gaiola esquilos siberianos como fazer?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
JCnail
Membro
Registado: sábado mar 18, 2006 12:04 pm

quarta ago 06, 2008 8:39 pm

gostava que a comunidade deste site me pudesse ajudar...já pus a minha questão anteriormente e só me responderam a uma das perguntas(obrigado aos que se deram ao trabalho de me responder :wink: ).
Se eu já tivesse os esquilos aqui enfiados numa gaiola qualquer e viesse para aqui dizer "comprei esquilos e tenho-os numa gaiola de hamster.quero fazer uma gaiola" todos respondiam a ajudar,mas também a criticar...mas como é previamente não tem interesse nenhum... :( :( :(
Gosto deste site, já me elucidou muito,mas gostava que me ajudassem...
Eu bem podia gastar o meu dinheiro a comprar uma gaiola com as medidas minimas requeridas por este espécie e enfiava aqui os esquilos. Mas, como me ensinaram aqui,temos de ter vergonha na cara e proporcionar aos nossos animais o ambiente mais confortável possível. E acho que a maneira mais fácil de me motivar a gastar uma pipa de massa numa gaiola feita por mim é ajudando-me para que dê o dinheiro por mal gasto.Aqui estou eu,a pedir ajuda para uma gaiola. As medidas já as referi no outro tópico "esquilos siberianos futura gaiola". Peço desculpa a todos por esta minha abordagem mas custa-me um bocado esta situação... :roll: :(
Apenas gostava de aproveitar enquanto tenho ajuda cá em casa(de alguém que percebe de materiais, mas que é um leigo em esquilos)...Eu propunha o seguinte,ele e eu damos "o corpo ao manifesto", e todos os foristas juntamente comigo, concebemos a obra-prima no papel. :lol:
Abraço a todos os foristas e, por favor, não me levem a mal...
JCnail
Membro

quarta ago 06, 2008 8:42 pm

* para que não dê o dinheiro por mal gasto.sorry :oops:
JCnail
Membro

sexta ago 08, 2008 12:39 pm

baaaaahh...
:(
nem uma única resposta.
saravasco
Membro Veterano
Registado: sexta out 19, 2007 10:51 pm

sexta ago 08, 2008 5:09 pm

pesquise um pouco na net eu ainda não tenho projecto feito mas já iniciei para fazer uma gaiola de metro e meio de altura para os meus esquilos. procure no google e tem vários exemplares de gaiolas feitas em casa.
TheBug
Membro
Registado: quinta mai 15, 2008 1:00 am
Localização: Cães, gatos, mamíferos exóticos, répteis, artropodes, anfíbios, peixes, insectos.

sexta ago 08, 2008 5:11 pm

São assim as coisas na Arca de Noé, à imagem do País onde vivemos e do Mundo onde o nosso País está inserido.

Não é defeito dos users, nem dos portugas, nem do resto do mundo. É, isso sim, uma característica normal.

Na verdade, o teu post é um post difícil. Estás a pedir aos outros que trabalhem por ti, que façam o teu trabalho, mas esqueceste-te de alguns aspectos:

- A maior parte dos foristas, como é o meu caso, preferem recomendar gaiolas e viveiros prontos a usar, comprados em lojas e armazéns, do que a sua construção caseira.

- Construir uma gaiola, mexe com MUITAS coisas, pois até as tintas, soldas, vernizes, colas e pregos, têm que ser bem estudados e de confiança.

- Feitas as contas, sai mais caro, embora possa ter o desenho e as dimensões exactas que se pretende.

- O trabalho de marceneiro e serralheiro, é fácil para quem tenha jeito, especialmente depois de ter o trabalho do arquitecto e do engenheiro já feito.
É isso que estás a pedir. Mão de obra tens, mas alguém teria que fazer o projecto, dar-te os elementos e medidas a usar e pronto, era só colar e pregar!

- Não há forma de pôr o português a trabalhar pró boneco, é uma regra de vida!

- Nestes fóruns tens 6 tipos de utilizadores (maioritariamente e generalizando um pouco:

-- Os que pouco, ou nada, sabem e que só fazem perguntas. Perguntam por tudo e por nada, não querem fazer nada e pedem ajuda a toda a hora!

