Ajuda..Noçoes base para cuidar de coelhos??

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
klauareias
Membro Júnior
Registado: sexta jan 18, 2008 6:32 pm

segunda ago 04, 2008 4:40 pm

Boa tarde a todos,

Este fim de semana comprei um coelhinho anão(angorá), so que ainda estou muito verde nesta area!! Alguem me pode dar algumas noções para que cuide bem dele?
Reparei que ele não tem bebido muito, ou quase nada. é certo que só o tenho à 1dia, mas o bebedouro está quase igual!! estive e ver se o bebedouro não deitava agua, mas até deita!!é normal??
Axo que ele também está um pouco assustado, não sei se é por não nos conhecer ainda bem! Com o tempo será que muda?
Não à nada melhor pra pôr no fundo da gaiola sem ser sarrim?(madeira desfeita)??? é que ele fica com aquilo tudo colado ao pêlo!! onde posso encontar?
Alguem me pode ajudar?

Agradeço o tempo que dispensaram a ler isto tudo,
Obrigado :D .
respondam P.F.
tuta
Membro Júnior
Registado: segunda out 07, 2002 6:04 pm
Localização: boxer,gata,esquilo siberiano, esquilo richardson, porquinhos da india,chinchilas, periquitos, coelho

segunda ago 04, 2008 5:38 pm

olá

É uma mudança grande na vida da coelhinha tens que lhe dar tempo ao tempo, mas vai interagindo com ela.

Por exemplo vai tentando descobrir o que ela gosta mais, da-lhe isso à mão.

Ela estava habituada a beber água pelo beberon??

As aparas de madeira são o mais barato e o mais conhecido, mas não se poderá dizer que será o mais eficaz...

Poderás encontras nas lojas especializadas uma especie de cilindros de madeira biolitter, ou ainda melhor uns cilindros de palha este são optimo porque absorve o cheiro e eles podem comer.
Tens também umas pedrinhas de milho tutolo de milho, estas são um pouco mais caras, mas não deitam pó.

bjs e boa sorte para a tua nova menina
klauareias
Membro Júnior

segunda ago 04, 2008 6:43 pm

Obrigado, já não fico tao preocupada,
Sim ele estava habituado a beber pelo biberon, por isso estranhei..

Ouvi falar numas pedrinhas para deitar no fundo da gaiola que se assemelham a areia, e não dá cheiro e não se cola ao pêlo.. mas não sei onde encontar pk ja procurei um pouco e nada!!
bigado.
stellar1
Membro Veterano
Registado: quinta jan 24, 2008 9:10 pm

segunda ago 04, 2008 7:45 pm

Os cilindros de madeira ao ficarem humidificados desfazem-se e transformam-se em pó... Acerca das esferas de feno não sei se será boa ideia, pois os coelhos (pelo menos o meu é assim) gostam muito de estar em cima, fazer as suas necessidades e ao fim come... Que eles comam as próprias fezes é uma coisa, agora comer feno que possivelmente tenha urina, não é boa ideia... Eu uso serrim com cheiro a maçãs, pode ficar preso ao pêlo, mas ele ao fim limpa, ou tu mesma podes retirar... Não é o fim do mundo! O problema das areias é que algumas largam pó e os grãos podem entrar nos genitais do animal. Os corncobs nunca comprei, mas pelo que dizem são os mais práticos... E acerca do cheiro das necessidades do coelho é bom que te acostumes, pois é algo que não podes mudar... O que podes mudar é limpar a gaiola ou o wc regularmente...
:lol:
Já que és novata nisto, tal como eu, e como levei hoje o pequenote ao vet, não sei se sabes mas têm que ser vacinado e desparasitado... :wink:
Mas se pesquisares pela net, tens muita informação sobre os cuidados básicos para coelhos. Existe um fórum que contém só informação sobre estes bichinhos.
Última edição por stellar1 em terça ago 05, 2008 2:34 am, editado 2 vezes no total.
StellaR ;)
stellar1
Membro Veterano

segunda ago 04, 2008 7:47 pm

Afinal o que a tuta referiu eram cilindros de palha, mas a palha não é tão nutritiva como o feno... :idea:
StellaR ;)
tuta
Membro Júnior
Registado: segunda out 07, 2002 6:04 pm
Localização: boxer,gata,esquilo siberiano, esquilo richardson, porquinhos da india,chinchilas, periquitos, coelho

segunda ago 04, 2008 10:10 pm

Olá settellear!!!

