o chichi das chins pode ser perigoso como o dos ratos?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
tuta
Membro Júnior
Registado: segunda out 07, 2002 6:04 pm
Localização: boxer,gata,esquilo siberiano, esquilo richardson, porquinhos da india,chinchilas, periquitos, coelho

sexta ago 08, 2008 12:22 pm

dinodane Escreveu:
chinchilavis Escreveu:
kitten Escreveu:E quais são os peritos? Agora fiquei confusa :o
talvez os medicos, farmaceuticos, investigadores, veterinarios? penso eu...
Então porque é que coloca a questão neste fórum? Devia colocar essas questões ao seu médico, ao seu vet... Isto não é um fórum de "peritos", é um fórum de quem tem animais e gosta deles, uns com mais experiência, outros com menos...

Há cá médicos, e vets, e farmacêuticos e até investigadores. Mas quem responde aos seus posts não mete um crachat ao peito a "informar" a sua profissão...
Se não reclamasse é que eu ficaria admirada!

A leptospirose é mais fácil de contrair do que se pensa. Basta ter contacto frequente com animais domésticos, principalmente os que vão à rua, brinca m nas ervas, etc...

Mas, como já se disse aqui, uma pesquisa já tirava muitas dúvidas. Além de que, com certeza, obter-se-á muito mais informação do que a que o vulgar médico de família possa disponibilizar.

Aqui fica mais um link:

http://www.cives.ufrj.br/informacao/lep ... ep-iv.html

Higiene, já elimina muitos riscos. A do animal e a nossa, entenda-se!

Cumps
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta ago 08, 2008 3:20 pm

Tuta, eu não estou a reclamar, estou a responder a um post. :lol:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

sexta ago 08, 2008 6:31 pm

duvidas.
se surgiu esta duvida porque deveria pagar 25-30€ a um vet se aqui se pretende esclarecer este e outro tipo de duvidas? nao peço nomes de medicamentos nem nada disso. :evil:

agora se me enganei e este é o forum de apenas alguns escolhidos colocarem as suas duvidas entao peço desculpa por estar no fórum errado e coloco seriamente a hipótese de abandonar este forum, tal como tenho visto muitos foristas fazer nsos ultimos tempos!!!

Chega de se armarem em doutoures da sabedoria porque nao sabem com quem falam! :lol:

se este é um forum de elitistas informem-me disso, porque se for o caso saio já! nao estou para aturar faltas de respeito como tenho visto muita gente fazer com muita gente!

Estamos aqui para falar sobre animais e o forum devia relatar-se a isso e não a insultos qyue nada têm a ver com animais e saude dos mesmos. :roll:
chinchilavis
Membro Veterano

sexta ago 08, 2008 6:33 pm

tuta Escreveu:
dinodane Escreveu:
chinchilavis Escreveu:
kitten Escreveu:E quais são os peritos? Agora fiquei confusa :o
talvez os medicos, farmaceuticos, investigadores, veterinarios? penso eu...
Então porque é que coloca a questão neste fórum? Devia colocar essas questões ao seu médico, ao seu vet... Isto não é um fórum de "peritos", é um fórum de quem tem animais e gosta deles, uns com mais experiência, outros com menos...

Há cá médicos, e vets, e farmacêuticos e até investigadores. Mas quem responde aos seus posts não mete um crachat ao peito a "informar" a sua profissão...
Se não reclamasse é que eu ficaria admirada!

A leptospirose é mais fácil de contrair do que se pensa. Basta ter contacto frequente com animais domésticos, principalmente os que vão à rua, brinca m nas ervas, etc...

Mas, como já se disse aqui, uma pesquisa já tirava muitas dúvidas. Além de que, com certeza, obter-se-á muito mais informação do que a que o vulgar médico de família possa disponibilizar.

Aqui fica mais um link:

http://www.cives.ufrj.br/informacao/lep ... ep-iv.html

Higiene, já elimina muitos riscos. A do animal e a nossa, entenda-se!

