A minha duvida é: tenho sido eu a tira-la da gaiola, e quando passa o tempo da brincadeira, espero que ela se aproxime de mim e pego nela para voltar a po-la na gaiola. É claro que ela não gosta lá muito que eu a agarre e tenta de tudo para se libertar. Estou a fazer bem, em pega-la na mesma contra a sua vontade? Se não como e que eu faço para a tirar e voltar a por na gaiola?
Duvida a cerca do meu procediemnto com a minha chin
Tenho a minha chin desde sábado passado, como e lógico já comecei a soltá-la um bocadinho à noite. Como já era de esperar ainda está muito assustada, ainda não ganhou lá muita confiança em mim, mal um movimento mais brusco, ou uma voz mais alta e ela sai disparada
A minha duvida é: tenho sido eu a tira-la da gaiola, e quando passa o tempo da brincadeira, espero que ela se aproxime de mim e pego nela para voltar a po-la na gaiola. É claro que ela não gosta lá muito que eu a agarre e tenta de tudo para se libertar. Estou a fazer bem, em pega-la na mesma contra a sua vontade? Se não como e que eu faço para a tirar e voltar a por na gaiola?
Essa duvida que te surgiu, também já me apareceu no inicio. Eu normalmente (e ainda hoje), prefiro deixar a porta da gaiola aberta e ela entra e sai quando lhe apetece (também porque ela vai lá dentro para fazer as suas necessidades, por isso se eu deixa-se a porta fechada, ela fazia-as cá fora). Por norma, quando eu vejo que o tempo de brincadeira já acabou, espero que ela entre na gaiola e fecho a porta. Assim não sou obrigado a pegar nela à força. É uma maneira que eu considero fácil, prática e não provoco stress à chin.
Boa sorte!
Boa sorte!
<strong>Inté</strong>
Joaao Miguel Campos Costa, os prazeres ficam para depois(!)
-
Aymara
- Membro Veterano
- Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am
Olá!
parabéns pela sua nova chin.
Em primeiro lugar acho que devia deixar passar umas duas semanas, até ela se ambientar à nova casa (gaiola), aos novos donos e ao novo ambiente (casa dos donos). Só depois de ela se habituar a estas mudanças todas (que para ela foram muitas e enormes), e ao mesmo tente ganhar a confiança dela, deixando que ela se habitue à sua presença. Vá falando com ela baixinho e não permita movimentos bruscos à sua volta, para que ela não se assuste.
Só depois de passado esse tempo deve soltar a sua chinchila, abrindo-lhe a porta da gaiola e esperando que ela venha até si. Para a voltar a colocar na gaiola, poucas ganham o hábito de voltar sozinhas para dentro da gaiola, que para elas significa a perda da liberdade que têm fora dela. Às vezes resulta se for colocada a banheira com a areia para o banho, de forma a que a chin a veja e decida ir rebolar-se. Torna mais fácil a tarefa de a colocar de volta na gaiola.
Espero ter ajudado.
parabéns pela sua nova chin.
Em primeiro lugar acho que devia deixar passar umas duas semanas, até ela se ambientar à nova casa (gaiola), aos novos donos e ao novo ambiente (casa dos donos). Só depois de ela se habituar a estas mudanças todas (que para ela foram muitas e enormes), e ao mesmo tente ganhar a confiança dela, deixando que ela se habitue à sua presença. Vá falando com ela baixinho e não permita movimentos bruscos à sua volta, para que ela não se assuste.
Só depois de passado esse tempo deve soltar a sua chinchila, abrindo-lhe a porta da gaiola e esperando que ela venha até si. Para a voltar a colocar na gaiola, poucas ganham o hábito de voltar sozinhas para dentro da gaiola, que para elas significa a perda da liberdade que têm fora dela. Às vezes resulta se for colocada a banheira com a areia para o banho, de forma a que a chin a veja e decida ir rebolar-se. Torna mais fácil a tarefa de a colocar de volta na gaiola.
Espero ter ajudado.
Boa sorte e fiquem bem! Aymara
ummm...pois, acho que têm razão
talvez seja melhor esperar mais um tempo e tentar que seja ela sozinha a entrar e sair por si própria, só há um problema, acho eu... eu sou estudante e como devem imaginar a minha sala (onde tenho a gaiola) está cheia de fios por todo o lado (computador fixo, internet, televisão,dvd,...), pelo que quando a soltei, optei por fazer isso na casa de banho
, fechei tudo quanto poderia representar perigo para ela, claro!