-- Os que sabem, pouco, ou nada, mas que têm a mania de saber de tudo e passam a vida a responder, nem que seja para dizer apenas: "Pois é", "Concordo", "Eu também", ou pior ainda " :) :) :) ".

-- Os que sabem qualquer coisa e que lêem mais do que escrevem. Estão atentos a tudo e quando intervêem é com alguma moderação e utilidade.

-- Os que sabem um pouco mais e gostam de ajudar. Normalmente não abrem tópicos, nem fazem perguntas, apenas respondem, à sua maneira, tentando ajudar os outros com os seus conhecimentos.

-- Os que são donos de lojas de animais e aproveitam os fóruns para enviar privadas aos users, vendendo coisas e animais, ou protegendo marcas e produtos de menor qualidade, como se fossem os melhores do mundo. É o lado comercial da coisa.

-- Os Abutres do Post certo na hora errada. Aqueles que nem perguntam, nem respondem, mas que parasitam os fóruns à espera de alguém que se atreva a algo mais para lhe cairem em cima, disparantando, usando argumentos estúpidos e infantis, ou sendo arrogantes e agressivos, chegando a ser mal educados. São os Psico-Posters.

Como vês, não te enquadras em nenhum destes. Pertences a uma minoria de utilizadores inocentes e que acreditam nos fóruns.

Não encares isto como uma crítica. Tu fizeste o que estava certo. Querias uma ajuda, pediste-a. Nós é que estamos errados (ou cansados de cá andar) e não te respondemos.
Se perguntasses onde devo comprar a gaiola, decerto tinhas algumas respostas. Se perguntasses que marca comprar, também tinhas várias.
Se não estivessemos em Agosto e o negócio das petshops e dos animais de estimação não estivesse em crise, tinhas mais algumas.

Agora, vir aqui pedir ao pessoal que faça esse trabalho, como se fosse um trabalho de grupo da escola, nem penses, desilude-te.

Falo pela imagem que todos os fóruns transmitem: Cada um por si!

Eu, pessoalmente, tenho como sempre tive, alguma dificuldade em fazer trabalhos de grupo. Porquê? Porque eu trabalho, mas no fim, são sempre os que menos fazem que mais assinaturas querem pôr.

Experimenta fazer uma pesquisa na Internet e quando tiveres um, ou dois modelos, vem cá apresentá-los e pedir opinião. Vais ver como nessa altura, todos têm algo a dizer.

A minha opinião mantém-se: Não vale a pena fazer. Compra feito!

E cuidado: Os esquilos, tal como as cobras, são Mestres da Fuga!
As <strong>verdades</strong> s&atilde;o duras, n&atilde;o s&atilde;o? A <strong>morte</strong> dos animais tamb&eacute;m!
JCnail
Membro

sexta ago 08, 2008 7:36 pm

Mas TheBug, eu já tinha aberto outro tópico com as características do local,imagens do local e os meus esboços de uma gaiola... :( por isso é que me frustra. O número de visitas ao tópico aumentava,o número de respostas é que se manteve.
o tópico chama-se "esquilos siberianos futura gaiola".
eu tinha já tudo planeado,só pedia opiniões sobre se isto estaria certo ou não...querendo eu o melhor para os meus animais, peço a opinião de todos(de todos mesmo) ,para que os esquilos ,ao chegarem, se sintam contentes por habitarem esta nova casa.

Acrescento mais coisas aqui sobre a gaiola:
Pensei em construí-la toda em rede(para fácil manutenção), mas, por fora, colocar uma chapa soldada em forma de "pote" para que pudesse colocar substrato para eles.Desta maneira poderia ter a gaiola toda em rede e pôr-lhes terra no fundo(ou litter ou corn chops). Até pensei que, tendo a gaiola 1,70m de altura, lhes poderia pôr uns 10/15 cm de terra, para que eles escavassem e fosse mais natural...
Para juntar a rede tinha pensado em usar uma ferramenta própria com umas anilhas que há para a unir.Encontrei a ferramenta, mas até fiquei verde com o preço daquilo! 41 euros só a ferramenta! :lol: Mas sei quem tenha.

