Esquilo de richardson - Procriar não é com eles...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Justhalo
Membro Júnior
Registado: quinta ago 14, 2008 11:03 am

segunda nov 10, 2008 12:33 pm

Olá a todos!

Gostaria de saber se há alguma hipótese de os meus dois esquilos acasalarem...
já li em qualquer sítio que o macho precisa de ter muitos ninhos e três fêmeas à disposição :o . Será mito?
É que não os estou a ver muito virados para aí, visto que o macho só gosta de morder a pata da fêmea!

Cumps
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda nov 10, 2008 3:19 pm

Justhalo Escreveu:Olá a todos!

Gostaria de saber se há alguma hipótese de os meus dois esquilos acasalarem...
já li em qualquer sítio que o macho precisa de ter muitos ninhos e três fêmeas à disposição :o . Será mito?
É que não os estou a ver muito virados para aí, visto que o macho só gosta de morder a pata da fêmea!

Cumps
Sinceramente ainda não li nada de específico sobre reprodução desta espécie em cativeiro, mas tenho muitas dúvidas que seja possivel sem que eles "hibernem", uma vez que periodo está intimamente ligado à sua mecânica reprodutiva no habitat natural, incluindo o cíclo de descida e subida dos testiculos nos machos, em cada ciclo anual de reprodução.

Não sei se em cativeiro, não havendo necessidade de hibernarem, se esta condição é um factor necessário.

Quanto à necessidade da existência de vários ninhos e parceiras, pois bem, as "colónias" podem ser muito extensas, com muitos sistemas (burrows) subterrâneos dotadas de muitos túneis, câmaras, antecâmaras, etc, e vivem em familias alargadas, onde as fémeas estabelecem laços muito estáveis, com os machos a mostrarem muito menor fidelidade ao grupo, especialmente na época de acasalamento, MAS... a verdade é que cada fémea tem o seu sistema subterrâneo prórpio que não partilha nem com as restantes fémeas da colónia apesar desta ligação, pelo que tenho duvida que essa situação seja uma necessidade si ne qua non.
Justhalo
Membro Júnior

segunda nov 10, 2008 3:37 pm

A questão de hibernarem está a por-me maluca...
Acho que a nova toca que lhes comprei ( cheia de papel de cozinha e feno) é suficiente para os manter quentinhos, mas cá fora.... (Covilhã 2,5º às sete da manhã) Não sei bem a temperatura da casa, mas tenho que medi-la.
E se eles hibernarem? Quais as consequências?

N.B: também li que a altura de acasalamento é em Fevereiro
Thorgarth
Membro Veterano

segunda nov 10, 2008 3:54 pm

Justhalo Escreveu:A questão de hibernarem está a por-me maluca...
Acho que a nova toca que lhes comprei ( cheia de papel de cozinha e feno) é suficiente para os manter quentinhos, mas cá fora.... (Covilhã 2,5º às sete da manhã) Não sei bem a temperatura da casa, mas tenho que medi-la.
E se eles hibernarem? Quais as consequências?

N.B: também li que a altura de acasalamento é em Fevereiro
Sim é melhor medires a temperatura no divisão onde tens a gaiola, e veres se é necessário tomares alguma medida para evitares a hibernação.

Pelo que sei o periodo de hibernação termina no inicio da Primavera. Os machos acordam primeiro para prepara a época de reprodução, leia-se fortalecerem-se para fazer face ao desgaste que têm pela frente (é que não é fácil... muito para caminha, lutas para ganhar, e muita fémea com quem acasalar, e um esquilo não é de ferro!!!). Aliás o timming é importante até porque as fémeas devem dar a luz aquando do periodo de maior abundância em termos de alimento, pelo que regra geral, a hibernação termina para fins de Março, principios de Abril.
karrla
Membro Veterano
Registado: domingo mai 18, 2008 7:08 pm
2 cadela, 1 coelha, 5 hamsters sirios, 8 chinchilas e 6 porquinhos da india

terça nov 11, 2008 12:18 am

Eu não tenho esquilos, nem tenho intenção de ter brevemente, mas por curiosidade, porque é que os esquilos em cativeiro não podem ou não devem hibernar?
não seria mais justo para eles pois é esse o ciclo normal da vida deles?
é mesmo só curiosidade...se alguém tiver pachorra para responder eu agradecia, pois gostaria de saber...
Thorgarth
Membro Veterano

terça nov 11, 2008 12:46 pm

karrla Escreveu:Eu não tenho esquilos, nem tenho intenção de ter brevemente, mas por curiosidade, porque é que os esquilos em cativeiro não podem ou não devem hibernar?
não seria mais justo para eles pois é esse o ciclo normal da vida deles?
é mesmo só curiosidade...se alguém tiver pachorra para responder eu agradecia, pois gostaria de saber...
Quando se fala nestes assuntos não se deve empregar o termo justiça..... A hibernação, ou turpor no caso dos ricardinhos, é um mecanismo de defesa, uma forma que encontraram para resistir às adversidades do seu habitat, à baixa temperatura e à escassez de alimento. Não o fazem por gosto nem porque querem, antes porque têm que o fazer, e esse factor é uma condicionante muito importante. Na verdade passam chegam a permanecer em torpor cerca de 5 ou 6 meses... mas será que temos que os sujeitar a essas condições adversas quanto os temos em cativeiro?!?!

