Justhalo Escreveu:Olá a todos!
Gostaria de saber se há alguma hipótese de os meus dois esquilos acasalarem...
já li em qualquer sítio que o macho precisa de ter muitos ninhos e três fêmeas à disposição

. Será mito?
É que não os estou a ver muito virados para aí, visto que o macho só gosta de morder a pata da fêmea!
Cumps
Sinceramente ainda não li nada de específico sobre reprodução desta espécie em cativeiro, mas tenho muitas dúvidas que seja possivel sem que eles "hibernem", uma vez que periodo está intimamente ligado à sua mecânica reprodutiva no habitat natural, incluindo o cíclo de descida e subida dos testiculos nos machos, em cada ciclo anual de reprodução.
Não sei se em cativeiro, não havendo necessidade de hibernarem, se esta condição é um factor necessário.
Quanto à necessidade da existência de vários ninhos e parceiras, pois bem, as "colónias" podem ser muito extensas, com muitos sistemas (burrows) subterrâneos dotadas de muitos túneis, câmaras, antecâmaras, etc, e vivem em familias alargadas, onde as fémeas estabelecem laços muito estáveis, com os machos a mostrarem muito menor fidelidade ao grupo, especialmente na época de acasalamento, MAS... a verdade é que cada fémea tem o seu sistema subterrâneo prórpio que não partilha nem com as restantes fémeas da colónia apesar desta ligação, pelo que tenho duvida que essa situação seja uma necessidade si ne qua non.