Os meus hamsters siberianos lutam
Olá a todos.
Tenho dois hamsters siberianos há alguns meses que começaram a lutar um com o outro.
Eles (ou elas ainda não percebi) estão juntos desde muito novos e, pelo que me disse o senhor da loja onde os comprei, são da mesma ninhada.
Não alterei nada recentemente, sempre estiveram na mesma gaiola; a alimentação é a mesma (preparado especial para hamsters).
Antes, por vezes, lutavam mas não era nada de especial e parecia que era a brincar no entanto desta vez foi a sério porque um deles está com algumas feridas por isso separei-os. Hoje tentei junta-los de novo mas voltaram às hostilidades. Estão actualmente separados e vão ficar assim até pelo menos as feridas sarem.
Queria saber se isto é normal, será uma questão territorial?
Será uma coisa passageira e poderei voltar a junta-los daqui a uns dias? Se sim, alguma precaução que deva tomar?
Obrigado
Tenho dois hamsters siberianos há alguns meses que começaram a lutar um com o outro.
Eles (ou elas ainda não percebi) estão juntos desde muito novos e, pelo que me disse o senhor da loja onde os comprei, são da mesma ninhada.
Não alterei nada recentemente, sempre estiveram na mesma gaiola; a alimentação é a mesma (preparado especial para hamsters).
Antes, por vezes, lutavam mas não era nada de especial e parecia que era a brincar no entanto desta vez foi a sério porque um deles está com algumas feridas por isso separei-os. Hoje tentei junta-los de novo mas voltaram às hostilidades. Estão actualmente separados e vão ficar assim até pelo menos as feridas sarem.
Queria saber se isto é normal, será uma questão territorial?
Será uma coisa passageira e poderei voltar a junta-los daqui a uns dias? Se sim, alguma precaução que deva tomar?
Obrigado
Última edição por Krush em quinta set 11, 2008 11:56 pm, editado 1 vez no total.
eu nao percebo muito de hamsters mas parece-me que se juntar 2 machos ou 2 femeas as brigas entre eles serao iguais.
E se calhar quando os adquiriu eles n brigavam tanto por serem ainda novinhos, agora que cresceram ja quer cada um o seu espaço , se tiver errada alguem que me corrija
E se calhar quando os adquiriu eles n brigavam tanto por serem ainda novinhos, agora que cresceram ja quer cada um o seu espaço , se tiver errada alguem que me corrija

Joana, Niky, e Bugs
Nao e bem assim...a provabilidade de 2femeas juntas lutarem e muito superior a dos machos. Pois nos hamsters é a femea a territorial, nao o macho. Se juntar dois machos desde novos podem vir a dar se bem sem lutarem. Se juntar duas femeas...acabou a brincadeira.Juja Escreveu:eu nao percebo muito de hamsters mas parece-me que se juntar 2 machos ou 2 femeas as brigas entre eles serao iguais.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda nov 12, 2007 6:25 pm
2gerbos da Mongólia
3Porquinhos da Índia
1Tartaruga Hieroglífica
1cão
1gato
Concordo!miguelabm Escreveu:Nao e bem assim...a provabilidade de 2femeas juntas lutarem e muito superior a dos machos. Pois nos hamsters é a femea a territorial, nao o macho. Se juntar dois machos desde novos podem vir a dar se bem sem lutarem. Se juntar duas femeas...acabou a brincadeira.Juja Escreveu:eu nao percebo muito de hamsters mas parece-me que se juntar 2 machos ou 2 femeas as brigas entre eles serao iguais.
As fêmeas são mais territoriais do que os machos... é provável que sejam fêmeas, e estão a lutar pelo seu território se for esse o motivo claro, que é o mais certo ser...
Agora como separou só deve conseguir junta-los de novo num local neutro que não tenha o odor de nenhum deles.
Cumprimentos
Bodom
Bodom
e mesmo assim...e dificil juntar femeas.Bodom Escreveu:
Concordo!
As fêmeas são mais territoriais do que os machos... é provável que sejam fêmeas, e estão a lutar pelo seu território se for esse o motivo claro, que é o mais certo ser...
Agora como separou só deve conseguir junta-los de novo num local neutro que não tenha o odor de nenhum deles.