A meu ver não me parece que assim seja, embora em muitas espécies um periodo de hibernação é mesmo necessário para os seus espéciems estejam preparados e receptivos ao periodo de acasalamento. Se não for este o caso não vejo necessidade nenhuma de sujeitar os animais a este esforço suplementar.
Justhalo
Membro Júnior

terça nov 11, 2008 1:05 pm

Concordo com o que disse o thor...
Mas confesso que os meus andam mais "moles"....
Paty_LP
Membro Veterano
Registado: quarta ago 31, 2005 2:46 pm
1 Cadela;
1 Esquila;
2 Ratazanas
Contacto:

terça nov 11, 2008 1:18 pm

Dependendo também da temperatura ambiente, eles podem passar por um processo de "semi-hibernação".

A minha esquila (coreana), não hiberna totalmente mas fica muito menos activa, passa muito mais tempo a dormir no ninho, come menos.

É preciso ter-se especial atenção a correntes dar, já que estão mais frágeis nessa fase.
www.kiran_esta_perdido.blogs.sapo.pt
www.cidadedosanimais.com/forum
Thorgarth
Membro Veterano

terça nov 11, 2008 1:20 pm

Justhalo Escreveu:Concordo com o que disse o thor...
Mas confesso que os meus andam mais "moles"....
sim isso é natural, afinal de contas está mais frio. E à medida que a temperatura se aproxima de determinados limites, é possivel que eles possam de facto tentar hibernar. Pelo que me lembro é possivel que apartir dos 15º ou inferior constantes o organismo deles começa a preparar-se para uma soneca, a ficar cada vez mais lento, gastando cada vez menos energia.

Nos meus não tenho reparado uma alteração significativa do seu comportamento, embora o Kiko esteja de facto um pouco menos activo. Já a Kika, depois da sua aventura, e querendo mais, despedaçou mais de 70% de uma daquelas pedras de roer para coelho, tamanho maxi, em menos de 2 dias.... hehehehe!!! Em qualquer dos casos tenho reforçado a colocação de material para a toca deles, dando-lhes mais feno e cartão.
Thorgarth
Membro Veterano

terça nov 11, 2008 1:45 pm

Tenho que fazer uma experiência e medir a temperatura interna da toca deles, com e sem eles lá dentro.... será interessante sem dúvida.

É que na verdade quando estão em estado de turpor a sua temperatura interna chega por vezes a reduzir até quase aos 0º, acompanhando a temperatura ambiente.
Justhalo
Membro Júnior

terça nov 11, 2008 1:52 pm

Também vou experimentar...
que espécie de termómetro?...nem sei
Thorgarth
Membro Veterano

terça nov 11, 2008 2:26 pm

Justhalo Escreveu:Também vou experimentar...
que espécie de termómetro?...nem sei
No meu caso a escolha é simples, vou utilizar um dos termómetros que tenho nos terrários das minhas rastejantes. Só tenho é que ter cuidado com o cabo da sonda...hehehe!! Se eles notam não dura muito tempo....
karrla
Membro Veterano
Registado: domingo mai 18, 2008 7:08 pm
2 cadela, 1 coelha, 5 hamsters sirios, 8 chinchilas e 6 porquinhos da india

terça nov 11, 2008 9:58 pm

Obrigada pelas respostas, era mera curiosidade mesmo, achei que a hibernação era natural deles, ou seja dado que o tempo arrefece, pensei que seria mesmo em cativeiro um mecanismo natural neles, que não lhes prejudicasse em nada. eu tinha uma tartaruga em pequena que quase foi para o lixo, pois pensavamos que tinha morrido, alguém na altura disse que ela não estava morta, mas provavelmente tinha hibernado, e sempre foi assim, ela hibernava e a gente deixava-a sossegada durante esse tempo, pensei que com os esquilos fosse o mesmo...
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta nov 12, 2008 7:45 am

Eu tive um esquilo siberiano que todos os anos hibernava. Não era bem uma hibernação como seria na natureza porque ele de vez em quando saía da toca, mas era mais o tempo que dormia que aquele que estava activo. Nunca consegui que deixasse de o fazer, vá lá saber-se porquê.
Quanto aos richardson, a minha femea mais velha que morreu no inicio do ano, num inverno muito frio há uns anos, entrou em hibernação, mas poucos dias, assim que o tempo aqueceu um pouco voltou à mesma actividade do costume.

Na questão de reprodução em cativeiro, eu tenho aqui a prova de que é possível, uma cria nascida no principio deste ano duma ninhada de 6. Neste momento tenho um casal, vamos ver lá para Fevereiro se há reprodução ou não.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Justhalo
Membro Júnior

quarta nov 12, 2008 8:56 am

Na questão de reprodução em cativeiro, eu tenho aqui a prova de que é possível, uma cria nascida no principio deste ano duma ninhada de 6. Neste momento tenho um casal, vamos ver lá para Fevereiro se há reprodução ou não.[/quote]

Que boa notícia que me dá! Podia falar um pouco mais de como aconteceu? e se tomou alguns cuidados?
Os meus estão sempre a refilar um com o outro ( ou a brincar, não sei)
E só vejo o macho a querer agarrar a pata à fêmea....
Responder

Voltar para “Exóticos”