informações sobre Degus precisa-se...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
karrla
Membro Veterano
Registado: domingo mai 18, 2008 7:08 pm
2 cadela, 1 coelha, 5 hamsters sirios, 8 chinchilas e 6 porquinhos da india

segunda out 27, 2008 10:19 pm

Olá a todos,
Andei por aqui a pesquisar na net sobre os degus, pois é um animal que gosto muito, aliás gosto de todos os roedores em geral. Dado que ponho a hipotese de um dia vir a adquirir um parzinho gostaria de saber a opinião de quem tem, ou teve, sobre estes animais,e de saber sobre eles em geral, nomeadamente o comportamento, cheiros, habitat... toda a informação pessoal que me possam dar agradeço, pois já li bastante na net, mas nada como saber de quem tem esses animais e passa pela experiência...
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

segunda out 27, 2008 10:40 pm

Ha uma data de topicos recentes aqui no forum;)
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

segunda out 27, 2008 11:12 pm

Karrla quanto te decidires por ratazanas diz ;)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
tugaAC
Membro Veterano
Registado: segunda fev 04, 2008 2:28 pm
Localização: 4 gerbos , 3 hamsters, 1 gato, 1 betta (peixe), uma caturra e um caracol marinho

terça out 28, 2008 1:04 pm

gostei da resposta native :lol: eu já me decici pelas ratz há algum tempo :lol:
<p><a href="http://amantesdegerbos.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
<p>Alexandre costa&nbsp;&nbsp; </p>
<p>"&nbsp;Maltratar animais &eacute; demonstrar covardia e ignor&acirc;ncia. Leon Tolstoi"</p>
<p>&nbsp;</p>
tugaAC
Membro Veterano
Registado: segunda fev 04, 2008 2:28 pm
Localização: 4 gerbos , 3 hamsters, 1 gato, 1 betta (peixe), uma caturra e um caracol marinho

terça out 28, 2008 1:04 pm

gostei da resposta native :lol: eu já me decici pelas ratz há algum tempo :lol:
<p><a href="http://amantesdegerbos.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
<p>Alexandre costa&nbsp;&nbsp; </p>
<p>"&nbsp;Maltratar animais &eacute; demonstrar covardia e ignor&acirc;ncia. Leon Tolstoi"</p>
<p>&nbsp;</p>
Moxito
Membro
Registado: terça out 14, 2008 8:54 pm

terça out 28, 2008 7:17 pm

karrla Escreveu:Olá a todos,
Andei por aqui a pesquisar na net sobre os degus, pois é um animal que gosto muito, aliás gosto de todos os roedores em geral. Dado que ponho a hipotese de um dia vir a adquirir um parzinho gostaria de saber a opinião de quem tem, ou teve, sobre estes animais,e de saber sobre eles em geral, nomeadamente o comportamento, cheiros, habitat... toda a informação pessoal que me possam dar agradeço, pois já li bastante na net, mas nada como saber de quem tem esses animais e passa pela experiência...
Olá,
Bom, os Degus, no meu ponto de vista, são dos roedores que mais sociabilizam e interagem com as pessoas.
Em termos de odores desagradáveis, posso-lhe dizer que são dos que menos cheiram.
A nível alimentar, existe no mercado uma ração própria para Degus, que não passa de uma mistura de comida para chinchilas VS comida para porquinho da india; contudo, há que não-fazer-desta-ração a dieta base do Degu, pois a mesma é rica em açucar, e os Degus têm imensa dificuldade na digestão do açucar, como alternativa, dê-lhes feno, legumes e fruta, use a ração somente para a noite.
Relativamente ao comportamento, como disse anteriormente, são dos roedores que mais interagem com as pessoas; isto deve-se em parte á sua curiosidade extrema por tudo o que os rodeia.
A gaiola deverá ser alta visto que eles adoram trepar, poderá colocar alguns ramos ou troncos para o efeito.
De forma a evitar (caso não o pretenda) ninhadas a curto prazo, proponho que opte por dois individuos do mesmo sexo.
São altamente sociaveis também uns para com os outros.
Espero ter ajudado
:wink:
karrla
Membro Veterano