Para fazer isso na casa de banho, tenho assim que por a gaiola lá quando a solto, isso é boa ideia (andar a passear com a gaiola pela casa)? É que realmente tenho medo de a soltar na sala, já li mts coisas sobre acidentes com fios electricos...
Para fazer isso na casa de banho, tenho assim que por a gaiola lá quando a solto, isso é boa ideia (andar a passear com a gaiola pela casa)? É que realmente tenho medo de a soltar na sala, já li mts coisas sobre acidentes com fios electricos...
-
Aymara
- Membro Veterano
- Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am
Se consegue levar a gaiola até á casa de banho sem "acidentes de percurso", acho que não há razões para que não o faça. As chinchilas gostam de rotinas, se essa não causar stress, tudo bem!
Boa sorte e fiquem bem! Aymara
-
chinchilavis
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm
luneblue Escreveu:ummm...pois, acho que têm razãotalvez seja melhor esperar mais um tempo e tentar que seja ela sozinha a entrar e sair por si própria, só há um problema, acho eu... eu sou estudante e como devem imaginar a minha sala (onde tenho a gaiola) está cheia de fios por todo o lado (computador fixo, internet, televisão,dvd,...), pelo que quando a soltei, optei por fazer isso na casa de banho
![]()
Cuidado com a tampa da sanita! tem de estar sempre fechada e não convem haver agua no chão nem estar banheira/poliban acessivel, senão
P.S: Parabens pela tua Chin! Vais adorar
Última edição por chinchilavis em terça set 30, 2008 9:44 pm, editado 1 vez no total.
chinchilavis Escreveu:luneblue Escreveu:ummm...pois, acho que têm razãotalvez seja melhor esperar mais um tempo e tentar que seja ela sozinha a entrar e sair por si própria, só há um problema, acho eu... eu sou estudante e como devem imaginar a minha sala (onde tenho a gaiola) está cheia de fios por todo o lado (computador fixo, internet, televisão,dvd,...), pelo que quando a soltei, optei por fazer isso na casa de banho
![]()
Cuidado com a tampa da sanita! tem de estar sempre fechada e não convem haver agua no chão nem estar banheira/poliban acessivel, senão... banho! o que não pode acontecer. digo isto porque uma vez me esqueci da tampa da sanita
mas va la que meu Teco nao deu conta
![]()
P.S: Parabens pela tua Chin! Vais adorar![]()
-
chinchilavis
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm
Os nossos chins estão sempre a surpreender-nos! é uma aventura espectacular! e quando os chamamos pelo nome e eles olham, tipo cão?
Adoravel

Adoravel
tou mortinha para começar a estabelecer essa ligação com a luna!!! Ela é linda, muito esperta, mas claro que agora não liga nenhumachinchilavis Escreveu:Os nossos chins estão sempre a surpreender-nos! é uma aventura espectacular! e quando os chamamos pelo nome e eles olham, tipo cão?
Adoravel![]()
![]()
![]()
Vais ver que ela se vai adaptar a ti. Tenho a minha há 2 anos e digo-te que é uma coisa maravilhosa. Quando ela está presa na gaiola e eu passo para um lado e ela salta para esse lado da gaiola, quando passo para o outro, ela salta para o lado para onde passei. Quando eu me estou a aproximar da gaiola ela estica-se toda encostada ás grades que é para eu lhe fazer festinhas. Parece um cãozinho!luneblue Escreveu: tou mortinha para começar a estabelecer essa ligação com a luna!!! Ela é linda, muito esperta, mas claro que agora não liga nenhuma, tá sempre com aquele ar de desconfiada
mas tudo tem o seu tempo, e tenho a certeza que não tarda nada já seremos amigas inseparáveis
!
As chinchilas são animais extraordinários, vais ver que vais adorar!
Em relação ao sitio mais apropriado para a soltar, eu acho que o devias fazer num corredor ou num hall que tenhas em casa. Estes dois sítios é onde ela tem mais espaço para correr, é um sitio de tamanho médio que te permite brincares mais com ela, é um sitio onde podes levar a gaiola para dentro do hall que não perdes muito espaço, é um sitio onde normalmente não existem muitos cabos eléctricos e é um sitio onde não tem muitos móveis para ela se esconder o que permite que um dia que a tenhas de apanhar, o consigas fazer sem qualquer problema.
Parabéns pela tua nova menina!