Obrigado TheBug por me elucidares sobre o que vai na cabeça dos foristas em relação a esta situação(para infelicidade minha :( ).
Só me resta esperar mais uns dias e acreditar neste fórum e todos os que nele participam.
Saravasco, acho que, antes de vir chatear os outros, devo sempre pesquisar sobre as coisas. Se vim importunar os foristas foi porque a minha pesquisa me trouxe dúvidas e não porque a preguiça me deu "moleza". (não estou a mandar vir consigo) :wink:
Obrigado pelos vossos comentários. Espero receber mais ajuda.
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sexta ago 08, 2008 7:49 pm

Boas

Só te posso ajudar nisto, pois nada percebo de esquilos:

Se tens jeito ou conheces alguém com jeito para a mão de obra, sai muito mais barato fazer do que comprar;

Usa materiais que não sejam tóxicos nem oxidem;

Ás medidas que encontras como ideais em pesquisas, aumenta um bocado.

cumprimentos.
JCnail
Membro

sexta ago 08, 2008 9:19 pm

Obrigado element! Finalmente começam a aparecer mais respostas! :D
obrigado por perceberes que,antes de isto ser uma gaiola para esquilos, é uma gaiola! :D As pessoas se calhar não contribuíam por saberem pouco de esquilos, mas isso não é tudo.
Eu também acho que se consegue uma melhor razão "dinheiro-tamanho da gaiola" construindo à mão. Para não falar de que, assim, teremos algo ao nosso gosto! :D
Penso que a rede será de alumínio(não oxida). Que tipo de terra posso usar que não seja tóxica para eles?Se calhar, punha a terra por baixo e por cima uma camada de litter ou assim...
De acessórios só penso colocar uma roda, um tronco lavado,um bebedouro e um comedouro.Há algum que me esteja a escapar?É suficiente lavar o tronco?
Abraço. Afinal a fé está a dar resultado! :lol:
TheBug
Membro
Localização: Cães, gatos, mamíferos exóticos, répteis, artropodes, anfíbios, peixes, insectos.

sexta ago 08, 2008 9:43 pm

JCnail Escreveu: Para não falar de que, assim, teremos algo ao nosso gosto! :D
Essa é a única vantagem que vejo em sermos nós a fazer. Já fiz muitos terrários e viveiros e gasto sempre o dobro do que se comprasse.
Porquê? Porque não quero voltar a fazer outro nos próximos anos. Porque compro madeiras protegidas, não uso aparites e contraplacados, portanto, quando compras cerejeira, oliveira, mogno, etc, descobres que são madeiras caras. A vantagem? Aguentam tudo em termos de temperatura, humidade, sujidade, etc.

Nos metais, a mesma coisa. Tudo inoxidável, aço em vez de ferro e tintas vegetais, não tóxicas e não descascáveis com facilidade. Silicones não tóxicos, vernizes não poluentes, nem tóxicos... buuuu, tudo muito mais caro do que os plásticos que as fábricas usam.

Claro que podemos fazer algo grande e com o desenho que queremos, para desenrascar e durar seis meses, ou um pouco mais, mas as madeiras vão apodrecendo com a idade e os invernos, além de que empenam no verão. As redes e fios de aluminio e outros arames fininhos, são partidos e mordidos pelo tempo e pelos animais. Não é fácil fazer bom e barato. Para as fábricas, pela quantidade, já é possível encontrar algumas coisas interessantes e a preços muito simpáticos. Claro que também é preciso saber comprar e não ir à primeira loja que se apanhe. Há bons armazéns que vendem ao público.
JCnail Escreveu: Penso que a rede será de alumínio(não oxida).
O aluminio pode não oxidar, mas não resiste às mijas dos esquilos que o vão corroer e partir muito facilmente. Além disso, como sabes, o alumínio é macio, macio de mais para os dentes de um esquilo! Cuidado... vais apanhar esquilos fora da gaiola!
JCnail Escreveu: Que tipo de terra posso usar que não seja tóxica para eles?
Se calhar, punha a terra por baixo e por cima uma camada de litter ou assim...
NENHUMA! Não podes/deves usar terra em animal nenhum, a menos que estejas muito bem preparado para o fazer (falo de equipamentos de teste, microscópios e tudo o mais). Não há terra esterilizada, pois isso não é terra. Não podes usar turfa, nem terra, nem areia, a não ser areia própria para répteis, Calci Sand, por exemplo, mas vais gastar umas dezenas de contos em areia. Mesmo assim, eles não iriam gostar, pois não tem nada a ver com eles. Queres vê-los felizes? Pinhal de Leiria, apanhas uns baldes de areia e metes na gaiola. Felizes por quanto tempo? Pouco, pois cedo morrerão, vítimas de bactérias, fungos e parasitas, os tais que são muito difíceis de controlar sem equipamento próprio.
Por alguma razão os animais vivem o dobro em cativeiro do que vivem em liberdade. Por termos cuidados higiénicos que no selvagem não são possíveis.
JCnail Escreveu: De acessórios só penso colocar uma roda, um tronco lavado,um bebedouro e um comedouro.Há algum que me esteja a escapar?
Um Abrigo. Muito importante para os esquilos terem um abrigo, pois são animais de toca, não de rua. Saiem para comer, para beber, para dar umas voltas e fazer ginástica, mas são animais de buraco, por isso precisam dele.