terça out 28, 2008 9:55 pm

Obrigada a todos, eu de facto já li, já pesquisei digamos a parte "técnica" e a teorica de como se deve tratar do animal, o seu habitat a alimentação etc, inclusivé aqui na arca de noé, mas o que eu gostaria de saber era opiniões de quem tem degus, a experiência de quem tem ou já teve, experiências de interacção e por aí adiante...
Native obrigada pelo conselho acerca das ratazanas, mas o meu marido punha-me na rua mais as ratazanas se as trouxesse cá para casa, sabe deus o que eu lutei pelas chinchilas e os "toques" que já vou dando pelos Degus :lol: , pois ele tem pavor de ratos, acha-os nojentos sei lá. eu por mim gosto bastante, mas como aqui em casa vivemos em "democracia" lol :lol: ... eu respeito a repulsa que ele tem...
E agora perguntam vocês e os degus não são parecidos a ratazanas??? pois acho que sim, que possam ter alguma semelhança se formos a ver o tamanho, a cauda em parte, e talvez a pelagem, mas de resto o focinho é mais de uma chinchila, até porque eles são segundo sei, uma especie de mistura de chinchila com porquinho da india...
Bom aquilo que eu gostava era quem quiser e estiver disposto a contar-me as suas experiências com Degus seria muito bom.
Moxito
Membro

quarta nov 05, 2008 11:33 pm

Bom, felizmente, tenho o privilégio de trabalhar num local que me permite interagir com diversos animais, incluindo Degus.
Posso-lhe dizer que a meu ver, têm algo que os distingue de todos os outros.
A forma como reagem perante o dono é incrível. Trata-se de um animal completamente afável para com as pessoas. Uma mão no interior de uma gaiola de Degus é sinónimo de brinacadeira. Facilmente fazem dela plataforma de escalada e saltos.
São animais muito giros e que nada têm a ver com ratazanas exceptuando o facto de pertencerem á grande familia dos Rodentia.
GoldDragon
Membro
Registado: quinta set 11, 2008 4:14 pm

quarta nov 05, 2008 11:48 pm

Moxito Escreveu:Bom, felizmente, tenho o privilégio de trabalhar num local que me permite interagir com diversos animais, incluindo Degus.
A forma como reagem perante o dono é incrível. Trata-se de um animal completamente afável para com as pessoas. Uma mão no interior de uma gaiola de Degus é sinónimo de brinacadeira. Facilmente fazem dela plataforma de escalada e saltos.
São animais muito giros e que nada têm a ver com ratazanas exceptuando o facto de pertencerem á grande familia dos Rodentia.
Ja ouvi falar da "dentada mais destrutiva"...é assim?
qual é o seu temperamento,sao mais agressivos os macho ou femeas,e quando?
curiosidade minha,e talvez duvida da karlla :P

Moxito
Membro

quinta nov 06, 2008 8:40 pm

GoldDragon Escreveu:
Moxito Escreveu:Bom, felizmente, tenho o privilégio de trabalhar num local que me permite interagir com diversos animais, incluindo Degus.
Ja ouvi falar da "dentada mais destrutiva"...é assim?
qual é o seu temperamento,sao mais agressivos os macho ou femeas,e quando?
curiosidade minha,e talvez duvida da karlla :P

Bom, pessoalmente nunca tive qualquer episódio de agressividade da parte deles. Sei que odeiam que se mexa na sua cauda que é bastante sensivel, podendo inclusivamente caír se pegarmos por ela, o que ao contrario das lagartixas da rua, não volta a crescer.
Não são animais nada agressivos (muito pelo contrário). Vivem em grandes comunidades no seu habitat natural (também muito ao contrário da grande maioria dos roedores).
Sinceramente não distingo qualquer diferença de temperamento entre femea ou macho.
Para mim é o mais sociavel de todos os roedores.
:|
karrla
Membro Veterano

quinta nov 06, 2008 9:57 pm

Epá eu gostava mesmo de ter uns bichinhos desses, mas o meu marido tem aversão a tudo o que se pareça com ratazanas e o problema neles é mesmo o rabo :lol: :lol: :lol: , não é que se pareçam com ratazanas, mas o rabo acho que é o que lhe causa impressão... Quando eu comprei as primeiras chinchilas ele achava-as parecidas com ratazas, até ao dia em que lhe mostrei uma foto e pedi para me dizer onde é que estavam as semelhanças... :o :x
Pronto aí ele deu o braço a torcer e viu que de facto não sao parecidos, agora os degus, terei que fazer do mesmo jeito, mas não agora, pois já tenho 15 residentes e é muito trabalhinho, dar atenção a esta gente e limpar gaiolas...
um dia mais tarde, e depois de ter a certeza de como cuidar deles, dos seus habitos e de ter realmente a certeza que não vão comer 605 forte, dado pelo meu marido lololololol
Responder

Voltar para “Exóticos”