Cumps

já fiz pesquisas, mas nem tudo o que se lê é correcto e pode ser que aqui existam pessoas mais esclarecidas em relação a este problema...

obrigado :)
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sexta ago 08, 2008 6:52 pm

chinchilavis Escreveu:(:::)Chega de se armarem em doutoures da sabedoria porque nao sabem com quem falam! :lol:

(...):roll:
Nem você 8) :D
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta ago 08, 2008 6:54 pm

chinchilavis Escreveu:duvidas.
se surgiu esta duvida porque deveria pagar 25-30€ a um vet se aqui se pretende esclarecer este e outro tipo de duvidas? nao peço nomes de medicamentos nem nada disso. :evil:

agora se me enganei e este é o forum de apenas alguns escolhidos colocarem as suas duvidas entao peço desculpa por estar no fórum errado e coloco seriamente a hipótese de abandonar este forum, tal como tenho visto muitos foristas fazer nsos ultimos tempos!!!

Chega de se armarem em doutoures da sabedoria porque nao sabem com quem falam! :lol:

se este é um forum de elitistas informem-me disso, porque se for o caso saio já! nao estou para aturar faltas de respeito como tenho visto muita gente fazer com muita gente!

Estamos aqui para falar sobre animais e o forum devia relatar-se a isso e não a insultos qyue nada têm a ver com animais e saude dos mesmos. :roll:
:o :o :o

Explique lá à gente o que é que lhe deu? Quem é que insultou quem?

Está enganada(o) aqui ninguém pretende substituir o veterinário, antes pelo contrário.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta ago 08, 2008 10:50 pm

Ora francamente...

Eu respondi mediante aquilo que sei e você questionou, "Ah está bem, tem lógica mas os peritos é que sabem", quando questionado quem são os peritos, responde médicos, vets, investigadores e o diabo a quatro. Quando questionado, "então se duvida da minha "teoria" porque é que não se dirige a esses peritos"?, dá a respostazinha do costume, dos pobres injustiçados do fórum, "fui maltratado e vou deixar o fórum"... Falta de respeito é a sua, se é que ainda não reparou, eu respondi de boa vontade e não o desrespeitei em parte nenhuma... Haja paciência. :lol:

Olhe, um bom fim de semana para si! :lol:

(E para a Tuta também... :wink: )

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta ago 08, 2008 11:07 pm

chinchilavis Escreveu: Estamos aqui para falar sobre animais e o forum devia relatar-se a isso e não a insultos qyue nada têm a ver com animais e saude dos mesmos. :roll:
Eu muitas vezes tenho dificuldade em perceber certas atitudes...
Parece que se tem de escolher as palavras certinhas para que ninguém se ofenda...
Eu li o tópico e não li (se calhar estou xéxé...) qualquer insulto... :roll:
No entanto parece que já se sentem insultados... deve andar tudo muito sensível... provávelmente será o "síndrome do beija-flor"... 8)

Relativamente ao tópico...

Sem pesquisas na internet, mas em consequencia daquilo que me tenho informado sobre esta doença nos cães (é de realçar que a vacina contra a leptospirose faz parte do programa normal de vacinas dos canideos), aquilo que retive é que a ratazana Rattus norvegicus, em estado silvestre, é o principal vector de dessiminação dessa bactéria e por consequencia dessa doença em Portugal.
No entanto, são insignificantes os casos de leptospirose em cães (pelo menos segundo os veterinários da zona envolvente onde resido) e o que não abunda são cães não vacinados... e não tenho conhecimento de qualquer caso em humanos.

Não vejo assim qualquer motivo de alarmismo relativamente a esta doença. Se se tratasse de uma zoonose com incidencias significativas no nosso país, já a DGV tinha tomado medidas de controlo sanitário para todos os animais de companhia (incluindo roedores).

Portanto, a menos que as chinchilas sejam provenientes de criação industrial para produção de peles, o risco de contrair leptospirose através das mesmas é a tender para o nulo.
O mesmo se aplica às outras espécies de roedores domésticos.

Claro que o "seguro morreu de velho" e toda e qualquer atitude preventiva, como já foi aqui referido, vale sempre a pena. Por mais insignificante que o risco seja, este pode existir (sobretudo quando não sabemos a proveniência dos animais que adquirimos).

De qualquer modo, um veterinário pode sempre recolher amostras para análise do vosso pet e assim ficarem mais confortáveis...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
chinchilavis
Membro Veterano

sábado ago 09, 2008 2:13 pm

Native Escreveu:
chinchilavis Escreveu:(:::)Chega de se armarem em doutoures da sabedoria porque nao sabem com quem falam! :lol:

(...):roll:
Nem você 8) :D

Por isso mesmo ... CALO-ME! quando é preciso e procuro ajuda quando nao sei!!!!
chinchilavis
Membro Veterano

sábado ago 09, 2008 2:17 pm

dinodane Escreveu:Ora francamente...