Boa sorte ;D
<strong>Inté</strong>
A ideia do hall ou do corredor tb já me tinha ocorrido, o problema e que o meu apartamento tem o hall, o corredor e sala pegados. Pensei foi arranjar tipo uma cerca, ou qualquer coisa do género, que tapasse a entrada da sala, mas tinha que ser qualquer coisa móvel e que não seja fixo à parede, até porque o apartamento é de aluguer e tenho responsabilidade por quaisquer danos no apartamento. Por isso optei pela casa de banhojmiguel15 Escreveu:Vais ver que ela se vai adaptar a ti. Tenho a minha há 2 anos e digo-te que é uma coisa maravilhosa. Quando ela está presa na gaiola e eu passo para um lado e ela salta para esse lado da gaiola, quando passo para o outro, ela salta para o lado para onde passei. Quando eu me estou a aproximar da gaiola ela estica-se toda encostada ás grades que é para eu lhe fazer festinhas. Parece um cãozinho!luneblue Escreveu: tou mortinha para começar a estabelecer essa ligação com a luna!!! Ela é linda, muito esperta, mas claro que agora não liga nenhuma, tá sempre com aquele ar de desconfiada
mas tudo tem o seu tempo, e tenho a certeza que não tarda nada já seremos amigas inseparáveis
!
![]()
As chinchilas são animais extraordinários, vais ver que vais adorar!
Em relação ao sitio mais apropriado para a soltar, eu acho que o devias fazer num corredor ou num hall que tenhas em casa. Estes dois sítios é onde ela tem mais espaço para correr, é um sitio de tamanho médio que te permite brincares mais com ela, é um sitio onde podes levar a gaiola para dentro do hall que não perdes muito espaço, é um sitio onde normalmente não existem muitos cabos eléctricos e é um sitio onde não tem muitos móveis para ela se esconder o que permite que um dia que a tenhas de apanhar, o consigas fazer sem qualquer problema.
Parabéns pela tua nova menina!
Boa sorte ;D
Parabéns pela sua nova chin 
De momento a nossa está internada no hospital veterinário do Restelo para diagnóstico(mais infos está noutro post, este é apenas de boas vindas
).
As chins são animais excepcionais e parecendo que não, bastante espertos!
A nossa tem 8 mesitus, costuma-mos liberta-la e ela brinca, mas também gosta que nós nos levantemos e andemos atraz dela a brincar, ela salta contra nós e corre, e anda sempre junto dos nossos pés, até que vé uma coisa oval azul (banhoca) e fica toda contente, salta la para dentro assim que pouso. Umas voltas e tal, mesmo cansada la dentro, e sai e mete-se dentro da gaiola e já não sai até lhe darmos a entender! Depois deita-se completamente ao comprido no prateleira de cima encostada as grades a descansar de tanta correria
.
Não tenha medo, ela vai-se habituar a si dentro de uns diasitos!
Não a force a nada, se ela nao gosta de ser pegada então não tente... Há chins que são assim simplesmente! Mas festinhas, AMAM! Ideias para que ela não esteja aborrecida não faltam neste fórum 
De momento a nossa está internada no hospital veterinário do Restelo para diagnóstico(mais infos está noutro post, este é apenas de boas vindas
As chins são animais excepcionais e parecendo que não, bastante espertos!
A nossa tem 8 mesitus, costuma-mos liberta-la e ela brinca, mas também gosta que nós nos levantemos e andemos atraz dela a brincar, ela salta contra nós e corre, e anda sempre junto dos nossos pés, até que vé uma coisa oval azul (banhoca) e fica toda contente, salta la para dentro assim que pouso. Umas voltas e tal, mesmo cansada la dentro, e sai e mete-se dentro da gaiola e já não sai até lhe darmos a entender! Depois deita-se completamente ao comprido no prateleira de cima encostada as grades a descansar de tanta correria
Não tenha medo, ela vai-se habituar a si dentro de uns diasitos!
Obrigado, Cumprimentos
-
smcorreia
- Membro
- Registado: quarta jan 04, 2006 5:00 pm
Concordo completamente com o que foi dito aqui.
São animais muito independentes e meigos.
O meu Gil adora vir ter connosco, passa por cima de nós , dá mordidelas(beijinhos) e só qdo lhe apetece é k quer festinhas
.E quando é para sair da gaiola , fica louco e vem logo para a parte de baixo, porque sabe que eu vou abrir a gaiola para ele sair , e vem atrás de mim para a sala , claro que tenho que pôr as coisas anti-Gil
, pois roe tudo em casa até às paredes...
Mas é um animal super querido e muito agarrado aos donos .
Que corra tudo bem
São animais muito independentes e meigos.
O meu Gil adora vir ter connosco, passa por cima de nós , dá mordidelas(beijinhos) e só qdo lhe apetece é k quer festinhas
Mas é um animal super querido e muito agarrado aos donos .
Que corra tudo bem
Sónia