Hamster Obeso #AJUDA#

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Ruifcm
Membro Júnior
Registado: segunda jan 28, 2008 2:49 pm

quinta set 11, 2008 1:35 am

Boas ! Tenho um hamster sírio fêmea con sensivelmente 9 meses, e tenho notado q ela andas com ums kilitos a mais :P tive de lhe tirar a otelhado da casinha pois ela n passa pela porta nem janela lol.

Queria que vissem se algo está errado na gaiola, se esta n proporciona o espaço necessário e confortável para os hamsters. Vejam e digam alguma coisa pf:

http://arcadenoe.sapo.pt/petalbum.php?i ... oto=212154

Ela come Ração (mistura de sementes), frutos, alface em pouca quantidade, e umas goluseimas d vez em qd lol.

Um dos principais problemas, é que ela não brinca con nd, nd mesmo. Tem a roda, e usa-a frequentemente, mas outros divertimentos nd. qq dia rebenta lol.

Respondam rápido e se estiver algo mal na gaiola, corrigam-me.

Desde já adradeço ! :D
monchichi
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2008 2:45 pm

quinta set 11, 2008 1:46 am

1º as grades que fazem o chao do 2ºpiso sao mesmo muito más, pois fazem com que qualquer passeio se torne doloroso...
2º tente evitar as goluseimas...
3º tente exercitar um pouco mais a menina... (ela nao me parece OBESA, talvez a casinha que tinha tambem fosse pequena)

Uma dieta equilibrada nao é algo de curto prazo, mas sim de longo prazo... pelo que sei existem sementes que sao mais pra "engorda" mas tambem nao lhe sei dizer quais sao... mas com um pouco de pesquisa encontra e tente evitar essas sementes (se nao tou em erro as sementes de gira-sol sao umas das que mais engordam)

Contudo nao se esqueça que a bicha tem que se alimentar e come aquilo que você lhe dá... por isso tente manter a dieta equilibra e dé lhe todos os nutrientes que ela necessita...

Nao existe nenhuma possibilidade de ela estar prenha... certo?
Ruifcm
Membro Júnior

quinta set 11, 2008 2:00 am

certo. Apesar de engordarem, Sempre ouvi dizer são essenciais as sementes de girassol. Obrigaod pela opinião. Vou por a roda no piso de baixo, pode ser por quse do ipo d piso q ela anda pouco nela. Vou tb pesquisar esse conjunto d sementes. Pode-me dar um exemplo com a alimentação q faz com o(s) seu(s) hamster(s) ?
monchichi
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2008 2:45 pm

quinta set 11, 2008 2:09 am

Eu já nao tenho hamsters... mas pesquisei muito a uns anos atras... e a raçao que eu dava era a da versele-laga para hamsters, existe para hamster junior, adultos e seniors, e já que a sua hamster se exercita pouco devia pensar na raçao senior, pois contem tudo de essencial, mas penso que nao tenha tantas gorduras como a junior... nao sei o que contem ao certo... mas deve haver raçoes identicas de outras marcas... seria apenas necessario estudar os conteudas da raçao...
quanto a fruta... dava só como goluseima e punha mais legumes... mas tudo nao em excesso...
Tente pesquisar uma piramide alimentar para hamsters pela net, e deve encontrar...
E espere tambem pela opiniao dos entendidos em hamsters, pois nao devo ser a pessoa mais indicada, até por nunca tive um caso de obesidade em maos...
stellar1
Membro Veterano
Registado: quinta jan 24, 2008 9:10 pm

quinta set 11, 2008 5:57 am

Oh monchichi, não há ração para juniores, nem seniores no site da VL... Tens mesmo a certeza disso? Também é verdade que lá não tem todos os produtos que eles comercializam...
StellaR ;)
warl1ke
Membro
Registado: quinta jul 17, 2008 12:50 pm

quinta set 11, 2008 9:52 am

As frutas e os vegetais constituem uma grande fonte de vitaminas e ainda possuem uma grande quantidade de água.

Abaixo uma lista do que você pode e o que você não pode servir aos seus hamsters:

PODE

FRUTAS: maçã, uva, caqui, kiwi, banana, morango, pêra.

VERDURAS: repolho, pepino, brócoli, espinafre, vagem, couve-flor, acelga, chicória, almeirão, couve.

LEGUMINOSAS: cenoura, abóbora, nabo, batata inglesa, batata doce.

OUTROS: semente de girassol, outros tipos de sementes como alpiste, amendoim, nozes, milho, queijo, peixinho seco, ovo cozido ou mexido sem tempero, carne devidamente cozida, ervilha, semente de abóbora, rações (gatos, cachorros e pássaros), sorgo, passas.

Uma observação: as frutas e verduras acima, podem ser naturais, mas nas lojas de animais você encontra também elas sêcas. É muito recomendado quando o hamster estiver com diarréia. Dê alface em pequena quantidade, porque pode dar diarréia e atacar o fígado.

NÃO PODE

abacate, pêssego, ameixa, figo, cereja, chocolate e outros tipos de doces, aspargo, tomate, flores, carne crua, frutas cítricas (laranja, abacaxi, limão, acerola, etc), cebola, cebolinha, alho, linguiça e salsicha, semente de maçã, sorvete, almôndega, frituras.
warl1ke
Membro
Registado: quinta jul 17, 2008 12:50 pm

quinta set 11, 2008 9:54 am

Não sei se isto ajuda mas achei engraçado!

