes e 2 semanas, já as posso separar dos pais?
Obrigada
Bb1594
Membro Júnior
Registado: sexta ago 17, 2007 10:31 pm

domingo jun 08, 2008 12:19 pm

Olá!
Acho que só podes separar as chinchilas bébés dos pais quando tiverem 2 meses, mas eu vou pesquizar e depois digo-te alguma coisa!

Boa sorte para os bébés!
Bb1594
Membro Júnior

domingo jun 08, 2008 12:32 pm

Pelo que vi só as podes separar da mãe aos 2 meses, e não as deixes mais tempo porque depois a mãe também fica cansada..

Beijocas, espero ter ajudado!
maryIc
Membro Júnior

domingo jun 08, 2008 12:56 pm

pois..mas se as tirar já pode haver problemas?
Bb1594
Membro Júnior

domingo jun 08, 2008 7:23 pm

É assim, para se dizer que se devem tirar de ao pé da mãe aos 2 meses, é porque antes não é muito aconselhável..

Penso eu que não é aconselhavel porque podem vir a ter falta de alguma vitamina, que o leite da mãe tem..

Beijocas!
Nihx
Membro Júnior
Registado: quarta ago 08, 2007 10:45 pm
Localização: 2Cães,1Porquinho da Índia,5Chinchilas, 1Coelho Anão,2Gerbos da Mongólia, 1Canário,1Betta,1Murganho

segunda jun 09, 2008 8:50 am

As minhas só as separei com quase 3 meses. O que me aconselharam foi nunca as separar antes dos 2 meses!
Boa sorte!
<p>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo como os seus animais s&atilde;o tratados" Mahatma Gandhi</p>
maryIc
Membro Júnior

segunda jun 09, 2008 11:46 am

eu so perguntei porque a rapariga que vai ficar com um é de longe e vem ca poucas vezes, e como vem ca este semana ja a levava...sendo assim so daqui por alguns meses é que a vai poder levar... :roll:
Obrigada :wink:
Aymara
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am

segunda jun 09, 2008 11:19 pm

maryIc Escreveu:pois..mas se as tirar já pode haver problemas?
Há quem a retida da mãe com essa idade, no entanto isso não deveria ser feito nunca
A menos que os bebés sejam super grandes para a idade há sempre factores que desconhecemos, há coisas que não aprendem, pois também para eles há etapas e fazes de aprendizagem. Outro factor é o facto de poderem ficar deprimidos por essa separação tão precoce.

Boa sorte.
Boa sorte e fiquem bem! Aymara
maryIc
Membro Júnior

terça jun 10, 2008 2:48 pm

pois..já entendi :roll:
o meu único problema é que assim vou ter de ficar com ele durante mais uns 3ou 4 meses...mas também quem cria 2 cria 3...dps de fazerem os 2 meses devo mete lo noutra gaiola separado dos pais?

Obigada :wink:
Maryleaum
Membro
Registado: quarta fev 14, 2007 7:51 pm

terça jun 10, 2008 4:26 pm

mas de onde é a rapariga? depois perguntas aqui se alguém consegue dar boleia para ao pé de onde é a rapariga.
Aymara
Membro Veterano

quarta jun 11, 2008 12:36 am

maryIc Escreveu:pois..já entendi :roll:
...dps de fazerem os 2 meses devo mete lo noutra gaiola separado dos pais?
Obigada :wink:
até aos 3 meses não há problema, a partir daí sim, devem ser separadas as crias dos pais e de preferência separados também por sexos, por razões evidentes :wink:

Boa sorte
maryIc
Membro Júnior

quinta jun 12, 2008 4:37 pm

obrigada a todos :wink:
jmiguel15
Membro Veterano
Registado: segunda ago 20, 2007 1:53 pm

quinta jun 12, 2008 6:14 pm

Boa sorte! :wink:
<strong>Int&eacute;</strong>

Joaao Miguel Campos Costa, os prazeres ficam para depois(!)
CatiaCarniv
Membro
Registado: sábado ago 12, 2006 1:54 pm

sexta jun 13, 2008 2:45 pm

Olá! Aproveito este tópico para fazer umas perguntinhas...quem souber responder, agradece-se.
Quanto a mãe Chinchila tem a(s) cria(s) deve-se dar-lhe algum suplemento? Ou continuar apenas com a ração normal e água?
Pode-se deixá-la passear na mesma? E à cria?
O pai está separado não só pela questão da femea entrar imediatamente no cio, mas também porque a femea o rejeitou..No entanto estão em gaiolas encostadas, de maneira que se podem cheirar e ver e até me parece que a femea está mais calma. Não deve ser fácil responder, mas quando acham que os posso juntar?

Por agora acho que é só, no entanto se tiverem algum conselho/recomendação é bem vindo. Obrigada*
Aymara
Membro Veterano

sexta jun 13, 2008 3:53 pm

Vou responder a negrito a cada questão colocada, dentro da sua mensagem:
CatiaCarniv Escreveu:Olá! Aproveito este tópico para fazer umas perguntinhas...quem souber responder, agradece-se.
Quanto a mãe Chinchila tem a(s) cria(s) deve-se dar-lhe algum suplemento? Ou continuar apenas com a ração normal e água?
Deve dar-lhe um suplemento vitamínico próprio para roedores. Costuma ser um liquido que se junta à água, conforme indicações da própria marca. Pode também dar-lhe alfafa em dias alternados, ou em rama ou em cubos.
Pode-se deixá-la passear na mesma? E à cria?
Poder, pode, sim senhor, mas não o faça nas primeiras 2 semanas, para evitar possíveis riscos de rejeição. Passadas as 2 semanas pode soltar ambas, mas supervisão redobrada, tanto pela mãe como pela cria que se pode meter por qualquer buraquinho, por mais pequeno que nos pareça.
O pai está separado não só pela questão da femea entrar imediatamente no cio, mas também porque a femea o rejeitou..No entanto estão em gaiolas encostadas, de maneira que se podem cheirar e ver e até me parece que a femea está mais calma. Não deve ser fácil responder, mas quando acham que os posso juntar?
A única resposta possível, é que vá tentando. Sempre que vir sinais de agressividade, separe-os de imediato. Senão, pode juntar o macho quando a fêmea entrar em cio. Mas atenção, pois não é bom que ela volte a engravidar pelo menos enquanto estiver a amamentar.

Por agora acho que é só, no entanto se tiverem algum conselho/recomendação é bem vindo. Obrigada*
Faço apenas mais uma recomendação: nada de banhos de areia antes dos 10 dias pós parto. A partir daí, tudo bem.

Espero ter ajudado e boa sorte! :D
Responder

Voltar para “Exóticos”