Caso não saibas Serrim não e tão absorvente, e além disso podem originar fungos...

Os litter não fazem pó, claro que há marcas boas e más, mas isso e como tudo...

O de palha o objectivo não é eles comerem, mas sim se o fizerem não causar diarreias entre outras coisas...

Ja agora, não se deve utilizar cheiros nas gaiolas... estes podem provocar alergias e problemas respiratorios.
stellar1
Membro Veterano

terça ago 05, 2008 1:18 am

Isso dos fungos estão associados a uma má higiene da gaiola... Eu uso desde sempre as "famosas" aparas de madeira para as minhas PDI's e nunca tive problemas... Tenho é o cuidado da limpeza do fundo.

Eu falo da minha experiência pessoal, o tal litter não gostei mesmo... E as aparas de madeira podem eventualmente causar problemas respiratórios e alergias, mas o coelho se tivesse alergia possivelmente já tinha manifestado sintomas, porque já venho a usar essas aparas desde que o tenho e se formos a ver qualquer produto que utilizes para o fundo da gaiola liberta pó. Eu compro as aparas de uma boa marca e mesmo assim libertam pó... E o feno, na minha opinião, se tens que dar porque é imprescindível, pões é na respecitva manjedoura e não como fundo na gaiola... :wink:

E só mais uma coisa Tuta, é Stellar e não setellear... :twisted:
StellaR ;)
stellar1
Membro Veterano

terça ago 05, 2008 2:27 am

Ainda sobre o tema das micoses e outros possíveis "agressores" exógenos e endógenos, que esqueci-me de mencionar, se o animal estiver desparasitado e vacinado, não está completamente imune, mas está imunizado para essas situações... :mrgreen:
StellaR ;)
gaacr
Membro
Registado: quarta jun 27, 2007 2:05 pm

terça ago 05, 2008 4:51 am

Acho que é de referir que, em Portugal, pelo menos que eu saiba, não existem fundos para gaiola perfeitos. Quer seja serrim, madeira prensada, palha prensada,.... o que quiserem.

Existem algumas marcas boas, que comercializam litters que são referências a nível mundial, tais como: Megazorb, Science - CareFresh, etc....

...no entanto, não existe no nosso mercado.

Para nós, tugas, que já reclamamos com tudo, o litter que encontramos disponível é todo ele mau! Simplesmente, é económico!

Em jeito de observação final, a palha prensada que a tuta falou, é mais absorvente que a madeira prensada. O facto de o coelho a poder trincar, pode acontecer com a madeira também... e acontece! Simplesmente não faz tanto pó quando desfeita e é menos prejudicial caso ingerida.

Corn cobs ( milho ) também é bom, mas pessoalmente vejo maior utilidade para pequenos roedores. No entanto, é dispendioso. Ainda para mais nesta altura em que o preço das matérias primas estão tão inflacionados! :)
klauareias
Membro Júnior

terça ago 05, 2008 11:37 am

Meus caros, podem me dizer o que é o Litter e o Corn Cobs? :?:
O que uso é o serrim, pedaços de madeira desfeitos, a senhora da loja foi que indicou, o facto é que não consigo perceber o local onde ele está a fazer xixi!!

Penso que seja num local, pk o vi a fazer lá, mas não é uma certeza!! :?:
Já ouvi falar numa espécie de areia que é milho não sei se é o que o Gaacr se refere???? disseram k era mt bom.. o que me dizes Gaacr?

É verdade que eles têm k ter um ninho para dormirem? tipo um esconderijo??

Obrigado a todos :P
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

terça ago 05, 2008 12:03 pm

O litter é o nome que se dá ao que se põe no fundo da gaiola, seja ele aparas, corn cobs, cats best.