Eu tentei decifrar se eram machos ou fêmeas mas tenho pouca experiência e pelo que consegui ver os dois orifícios que têm na zona inferior do abdómen estão bastante próximos por isso suponho que sejam fêmeas mas não tenho a certeza. Agora só consigo ver num deles porque o outro está ferido e não o consigo agarrar convenientemente uma vez que começa a morder com vontade.miguelabm Escreveu:Sao macho ou femea?
Isso é importante, pois provavelmente sao femeas. Nos hamsters sao elas as territoriais.
Quando os comprei não dava para ver o sexo porque eram muito pequenos mas não me preocupei que fossem machos ou fêmeas porque li na net que nos hamsters anões russos winter white (vulgo hamster siberiano) não havia problemas de conflito territorial mas pelos vistos não se verifica. Realmente começo a pensar que não havia conflito por serem pequenos mas após 7 meses a viverem juntos decidiram começar a "troca de mimos".
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm
Um beta splendens
Três hamsters campbell
tenho femeas de campbell juntas... mas claro que nem sempre corre bem...a minha trincas teve que ficar separada...já não deixava a narizinho comer nem dormir...sempre a guerrear.
Elas devem ter feito o cio... e não conseguiram estabelecer dominância...então continuam a lutar...machos já me disseram que é mais fácil que isso não aconteça.
Elas devem ter feito o cio... e não conseguiram estabelecer dominância...então continuam a lutar...machos já me disseram que é mais fácil que isso não aconteça.
Nao vou ajudar muito,porque ja responderam,mas tenho experiencia,pois faço criaçao e forneço uma loja,nos siberianos,o sexo mais territorial e sem duvida a femea,e ter 2 femeas na mesma gaiola nao e boa ideia,ate podem ter sido da mesma ninhada,podem ter sido juntas desde pequenas,isso nao vai impedir que rivalidade e o estabelicimento de teritorio se manifestem,aconselho te a ter 1 em cada gaiola,porque uma vez que os separaste,jamais se vao voltar a entender.
Peace ;D
Peace ;D
O que é curioso é que a fêmea que antes muitas vezes adoptava uma posição submissa nas lutas amigáveis é que agrediu a outra de tal forma que não podia deixá-las juntas porque senão havia baixas. E agora está muito mais activa do que antes (corre mais e está mais alerta).
Nazgul93: Quando acalmar vou tentar voltar a pô-las juntas em território neutro mas com supervisão. Vale a pena a tentativa ou pela tua experiência vão digladiar-se de certeza absoluta?
Nazgul93: Quando acalmar vou tentar voltar a pô-las juntas em território neutro mas com supervisão. Vale a pena a tentativa ou pela tua experiência vão digladiar-se de certeza absoluta?
ia sugerir isso,vale sim,numa caixa de sapatos ou algo do genero,faça varias introduçoes ao dia durante uns diazinhos,e se vir que se toleram,e que tudo esta pacifico,junte os numa so gaiola,mas essa gaiola tem que estar totalmente desinfectada e limpa,e mude a decoraçao da gaiola(rodas,casotas,comedouros,etc) de sitio,para que o espaço seja totalmente neutro e novo para ambos,mas sera dificil,ou mesmo impossivel,pois mais tarde ou mais cedo irao se atacar outra vez,a melhor opçao e ter cada um na sua gaiola se nao conseguirem estar juntas.
;Dcumps
Vá dando noticias dos acontecimentos.
;Dcumps
Vá dando noticias dos acontecimentos.
Tive 2 casais destes ratinhos e tive sempre 1 macho com 1 femea juntos na mesma gaiola e deram-se sempre bem. No entanto, o ultimo casal que tive a femea houve um dia menos bem humorada mordeu no macho mas de tal maneira que ficou sem um olho desde ai que tive que os manter separados. Nunca mais tive nenhum, mas são uns fofos.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm
Um beta splendens
Três hamsters campbell
O motivo porque não se deve ter casal (sexos opostos) a viverem juntos, nem de anão russo nem de nada, não é por se darem mal. É porque se corre o risco de ocorrerem gravidezes sucessivas, o que acaba por esgotar a femea...matando-a