Se depois se metem lá e pouco os vês? Sim, é verdade, mas queres o bem estar deles, não é?
Há muita gente que prefere ter esquilos como quem monta um aquário, para ficar a ver televisão, mas quem gosta deles mesmo, tem que se habituar a vê-los quando eles querem e não quando nós queremos.

Com jeitinho, eles aprendem a reconhecer-te e sabem que se sairem da toca tu lhes dás uma guloseima!

O suborno sempre foi uma das melhores armas do Homem!
As <strong>verdades</strong> s&atilde;o duras, n&atilde;o s&atilde;o? A <strong>morte</strong> dos animais tamb&eacute;m!
JCnail
Membro

sexta ago 08, 2008 9:59 pm

obrigado pela resposta TheBug. Será que rede de 19 mm evita que eles fujam? Eu vi uma rede mais grossa, mas era de 19 mm de espaçamento...
Eu à pouco esqueci-me de referir o ninho(com feno dentro).Pensei em colocá-lo na zona mais alta do viveiro.
Então para substrato ponho litter ou corn chops e feno?
Eu não estava a pensar em colocar madeiras na gaiola...Só mesmo em rede...E a gaiola, como já disse no outro tópico, vai estar na lavandaria, não vai apanhar chuva.
E a rede, se puder ser dessa mais grossa, pode-se soldar,certo? :D
Quanto a tintas, não tenciono pintar nada. Os esquilos não são nenhum Castelo Branco com a mania das grandezas! Era agora as tintas e depois um ninho da Channel! :lol:
Tenciono sim colocar uma chapa entre a parede e a gaiola para que a urina não vá para as paredes.
O tronco pode ser de que tipo de árvore? Pensei em suspendê-lo desde o cimo da gaiola.
saravasco
Membro Veterano
Registado: sexta out 19, 2007 10:51 pm

sexta ago 08, 2008 10:17 pm

Não levo a mal :p

eu já não perguntei no forum porque há sempre alguém mais nervoso ou com algum problema e espetam as frustrações aqui no forum lol por isso estou a fazer um projecto só meu (já tenho o material) e vou fazer algo a minha maneira com pesquisa que fiz fora do forum :p
JCnail
Membro

sexta ago 08, 2008 10:18 pm

Embora já esteja no outro tópico,aqui fica a foto de onde vai ficar a gaiola e o projecto que fiz, já com as medidas. Não fiz em 3D pois tornaria o desenho (ainda mais) confuso.

Imagem

Imagem
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sábado ago 09, 2008 1:40 am

Boas

TheBug, bem, nem sei por onde começar...

Os DIY saem sempre mais baratos, mesmo usando materiais de qualidade ( onde é que fazes compras?). E quando referes madeira de qualidade, dou-te por exemplo o pinho maciço, também incha/empena, mas é de de inverno, não é no verão.

E porque não usar terra (daquela se encontra aí pelos quintais ou na rua), no habitat natural, os roedores não têm litter nem relativos, pelo contrário. Grande parte dos roedores fazem e habitam em tuneis subterraneos, porque não proporcionar-lhes as mesmas condições em cativeiro?

Vivem mais tempo em cativeiro do que no estado selvagem? Então porque será que se desenvolvem melhor e atingem maiores dimensões no estado selvagem?