Eu respondi mediante aquilo que sei e você questionou, "Ah está bem, tem lógica mas os peritos é que sabem", quando questionado quem são os peritos, responde médicos, vets, investigadores e o diabo a quatro. Quando questionado, "então se duvida da minha "teoria" porque é que não se dirige a esses peritos"?, dá a respostazinha do costume, dos pobres injustiçados do fórum, "fui maltratado e vou deixar o fórum"... Falta de respeito é a sua, se é que ainda não reparou, eu respondi de boa vontade e não o desrespeitei em parte nenhuma... Haja paciência. :lol:

veja a linguagem que utilizou e fale depois....

santa i.....
chinchilavis
Membro Veterano

sábado ago 09, 2008 2:23 pm

fang Escreveu:
chinchilavis Escreveu: Estamos aqui para falar sobre animais e o forum devia relatar-se a isso e não a insultos qyue nada têm a ver com animais e saude dos mesmos. :roll:
Eu muitas vezes tenho dificuldade em perceber certas atitudes...
Parece que se tem de escolher as palavras certinhas para que ninguém se ofenda...
Eu li o tópico e não li (se calhar estou xéxé...) qualquer insulto... :roll:
No entanto parece que já se sentem insultados... deve andar tudo muito sensível... provávelmente será o "síndrome do beija-flor"... 8)

Relativamente ao tópico...

Sem pesquisas na internet, mas em consequencia daquilo que me tenho informado sobre esta doença nos cães (é de realçar que a vacina contra a leptospirose faz parte do programa normal de vacinas dos canideos), aquilo que retive é que a ratazana Rattus norvegicus, em estado silvestre, é o principal vector de dessiminação dessa bactéria e por consequencia dessa doença em Portugal.
No entanto, são insignificantes os casos de leptospirose em cães (pelo menos segundo os veterinários da zona envolvente onde resido) e o que não abunda são cães não vacinados... e não tenho conhecimento de qualquer caso em humanos.

Não vejo assim qualquer motivo de alarmismo relativamente a esta doença. Se se tratasse de uma zoonose com incidencias significativas no nosso país, já a DGV tinha tomado medidas de controlo sanitário para todos os animais de companhia (incluindo roedores).

Portanto, a menos que as chinchilas sejam provenientes de criação industrial para produção de peles, o risco de contrair leptospirose através das mesmas é a tender para o nulo.
O mesmo se aplica às outras espécies de roedores domésticos.

Claro que o "seguro morreu de velho" e toda e qualquer atitude preventiva, como já foi aqui referido, vale sempre a pena. Por mais insignificante que o risco seja, este pode existir (sobretudo quando não sabemos a proveniência dos animais que adquirimos).

De qualquer modo, um veterinário pode sempre recolher amostras para análise do vosso pet e assim ficarem mais confortáveis...

estão a ver? é este o tipo de duvidas que pretendo esclarecer e nao percebo o porque de tanta confusao... quem quer responder ok, quem nao quer entao que nao se ponha com piadas a mandar ir ao vet porque se fosse para isso nao existiam estes foruns!

Quanto a esta mensagem, obriado pelas informações. a minha chin veio de um criador...

penso que nao ha problema, mas como disse, o seguro morreu de velho...

mas se n houver sintoma de nenhum problema estara tudo bem, certo?

Obrigado pela resposta elucidativa e bom fim de semana! :lol:

p.s: sindrome do beija-flor? O que é isso?? :?
kitten
Membro Veterano

sábado ago 09, 2008 3:23 pm

chinchilavis Escreveu:
dinodane Escreveu:Ora francamente...

veja a linguagem que utilizou e fale depois....

santa i.....

Quem está aqui a ser mal educado?
Madalena Marques
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sábado ago 09, 2008 10:10 pm

Boas

Falaram da urina, mas e as dentadas? Poderão ser perigosas?
Tirando a dor claro.
kitten
Membro Veterano

sábado ago 09, 2008 10:30 pm

Perigosas em que aspecto? na transmissão de doenças?

Qualuqre dentada de um animal pode ser perigosa desde que não seja desinfectada e tratada.
Madalena Marques
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

sábado ago 09, 2008 10:34 pm

kitten Escreveu:Perigosas em que aspecto? na transmissão de doenças?

Qualuqre dentada de um animal pode ser perigosa desde que não seja desinfectada e tratada.
A dos humanos então é do piorio... :twisted:
Responder

Voltar para “Exóticos”