Dúvidas sobre coelhos anões

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
dmdg8
Registado: quinta jan 23, 2003 3:49 pm

terça jul 29, 2008 10:36 pm

Boas!

Estou a pensar adoptar um coelho anão, só que ainda sou virgem com coelhos.. só tive Porquinhos da Ìndia..e não sei se como termo de comparação é igual..

Já estive a dar uma vista de olhos ao site, mas ainda assim, há coisas que ainda não esclareci.. Por isso, se me pudessem ajudar nalgumas questões ficaria muito agradecida. ^_^

Em primeiro, qual o tamanho mínimo aceitável para a gaiola? "Mínimo", porque não tenho espaço por aí além para alojar uma gaiola tipo-palácio.. "aceitável" porque não quero o animal a atrofiar quando estiver confinado às grades..

Depois, eu li sobre a "caixa de areia do gato".. É mesmo uma caixa de areia de gato?.. Ou é uma maneira de dizer outro tipo de "caixa de areia"?

Outra.. O feno é para o ninho, ou para cobrir toda a gaiola?

Mais uma.. (por esta altura já deve estar fartos de mim..) quais os ingredientes que a ração seca deve conter? Pergunto isto porque, como exemplo do que me acontecia com os Porquinhos da Ìndia, acontece aparecer um bicho na capa, e o conteúdo ser de outro.. ou, como também me acontecia com os hamster, (Ah, é verdade, também tive hamster! ) aparecer comida de gato misturada na ração deles... Quando eu nunca tive gatos!.. -_- Enfim!..

Obrigada aos que conseguiram ler até aqui. E obrigada aos que me ajudarem a dar o maior conforto possível ao animalzinho que passará a fazer parte da família!

Obrigada! =)
stellar1
Membro Veterano
Registado: quinta jan 24, 2008 9:10 pm

sexta ago 01, 2008 2:37 pm

Bem, eu também sou novata nisto, mas informei-me antes de adoptar a que tenho.

Vou-te falar da minha experiência. Acerca do feno, não acho que seja boa ideia utiliza-lo como ninho, pois no meu caso, a minha coelha faz as necessidades sobre ele e ao fim comia...

Acerca da gaiola a que tenho é uma de 60x40, mas se tiveres as dos porquinhos, dá...

Acerca da comida recomendo-te comprar uma que seja especifica para coelhos, como por exemplo da marca Versele-Laga. Eu também tenho porquinhas e compro as duas da mesma marca e a constituição é distinta. Aconselho-te a comprar uma que seja granulada, pois é a mais completa. E claro que tens sempre de complementá-la com verduras e frutas e feno...

Acerca do caixote de areia não sei como isso funciona, pois a minha ainda é novinha e ainda não está "educada", mas o que utilizo no fundo é aparas de madeira com cheiro a maçã, senão todos os dias tinha que estar a limpar o fundo e assim só limpo de dois em dois dias... :lol:

Uma coisa que reparo na coelha é que é muito mais mimada que as porcas, gosta muito de miminhos, por isso acho que vais gostar.

Espero ter ajudado e boa sorte. :wink:
StellaR ;)
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

domingo ago 03, 2008 6:29 am

stellar1 Escreveu:eu também sou novata nisto, mas informei-me antes de adoptar a que tenho.
(...)
E claro que tens sempre de complementá-la com verduras e frutas e feno...
Feno sempre.
Cuidado com vegetais e frutas pois provocam raidamente uma diarreia. Não são assim tão parecidos com os cavia como parece. Basta a ração apropriada, se possível de uma boa marca, feno sempre disponível e, claro, água. A cenoura engorda muito por isso deve ser dada em dias alternados. Nada de frutas e vegetais como complemento. Se eu tiver um pedaço na mão, dou apenas como guloseima, mais nada e não repito o gesto.
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem."
stellar1
Membro Veterano

domingo ago 03, 2008 1:00 pm

Obrigado pela correcção... :wink:
StellaR ;)
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo ago 03, 2008 1:19 pm