Para mim o melhor é o corn cobs e se só tens um roedor é o ideal. Corn cobs é milho partido (maçaroca). Os meus coelhos nunca gostaram de esconderijos e ninhos só as fêmeas é que faziam e só na altura de parirem.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

terça ago 05, 2008 2:25 pm

Tou a fazer de fat de um coelho, mas sinceramente não percebo nada de coelhos.
As dentadas dos coelhos doem muito? Tenho medo de lhe mexer, pois o tipinho, assim que me aproximo da gaiola atira-se com as patas e faz o movimento com a cabeça para morder :?
Todos os dias o solto e dou-lhe 2/3 festas no lombo, mas ele vira-se logo e atira-se com as patas.
Será para ferrar?
saravasco
Membro Veterano
Registado: sexta out 19, 2007 10:51 pm

terça ago 05, 2008 2:34 pm

seal Escreveu:Tou a fazer de fat de um coelho, mas sinceramente não percebo nada de coelhos.
As dentadas dos coelhos doem muito? Tenho medo de lhe mexer, pois o tipinho, assim que me aproximo da gaiola atira-se com as patas e faz o movimento com a cabeça para morder :?
Todos os dias o solto e dou-lhe 2/3 festas no lombo, mas ele vira-se logo e atira-se com as patas.
Será para ferrar?
doem bastante. até faz sangue, mas depende da dentada, pode ser uma dentada á qual eu chamo de aviso. uma dentada para magoar faz-te um lanho jeitoso no dedo, se for de aviso notarás a diferença por ex. o meu spike antes não gostava nada de colo entao ele ferrava levemente os braços (doia, nada de especial) literalmente a dizer "solta-me".

ele provavelmente tem medo de si, quando ele estiver solto sente-se no chão e deixe o coelho explora-lo e cheira-lo e dê-lhe só festas quando ele estiver deitado a descansar, vá devagar senão ele assusta-se. e dê-lhe festas a partir de lado e não da frente do focinho, isto porque os coelhos tem um ângulo morto entre os olhos e eles podem-se assustar e pimba morder.
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

terça ago 05, 2008 2:43 pm

seal Escreveu:As dentadas dos coelhos doem muito? Tenho medo de lhe mexer, pois o tipinho, assim que me aproximo da gaiola atira-se com as patas e faz o movimento com a cabeça para morder :?
Será para ferrar?
Bem depende do coelho mas um exemplar grande que queira mesmo ferrar e se te apanhar um dedo a jeito ferra e de que maneira....Tudo dependo do "empenho" que ele coloque na acção! Para tu veres a semana passada fui ferrado pelo meu esquilo terrestre macho, para aí 1/10 do meu coelho, e fez um rasgo muito jeitoso no meu polegar esquerdo (ainda está a sarar e esta marca já ninguém me a tira :evil: ).

Mas na maioria das vezes essas cargas é mais para meter medo ou para dar umas trinquinhas que passado 1 ou 2 dias já nem vê :twisted: !

klauareias:

Em relação ao litter eu só coloco aquele de madeira prensada (tipo cat´s best) no WC dele que está colocado num canto oposto ao da casota e comida, de resto no fundo da gaiola não tem nada. Ele parece gostar muito mais assim (antes tinha litter no fundo de toda a gaiola), e tendo em conta que a gaiola dele tem 114cm de comprimento dá um jeitão.

Em relação ao xixi pois bem tenta ver qual é o canto que ele escolheu para o efeito e coloca lá um WC de canto com litter e vais ver que rápidamente ele só faz aí. Quanto aos conguitos pois bem, não sou a pessoa mais indicada para tecer considerações já que o meu faz que nem um cavalo e independentemente do local onde está.....

quanto ao corn cobs ainda não tenho opinião formada... É verdade que produz muito pouco pó (mas produz sempre um pouco) mas quanto ao facto de ser muito absorvente e não libertar cheiros tenho algumas dúvidas. Estou a utilizar agora nos meus Kikos (esquilos terrestres) e olhem que só agora detecto o cheiro da urina deles. Parece que para ser eficaz precisa de uma camada superior ao necessário com o cat´s best.

Em relação à casota ou toca o meu quando era mais novinho utilizava mas agora só se serve dela como banco para estar a comer, e para se divertir empurrando-a pela gaiola, mas experiementa com o teu pode ser que goste mais.
miranda13
Membro
Registado: segunda jul 21, 2008 7:41 am

terça ago 05, 2008 5:43 pm

tenho um coelho ha 6anos e sempre misturei areia de gato com serrim e tento todos os dias deixa-lo umas horas pela casa, para tentar evitar que as areias se agarrem ao pelo do rabiosque :D :D :D
Responder

Voltar para “Exóticos”