desculpem abrir aqui um novo topico, mas procurei, procurei e não encontrei recentemente nada acerca do meu caso.
Eu adquiri á uma semana dois porquinhos da india numa loja e acho que eles vêm com pulgas ou piolhos pois passam muito tempo coçando-se, alem de que eu tirei-os da gaiola ontem para os habituar a nós e deitei-me em cima da cama com eles e eles vieram aninhar-se perto de mim e acabei com umas picadas na pele que de inicio até pensei ter sido algum mosquito, mas depois comecei a juntar as peças e acho que foi algum bicharoco deles que me picou tb. existe algum tratamento especifico um shampoo ou spray proprio para eles ? que acham que devo fazer?
Obrigada a todos
Porquinhos com Pulgas ou piolhos que fazer?
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda nov 12, 2007 6:25 pm
2gerbos da Mongólia
3Porquinhos da Índia
1Tartaruga Hieroglífica
1cão
1gato
Boas!
O que eu conheço é desparasitação que penso que se faz no veterinário...
Aguarde resposta de alguém mais experiente.
O que eu conheço é desparasitação que penso que se faz no veterinário...
Aguarde resposta de alguém mais experiente.
Cumprimentos
Bodom
Bodom
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 04, 2008 2:28 pm
- Localização: 4 gerbos , 3 hamsters, 1 gato, 1 betta (peixe), uma caturra e um caracol marinho
primeiro é melhor ir ao veteránário para ele fazer o diagnóstico ... só depois é que se pode aplicar qualquer tratamento ao porquinho .
cumps
AC
cumps
AC
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 18, 2008 7:08 pm
2 cadela, 1 coelha, 5 hamsters sirios, 8 chinchilas e 6 porquinhos da india
ah pensei que seria um assunto mais simples de resolver, é que vets de exoticos aqui....
pensei que alguém soubesse de um remédio caseiro lol .
porque assim eles coçam-se mas não constantemente, é uma coisa aqui outra ali igual a um cão ou gato com pulguinha... ok vou procurar
obrigada

pensei que alguém soubesse de um remédio caseiro lol .
porque assim eles coçam-se mas não constantemente, é uma coisa aqui outra ali igual a um cão ou gato com pulguinha... ok vou procurar
obrigada
karrla, as pulguinhas podem vir com o feno... infelizmente nenhum roedor está safo, pois o feno é uma grande parte do seu alimento... o que podes fazer até encontrar um vet adequado, é inspecionar o corpo do teu porquinho, caso nao tenha nenhuma feriada podes dar lhe banho com um champô proprio para porquinhos da india e a seguida por um spray desparasitante tambem proprio para porquinhos da india... o que nao significa que uma ida ao vet nao seja aconcelhavel, pois o vet pode desparazitar o porquinho interior e exteriormente através de uma pequena injeçao...
Podem surgir algumas complicações cutâneas nos porquinhos da India. Umas mais simples de tratar e outras que demoram um pouco mais a curar.
É verdade que o feno pode trazer umas "bichezas"
e o verão tb n ajuda muito nesse campo.
Recomendo sempre que se consulte um vet pois, como já disse, existem várias situações a nível da pele.
No entanto posso indicar por PM alguns tratamentos que aplico em casos semelhantes. Antes de tudo isto... uma boa banhoca, claro.
...e deixá-los bem sequinhos! Usar secador mas pôr a nossa mão entre o secador e o pêlo para não os queimar.
É verdade que o feno pode trazer umas "bichezas"

Recomendo sempre que se consulte um vet pois, como já disse, existem várias situações a nível da pele.
No entanto posso indicar por PM alguns tratamentos que aplico em casos semelhantes. Antes de tudo isto... uma boa banhoca, claro.