Segundo dizem os técnicos uma gaiola de coelho em teoria deve ter o espaço suficiente para que o animal se possa esticar ao comprido e se possa por de pé em cima das patas traseiras.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Oinqa
Membro Júnior
Registado: quinta jun 05, 2008 7:03 pm

domingo ago 10, 2008 7:00 pm

os coelhos necessitam de uma gaiola grande o suficiente para poderem se esticar...e tambemm gostam muito de correr..se tiver um espaço bom em sua casa..o animal ficara agradecido =D
tem e de ter cuidado com os fios electricos.. :twisted: eles adoram ter algo para morder..=)
Última edição por Oinqa em domingo ago 10, 2008 9:18 pm, editado 1 vez no total.
Oinqa
Membro Júnior

domingo ago 10, 2008 7:02 pm

nao sei apagar a mensagem que aqui deixei..por isso sorry
Última edição por Oinqa em domingo ago 10, 2008 9:19 pm, editado 1 vez no total.
TheBug
Membro
Registado: quinta mai 15, 2008 1:00 am
Localização: Cães, gatos, mamíferos exóticos, répteis, artropodes, anfíbios, peixes, insectos.

domingo ago 10, 2008 9:09 pm

Não é por nada, mas a Administração dos Fóruns não vai gostar muito da tua postura. Isto são os fóruns da Arca de Noé.

Eu também administro vários fóruns, no entanto, não venho aqui chupar pessoal para os meus fóruns. Não me parece correcto que cada post que fazes seja para desviar pessoal para os fóruns do Coelho Anão.

Não tenho nada contra os fóruns, tenho alguns sites meus que os recomendam, mas as Regras da Arca não o permitem.

Não se pode fazer publicidade a fóruns de terceiros, por interesses objectivamente concorrenciais.

Se cada pessoa que vier saber de Petauros for desviado para o Mundo dos Petauros, se quiser falar sobre hamsters é desviado para o Clube Português do Hamster, ou se falar de chinchilas for encaminhado para os Fóruns da Aymara, então para que serve a Arca de Noé? Como motor de busca?
As <strong>verdades</strong> s&atilde;o duras, n&atilde;o s&atilde;o? A <strong>morte</strong> dos animais tamb&eacute;m!
Oinqa
Membro Júnior

domingo ago 10, 2008 9:14 pm

obrigada TheBug por me teres avisado...nao fazia ideia...vou ja eliminar a mensagem anterior

mais uma vez obrigada e peço desculpa pelo inconveniente so queria ajudar..=/

ps- so para nao haver problemas ..o forum em questao nao e meu e mais uma vez sorry..
TheBug
Membro
Localização: Cães, gatos, mamíferos exóticos, répteis, artropodes, anfíbios, peixes, insectos.

domingo ago 10, 2008 9:20 pm

Oinqa Escreveu:obrigada TheBug por me teres avisado...nao fazia ideia...vou ja eliminar a mensagem anterior

mais uma vez obrigada e peço desculpa pelo inconveniente so queria ajudar..=/

ps- so para nao haver problemas ..o forum em questao nao e meu e mais uma vez sorry..
Acima de tudo, Obrigado e parabéns pela tua resposta. Tenho visto pouca gente aceitar uma crítica desta maneira. Parabéns, mereces a minha consideração!
As <strong>verdades</strong> s&atilde;o duras, n&atilde;o s&atilde;o? A <strong>morte</strong> dos animais tamb&eacute;m!
Oinqa
Membro Júnior

domingo ago 10, 2008 9:22 pm

nao e necessario agradecer...so nao quero mesmo arranjar confusao..como acho que existe pouca informaçao sobre coelhos so queria ajudar...mas já vi que não é de muito bom tom..

obrigada :D
TheBug
Membro

domingo ago 10, 2008 10:22 pm

Pessoalmente, também acho que esse tipo de informação é válida, independentemente da qualidade dos serviços aconselhados. Depois, cada um tiraria as suas conclusões, mas Regras são Regras...