Bolinho de Frutas Ham Ham

Ingredientes

* 1 e 1/2 colher (sopa) de farinha de trigo
* 2 colheres de leite desnatado
* 1 ovo de codorna (pode ser ovo de galinha, mas coloque só um pouquinho!!)
* 1 pedaço de fruta (pode ser banana, pêra, maçã, ou uva)

Modo de Preparo:

* amasse a fruta até virar uma papinha
* misture todos os ingredientes em um copo
* junte com a fruta
* para assar, use uma forma de empada pequena, coloque a massa na forminha untada e asse
* espere esfriar e sirva um pedaço ao seu hamster
Ruifcm
Membro Júnior

quinta set 11, 2008 10:43 am

o principal problema é que eu nao tenho tempo para a exercitar, fica limitada á rodinha. Os hamsters sao nocturos, e o meu dorme o dia td e acorda à noite mesmo.

Durante o dia estou ocupado com treinos e estudos.

Por isso queria saber tácticas de emagrecimento lol. Será q posso recorrer a uma cirurgia para tirar gorduras :lol: ?
karrla
Membro Veterano
Registado: domingo mai 18, 2008 7:08 pm
2 cadela, 1 coelha, 5 hamsters sirios, 8 chinchilas e 6 porquinhos da india

quinta set 11, 2008 11:47 am

Ruifcm Escreveu:o principal problema é que eu nao tenho tempo para a exercitar, fica limitada á rodinha. Os hamsters sao nocturos, e o meu dorme o dia td e acorda à noite mesmo.

Durante o dia estou ocupado com treinos e estudos.

Por isso queria saber tácticas de emagrecimento lol. Será q posso recorrer a uma cirurgia para tirar gorduras :lol: ?
Eles são nocturnos, mas tb se podem habituar a horários diurnos aos poucos. A minha é muito activa durante a noite, mas durante o dia dá umas voltinhas no quarto, brinca no parque dela e na relva e quando volta pra gaiola volta a dormir, mas não deixa de brincar durante o dia (não agora porque tem 10 crias para alimentar, mas antes de as ter eu tirava-a da gaiola e punha-a a passear).
Não sou entendida na matéria, mas creio que não haverá grandes dramas se uma vez por dia acordá-la e brincar um pouco com ela, até porque eles gostam e precisa da interacção connosco, dos mimos, das festinhas.
Ruifcm
Membro Júnior

quinta set 11, 2008 1:24 pm

tenho reparado q ela está gorda sim, mas é normal terem a barriguita um pouco riga
stellar1
Membro Veterano
Registado: quinta jan 24, 2008 9:10 pm

sexta set 12, 2008 1:24 am

Warl1ke, como deve saber, a fruta não pode ser dada nas mesmas quantidades que os vegetais, visto serem ricos em açúcares. Pode ser dado como guloseima e esporadicamente.

Em relação ao user que criou este tópico, surgem-me duas questões: se não tem tempo, para quê o animal? E se este tem hábitos nocturnos, se está ocupado durante o dia todo, pressuponho que chegue a casa pela noite, logo a hora ideal para soltar a menina uns 5 minutos, numa área com supervisão. Não fique à espera da fórmula milagrosa, pois nem para os humanos as há... :wink:
StellaR ;)
angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sexta set 12, 2008 10:24 am

O user tem 15 anos... olha, já tens idade para começares a saber tratar do teu pet!!! e assumires as responsabilidades que assumiste quando o levaste para casa :wink:

Ora...ela não me parece obesa... como já disseram talvez a casa fosse para hamster anão ou roborovsky. A gaiola que tem tem o andar de cima em gradeamento, como também já disseram... dificulta-lhes andar e tudo o mais... podes por rolos de cartão (da parte de dentro do papel higiénico ou de cozinha, que não tenham cola nem tintas) e fazer esquemas de labirinto para a ajudar a entreter-se. Podes arranjar um ninho de feno e pôr...
Mas nada substitui a tua relação com ela. Deves gostar dela se não não te davas ao trabalho de vir perguntar a um fórum fosse o que fosse... tira uns 10..15 minutos por dia só para ela. Será que 10 minutos a menos de sono te fazem tanta diferença??? é que assim ela fica mais fácil de pegar e faz o exercício de que tanto precisa. :wink:
Ruifcm
Membro Júnior

sexta set 12, 2008 2:49 pm

55x30 não me parece q seja para um anão :lol:

E a Rodinha ? Encontram alguma causa para ela não a usar ? Neste momento pu-la no piso de baixo, e mandei forrar o de cima com uma superficie lisa :D

Já tive 3 hamster, chegaram tds aos 3 anos de vida.

É a primeira vez q isto me acontece.
angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sexta set 12, 2008 4:45 pm

..ok, eu disse: A CASINHA a casinha...aquela a que tiraste o telhado...não a gaiola :wink: : talvez a casinha tivesse as janelas e porta pequenas de mais. :S
mas olha que a tua hamster não parece obesa. cheínha...mas não obesa. exercita-a soltando-a e/ou fazendo percursos de obstáculos...se ela não brinca é a única coisa de que me recordo...
não há "soluções milagrosas". a não ser dispenderes com ela o tempo que merece e é da tua responsabilidade.
Ruifcm
Membro Júnior

sexta set 12, 2008 4:54 pm

sim a casinha parece para hamster anão.

Um dos problemas é que ela faz da janela a porta e vice versa. lol
Responder

Voltar para “Exóticos”