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem."
-
- Membro Veterano
Olá a todos, muito obrigada a todos os que ajudaram respondendo ao meu topico, acontece porém que aqui não creio que haja vets especializados em exoticos, eu propria tive uma experiencia bastante desagradável pois tive uma coelha á uns 8 anos atrás que teve uma ninhada de coelhos, não era a primeira ninhada por isso apercebi-me que o comportamento dela após o parto não era normal, achava-a muito parada, apática e estava com hemorregias, fui ao vet com ela e a vet disse-me que era normal após o parto ela sentir-se combalida, mas eu expliquei-lhe que ela nunca tinha sido assim, mesmo dessa forma ela insistiu que a coelha estava bem e que dali a uns dias já estava "pronta para outra". paguei na altura o equivalente a 20€ (8 anos atrás e só a consulta), e a bichinha no dia seguinte morreu. Talvez ela tivesse tido complicações pós parto, mas penso que seria uma coisa que um vet saberia ver não é?, eu levei-a lá porque não sendo vet apercebi-me que alguma coisa se estava a passar. conclusão : morreu a dalila e deixou 8 orfãos que infelizmente por serem recém nascidos e não haver informação sobre como tratá-los morrem todos tb. Eu bem que tentei dar-lhes leite a conta gotas fiz de tudo um pouco, mas foram morrendo um a um, o que me deixou um bocado abalada... por isso o meu receio, vai na volta ainda me dizem para eu pôr uma coleira anti-pulgas para gatos nos porquinhos (lolololol)... fora de brincadeiras eu acho que vou tentar dar um banho e ver se existem ali bichinhos pulando de um lado para outro e se não for isso depois levo-os entretanto vou procurar um vet de exoticos.
olá!
Eu á cerca de um mes passei por uma situação semelhante, em que nos meus porquinhos foram detectados piolhos levei-os ao vet e o que indicou foi frontline em spray para pulverizar em pequenas quantidades! foi uma grande ajuda pois resolveu rápidamente.E em qualquer farmácia está disponivel ou mesmo na loja de animais.Espero que ajude
Eu á cerca de um mes passei por uma situação semelhante, em que nos meus porquinhos foram detectados piolhos levei-os ao vet e o que indicou foi frontline em spray para pulverizar em pequenas quantidades! foi uma grande ajuda pois resolveu rápidamente.E em qualquer farmácia está disponivel ou mesmo na loja de animais.Espero que ajude
PM, pulguita, PM........pulguita Escreveu:frontline em spray

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem."
-
- Membro Veterano
olá a todos e mais uma vez obrigada a todos os que se disponibilizaram e continuam, ( sugestões, e ajuda são sempre bem vindas) a ajudar, fornecendo informção e partilhando experiências, de facto hoje peguei no brownny ( um porquinho rex) e inspeccionei mas não encontrei nada de pulgas, piolho confesso que nem sei como são, mas aparentemente não me parece que hajam ali quaisquer bicharocos, vi foi no lombo, não sei se assim posso dizer, um pequena escamação de pele, mas uma coisa ligeira e que me parece ser exactamente o lugar onde ele coça, ora eu comprei no vet á uns 2 meses atrás um shampoo para a minha cadela que estava com um problema de pele que não era sarna nem a vet soube explicar o que era disse-me apenas que deveria ser um fungo, pois ela tirou um pouco da pele para análise e verificou que não era sarna, esse tal shampoo resultou na cadela, pois ela parou de se coçar e ficou boa, e eu fui ver as indicações diz que é um fungicida, anti seborraico e afins e diz que se pode aplicar em cães gatos e pequenos mamíferos, ora eu peguei no brownny e meti o bichinho no lavatório com agua morninha, deitei apenas umas gotinhas do shampoo o suficiente para espumar um pouco e lavei-o depois em agua corrente conforme diz lá. Até agora tudo bem com ele e parece que não o vi coçar-se mais. A pipoca coça de vez em quando mas não vi sinais de escamação nem bicharocos nenhuns, mas como estão juntos talvez fosse melhor "ensaboá-la " também não é?
pk se for fungos ou algum bicharoco invisível desses talvez pegue um no outro não é?
pk se for fungos ou algum bicharoco invisível desses talvez pegue um no outro não é?
...já tive casos de sarna nos cavia (que é altamente contagiosa) e por sorte - e tratamento atempado - não pegou ao par com que co-habitava. Mas, repito, terá sido sorte, até pq num dos casos era uma fêmea grávida em questão e não poderia ter sido administrado qualquer tratamento, a não ser que pusesse a vida da progenitora em causa (no 2º caso).karrla Escreveu:pk se for fungos ou algum bicharoco invisível desses talvez pegue um no outro não é?
Por vezes esses produtos têm componentes bastante fortes, eu por mim esperaria atentamente, óbvio, para ver no que resulta. Antes disso e logo que notasse, separava-os, deixando de "quarentena" o animal.
Quanto a essa "caspagem" que nota mas cujo agente causador não é visivel a olho nú, existem tratamentos mais "brandos" e eficazes em cerca de 24h, mais ou menos. É o timing que noto nos meus quando tal acontece. Tenho uma pomada que aplico nessas manifestações iniciais de fungos ou piolho, completamente diferente da pomada e restante tratamento da sarna, por ex.