... e não fui eu que as fiz.

Por mim, muita coisa seria diferente, mas por isso mesmo há vários fóruns espalhados por aí. Cada um com as suas características.
Oinqa
Membro Júnior

domingo ago 10, 2008 10:32 pm

eu compreendo a sua posiçao...fico mesmo muito agradecida por me ter avisado...nao gosto muito de estar a comerter "infrações"
stellar1
Membro Veterano

segunda ago 11, 2008 12:45 am

Di1975 Escreveu:
stellar1 Escreveu:eu também sou novata nisto, mas informei-me antes de adoptar a que tenho.
(...)
E claro que tens sempre de complementá-la com verduras e frutas e feno...
Feno sempre.
Cuidado com vegetais e frutas pois provocam raidamente uma diarreia. Não são assim tão parecidos com os cavia como parece. Basta a ração apropriada, se possível de uma boa marca, feno sempre disponível e, claro, água. A cenoura engorda muito por isso deve ser dada em dias alternados. Nada de frutas e vegetais como complemento. Se eu tiver um pedaço na mão, dou apenas como guloseima, mais nada e não repito o gesto.
Desculpa, mas se não se dá verduras e frutas como complemento? Sei que há alimentos "proibidos", mas tinha ideia que se devia dar legumes diariamente... :?
StellaR ;)
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

segunda ago 11, 2008 2:27 am

Ola, vou responder a pergunta apenas com base no que aprendi, e também na minha experiencia com estes animais.

As gaiolas para os coelhos, assim como para todos os pequenos mamíferos, têm que ter tamanho suficiente para que possam dar alguns passos, pequenas corridas e colocar-se de pé.
E necessitam de um refúgio, para se esconderem, quando bem entenderem.
O fundo do alojamento deve ser revestido com materiais inócuos e de facil absorção, contribuindo assim para uma boa higienização da gaiola.

A melhor alimentação consiste nas rações comerciais específicas para o animal em questão, neste caso o coelho.
As rações deverão ser elaboradas à base de diversas sementes, vegetais e frutas. Atenção que existem rações em que não se vêem estes alimentos, apesar de estarem presentes, uma vez que podem estar prensados. O melhor mesmo é ler a composição.

Pelo menos 2 a 3 vezes por semana, podem e devem facultar-se suplementos que passam por vegetais ou frutos frescos (cenoura, maça, ameixa, etc…). Não em grandes quantidades porque pode originar diarreia, que normalmente é fatal no caso dos roedores.
Nada de citrinos como laranja, limão... ou frutos ácidos.

Os coelhos pastam na sua vida selvagem, pelo que se deve colocar à sua disposição feno, inclusivé para fazer o ninho (basta colocar num local da gaiola que ele próprio irá buscar para o conceber)
Para além de uma pedra calcária indicada para o desgaste dos dentes incisivos, pode-se dar um pedaço de madeira (sem tintas ou verniz)
Uma tosta de vez em quando, ou um pouco de pão seco (já duro) de vez em quando também ajuda, e eles gostam.

stellar1 Escreveu:Acerca do feno, não acho que seja boa ideia utiliza-lo como ninho, pois no meu caso, a minha coelha faz as necessidades sobre ele e ao fim comia...
A cropofagia (ingestão de fezes) é normal nos coelhos, isto porque o alimento passa demasiado rapido pelo intestino e o organismo do coelho não consegue absorver todos os nutrientes que precisa. Então ele come as suas fezes para absorver o que não conseguiu na primeira ingestão.

À cerca da caixa de areia para gato, nunca ouvi falar. No entanto, acho preferivel uma gaola normal.

Boa Sorte com o coelhinho :D
Responder

Voltar para “Exóticos”