Porquinho da india

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Djnunes
Registado: segunda mar 26, 2007 5:46 pm

sexta jul 04, 2008 9:10 pm

Boas,

À mais ou menos 2 meses ofereceram-me um porquinho da índia e queria saber qual a raça dele. A senhora que me o ofereceu disse me que é um peruano, mas já me disseram que é um sheltie de pêlo comprimido...

Alguém me pode dar uma ajuda?

Deixo aqui uma foto dele:

Imagem

Desde já obrigado
Aymara
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am

sexta jul 04, 2008 9:30 pm

Pelo que me é dado ver pela foto, diria que é um peruano. No entanto, a foto não é suficientemente boa para se poder definir a raça.
As características de um peruano são: pelo liso e comprido com 2 remoínhos simetricos nas ancas e 1 outro na cabeça, o que lhe dá esse ar de despenteado. A raça sheltie não tem qualquer remoínho e o pelo é liso e comprido, que cai direitinho de ambos os lados do corpo do porquinho. :)
Boa sorte e fiquem bem! Aymara
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

sexta jul 04, 2008 11:25 pm

Sheltie te garanto que não é de certeza. Os Shelties têm pêlo comprido e liso crescendo com orientação da cabeça para baixo para o resto do corpo, sendo o pêlo do focinho todo curto. Não existe nestes qualquer roseta. Quando se entra aqui na área de "exóticos" está um porquinho "loirinho", isso sim, é um Sheltie. Esse (na foto), se só tiver as 2 rosetas simétricas nas ancas, é um Peruano, sim :) Aliás, essa franja descaída sobre o focinho é caracteristica dos Peruano e tb dos Angorás, simplesmente os Angorás têm mais rosetas do que simplesmente as 2 das ancas. Outro indicador é que os Peruanos têm precisamente o crescimento no oposto dos Shelties: o pêlo vem das rosetas das ancas em direcção à cabeça (como o teu na foto). Espero ter-me feito entender :oops:
Em relação à coloração, parece-me agouti silver e branco. O factor agouti / coloração-Agouti é basicamente o seguinte: a parte do meio de um pêlo perde o pigmento, ou seja, o pêlo parece ter 2 zonas de côr. Uma da raiz até ao meio do pêlo, sensivelmente, e de meio até cima tem outro tom.
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem."
Xcorpion
Membro
Registado: sábado nov 24, 2007 9:29 pm

sábado jul 05, 2008 2:02 am

Pela foto digo que é um peruano...de sheltie não tem nada mesmo... :D
Djnunes
Registado: segunda mar 26, 2007 5:46 pm

sábado jul 05, 2008 9:02 am

Obrigado pelas vossas respostas, deve ser mesmo um peruano :)

Cumps
Responder

Voltar para “Exóticos”