E tu tendo peixes não devias ter feito a comparação que fizeste. A Aquariofilia é uma practicamente uma ciência, dá muito trabalho em relação aos esquilos.

cumprimentos.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sábado ago 09, 2008 9:06 am

JCnail, eu já lhe respondi que achava a rede de 19 mm visto que pretende fazer criação demasiado estreita.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
TheBug
Membro

sábado ago 09, 2008 10:00 am

element Escreveu: E quando referes madeira de qualidade, dou-te por exemplo o pinho maciço, também incha/empena, mas é de de inverno, não é no verão.
Já expliquei isto. E cuidado que todos os anos têm 4 estações, nem sempre é Verão!
element Escreveu: E porque não usar terra (daquela se encontra aí pelos quintais ou na rua), no habitat natural, os roedores não têm litter nem relativos, pelo contrário. Grande parte dos roedores fazem e habitam em tuneis subterraneos, porque não proporcionar-lhes as mesmas condições em cativeiro?
Também já expliquei isto. Se queremos que um animal viva nas mesmas condições, temos que lhe dar AS MESMAS CONDIÇÕES, o que engloba todo um ecosistema complexo, um biótopo natural muito completo.
Em casa, com tudo o que podemos fazer, apenas contribuimos para a morte antecipada dos animais, por ingestão de bactérias que não deviam ingerir e tudo o mais. Os animais de cativeiro não foram criados no Selvagem, não nasceram aí e não têm as defesas necessárias para certos problemas.
O ambiente em Cativeiro tem que ser sempre mais esterilizado, pois os animais não têm as defesas que estão disponiveis no Selvagem (ervas, sementes, raízes, etc).
Que é muito giro, é, mas se não tivermos muito cuidado, os animais vão morrer mais cedo.
Acredita que eu uso desparazitantes de boa qualidade (internos) em todos os animais que possuo, umas centenas, em dezenas de viveiros diferentes, e tenho muito cuidado com alimentos, fenos, forragens, etc, etc. Mesmo assim, as análises revelam sempre a presença de elementos adversos e que têm de ser corrigidos. Usar terra é algo que requer muitos conhecimentos e bons equipamentos de teste. Os esquilos, tal como os peixes, pertencem ao mesmo sistema biológico e estão abrangidos pela mesma Ciência. O PH da terra define muita coisa na sua vida e pode influenciar a qualidade da mesma.
Claro que cada um faz o que quer. Eu tenho Insectos Folha, ou Bichos Pau em terrários com terra natural, mas mesmo essa é analisada com alguma frequência. E note-se, falo de Insectos. Não uso terra em escorpiões, aranhas, milipedes, etc. NEM PENSAR! A vida dos animais vale muito mais do que isso.
element Escreveu: Vivem mais tempo em cativeiro do que no estado selvagem? Então porque será que se desenvolvem melhor e atingem maiores dimensões no estado selvagem?
Estás a falar de que espécies? Peixes? Falso. Só se desenvolvem mais porque têm um habitat gigantesco e mais rico. Se lhes dermos as MESMAS condições de espaço, com os cuidados que temos (se os tivermos) desenvolver-se-ão muito mais.
Quanto ao viverem mais em Cativeiro do que no Selvagem, é um facto científico, não é discutível!
element Escreveu: E tu tendo peixes não devias ter feito a comparação que fizeste. A Aquariofilia é uma practicamente uma ciência, dá muito trabalho em relação aos esquilos.
Tudo depende do que quisermos estudar e fazer com eles. O estudo dos esquilos é tão válido como o dos peixes. Apenas estamos a misturar UMA ESPÉCIE, com UMA CLASSE.

Eu estudo ambos com o mesmo interesse e NÃO, a Aquariofilia NUNCA será uma Ciência. Se houvesse uma Aquariologia, seria uma ciência, sendo uma Filia, é apenas uma "simpatia por algo", o que permite a existência de Esquilofilia, tão válido como qualquer outro termo!

NOTA IMPORTANTE: O nosso papel aqui é apresentar hipóteses e questionar técnicas e soluções apresentadas. Depois, como sempre, cada um decide por si! Eu, tal como disse, tenho tido animais em "semi-liberdade", em gaiolas comunitárias, terrários comunitários, viveiros de plástico, aquários de vidro e até sacos de rede. Depende das espécies e do que pretendemos fazer com elas.

Neste momento até tenho caracóis no frigorífico. Para o lanche, claro! :lol:
Última edição por TheBug em sábado ago 09, 2008 10:04 am, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Exóticos”